quinta-feira, 8 de julho de 2010

Imagem pedagógica dos laboratórios de informática/SME

Jogos e softwares são apresentados na área de trabalho dos computadores do laboratório de informática com expectativas de aprendizagens cognitivas e de cunho tecnológico. Nesse sentido, avalie e socialize com o grupo que aprendizagens cada proposta oferece.

- Imagem: EMEF/EMEFM/CIEJA/EMEE: Laboratório Astronômico; Supermercado; Audacity, Zararádio; Onde está Carmem San Diego, Literatura; Kid Pix e Hot poteto.

- Imagem: EMEI: Tangram; Jogos da mônica ( 7 erros; Colorir; guarda; ligue, sombra, senha, memória); jogos flash ( paparedão; papateria,papapiano, papatetris); Jogos no PaintBrush (bingo de letras; bingo de números; jogo de percurso para colorir; jogos de percurso; jogo da velha e jogo de pontos); Zeek; CliC ( Monteiro Lobato) e o Audacity).

79 comentários:

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Respostas a este tópico migrado da plataforma NING:

Permalink Responder até Fernanda de Lima Pinheiro Farias em 22 abril 2010 at 11:25
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Excluir Análise do software TUX PAINT - POIE's Fernanda e Juliana.
- Através do desenho a criança tem a oportunidade de se expressar e com isso vivenciam a curiosidade e a criatividade. O software possibilita a exploração infantil faciltando a criação, a experimentação, a representação dos pensamentos e também a apreciação de suas produções e dos colegas.
- A tecnologia permite que a criança crie e recrie suas produções, diante do computador a criança se dispõe a correr novos riscos, enfrentar desafios, o que possibilita o desenvolvimento de novas maneiras de se expressar, inclusive com os outros.
- O professor precisa saber apreciar a criação dos alunos e quais horizontes o software oferece para eles. Através disso trabalha com o aluno a fim de que essse supere seus limites e amplie seus conhecimentos.

Permalink Responder até DRESA-Silvana Sizuko em 22 abril 2010 at 11:29
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Excluir No curso de formação de Poie de Educação Infantil, eu Profª Silvana e Profª Dinael, analisamos o software Tangram, discutimos sobre os aspectos cognitivos que vivenciam as crianças neste jogo, concluimos que as crianças terão acesso as diferentes formas geométricas, as cores, o que se pode formar com estas figuras, explorando os tamanhos, localização espacial, medidas, proporções, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico. Neste as crianças aprendem as regras, utilizam o mouse, aprendendo a arrastar as figuras, clicando com os dois botões: direito e esquerdo. Para isso é necessário que o professor domine o software, para assim envolver as crianças numa aprendizagem significativas.

Permalink Responder até Edmilce Araujo Matos Fresarin em 30 maio 2010 at 18:46
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Excluir Oi Silvana, tudo bem?
A análise sua e da Profª Dinael, esta completa, adorei! Como o Tangram é enriquecedor, temos que oferecer bastante aos nossos pequenos.
DRESA - Edmilce
Beijos

Permalink Responder até DRESA-Josenilde Carvalho em 22 abril 2010 at 11:29
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Excluir Em relação as discussões em torno dos jogos e softwares, eu e a Jayane analisamos o BINGO DE LETRAS DO PAINT BRUSH, e nossas observações foram:
-Aspectos cognitivos vivenciados pela criança: Aprendizagem do alfabeto, assimilação e memorização das letras, associação do som da fala do professor com a representação gráfica da letra;
- O que apreciam no âmbito da tecnologia: Uso do mouse: segurar, arrastar, clicar, usando o botão esquerdo. Conhecer as ferramentas do Paint, escolher as ferramentas (balde de tinta), pintar o círculo com a letra correspondente. Ter cuidado com a pintura para não pintar a letra, a borda do círculo ou o fundo da cartela.
-O que o professor precisa saber e saber fazer: Conhecer e saber as regras do jogo e seu funcionamento, tendo domínio da tecnologia.
DRE SANTO AMARO - POIES: Josenilde e Jayane

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Permalink Responder até TATIANE CAMARGO DE LIMA em 22 abril 2010 at 12:11
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Excluir Adorei a análise que fez, só mudaria o termo "memorização das letras" para "reconhecimento das letras". Bjos. Taty

Permalink Responder até DRESA - Jayane Nunes Ferreira em 23 abril 2010 at 9:32
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Excluir Valeu TAty, isso já deu confusão, mal entendimento....

Permalink Responder até TATIANE CAMARGO DE LIMA em 23 abril 2010 at 9:34
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Excluir :-)

Permalink Responder até TATIANE CAMARGO DE LIMA em 22 abril 2010 at 11:33
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Excluir Análise e discussão dos aspectos pedagágicos do jogo Zeek na informática na EducaçãoInfantil - por Roberto Vanuchi e Tatiane C. Lima em 22/04/2010:
Jogo Virtual / Software da imagem do laboratório: Zeek

Que aspectos cognitivos vivenciam as crianças?
-Percepções áudio visuais;
-Raciocínio lógico e estratégico;
-Lateralidade: direita, esquerda, baixo, cima;
-Emoções, sentimentos que resolvem conflitos interiores;
-Superação de obstáculos e avanços;
-Cumprir objetivos / Alcançar metas;
-Identificar situações de potencial perigo;
-Analisar e Planejar as ações;
-Coordenação viso motora;
-Estímulo à verbalização das ações;
-Desenvolvimento da sociabilidade, parcerias, afetividade;
-Apreciação do lúdico e estético.

O que apreciamos no âmbito da tecnologia?
-Interface do jogo (cores, estética, sons, gráficos, ícones);
-Objetivo claro;
-Requer habilidade simples de pressionar as teclas direcionais;
-Possibilidade de avançar as etapas;
-O ambiente do jogo possibilita uma interação com as múltiplas linguagens e amplia a capacidade de expressão e comunicação da criança.

O que o professor precisa saber e saber fazer?
-Conhecer a proposta pedagógica no que se refere às tecnologias de informação e comunicação;
-Saber os comandos do jogo assim como suas fases e objetivos;
-Saber aplicar uma metodologia eficaz para alcançar os objetivos propostos;
-Saber operar os componentes do computador e reconhecer os ícones da área de trabalho.

Permalink Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 10 maio 2010 at 20:44
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Excluir Concordo com você Tati.
Com certeza os jogos são fundamentais para o desenvolvimento de várias habilidades dos educandos.O lúdico é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora e ao mesmo tempo podemos perceber se determinados alunos possuem alguma deficiência cognitiva.Se o professor conhecer as técnicas reais dos jogos, sem dúvida ,fará bom uso, para o bem estar educacional do aluno.A tecnologia está ai ,faz parte do universo do aluno .Não temos que impedir que o aluno a utilize de todas as formas.O que devemos fazer é: ter o conhecimento necessário para direcioná-lo no caminho certo.Dificilmente podemos impedí-los de acessar ,certos jogos.Temos que trazê-los para o nosso lado.Entâo temos que conhecer as técnicas dos jogos para transformá-lo em sabedoria educacional.
POIE Belmiro
EMEF>Mario Moura
BJUs.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Permalink Responder até TATIANE CAMARGO DE LIMA em 22 abril 2010 at 12:11
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Excluir Adorei a análise que fez, só mudaria o termo "memorização das letras" para "reconhecimento das letras". Bjos. Taty

Permalink Responder até DRESA - Jayane Nunes Ferreira em 23 abril 2010 at 9:32
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Excluir Valeu TAty, isso já deu confusão, mal entendimento....

Permalink Responder até TATIANE CAMARGO DE LIMA em 23 abril 2010 at 9:34
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Excluir :-)

Permalink Responder até TATIANE CAMARGO DE LIMA em 22 abril 2010 at 11:33
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Excluir Análise e discussão dos aspectos pedagágicos do jogo Zeek na informática na EducaçãoInfantil - por Roberto Vanuchi e Tatiane C. Lima em 22/04/2010:
Jogo Virtual / Software da imagem do laboratório: Zeek

Que aspectos cognitivos vivenciam as crianças?
-Percepções áudio visuais;
-Raciocínio lógico e estratégico;
-Lateralidade: direita, esquerda, baixo, cima;
-Emoções, sentimentos que resolvem conflitos interiores;
-Superação de obstáculos e avanços;
-Cumprir objetivos / Alcançar metas;
-Identificar situações de potencial perigo;
-Analisar e Planejar as ações;
-Coordenação viso motora;
-Estímulo à verbalização das ações;
-Desenvolvimento da sociabilidade, parcerias, afetividade;
-Apreciação do lúdico e estético.

O que apreciamos no âmbito da tecnologia?
-Interface do jogo (cores, estética, sons, gráficos, ícones);
-Objetivo claro;
-Requer habilidade simples de pressionar as teclas direcionais;
-Possibilidade de avançar as etapas;
-O ambiente do jogo possibilita uma interação com as múltiplas linguagens e amplia a capacidade de expressão e comunicação da criança.

O que o professor precisa saber e saber fazer?
-Conhecer a proposta pedagógica no que se refere às tecnologias de informação e comunicação;
-Saber os comandos do jogo assim como suas fases e objetivos;
-Saber aplicar uma metodologia eficaz para alcançar os objetivos propostos;
-Saber operar os componentes do computador e reconhecer os ícones da área de trabalho.

Permalink Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 10 maio 2010 at 20:44
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Excluir Concordo com você Tati.
Com certeza os jogos são fundamentais para o desenvolvimento de várias habilidades dos educandos.O lúdico é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora e ao mesmo tempo podemos perceber se determinados alunos possuem alguma deficiência cognitiva.Se o professor conhecer as técnicas reais dos jogos, sem dúvida ,fará bom uso, para o bem estar educacional do aluno.A tecnologia está ai ,faz parte do universo do aluno .Não temos que impedir que o aluno a utilize de todas as formas.O que devemos fazer é: ter o conhecimento necessário para direcioná-lo no caminho certo.Dificilmente podemos impedí-los de acessar ,certos jogos.Temos que trazê-los para o nosso lado.Entâo temos que conhecer as técnicas dos jogos para transformá-lo em sabedoria educacional.
POIE Belmiro
EMEF>Mario Moura
BJUs.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Permalink Responder até Cristina Fernandes em 30 maio 2010 at 13:58
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Excluir Olá Belmiro,
os jogos são bem-vindos ao laboratório de informática educativa. Nesse procedimento o pael do aluno é jogar, desenvolver habilidades, ampliar seus conhecimentos. O papel do professor é mais complexo, precisa ter clareza de seus objetivos ao disponibilizar um determinado jogo, acompanhar o processo, a adequação dessa atividade:)
Cristina DRE Campo Limpo

Permalink Responder até Marcelo Augusto em 22 abril 2010 at 11:38
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Excluir Grupo: Janaína (DRE São Miguel) Roseli (DRE São Mateus) Marcelo(DRE Pirituba)

1 Software: Paint
Jogos: Jogo de Percurso, Jogo da Velha, Jogo de Pontos.

2 Os aspectos cognitivos propiciados são: contagem, percepção visual (do percurso, das cores), concentração, parceria, respeito das regras do jogo e do próprio parceiro.

O primeiro diferencial marcante destes jogos é a necessidade de interação entre a criança, o amigo e a máquina, e não apenas a criança e o equipamento. Esta característica permite vivenciar a competitividade e o diálogo entre a dupla produtiva. O segundo é a possibilidade de experiências de apropriação do conhecimento matemático. A contagem, a sequência numérica, a ideia de número e quantidade são reflexões necessárias para estes jogos.

3 Coordenação do uso do mouse e das ferramentas do software (paint),

4 A intencionalidade do professor é fundamental, saber claramente seus objetivos e metas ao oferecer estes jogos. Além disso, aproveitar a presença de duplas e intervir no momento adequado, não apenas levando uma reflexão do uso da máquina, e sim o raciocínio, ajudando as crianças na superação dos conflitos desencadeados em seus jogos virtuais.
E sempre incentivar a autonomia das crianças na utilização e conservação dos materiais (computador e copo com dadinhos), valorizando o protagonismo infantil.

Contudo, não adianta esta intencionalidade se o professor não aprender e se divertir brincando com as atividades, onde poderá entender suas regras e possibilidades de intervenção que oferece.

Permalink Responder até TATIANE CAMARGO DE LIMA em 23 abril 2010 at 9:37
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Excluir Saber mediar é tudo! Gostei muito da fala sobre o saber do professor "intervir no momento adequado".

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Permalink Responder até DRESA - Jayane Nunes Ferreira em 22 abril 2010 at 11:46
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Excluir Em relação as discussões em torno dos jogos e softwares, eu e a Josenilde analisamos o BINGO DE LETRAS DO PAINT BRUSH, e nossas observações foram:
-Aspectos cognitivos vivenciados pela criança: Aprendizagem do alfabeto, assimilação e memorização das letras, associação do som da fala do professor com a representação gráfica da letra;
- O que apreciam no âmbito da tecnologia: Uso do mouse: segurar, arrastar, clicar, usando o botão esquerdo. Conhecer as ferramentas do Paint, escolher as ferramentas (balde de tinta), pintar o círculo com a letra correspondente. Ter cuidado com a pintura para não pintar a letra, a borda do círculo ou o fundo da cartela.
-O que o professor precisa saber e saber fazer: Conhecer e saber as regras do jogo e seu funcionamento, tendo domínio da tecnologia.
DRE SANTO AMARO - POIES: Jayane e Josenilde

Permalink Responder até DRESA - Jayane Nunes Ferreira em 23 abril 2010 at 9:27
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Excluir A questão relatada sobre o alfabeto não é de associação da letra com imagem, animal, como A de ABELHA, mas sim de conhecer o alfabeto e so nome de cada letra.... só para esclarecer
Permalink Responder até Rubia Matos de Assis Santos em 22 abril 2010 at 11:46
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Excluir Análise e discussão dos jogos "Paint Brush"
BINGO DE NÚMEROS
ASPECTOS COGNITIVOS: Raciocínio lógico, matemática, coordenação motora, sequência de cores e números, acesso a regras como, espaço, tempo e cor, exercício de experiência adquirida na ação efetuada no objetivo do jogo, desenvolvimento da linguagem, sociabilidade, senso de companheirismo, concentração, saber ganhar ou perder, lateralidade.
ÂMBITO DA TECNOLOGIA: manuseio e controle do mouse, identificação e utilização da ferramenta do jogo conhecendo suas regras.
SABER DO PROFESSOR: Conhecer o jogo; suas ferramentas e regras; organizar um planejamento estratégico pedagógico, paralelo com a professora regente.

BOLA (MOSAICO)
ASPECTOS COGNITIVOS: Raciocínio lógico matemático, estratégia, discriminação de cor, sequência e espaço, associação de idéias com levantamento de hipótese, sociabilidade, senso de companheirismo, concentração, saber ganhar ou perder.
ÂMBITO DA TECNOLOGIA: manuseio e controle do mouse, identificação e utilização da ferramenta do jogo conhecendo suas regras.
SABER DO PROFESSOR: Conhecer o jogo; suas ferramentas e regras; organizar um planejamento estratégico pedagógico, paralelo com a professora regente.

Professoras: Ana Paula (DRE – FO) , Ângela e Rubia (DRE – GUA).


Permalink Responder até samantha rodrigues maia em 22 abril 2010 at 11:54
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Excluir Analisamos o jogos do Monteiro Lobato, nossa análise segue em anexo.

Heloisa, Roberta e Samantha
Anexos
Análise do jogo Monteiro Lobato.doc, 29 KB Excluir

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Responder até Gisele Luciana Rodrigues Martins em 22 abril 2010 at 12:02
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Excluir POIE´s: Gisele ( DRE São Mateus), Vanessa ( DRE FÓ/BR) e Luanda ( DRE FÓ/BR).
Analisamos os jogos Flash:
-memória: o jogo propicia as vivências de memória visual e auditiva, concetraão, observação, correspondência, coordenação visio-motora. É um jogo que existe no real e está disposto virtualmente, auxiliando a criança a viver uma experiência diferenciada com o uso do mouse fazendo a correspondência do movimento manual x cursor do mouse. O professor precisa saber o objetivo do jogo para poder intervir quando necessário;
-tetris: o jogo propicia um desenvolvimento da lateralidade, noção de formas, cores e espaço. Com o uso do mouse a criança precisa de atenção e agilidade para encaixar as formas e raciocínio lógico para quantificar sua pontuação e para compreender o objetivo do jogo. O professor nesse caso deve explorar as regras e informações desse jogo para explorar as diferentes linguagens;
-bateria:esse jogo envolve conceito numérico, percepção auditiva, visual e de ritmo. O isntrumento real é colocado virtualmente para que a criança explore diferentes sons. O professor precisa saber pesquisar sobre o instrumento e colocar em outros contextos, por exemplo, apresentar vídeos de músicos tocando o instrumento;
-piano: envolve a percepção auditiva, visual e noção de ritmo e sons. Com o uso dou mouse ou do teclado a criança interage com o teclado ou mouse tendo uma resposta diferente conforme o uso. Neste caso o professor tbm precisa explorar outros contextos, pesquisar sobre notas músicais para poder desenvolver um trabalho rico com esse recurso;
-paredão: desenvolve a lateralidade, coordenação visio-motora, concentração e atenção. A criança precisa compreender a relação do mouse em correspondencia com o movimento da barra. O professor nesse caso deve explorar as regras e informações desse jogo.
Permalink Responder até Alex Koky Emidio da Silva em 22 abril 2010 at 12:04
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Excluir Análise do software "Turma da mônica"
Anexos
Jogos virtuais e softwares da imagem do laboratório grupo monica-

Permalink Responder até Deise Regina Ferreira em 22 abril 2010 at 13:38
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Excluir anexo para complemetar software monica
Anexos
Jogos virtuais e softwares da imagem do laboratório grupo software monica parte 2- denise, alex, adriana, deise.doc, 28 KB

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Responder até Gisele Luciana Rodrigues Martins em 22 abril 2010 at 12:02
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Excluir POIE´s: Gisele ( DRE São Mateus), Vanessa ( DRE FÓ/BR) e Luanda ( DRE FÓ/BR).
Analisamos os jogos Flash:
-memória: o jogo propicia as vivências de memória visual e auditiva, concetraão, observação, correspondência, coordenação visio-motora. É um jogo que existe no real e está disposto virtualmente, auxiliando a criança a viver uma experiência diferenciada com o uso do mouse fazendo a correspondência do movimento manual x cursor do mouse. O professor precisa saber o objetivo do jogo para poder intervir quando necessário;
-tetris: o jogo propicia um desenvolvimento da lateralidade, noção de formas, cores e espaço. Com o uso do mouse a criança precisa de atenção e agilidade para encaixar as formas e raciocínio lógico para quantificar sua pontuação e para compreender o objetivo do jogo. O professor nesse caso deve explorar as regras e informações desse jogo para explorar as diferentes linguagens;
-bateria:esse jogo envolve conceito numérico, percepção auditiva, visual e de ritmo. O isntrumento real é colocado virtualmente para que a criança explore diferentes sons. O professor precisa saber pesquisar sobre o instrumento e colocar em outros contextos, por exemplo, apresentar vídeos de músicos tocando o instrumento;
-piano: envolve a percepção auditiva, visual e noção de ritmo e sons. Com o uso dou mouse ou do teclado a criança interage com o teclado ou mouse tendo uma resposta diferente conforme o uso. Neste caso o professor tbm precisa explorar outros contextos, pesquisar sobre notas músicais para poder desenvolver um trabalho rico com esse recurso;
-paredão: desenvolve a lateralidade, coordenação visio-motora, concentração e atenção. A criança precisa compreender a relação do mouse em correspondencia com o movimento da barra. O professor nesse caso deve explorar as regras e informações desse jogo.
Permalink Responder até Alex Koky Emidio da Silva em 22 abril 2010 at 12:04
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Excluir Análise do software "Turma da mônica"
Anexos
Jogos virtuais e softwares da imagem do laboratório grupo monica-

Permalink Responder até Deise Regina Ferreira em 22 abril 2010 at 13:38
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Excluir anexo para complemetar software monica
Anexos
Jogos virtuais e softwares da imagem do laboratório grupo software monica parte 2- denise, alex, adriana, deise.doc, 28 KB

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Permalink Responder até POIE Denise em 22 abril 2010 at 22:37
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Excluir Realmente, os jogos e software educativos, além de serem uma diversão para o aluno, também servem como meio para a aprendizagem dos conteúdos curriculares e extra curriculares, possibilitando a interação e o aprimoramento das habilidades, podendo dessa forma estimular as inteligências múltiplas. Aqui no LIE utilizamos os seguintes software:

Laboratório Astronômico- pode-se observar o céu noturno, difundir o conhecimento astronômico e motiva os estudantes ao estudo das ciências de uma forma geral, é muito utilizado pelos professores da EJA.

Supermercado-busca proporcionar ao aluno um ambiente divertido para a aprendizagem de matemática. No entanto, nenhum tipo de exercício é proposto. A matemática é explorada de forma contextualizada às tarefas comuns em um supermercado como: pesar verduras, verificar a validade de produtos, adequar as comprar ao orçamento, pagar e conferir o troco e assim por diante. Desta forma, diversos conceitos da matemática são trabalhados, tais como: multiplicação; cálculo mental, frações; informações monetárias, etc.

Audacity - esse software é o mais utilizado, pois não necessita do uso do CD, tornando assim muito mais fácil o seu uso dependendo da necessidade do aluno, é uma atividade inovadora, dinâmica, participativa e interativa.

Onde está Carmem San Diego Apesar do uso do CD esse software é muito requisitado pelos alunos dos 8º e 9º anos, pois é uma aventura ao redor do mundo e incentiva a aprendizagem de geografia e da cultura através de músicas, histórias, artes, etc. Desta forma os alunos buscam informações Internet para solucionar problemas surgidos no decorrer do jogo.

Kid Pix - esse também é um software bastante utilizado no LIE , pois o aluno pode criar projetos utilizando imagens de fundo, ferramentas de arte, cores, texturas, carimbos, adesivos, animações e sons. Não tem idade, todos utilizam criando seu próprio cenário e personagens.

Outro software que inicialmente está sendo utilizado e com bastante aceitação é o HagáQuê pois é educativo e de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em quadrinhos com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de cenários e personagens com vários recursos de edição destas imagens. O som é um recurso oferecido para enriquecer a atividade.
Podemos então concluir que qualquer software utilizado com finalidade educativa incentiva a criança a descobrir novas maneiras de aprendizagem.
POIE Denise
EMEF Arthur Azevedo - DRE Penha

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Responder até Patricia Giope em 25 abril 2010 at 22:53
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Excluir Oi...estou aqui de novo!!!
Sou POIE de uma EMEF (FAZENDA DA JUTA - de DRE São Mateus) e assim, falando francamente, alguns softwares desta imagem não tem mais razão de ser / ter... O Observatório Astronômico, talvés por ignorância, não consigo engendrá-lo em um atividade de Informática Educativa. Realmente não sei pra ele serve...para observar??!! No caderno de orientações de Informática Educativa ele não é citado nenhuma única vez...
Os que precisam de CD para "rodar" - tenho todos - alguns drives (D:) não conseguem ler o CD e pedem atualização (???)
Os demais tudo bem: O CLIC 3.0 e o HOT Potatoes são bons editores. Massss, tive que procurar e fazer cursos fora (da Prefeitura) para saber manejá-los. O Audacity e Zararádio estão OK.
O que muitas vezes acontece é que quando precisa-se de atualização do Shockwave, Flash, entre outros, em alguns sites (por exemplo do www.smartkids.com.br) não conseguimos a atualização pois "Não temos ... privilègios de Administrador" e aí não se atualiza, não se aplica a atividade, a não ser que abramos um chamado em HelpDesk para uma simples atualização!!!!
Não seria um excelente momento, em face desta WEB FORMAÇÂO, os POIEs, a Equipe de IE da SME, a PRODAM trocarmos figurinas e se "redesenhar" uma nova imagem pedagógica? Fica a sugestão e a minha disposição para tratar deste assunto.
Abraços da Profª Patricia Giope.
Permalink Responder até POIE Denise em 29 abril 2010 at 12:42
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Excluir Olá Patrícia, tudo bem? Realmente os softwares que precisam de cds para rodar são pouco utilizados no LIE, mas o Software Carmen Sandiego (com CD) é muito requisitado pelos alunos das 7ª e 8ª séries, eles pedem atividade livre e usam esse jogo. Sem perceberem eles estão jogando e aprendendo, desta forma podemos então concluir que "brinco logo aprendo" serve para todas as idades.
Quanto o observatório astronômico, esse é muito utilizado pelos professores de ciências, geografia e de história. Primeiramente é feita uma apresentação no data show e depois os alunos realizam as atividades propostas.

Depois que apresentei os recursos que tempos no LIE notei maior interesse e segurança dos professores para realizarem atividades com seus alunos, visto que o uso da Internet ainda deixa muitos professores inseguros.
Explore o observatório astronômico vc vai se surpreender.
PS: Quando comecei a utilizar os software com Cds precisei falar sobre patrimonio público e impostos.
Até mais,
POIE Denise
EMEF Arthur Azevedo

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Permalink Responder até Patricia Giope em 18 maio 2010 at 12:17
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Excluir Olá Profª Denise, como vai?!!
Saiba que no mesmo dia que li sua resposta uma profª de Ciências me procurou perguntando se tinha algum programa que mostrasse o cèu, as estrelas...francamente fiquei impressionada. Realmente agradeço suas considerações e orientações. Entretanto continuo a falar que esta imagem pedagógica é muito "pesada" e precisa de atualizações, inclusive as que temos os CDs e como vc sabe não temos "privilégio de administrador" para que em apenas 1 "clique" podessamos resolver... Qdo entro em contato com o patrimonio eles pedem o IP da máquina para atualização, mas até agora nada resolvido. Eu realmente acho uma imagem desatualizada. Sem contar com a falta de memória das máquinas...Saiba que estou escrevendo pelo meu notebook, que trago quase todos os dias na escola pois minha máquina demora tanto a processar um comendo que o meu trabalho fica atrasado. Enfim, gostei muito que você me escreveu e me orientou... estamos aqui para trocar experiências, não é mesmo???

Permalink Responder até Neide Cecilia dos S Nicocellli em 18 maio 2010 at 19:23
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Excluir Oi Paty, quanto tempo hein!!! Lembra de mim, sou a Neide Poie do Cleomenes Campos.
Concordo com você plenamente em relação aos softaware que não estão sendo usados pois alguma coisa não funciona, ou é o programa, ou é o CD, ou...

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até samantha rodrigues maia em 26 abril 2010 at 10:10
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Excluir Como eu vejo a leitura e a escrita frente as tecnologias?

As novas tecnologias auxiliam no processo de formação de alunos leitores e escritores, não só no desenvolvimento da leitura e escrita, mas também na construção de futuros leitores.
O Laboratório de Informática pode e deve ser usado como espaço que propicia estímulos e experiências envolvendo a leitura e escrita. Durante a Educação Infantil podemos explorar o campo da leitura e da escrita, por meio da exploração das seguintes atividades:
- Construção de histórias individuais e coletivas;
- Listas com mesmo grupo semântico;
- Organização de rotinas;
- Leitura incidental de diferentes gêneros literários;
- Jogos que estimulem a leitura e a escrita;
- Pseudoleitura;
- Redes sociais, etc.

Dessa maneira cabe ao professor, organizar tempos e espaços, planejar as atividades aplicadas de forma que essas sejam consonantes ao projeto, avaliar o desenvolvimento dessas atividades buscando criar as possibilidades de formar alunos leitores e escritores.



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Permalink Responder até Vania Maria Alves de Souza Sampa em 10 maio 2010 at 22:23
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Excluir concordo com você Samanta se as tecnologias não servirem para a construçao de novos leitores e escritores de nada faz sentido.
Eu também utlizo os softwares para o ferramenta que explore leitura e escrita.
No momento estou trabalhando com reescrita de fábulas onde os alunos foram agrupados por aproxmidade de aprendizagem pelos professores.
Reescrita no Word e montagem de um livro virtual no Power Point da mesma atividade.

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Permalink Responder até Gislene em 27 abril 2010 at 10:34
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Excluir Audacity, Zararádio e Hot Potetoes são ferramentas de autoria, que considero importantes para o aprimoramento tecnológico dos alunos. Sentem-se realizados por produzirem recursos que outras pessoas poderão apreciar e utilizar. Todos eles podem ser usados integrando conteúdos de sala de aula e leitura.
Os outros softwares para edição e produção de imagens são auxiliares no desenvolvimento dos projetos, e fazemos uso constante deles. São ferramentas de criação também, ainda que auxiliares nos projetos, fundamentais para a formação do aluno. Quanto aos outros softwares, uso mais o do Supermercado, por não apresentar tantos bugs. Mas fica restrito ao números de mídias, só 16. Sou POIE em duas unidades, e em uma das EMEFs, nem temos as mídias, portanto, inviável.




Permalink Responder até Marcelo Augusto em 27 abril 2010 at 11:20
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Excluir O que me intriga é a imagem pedagógica não ser dinâmica como a própria informática. Como uma imagem para se trabalhar tecnologia com as crianças é a mesma depois de tanto tempo? Nenhum software surgiu neste últimos anos?


Permalink Responder até Gislene em 27 abril 2010 at 11:47
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Excluir Por isso os POIEs precisam de dinamismo, pesquisa, estudo, atrelamento ao Projeto Pedagógico da Escola, que muda a cada ano. Eu uso o que tem dado certo, o que deixa as aulas produtivas e mantem o interesse dos alunos. E vou inovando conforme meu próprio crescimento em tecnologia. Mas, algumas coisas, como o próprio Windows, mudam muito pouco mesmo, entra ano , sai ano. Melhora a versão, mas a funcionalidade é a mesma.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até samantha rodrigues maia em 26 abril 2010 at 10:10
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Excluir Como eu vejo a leitura e a escrita frente as tecnologias?

As novas tecnologias auxiliam no processo de formação de alunos leitores e escritores, não só no desenvolvimento da leitura e escrita, mas também na construção de futuros leitores.
O Laboratório de Informática pode e deve ser usado como espaço que propicia estímulos e experiências envolvendo a leitura e escrita. Durante a Educação Infantil podemos explorar o campo da leitura e da escrita, por meio da exploração das seguintes atividades:
- Construção de histórias individuais e coletivas;
- Listas com mesmo grupo semântico;
- Organização de rotinas;
- Leitura incidental de diferentes gêneros literários;
- Jogos que estimulem a leitura e a escrita;
- Pseudoleitura;
- Redes sociais, etc.

Dessa maneira cabe ao professor, organizar tempos e espaços, planejar as atividades aplicadas de forma que essas sejam consonantes ao projeto, avaliar o desenvolvimento dessas atividades buscando criar as possibilidades de formar alunos leitores e escritores.



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Permalink Responder até Vania Maria Alves de Souza Sampa em 10 maio 2010 at 22:23
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Excluir concordo com você Samanta se as tecnologias não servirem para a construçao de novos leitores e escritores de nada faz sentido.
Eu também utlizo os softwares para o ferramenta que explore leitura e escrita.
No momento estou trabalhando com reescrita de fábulas onde os alunos foram agrupados por aproxmidade de aprendizagem pelos professores.
Reescrita no Word e montagem de um livro virtual no Power Point da mesma atividade.

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Permalink Responder até Gislene em 27 abril 2010 at 10:34
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Excluir Audacity, Zararádio e Hot Potetoes são ferramentas de autoria, que considero importantes para o aprimoramento tecnológico dos alunos. Sentem-se realizados por produzirem recursos que outras pessoas poderão apreciar e utilizar. Todos eles podem ser usados integrando conteúdos de sala de aula e leitura.
Os outros softwares para edição e produção de imagens são auxiliares no desenvolvimento dos projetos, e fazemos uso constante deles. São ferramentas de criação também, ainda que auxiliares nos projetos, fundamentais para a formação do aluno. Quanto aos outros softwares, uso mais o do Supermercado, por não apresentar tantos bugs. Mas fica restrito ao números de mídias, só 16. Sou POIE em duas unidades, e em uma das EMEFs, nem temos as mídias, portanto, inviável.




Permalink Responder até Marcelo Augusto em 27 abril 2010 at 11:20
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Excluir O que me intriga é a imagem pedagógica não ser dinâmica como a própria informática. Como uma imagem para se trabalhar tecnologia com as crianças é a mesma depois de tanto tempo? Nenhum software surgiu neste últimos anos?


Permalink Responder até Gislene em 27 abril 2010 at 11:47
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Excluir Por isso os POIEs precisam de dinamismo, pesquisa, estudo, atrelamento ao Projeto Pedagógico da Escola, que muda a cada ano. Eu uso o que tem dado certo, o que deixa as aulas produtivas e mantem o interesse dos alunos. E vou inovando conforme meu próprio crescimento em tecnologia. Mas, algumas coisas, como o próprio Windows, mudam muito pouco mesmo, entra ano , sai ano. Melhora a versão, mas a funcionalidade é a mesma.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Permalink Responder até Marcelo Augusto em 27 abril 2010 at 12:44
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Excluir E outras coisas mudam muito. E, principalmente, novos softwares abrem novas possibilidades e atendem novas necessidades das escolas. As máquinas de EMEF tem softwares para as crianças de 6 anos?

Na emei a todo momento estamos pensando em readequação de tempos e espaços. A imagem é um espaço virtual para as crianças. Então penso trazer essa reflexão para a mesma.

Concordo com as palavras (dinamismo, pesquisa, etc..) elas significam o que é ser POIE. Mas só o POIE que tem que fazer mágica por anos e anos em máquinas que não mudam?

Acho que essa discussão, além de explorar as pontecialidades da imagem atual, pode discutir novas ideias.
Uma sugestão que os outros poies de emeis podem comentar é o ARIE, muito bom em diversos aspectos cognitvos para crianças de 3 anos, que passamos a atender.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Permalink Responder até Ana Paula Pires Trindade em 30 abril 2010 at 12:33
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Excluir Os softwares mais requisitaos pelos alunos na EMEF José do Patrocínio são o KIDPIX e Microsoft Photo Editor e o Google Earth. No KIDPIX os alunos podem com uma figura fundo montar projetos adicionando carinbos, cores e efeitos, estimulando assim a criatividade e domínio da edição de imagens. Já no Google Earth o aluno desenvolve noção espacial estabelecendo uma visão micro e macro de mundo, e também o uso de ferraments como a régua que mede distancias entre quarteirões, cidades, países, etc ou caminho ampliam essa percepção do espaço tridimensional.
POstagem migradas do NING
Permalink Responder até Marilli Cardoso Figueiredo em 30 abril 2010 at 21:26
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Excluir Na nossa unidade escolar não possuímos a instalação dos softwares: observatório astronômico e Hot Potato, portanto desconheço os aplicativos para a utilização do mesmo.
Carmem Sandiego incentiva a aprendizagem da geografia e possibilita o aluno viajar através de várias culturas ao redor do mundo, permite consultar dicionário para verificação da pronúncia correta das palavras e acessar a biblioteca multimídia, coleção de fotos e mapas. Supermercado favorece a aprendizagem em matemática abordando vários conceitos.
Porém em nossa unidade temos os CDs, porém também não conseguimos utilizá-los, pois ao colocá-lo na máquina pede a senha de administrador, é uma pena.
Kidpix é maravilhoso, existem várias formas de exploração, além de fascinar as crianças, através deste aplicativo podem-se criar cenários com as ferramentas disponíveis que são encantadoras, onde o próprio aluno cria a sua história, onde pode ser digitada no Word ou até mesmo gravada a leitura da mesma. Há o recurso de gifs que também são interessantes. Este programa somente funciona em três máquinas em nosso laboratório, nos impossibilitando de estar utilizando-o.
Google Earth é um programa fantástico, fascinam alunos de 7ª e 8ª séries, pois os alunos conseguem localizarem lugares em seu próprio bairro, sua residência, ruas, escola, entorno da escola, pontos turísticos e outros. No ano passado desenvolvi um trabalho com este programa, onde os alunos capturaram imagens desde o continente, país, estado, cidade, bairro, escola, residência, local de lazer preferido e editado no Power Point com as imagens e legendas. Mas este ano somente está funcionando em algumas máquinas, portanto também estamos impossibilitadas de utilizá-lo.
Audacity favorece uma aprendizagem significativa, pois antes de utilizar os recursos propriamente ditos do programa, é necessária uma estruturação do script, ou seja, uma elaboração do conteúdo a ser gravado que requer um trabalho antecipado sobre o assunto, seja através de pesquisas, rodas de conversa, discussões, trocas de experiências e claro, sempre com a mediação do orientador de informática.
Portanto este ano, devido a estes entraves, estamos apenas utilizando os programas disponíveis: Paint, Power Point, Movie Maker e internet.
POIEs Marilli e Luciana
EMEF “Madre Joana Angélica de Jesus” – DRE G

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Postagem migradao do NING
Responder até Sandra Ribeiro de Lima em 2 maio 2010 at 2:13
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Excluir Onde está Carmem Sandiego é um jogo muito interessante, principalmente para os alunos das séries finais do Ciclo II que já possuem um repertório de conhecimentos históricos e geográficos e podem aplicá-los. É desafiante o processo de investigação até encontrar Carmem Sandiego. É incentivo para conhecer mais conteúdos dessas disciplinas.


Permalink Responder até DREIQ-Fabiana Hernandes Girotto em 3 maio 2010 at 14:02
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Excluir Comecei como POIE a pouco tempo e ainda não utilizei todos os softwares com meus alunos.
Com as séries iniciais utilizei o Tangran, Jogos da turma da Mônica, jogos Flash, Jogos no PaintBrush, Kid Pix e Zeek. Gostei bastante dos jogos. Com todos eles os alunos apresentam muita curiosidade e prazer em realizar as tarefas. Coordenação motora, atenção com os comandos, formas geométricas, manuseio do mouse, trabalho com figuras e cores, raciocínio lógico e memória são bastante trabalhados com os alunos e assim a aprendizagem acontece naturalmente e de forma lúdica, tornando meu trabalho mais positivo.
Gostaria de utilizar os outros softwares, porém não consigo entrar em alguns, como por exemplo Onde está Carmen Sandiego? e Supermercado, pois mesmo com os CDs aparece uma mensagem na qual eu não tenho privilégios para abrir.
Também tentei usar o Hot Poteto, mas não consegui porque não sei mexer. Gostaria muito de aprender. Seria muito bom se fizessem um curso para os POIEs ingressante para aprender a utilizar todos os softwares disponíveis no laboratório de informática.


Permalink Responder até Cristina Rocha Félix De Matteis em 5 maio 2010 at 16:57
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Excluir Basicamente essa geração está muito mais familiarizada com esses ambientes, onde diversão e aprendizagem se interagem. Muitas vezes não sabemos valiar essas aprendizagens..... Na minha pequena experiência, tenho tido a oportunidade de vivenciar como essas atividades podem ter também uma avaliação de aprendizagem..... mais legal é quando eles saem do laboratório animados porque a atividade foi divertida.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Postagem migradao do NING
Responder até Sandra Ribeiro de Lima em 2 maio 2010 at 2:13
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Excluir Onde está Carmem Sandiego é um jogo muito interessante, principalmente para os alunos das séries finais do Ciclo II que já possuem um repertório de conhecimentos históricos e geográficos e podem aplicá-los. É desafiante o processo de investigação até encontrar Carmem Sandiego. É incentivo para conhecer mais conteúdos dessas disciplinas.


Permalink Responder até DREIQ-Fabiana Hernandes Girotto em 3 maio 2010 at 14:02
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Excluir Comecei como POIE a pouco tempo e ainda não utilizei todos os softwares com meus alunos.
Com as séries iniciais utilizei o Tangran, Jogos da turma da Mônica, jogos Flash, Jogos no PaintBrush, Kid Pix e Zeek. Gostei bastante dos jogos. Com todos eles os alunos apresentam muita curiosidade e prazer em realizar as tarefas. Coordenação motora, atenção com os comandos, formas geométricas, manuseio do mouse, trabalho com figuras e cores, raciocínio lógico e memória são bastante trabalhados com os alunos e assim a aprendizagem acontece naturalmente e de forma lúdica, tornando meu trabalho mais positivo.
Gostaria de utilizar os outros softwares, porém não consigo entrar em alguns, como por exemplo Onde está Carmen Sandiego? e Supermercado, pois mesmo com os CDs aparece uma mensagem na qual eu não tenho privilégios para abrir.
Também tentei usar o Hot Poteto, mas não consegui porque não sei mexer. Gostaria muito de aprender. Seria muito bom se fizessem um curso para os POIEs ingressante para aprender a utilizar todos os softwares disponíveis no laboratório de informática.


Permalink Responder até Cristina Rocha Félix De Matteis em 5 maio 2010 at 16:57
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Excluir Basicamente essa geração está muito mais familiarizada com esses ambientes, onde diversão e aprendizagem se interagem. Muitas vezes não sabemos valiar essas aprendizagens..... Na minha pequena experiência, tenho tido a oportunidade de vivenciar como essas atividades podem ter também uma avaliação de aprendizagem..... mais legal é quando eles saem do laboratório animados porque a atividade foi divertida.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Responder até Maria Brazilina Picolo de Faria em 7 maio 2010 at 10:06
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Excluir Os softwares educativos são divertidos e bem aceitos pelos todos, eles possibilitam o aprimoramento das habilidades através do lúdico.
• O Supermercado permite a aprendizagem das operações básicas da matemática de uma forma divertida, além de sentirmos que estamos mesmo em um supermercado empurrando o carrinho e visitando as gôndolas.
No ano passado trabalhei comas 4ªas séries em parceria com o professor da sala e tivemos bons resultados no sentido de diversão e aprendizagem.

• O Kids Pix além de ser bem aceito pelos alunos eles desenvolvem a criatividade e habilidades construindo seus cenários através de historias já conhecidas por eles. Mas muitas vezes mesmo tendo os CDs no L.I. não conseguimos ter acesso.
• O Google Erth possibilita uma viagem a lugares distantes. No ano passado trabalhei com as 6ª séries a Arvore Genealógica atrelada com este programa e tivemos bons resultados. Além dos alunos conhecerem os lugares que seus avós e pais nasceram e eles próprios.
• Onde está Carmem Sandiego?, Exploramos como atividade diversificada, hoje não consigo acessar.
• O Zararadio não conheço, já tentei explorá-lo, mas sem sucesso.
• O Hot Poteto não consigo acessar nem para explorar por curiosidade.
• O Audacity vou tentar trabalhar este ano. Espero ter sucesso.

POIE Brazilina
DRE-G
EMEF Antonio Pereira Ignácio

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Psotagem migrada do NING

Responder até Beatriz Bozzo em 7 maio 2010 at 22:09
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Excluir Sou POIE desde junho/2009, ainda tenho muita dificuldade em trabalhar alguns jogos e softwares como: Laboratório Astronômico; Supermercado; Audacity, Zararádio; Onde está Carmem San Diego, Literatura e Hot poteto). O único que utilizo bastante é o Kid Pix, com alunos do Fundamental I e as vezes com o Fund II. O Audacity, por enquanto, trabelhei um pouco com meus alunos já no final do ano passado e darei continuidade neste ano.
No laboratório de informática da escola ao qual trabalho, não tem internet a mais de dois anos, portanto, muitas das atividades não consigo passar para os alunos. Estou sempre pesquisando conteúdos que possam substituir a internet e venho tentando passar para eles, mesmo sendo barrada por não ter acesso ao administrador.
Eu gostaria muito se pudessem me ajudar e que me dessem uma orientação sobre alguns jogos e softwares.

POIE Beatriz (EMEF Maurício Goulart - DRE Guaianases)

Permalink Responder até JURACI BONFIM em 8 maio 2010 at 12:28
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Excluir Jogos educativos
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.Um jogo educativo computadorizado é um ambiente de aprendizagem que une as características dos jogos com as de software.
O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que ganhou mais terreno ultimamente. Isto se deve principalmente a que é possível a criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados (ou seja, adaptado às características de cada aluno) somado às vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros. Os jogos mantêm uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.Alguns sites de jogos que estamos explorando aqui no laboratório (em anexo)
Anexos
RELAÇÃO DE ALGUNS DOS JOGOS.doc,

Permalink Responder até LUCIANA LUIZA DA S. ARTILLEIRO em 8 maio 2010 at 23:38
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Excluir Na EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida são usados os softwares:
AUDACITY que é a edição de áudio, através do qual se pode fazer gravações ao vivo, criação de vinhetas para rádios, mixagem final de arquivos de áudio e muitas outras atividades, tendo para isso os mais diversos recursos para ter um bom resultado no seu trabalho. Trabalha com gravação de áudios, conversões de tipos diferenciados de áudio como MP3, WAV entre outros, mixagem de sons, mudança de freqüência dos sons, além de incrementar efeitos e alterar a qualidade.

KID PIX permite aos alunos atividades ligadas à arte educação, oferecendo oportunidades para as crianças criarem através de várias ferramentas, associando desenhos, pinturas e textos. As imagens combinam animação, vídeo, efeitos especiais, fotos e música.
Pelas inúmeras possibilidades que o Software disponibiliza e pelo fato de as crianças desenharem e pintarem antes de escreverem de forma convencional, entende-se que o Kid Pix é a ferramenta adequada para ser o suporte no processo ensino/aprendizagem dos alunos, proporcionando, por meio das Novas Tecnologias, o desenvolvimento e a facilidade nesse processo.

O LABORATÓRIO ASTRONÔMICO é usado por alunos que se interessem por essa área. Alguns professores de ciências já trabalharam com algumas salas, mas preferem usar a internet.

O ZARARÁDIO ainda não foi trabalhado na escola porque a POIE ainda não teve capacitação, mas com a utilização da rádio na escola deve-se usar esse tipo de software para desenvolver as atividades.

Os softwares Supermercado, Onde está Carmem San Diego Literatura e Hot poteto é necessário os CDs de instalação para que funcionem e os mesmos foram para as EMEIS há cinco anos junto com os computares mais antigos.

Luciana (POIE)

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Responder até marcus rinaldi tonelli em 9 maio 2010 at 13:47
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Excluir A maioria destes sofwares em minha escola não roda direito pois as máquinas da escola são muito velhinhas 10 aninhos rsrsrsr, portanto não fiz um trabalho exautivo com eles. Os aplicativos que necessitam de cd é mais complicado ainda, pois os leitores de cd vivem dando pau, aí peço para arrumar, eles arrumam e retorna o problema novamente. Um aplicativo que uso muito é o Google Earth conjuntamnte com a Professora de Geografia Gorette. Na Eja a maioria de nossos alunos não são de São Paulo e sim do Nordeste, o Google Earth permite que, principalmente os adultos, possam rever sua cidade natal, rever pontos de sua juventude, comparar com as fotos de agora etc. Onde está Carmen San Diego - é velhinho joguei isso na minha juventude - é muito interesante para área de Geografia e conhecimentos gerais, porém não roda na maioria dos computadores também além de precisar que os alunos tenham um "pré-requisito" de conhecimento geográfico.


Permalink Responder até Célia Regina Garcia em 9 maio 2010 at 22:22
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Excluir Os sites educativos que constam do caderno de orientação são ótimos e trazem resultados positivos. Os alunos aprendem brincando. Um site que fez muito sucesso com crianças de 3ª, 4ª e até 5ª é o ROBO ED, onde as crianças se comunicam com o robô, fazendo as perguntas mais engraçadas e interessantes e ele responde. Elas ficam muito interessadas por ser um site interativo. E acabam aprendendo a se expressar.


Permalink Responder até Antonio Vaz em 10 maio 2010 at 21:02
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Excluir A imagem do laboratório de informática está uma pouco "complicada", pois alguns software não estão funcionando. Quanto aos outros como kidpix, paint, audacity, google earth, observatório atronômico, são muito importantes; Gostaria que todos os outros pudesem funcionar corretamente, para que pudessemos ter mais opções, porém com os que temos já nos ajuda muito.
Noção de cores, maior, menor, esquerda, direita, canto superior, inferior, sons, contar, figuras como: quadrado, retângulo, elipse, preenchido, vazio, bordas, tudo isso os softwares proporcionam aos alunos. Criatividade e raciocínio lógico. Leitura e escrita. Os que não sabem "ler", lê as posições, tamanho , sinais e desenhos.
São importantes e creio que fazemos um bom uso deles.


Permalink Responder até Tânia Mara S. Abreu Di Lascio em 11 maio 2010 at 11:37
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Excluir Na minha escola, usamos o Google Earth, o Paint, o Kid Pix e o Audacity. O zararadio acho que usarei este ano com o curso "Nas Ondas do Rádio". Os outros, não tive oportunidade de usar. No Caderno de Orientações temos muitas idéias boas e agora no livro Mídias no Universo Infantil também. Estou estudando o Hagáquê para usá-lo com os alunos.
Usei o Robô Ed o ano passado, mas não achei legal. Travava sempre que a criança fazia a pergunta, demorando demais para vir a resposta. Este ano, ainda não me animei com ele.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Responder até marcus rinaldi tonelli em 9 maio 2010 at 13:47
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Excluir A maioria destes sofwares em minha escola não roda direito pois as máquinas da escola são muito velhinhas 10 aninhos rsrsrsr, portanto não fiz um trabalho exautivo com eles. Os aplicativos que necessitam de cd é mais complicado ainda, pois os leitores de cd vivem dando pau, aí peço para arrumar, eles arrumam e retorna o problema novamente. Um aplicativo que uso muito é o Google Earth conjuntamnte com a Professora de Geografia Gorette. Na Eja a maioria de nossos alunos não são de São Paulo e sim do Nordeste, o Google Earth permite que, principalmente os adultos, possam rever sua cidade natal, rever pontos de sua juventude, comparar com as fotos de agora etc. Onde está Carmen San Diego - é velhinho joguei isso na minha juventude - é muito interesante para área de Geografia e conhecimentos gerais, porém não roda na maioria dos computadores também além de precisar que os alunos tenham um "pré-requisito" de conhecimento geográfico.


Permalink Responder até Célia Regina Garcia em 9 maio 2010 at 22:22
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Excluir Os sites educativos que constam do caderno de orientação são ótimos e trazem resultados positivos. Os alunos aprendem brincando. Um site que fez muito sucesso com crianças de 3ª, 4ª e até 5ª é o ROBO ED, onde as crianças se comunicam com o robô, fazendo as perguntas mais engraçadas e interessantes e ele responde. Elas ficam muito interessadas por ser um site interativo. E acabam aprendendo a se expressar.


Permalink Responder até Antonio Vaz em 10 maio 2010 at 21:02
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Excluir A imagem do laboratório de informática está uma pouco "complicada", pois alguns software não estão funcionando. Quanto aos outros como kidpix, paint, audacity, google earth, observatório atronômico, são muito importantes; Gostaria que todos os outros pudesem funcionar corretamente, para que pudessemos ter mais opções, porém com os que temos já nos ajuda muito.
Noção de cores, maior, menor, esquerda, direita, canto superior, inferior, sons, contar, figuras como: quadrado, retângulo, elipse, preenchido, vazio, bordas, tudo isso os softwares proporcionam aos alunos. Criatividade e raciocínio lógico. Leitura e escrita. Os que não sabem "ler", lê as posições, tamanho , sinais e desenhos.
São importantes e creio que fazemos um bom uso deles.


Permalink Responder até Tânia Mara S. Abreu Di Lascio em 11 maio 2010 at 11:37
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Excluir Na minha escola, usamos o Google Earth, o Paint, o Kid Pix e o Audacity. O zararadio acho que usarei este ano com o curso "Nas Ondas do Rádio". Os outros, não tive oportunidade de usar. No Caderno de Orientações temos muitas idéias boas e agora no livro Mídias no Universo Infantil também. Estou estudando o Hagáquê para usá-lo com os alunos.
Usei o Robô Ed o ano passado, mas não achei legal. Travava sempre que a criança fazia a pergunta, demorando demais para vir a resposta. Este ano, ainda não me animei com ele.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

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Responder até Rosana Rodrigues V. Fernandes em 12 maio 2010 at 20:15
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Excluir Sou POIE de EMEF e não vejo de forma tão interessante a imagem do laboratório de informática. Alguns dos softwares, os que precisam do CD, pedem também a senha do administrador (que não tenho!), portanto fica muito difícil avaliá-los (Carmem San Diego, Literatura, Lab. Astronomico e Supermercado).
O Kid Pix é MARAVILHOSO!!! Uso muuuuuuuito com os pequenos (que agora chegam ainda menores...) Eles adoram! Só existe um problema técnico no Kid Pix que já observei: em alguns computadores funciona o "carimbo" e em outros não, e quando clicado (nos que não funcionam) trava o computador.
O Audacity e o Zararádio tenho intenção de usar mais nesse ano por causa da rádio (acho bem interessante, os alunos adoram!).
O Hot Poteto não sei avaliar, seria interessante talvez uma oficina para conhecê-lo melhor (idem Clic 3.0).


Permalink Responder até Elci Pereira Lima em 18 maio 2010 at 9:35
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Excluir Olá, Rosana!
Na minha sala acontece extamente a mesma coisa e no KID PIX, tenho o problema que não consigo salvar as atividades realizadas pelos alunos.
O Zararádio ainda não utilizei, gostei da sugestão.


Permalink Responder até Neide Cecilia dos S Nicocellli em 18 maio 2010 at 19:28
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Excluir Oi Rosana, na minha escola acontece a mesma coisa.
Adorei a idéia de uma oficina para o hot potato e para o click.


Permalink Responder até Vanessa Lopez em 19 maio 2010 at 11:54
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Excluir Olá Rosana!
Dá para perceber que nossa realidade é bem parecida, assim como dos outros colegas. Também encontro dificuldades com alguns desses softwares por não saber utilizá-los e outros que não tem acesso. Considero interessante a sugestão de oficina para conhecer melhor.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Postagem migrada pelo NING
Responder até Rosana Rodrigues V. Fernandes em 12 maio 2010 at 20:15
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Excluir Sou POIE de EMEF e não vejo de forma tão interessante a imagem do laboratório de informática. Alguns dos softwares, os que precisam do CD, pedem também a senha do administrador (que não tenho!), portanto fica muito difícil avaliá-los (Carmem San Diego, Literatura, Lab. Astronomico e Supermercado).
O Kid Pix é MARAVILHOSO!!! Uso muuuuuuuito com os pequenos (que agora chegam ainda menores...) Eles adoram! Só existe um problema técnico no Kid Pix que já observei: em alguns computadores funciona o "carimbo" e em outros não, e quando clicado (nos que não funcionam) trava o computador.
O Audacity e o Zararádio tenho intenção de usar mais nesse ano por causa da rádio (acho bem interessante, os alunos adoram!).
O Hot Poteto não sei avaliar, seria interessante talvez uma oficina para conhecê-lo melhor (idem Clic 3.0).


Permalink Responder até Elci Pereira Lima em 18 maio 2010 at 9:35
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Excluir Olá, Rosana!
Na minha sala acontece extamente a mesma coisa e no KID PIX, tenho o problema que não consigo salvar as atividades realizadas pelos alunos.
O Zararádio ainda não utilizei, gostei da sugestão.


Permalink Responder até Neide Cecilia dos S Nicocellli em 18 maio 2010 at 19:28
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Excluir Oi Rosana, na minha escola acontece a mesma coisa.
Adorei a idéia de uma oficina para o hot potato e para o click.


Permalink Responder até Vanessa Lopez em 19 maio 2010 at 11:54
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Excluir Olá Rosana!
Dá para perceber que nossa realidade é bem parecida, assim como dos outros colegas. Também encontro dificuldades com alguns desses softwares por não saber utilizá-los e outros que não tem acesso. Considero interessante a sugestão de oficina para conhecer melhor.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Vanessa Lopez em 19 maio 2010 at 11:54
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Excluir Olá Rosana!
Dá para perceber que nossa realidade é bem parecida, assim como dos outros colegas. Também encontro dificuldades com alguns desses softwares por não saber utilizá-los e outros que não tem acesso. Considero interessante a sugestão de oficina para conhecer melhor.

Permalink Responder até kellymsantos2@ig.com.br em 20 maio 2010 at 9:26
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Excluir Rosana, na minha escola acontece a mesma coisa!!!
Bj
Kelly Mutti

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Postagem migrada do ning
Responder até Roserlli Balego Nasal em 21 maio 2010 at 0:23
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Excluir Oi, Rosana
Adorei a idéia da oficina, não só para o Hot Poteto, mas também para o Kid Pix. è muito importante a troca de experiência. Tenho utilizado a webcam, onde os alunos fazem pequeno videos. Eles adoram!

Permalink Responder até Rosana Cecilia de Souza em 23 maio 2010 at 23:05
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Excluir Oi, Rosana!
Concordo com vc em todos os pontos da sua escrita.
As cças adoram o KID PIX, mas ocorrem alguns problemas em alguns computadores. É uma pena que não consigo salvar os trabalhos feitos no Kid Pix!!
Os alunos gostam, também, de trabalhar no PAINT e no Google Earth.
Oficinas são sempre válidas e esperadas com muito anseio por mim.

Permalink Responder até JURACI BONFIM em 13 maio 2010 at 17:20
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Excluir Os softwares apresentados na área de trabalho são excelentes embora apenas alguns são acessíveis . Concordo com os demais Poies quanto ao uso de jogos para melhor aprendizagem. Jussara de Barros Ped.equipe Brasil, explica quanto a escolha de software educativos sendo necessário compreender o processo educativo e a forma como o mesmo acontece, as diferentes fases de desenvolvimento do pensamento, a maturidade de cada etapa, que devem ser respeitadas por todos os envolvidos no processo educativo.Por mais que os jogos informatizados sejam um atrativo para as crianças e proporcionem aprendizagem, são apenas mais um recurso para se educar. Mas a aprendizagem não se dissocia das relações humanas, pois não existe processo educativo sem a interação do sujeito com outras pessoas.Os softwares para crianças apresentam pontos favoráveis e desfavoráveis. Entre a faixa etária de três a nove anos de idade, podemos considerar vantagens os sons, as músicas, vozes infantis, gráficos bem delineados, etc. As desvantagens para esse grupo podem ser música cansativa, interface confusa, desenhos pobres, vozes de adultos.Após os dez anos de idade aos pontos positivos somam-se sons, músicas, vozes de adultos ou crianças mais velhas, maior elaboração dos desafios, interfaces menos infantis e gráficos bem feitos. As desvantagens voltam-se para músicas cansativas, vozes e interfaces muito infantis, pobreza dos desafios e figuras pouco detalhadas.
Os jogos de criatividade utilizam a curiosidade das crianças para ensinar, trabalhando, sem que os mesmos percebam, os conteúdos escolares. São cheios de desafios, enigmas próprios para cada idade.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Postagem migrada do ning
Responder até Roserlli Balego Nasal em 21 maio 2010 at 0:23
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Excluir Oi, Rosana
Adorei a idéia da oficina, não só para o Hot Poteto, mas também para o Kid Pix. è muito importante a troca de experiência. Tenho utilizado a webcam, onde os alunos fazem pequeno videos. Eles adoram!

Permalink Responder até Rosana Cecilia de Souza em 23 maio 2010 at 23:05
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Excluir Oi, Rosana!
Concordo com vc em todos os pontos da sua escrita.
As cças adoram o KID PIX, mas ocorrem alguns problemas em alguns computadores. É uma pena que não consigo salvar os trabalhos feitos no Kid Pix!!
Os alunos gostam, também, de trabalhar no PAINT e no Google Earth.
Oficinas são sempre válidas e esperadas com muito anseio por mim.

Permalink Responder até JURACI BONFIM em 13 maio 2010 at 17:20
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Excluir Os softwares apresentados na área de trabalho são excelentes embora apenas alguns são acessíveis . Concordo com os demais Poies quanto ao uso de jogos para melhor aprendizagem. Jussara de Barros Ped.equipe Brasil, explica quanto a escolha de software educativos sendo necessário compreender o processo educativo e a forma como o mesmo acontece, as diferentes fases de desenvolvimento do pensamento, a maturidade de cada etapa, que devem ser respeitadas por todos os envolvidos no processo educativo.Por mais que os jogos informatizados sejam um atrativo para as crianças e proporcionem aprendizagem, são apenas mais um recurso para se educar. Mas a aprendizagem não se dissocia das relações humanas, pois não existe processo educativo sem a interação do sujeito com outras pessoas.Os softwares para crianças apresentam pontos favoráveis e desfavoráveis. Entre a faixa etária de três a nove anos de idade, podemos considerar vantagens os sons, as músicas, vozes infantis, gráficos bem delineados, etc. As desvantagens para esse grupo podem ser música cansativa, interface confusa, desenhos pobres, vozes de adultos.Após os dez anos de idade aos pontos positivos somam-se sons, músicas, vozes de adultos ou crianças mais velhas, maior elaboração dos desafios, interfaces menos infantis e gráficos bem feitos. As desvantagens voltam-se para músicas cansativas, vozes e interfaces muito infantis, pobreza dos desafios e figuras pouco detalhadas.
Os jogos de criatividade utilizam a curiosidade das crianças para ensinar, trabalhando, sem que os mesmos percebam, os conteúdos escolares. São cheios de desafios, enigmas próprios para cada idade.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Carmem Cristina Rigon Magdalena em 17 maio 2010 at 18:45
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Excluir Supermercado; Onde está Carmem San Diego, Literatura são incompatíveis com a nossa máquina.O Kids Pix é utilizado parcialmente porque nem todas as ferramentas funcionam mas os resultados são muito bons, pena que não dá para salvar!
Audacity: é constantemente para gravar alunos cantando e falando mensagens de utilidade publica, utilizado principalmente pelos alunos monitores.


Permalink Responder até Soraya de Cassia Mingardi em 17 maio 2010 at 20:26
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Excluir Aqui na escola usamos muito o Google Earth, o Paint, o Kid Pix, outros softwares não estão funcionando corretamente.Já o observatório astronômico é muito utilizado pelos alunos da 5º e 8ª séries, realizando um trabalho interdisciplinar na disciplina de geografia e ciências.
Os alunos ao confeccionar os desenhos no Paint , desenvolvem a coordenação motora fina ao manusear e controlar o mouse. Além disso, há a identificação das ferramentas (cores, formas geométricas, etc.).

Professora Soraya


Permalink Responder até Célia Regina Garcia em 17 maio 2010 at 21:04
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Excluir O laboratório astronômico é ótimo e os alunos adoram. O kid pix também é muito bom para alunos dos 1ºs anos. o supermercado e o hot potatoes eu não tenho em todos os computadores então fica difícil e como não sei lidar com eles, nunca dei uma atenção a esses programas. Agora o audacity eu já trabalhei com alunos desde os 1ºs anos até os alunos dos últimos. É uma programa bábaro porque com os pequenos eles podem contar histórias gravando a voz , notícias, cantando , etc . Agora estamos muito querendo fazer a rádio na escola e os alunos já sabem mexer com audacity. O zara radio ja pedi para instalar em todos os computadores, mas ainda não sei lidar com ele. Logo a gente aprende. Seria legal ter uma oficina desses programas que a gente não sabe lidar.

Permalink Responder até Elci Pereira Lima em 18 maio 2010 at 9:57
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Excluir Nas minhas aulas não utilizo os softwares posi apresntam problemas na instalação.
Os jogos que utilizo são da internet, procuro dar preferência para os jogos de desenvolvimento do racícionio, concentração e memória e que tenham níveis de dificuldades para superar.
Os jogos com níveis de dificuldades os alunos gostam muito, e que tenham flash e músicas,isto para todo ensino fundamental I e II.
Gosto que os alunos busquem novos e jogos, geralmente oriento que tipo de jogo que quero que encontrem, depois peço que socializem com os colegas.Este espaço da busca de jogos amplia o leque de opções dos alunos que geralmente entram sempre nos mesmos sites, e através desta busca de jogos direcionados, trabalhamos a leitura a interpretação de uma forma lúdica.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Carmem Cristina Rigon Magdalena em 17 maio 2010 at 18:45
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Excluir Supermercado; Onde está Carmem San Diego, Literatura são incompatíveis com a nossa máquina.O Kids Pix é utilizado parcialmente porque nem todas as ferramentas funcionam mas os resultados são muito bons, pena que não dá para salvar!
Audacity: é constantemente para gravar alunos cantando e falando mensagens de utilidade publica, utilizado principalmente pelos alunos monitores.


Permalink Responder até Soraya de Cassia Mingardi em 17 maio 2010 at 20:26
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Excluir Aqui na escola usamos muito o Google Earth, o Paint, o Kid Pix, outros softwares não estão funcionando corretamente.Já o observatório astronômico é muito utilizado pelos alunos da 5º e 8ª séries, realizando um trabalho interdisciplinar na disciplina de geografia e ciências.
Os alunos ao confeccionar os desenhos no Paint , desenvolvem a coordenação motora fina ao manusear e controlar o mouse. Além disso, há a identificação das ferramentas (cores, formas geométricas, etc.).

Professora Soraya


Permalink Responder até Célia Regina Garcia em 17 maio 2010 at 21:04
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Excluir O laboratório astronômico é ótimo e os alunos adoram. O kid pix também é muito bom para alunos dos 1ºs anos. o supermercado e o hot potatoes eu não tenho em todos os computadores então fica difícil e como não sei lidar com eles, nunca dei uma atenção a esses programas. Agora o audacity eu já trabalhei com alunos desde os 1ºs anos até os alunos dos últimos. É uma programa bábaro porque com os pequenos eles podem contar histórias gravando a voz , notícias, cantando , etc . Agora estamos muito querendo fazer a rádio na escola e os alunos já sabem mexer com audacity. O zara radio ja pedi para instalar em todos os computadores, mas ainda não sei lidar com ele. Logo a gente aprende. Seria legal ter uma oficina desses programas que a gente não sabe lidar.

Permalink Responder até Elci Pereira Lima em 18 maio 2010 at 9:57
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Excluir Nas minhas aulas não utilizo os softwares posi apresntam problemas na instalação.
Os jogos que utilizo são da internet, procuro dar preferência para os jogos de desenvolvimento do racícionio, concentração e memória e que tenham níveis de dificuldades para superar.
Os jogos com níveis de dificuldades os alunos gostam muito, e que tenham flash e músicas,isto para todo ensino fundamental I e II.
Gosto que os alunos busquem novos e jogos, geralmente oriento que tipo de jogo que quero que encontrem, depois peço que socializem com os colegas.Este espaço da busca de jogos amplia o leque de opções dos alunos que geralmente entram sempre nos mesmos sites, e através desta busca de jogos direcionados, trabalhamos a leitura a interpretação de uma forma lúdica.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Postagens migradas do NING
Responder até Rosana Magnani em 18 maio 2010 at 11:59
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Excluir Sou POIE da EMEF IRINEU MARINHO, tenho apenas visualizado alguns Softwares como O Supermercado Positivo, Onde esta Carmem San diego, Hot Potato e o Clic, pois os que necessitam do cd para abrir não funcionam, precisam ser reinstalados nas máquinas e outros como o clic e o hot potato que são de autoria não tivemos nenhuma formação para utilizá-los, o que aliás pelo que já pesquisei são excelente possibilidades para produzirmos junto aos professores do ensino fundamental 1 atividades mais direcionadas ás espectativas de cada ano do ciclo 1. O audacity, somente utilizei com alunos monitores com a gravação da voz deles, no projeto minhha terra 2009. Mas são excelentes programas para a produção de trabalhos tanto com ciclo 1 quanto com o ciclo 2.
O Sofware Kid Pix é uma boa ferramenta para inumeros trabalhos...Tenho utilizado nos 1ºs o anos o carimbo das letras, e também tem sido dificil pois necessitam ser reinstalados , em alguns computadores apresentam erro de instalação e não mostram todas as ferramentas. Neste programa podemos trabalhar com animação , inserção de efeitos sonoros que vem no software...HQs...e pode ser editado no movie maker.


Permalink Responder até Elci Pereira Lima em 18 maio 2010 at 12:05
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Excluir Olá, Rô!
O Kid Pix aqui na escola acontece o mesmo problema.

Permalink Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 18 maio 2010 at 13:35
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Excluir Os softwares apresentados na área de trabalho são excelentes para o desenvolvimento cognitivo e intelectual motor.Os educandos conseguem desenvolver sua habilidades de forma rápida e precisa.O que devemos avaliar são as funcionalidades ,pois a memória dos computadores muitas vezes não suporta o peso das ferramentas ao serem manipuladas.Não concordam colegas?

Abraços carinhosos!
Belmiro -POIE
Emef.Bel Mario Moura e Albuquerque.

Permalink Responder até Cristina Fernandes em 30 maio 2010 at 17:00
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Excluir OLá Belmiro,
é importante que vcs testem todos os softwares que fazem parte da imagem e nos informem quanto à sua funcionalidade, desdobramentos pedagógicos, adaptações que fazem no dia a dia.
:)
Cristina DRE Campo Limpo

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 10 junho 2010 at 12:45
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Excluir Olá !Tudo bem!
Os softweres são utilizados constantemente,principalmente o kid pix,o clic,o paint.Nossos alunos adoram.

Abraço
Belmiro-Mario Moura

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Neide Cecilia dos S Nicocellli em 18 maio 2010 at 18:34
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Excluir Sou Poie da Emef Cleomenes Campos e na medida do possível tudo que temos instalado usamos com os alunos. Mas os software Laboratório Astronômico; Supermercado; Onde está Carmem San Diego, Literatura desde que foram instalados na nossa escola deram problemas e não funcionaram, portanto é extremamente inútil o espaço que eles ocupam no computador sem que os alunos possam usar. Sinto pois são softwares muito interessantes e ainda tenho esperança de poder aproveitá-los em minhas aulas. Já o zararádio e o hot poteto eu não conhecia, mas estou estudando para usar com os alunos. Já o audacity, o pouco que conheço, pois o Carlos nos deu algumas informações sobre ele em um de seus cursos, possibilitou-nos o seu uso.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marly Navas Soriano em 2 junho 2010 at 19:53
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Excluir Concordo plenamente com minha colega de trabalho! Não consigo utilizar estes softwares por darem muito problema para rodar, além da limitação como usuário professor ou POIE. Será que este espaço não poderia ser utilizado para discussão desta limitação? Eu e a Neide somos do tempo em que não tínhamos restrições para utilização dos computadores e nunca tivemos problemas.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Elaine Radaic da Silva Penezio em 18 maio 2010 at 23:09
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Excluir Seria muito bom prepararem um curso sobre as imagens da EMEF. Sou POIE nova e não sei trabalhar com todos os softawares da sala. Outra dificuldade é que a maioria

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até kellymsantos2@ig.com.br em 20 maio 2010 at 9:24
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Excluir O Kid Pix utilizo muito no laboratório, as crianças adoram, mas tenho dificuldade em salvá-los. Os softwares que necessitam do CD não tem como utilizá-los, tem alguns anos que não os utilizo, mas já utilizei muito, todos adoravam o Supermercado. Ao colocar os CDs é necessário senha de administrador ou dá erro.
KELLY MUTTI
POIE EMEF ÁUREA R. XAVIER LOPES- DREI IPIRANGA

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRECL Sonia Caires M. Gerolomo em 20 maio 2010 at 20:12
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Excluir A imagem pedagogica nos ajuda bastante, principalmente quando estamos sem internet, lá os alunos conseguem manusear mouse, conhecer o teclado, exploram cores e icones, aprendem a abrir e fechar programas, a criatividade, desenvolvimento do raciocínio é explorada... e juntos os alunos (crianças ou adolescentes ) sentem-se livres para aprender

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Rosa Maria Ferizolla dos Santos em 21 maio 2010 at 2:01
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Excluir Olá,

Concordo com você que a imagem pedagógica nos ajuda bastante, quando estamos sem a internet como proposta alternativa de atividade, mas apenas aqueles que não necessitam do CD para rodar.
Quando não tínhamos a internet, por muitos anos usamos o Almanaque Abril, mas só a partir do 4º ano é que orientava os alunos a colocação do CD no compartimento pois corriamos os risco de que os alunos, sem querer, pudessem riscá-los ou quebrá-los.
Precisamos das imagens pedagógicas sim, mas com maior praticidade de utilização.
Afinal estamos no seculo XXI......

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marly Navas Soriano em 2 junho 2010 at 19:55
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Excluir Rosa
Lembrei do Encarta, como utilizamos esta enciclopédia na nossa escola! Foi um instrumento de pesquisa maravilhoso.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Cristina Fernandes em 30 maio 2010 at 14:00
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Excluir Olá Sônia,
a imagem pedagógica foi cuidadosamente pensada para os laboratórios. São vcs, com a prática do dia a dia que conseguem avaliar sua

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Rosa Maria Ferizolla dos Santos em 21 maio 2010 at 1:23
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Excluir Os softwares Kid Pix e Supermercado são bons para serem usados nos 1° e 2º anos e 3° a 5°anos respectivamente. É uma pena que o Kid Pix não funciona corretamente devido a incompatibilidade com o Windows XP. Carmem San Diego e Literatura nunca foram usados, pois não rodam na máquina. O laboratório astronômico, Hot Potateo e Zararádio não foram ainda utilizados por falta de conhecimento para desenvolver atividades e nesses últimos anos não estamos tendo tempo para estudá-los. Já o audacity, está sendo muito usado para gravar reportagens, alunos cantando, declamando e como suporte de audio para elaborar vídeo no movie maker. É um aplicativo de fácil utilização.

Rosa
EMEF Altino Arantes
Abraços

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até ROBERTO VANUCHI em 21 maio 2010 at 18:38
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Excluir EMEI Clarice Lispector

Em relação ao planejamento anual, minha preocupação era como iniciar as atividades no laboratório de informática educativa com crianças

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Cristina Fernandes em 30 maio 2010 at 16:55
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Excluir Olá Roberto,

este sim é um registro reflexivo. Parabéns!
Continue adotando essa prática de registrar seu trabalho, conversando com a teoria que o embasa e deixando possibilidades para flexibilização.
Abraços.
:)
Cristina - DRE Campo Limpo

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRE CL Emilio Meale em 22 maio 2010 at 23:08
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Excluir Explorando o Audacity.

Esse software é muito interessante e de fácil manuseio, nele o aluno começa a se desinibir diante de um microfone, fazendo gravações e ouvindo sua voz, aprende como editar gravações tanto de vóz como de músicas que é um tema de interesse geral, pois todos gostam de musica, aprendem a produzir comentários , programas de radio, fazer e editar entrevistas

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Respostas a este tópico
Permalink Responder até Cristina Fernandes em 30 maio 2010 at 16:56
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Excluir Olá Emílio,

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marly Navas Soriano em 2 junho 2010 at 20:04
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Excluir Concordo com vc. Na minha escola EMEF Cleómenes Campos sempre utilizamos os jogos da turma da mônica, os mesmos do portal da Monica, só que instalados nas máquinas. Antigamente o site dava esta permissão de fazer o dowload. Só que

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aparecida em 24 junho 2010 at 15:07
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Excluir Olá Marly

Concordo com você. Até os alunos maiores, gostavam e adaptavam algumas atividades.

abraços
Cidinha
E.M.E.F. Masc.de Moraes

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aparecida em 24 maio 2010 at 15:19
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Excluir Imagem: Laboratório Astronômico; é excelente para as aulas de geografia e para a criança entender noções de localização, movimentos de rotação e translação e outros. Todos esses softwares e jogos ajudam no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. Só que não basta apresentá-los na Área de trabalho. Pelo menos o Poie deve receber capacitação sobre cada ferramenta, para explorar melhor todas as possibilidades que oferecem.
O audacity é muito útil na edição e elaboração jornalistica.O Kid Pix é excelente para auxiliar na alfabetização escrita e numérica. Ajuda no desenvolvimento da criatividade, imaginação e coordenação motora. É uma ferramenta bastante útil na escrita, fala e leitura da criança. Uma pena que não se salva as atividades realizadas com esse programa. O Zararádio não conseguí explorá-lo. Olhei rapidamente, por falta de tempo. O Hot Poteto até hoje não consegui entender como funciona, mas para atividades de português e matemática me pareceu muito interessante. Sinto não ter conseguido ainda utilizá-lo nas aulas. O professor precisa conhecer muito bem as ferramentas para utilizá-las com eficiencia e de modo construtivo.

EMEF "Mal.Masc.de Moraes

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Rosa Maria Ferizolla dos Santos em 24 maio 2010 at 18:04
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Excluir olá Aparecida,
Poderíamos solicitar a capacitação do Laboratório Astronômico e de outros tb.O que vc acha?

Rosa
Altino

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aparecida em 24 junho 2010 at 15:11
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Excluir Olá Rosa

Me perdoe, mas somente hoje estou conseguindo responder.
Acho ótimo a sua sugestão. Precisamos ver o interesse da maioria do grupo.
Se for só nós, podemos marcar com a Dre no mesmo dia e horário. Quem sabe???...Seria muito bom.

Abraços

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRESA - Ana Cristina Ribeiro em 26 maio 2010 at 12:09
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Excluir Os jogos e softwares apresentados na área de trabalho nos computadores de nossa Escola "EMEF Bernardo O'Higgins" DRE-SA são utilizados para o aprendizado dos nossos alunos com algumas restrições pois em muitas das máquinas eles travam

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Carlos Alberto Honorato em 30 maio 2010 at 0:59
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Excluir O kid pix possibilita que o aluno faça o reconhecimento das letras de forma visual e auditiva; também possibilita um trabalho de coordenação e controle do mouse.
O audacity é utilizado para edição do áudio das entrevistas feitas pelos alunos,montagem dos programas de rádio, para contação de histórias. Com os alunos maiores a possibilidade de gravar musicas do you tube e transfomá-las em mp3 para posteriormente usar nas edições de vídeo( movie maker).
Hot poteto, supermercado ainda não tive tempo de explorá-los.
Carlos Honorato DRE Capela do Socorro

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Mônica Conforto Gargalaka em 31 maio 2010 at 17:53
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Excluir Oi, aqui na EMEE apesar de termos alunos de EMEI também, a nossa imagem é de EMEF, e nossos alunos são surdos e surdos com múltiplas deficiencias, por isso, os programas instalados no computador não são adequados a nossa clientela! Não consigo abrir nenhum destes progamas: Laboratório Astronômico; Supermercado; Onde está Carmem San Diego, Literatura, pois solicita um CD que a escola não possui; Kid Pix não salva os projetos e Audacity e Zararádio não podem ser usados com alunos surdos! Acho que deveriam pensar nos alunos com deficiência na hora de escolher os programas...tem muito jogos em LIBRAS que os alunos adoram!!!

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 7 junho 2010 at 13:39
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Excluir Você pode acessar o YOUTUBE e coloque desenhos da turma da mônica para as crianças visualizarem as imagens,já é uma boa dica.No google,você pode pesquisar Atividades Educativas ,que tem várias modalidades de atividades que atende todos os públicos.No que eu puder ajudar !Estou a disposição.Não deixe de pedir ajuda.Juntos somos fortes!

Abraços!

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até JURACI BONFIM em 7 junho 2010 at 20:20
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Excluir Olá Profº Belmiro, tudo bem ?
Obrigada pelas sugestões e creia precisamos muito nos unir para troca de experiências .
Abraços!
POIE: Juraci

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Tânia Miriam Ramalho Bezerra em 2 junho 2010 at 12:02
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Excluir No laboratório de informática da nossa escola já utilizei o Laboratório Astronômico como continuidade da aula de um professor e foi muito produtivo; o Supermercado não funciona. Emite mensagem de erro; o Audacity usei com a rádio; o Kidpix é muito usado como: ditar uma letra e a criança desenhar com o pincel algo que comece com a letra falada; desenhar e escrever o nome das coisas desenhadas,;escrever listas e nomes e fazer animação; o Zararádio, Carmem San Diego, Literatura e Hot Poteto ainda não utilizei.
POIE Tânia Bezerra EMEF Solano

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Patrícia Thomásio Quinelato em 9 junho 2010 at 21:32
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Excluir Os jogos disponíveis na área de trabalho como os jogos em geral são importantíssimos do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, pois, entendidos como formas de brincar segundo Piaget, Vygotsky entre outros psicólogos do desenvolvimento, propiciam diversas interações positivas para a aprendizagem de diferentes funções psicológicas.
Vygotsky (1930/1987) destaca o caráter central do brincar na vida da criança, indo além do caráter das funções de exercício funcional, de seu valor expressivo, de seu caráter elaborativo. O brincar é caracterizado por Vygotsky (1930/1987) como uma das maneiras da criança participar na cultura, é sua atividade cultural típica, como o será em seguida, quando adulto, o trabalho. Ele é uma atividade cultural.
O brincar é uma atividade que determina a evolução da criança.
Os softwares também disponíveis, dependendo da forma como são trabalhados, podem ter as mesmas características dos jogos.

POIE Patrícia T. Quinelato
CEU Pêra Marmelo

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Vania Sandeville em 10 junho 2010 at 12:16
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Excluir Concordo que os jogos e software educativos são também um meio para a aprendizagem dos conteúdos curriculares e extra curriculares, viabilizando a interação e o aprimoramento das habilidades, podendo dessa forma estimular as inteligências múltiplas.
Qualquer software utilizado com finalidade educativa incentiva a criança a descobrir novas maneiras de aprendizagem.
Abraços,
Poie Vania
EMEF LEONOR MENDES DE BARROS
DRE - PENHA

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRESA Lucia Pereira Pires em 10 junho 2010 at 16:48
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Excluir As crianças gostam muito dos jogos educativos e com isso aprendem brincando. Desenvolvem a concentração, reconhecem cores, escrevem e conferem o que fizeram e se necessário refazem, se interessam pela ideia do colega e compartilham. Participam dessas atividades de maneira prazerosa.
Diante da extrema dificuldade de alfabetização dos 1º e 2º anos do EJA Ciclo I utilizei também com eles os software propostos para as crianças( jogos da memória, escrever nomes das figuras etc) e o resultado foi surpreendente. Eles simplesmente adoraram... e houve real avanço no processo de alfabetização.
DRESA Lucia Pereira Pires Cavalsan

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRESA IVONE FRISCIO em 12 junho 2010 at 20:35
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Excluir “Educar é mostrar a vida
a quem ainda não viu.
O educador diz “veja”
e ao falar, aponta.

O aluno olha na
direção apontada e
vê o que nunca viu.
Seu mundo se expande.
Ele fica rico interiormente.”

Rubem Alves

Os jogos são fundamentais para o desenvolvimento de várias habilidades dos educandos, é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora..A tecnologia agora faz parte do universo de nossos alunos, e utilizar os jogos a ( imagem pedagógica) ajudará no pleno desenvolvimento deste alunos. Basta que o Professor utilize adequadamente este recurso colocando os objetivos para esta atividade e intervindo assim no processo de aprendizagem .

DRESA Poie Ivone

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRECL Sonia Caires M. Gerolomo em 14 junho 2010 at 9:57
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Excluir Olá...estamos aqui reunidos na EMEF JOÃO PEDRO para mais um encontro de POIES, discutimos a importancia do registro, das ações no laboratorio e ainda estas questões que aqui foram apresentadas. Na escola EMEF M BOI MIRIM III uso a area de trabalho com bastante frequencia. A escola é nova e ainda não temos internet, os jogos apresentados causam curiosidade porem não funcionam por falta de cd rom, este é o caso Onde está Carmem Sandiego, Supermercado, os outros audacity, laboratorio astronomico e hot poteto, necessito de mais estudo, portato tenho usado muito mais

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Margarete Gimenes Stalberg em 14 junho 2010 at 15:30
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Excluir O software Supermercado auxilia a criança a desenvolver o raciocínio lógico.
O Audacity desperta o interesse dos alunos no aprendizado de uma nova ferramenta, agrega conhecimentos específicos do software que são acumulados para entender outros processos, como a importância de se saber o por que das extensões de arquivos (doc, wmv, xls, ppt, etc.).

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Patrícia Thomásio Quinelato em 14 junho 2010 at 17:52
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Excluir É interessante registrar aqui que os jogos de boa qualidade representam uma ferramenta pderosa para o desenvolvimento de vários conceitos, atitudes e valores.
Em conversas com alunos de diversas séries, descobri que algumas atitudes negativas na escola reproduzem cenas de jogos que costumam utilizar fora do ambiente escolar.
Entendo que, se os jogos ruins

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Cleide Diniz Coelho Cortez em 14 junho 2010 at 17:53
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Excluir Já trabalhei, há alguns anos, o supermercado. Os alunos faziam suas compras, quando pagavam copiávamos e colávamos no word e imprimíamos, aquele cupom que aparece o valor pago e o troco, para o prof trabalhar em sala. Eles observavam os preços

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Elci Pereira Lima em 15 junho 2010 at 10:59
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Excluir Os jogos são uma ferramenta essencial na construção do conhecimento. Temos muitos sites educativos com QUIZ de todas as áreas do conhecimento para serem utilizados pelos alunos.
A experiência é muito legal, os alunos gostam de demais, principalmente dos que apresentam pontuação ou porcentagem de acertos. Sempre que os professores passsam um tema que estão encerrando procuro um jogo na intenet sobre o tema e proponho para os alunos realizarem é muito legal.
Os jogos além disso porporcionam momentos de troca entre os alunos que possibilitam um ambientete de conviência e de aprendizagem.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até dresa-Silvana Ap. Zanella Vieira em 17 junho 2010 at 12:06
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Excluir O software Kid Pix amplia a criatividade e curiosidade dos alunos. Fazem desenhos e atividades "mágicas".
DRESA- Silvana Zanella

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até levy leal de sousa em 22 junho 2010 at 15:08
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Excluir Os jogos são educativos e auxiliam os alunos com dificuldades. Tenho trabalhado algumas atitivades em sites, e isto tem contribuido para a alfabetização dos alunos.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aylema Agnes Von Baranow Ferraz em 22 junho 2010 at 15:09
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Excluir Os jogos e softwares apresentados fazem com que as crianças aprendam brincando facilitando o processo de alfabetização, o resultado tem

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Gislene Aparecida em 22 junho 2010 at 15:16
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Excluir O jogo Onde está Carmem San Diego? é bom para que eles façam uso de seus conhecimentos geográficos. Ah, isso se o jogo rodar, assim como o Supermercado

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aparecida em 24 junho 2010 at 14:50
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Excluir Olá Rosa
Me perdoe, somente hoje tomei conhecimento da sua questão.
Acho sim, que seria muito bom solicitarmos a capacitação. Não adianta ter e não utilizá-los.
Assim poderíamos orientar também os professores para suas atividades com os alunos, na ausencia do POIE.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marcia Muniz Brilhante de Toledo em 24 junho 2010 at 18:39
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Excluir Gosto muito do Clic, que dá possibilidades do professor criar as atividades com o tema apropriado para sua classe/ estágio. O Audacity já utilizei com as crianças em Projetos de música, parlendas e outros. Eles adoram ouvir suas gravações.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Juliana Marcela Rodrigues em 28 junho 2010 at 11:13
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Excluir Tenho encontrado dificuldade em utilizar alguns desses recursos disponíveis nas máquinas, pois elas possuem pouquíssima memória e acabam não os carregando. Contudo, acredito que sejam de grande valia e contribuem para o trabalho desenvolvido no Laboratório, pois permitem po acesso ao conhecimento em diferentes áreas do saber.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Sandra Lúcia de Moraes em 30 junho 2010 at 12:19
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Excluir o software que mais tenho utilizado é o Kid Pix, principalmente com os alunos do ciclo I, eles conseguem montar com as figuras existentes , varias atividades propostas como destacar as 4 estações do ano, cartão de natal, paisagens, casas.
Com ociclo II, criaram vários

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Nilce Simôes Mathias Lopes em 30 junho 2010 at 18:43
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Excluir Os alunos do ciclo I gostam muito do Kid Pix, o audio visual desse software estímula a criatividade e concentração dos alunos. Os jogos da Mônica também contribuem e enriquecem nossas atividades diárias, promovendo uma competição saudável entre as duplas.
Com o ciclo II utilizei algumas vezes o Audacity para complementar alguns videos e construir algumas apresentações.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DREIQ_EMEFChicoMendes_Veronica em 12 julho 2010 at 15:29
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Excluir Olá pessoal!

Eu sou POIE na EMEF Chico Mendes e na EMEI Maria Montessori, portanto "conheço" as duas imagens.

Com relação a imagem da EMEF a grande maioria dos softwares necessitam da utilização do CD, como verificado no nosso ultimo encontro na DRE IQ e conhecemos muito pouco sobre os mesmos. Por este motivo, ficou combinado com a nossa formadora, Profª Genilda, que iremos ter algumas oficinas nas reuniões para que possamos analisá-los.

Quanto a imagem pedagógica da EMEI fizemos uma análise dos softwares na formação inicial para POIEs de Educação Infantil, na SME. Isto foi tão proveitoso que não só utilizo os mesmos, como também já sou capaz de criar novos jogos. Por exemplo, a partir do bingo de letras e de números, criei o bingo dos animais para trabalha-lo no Projeto Meio Ambiente. Neste bingo, há a foto e o nome do animal, o que facilitou a leitura incidental e nos propiciou um alicerce para a atividade de pesquisa de fotos de animais na Internet.

Parabenizo os responsaveis pela Formação Inicial da EMEI, que foi excelente!

Abraços.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Lilian Atanazio 3 horas atrás
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Excluir Aqui na nossa EMEF não temos os cds para o Supermercado, usavamos muito o Google Earth e nas imagens novas ele não está incluso, por quê?
Quanto ao Kid Pix e Hot Potato, o uso é dificultado pois as pastas e diretórios devem estar sempre vinculadas diferentemente do Clic que depois que é salvo pode-se descartar as imagens e arquivos usados para a elaboração das atividades, além disso o suo

Anônimo disse...

Nosso laboratório não esta com a imagem pedagogica instalada em todos os PCs. Já informamos PRODAM mas os mesmos ainda não providenciaram a instalação.Temos alguns dos softwares citados para EMEF, mas para instalá-los é necessário ter a senha de técnico. Portanto, nosso LIE está um tanto prejudicado.
POIE Marcelo - DRE IQ - EMEF Vicentina Ribeiro da Luz

Kelley "EMEF. Prof Máximo de Moura Santos" disse...

Gostaria de poder usufruir de tudo, mas infelizmente os CDs não rodam. Já utilizei muito o Supermercado (excelente para se trabalhar organização, sequência e estratégia, etc) e Onde está Carmem Sandiego? (um grande desafio que leva a várias partes do mundo em busca de pistas, os alunos adoraram).
Devem permanecer e os problemas serem sanados.

Anônimo disse...

Tem vários sotwares que não funcionam: Zara Radio, Supermercado, KidPix(parcialmente), bibioteca, Onde Está Carmem Sandiego.
Quanto aos outros como: Google Earth, Observatório Astronômico, HotPotatoes, Audacity e pacote Office, são muito importantes e ajudam muito no trabalho na informática.

PROF. ANTONIO VAZ (POIE) EMEF. GOV. MÁRIO COVAS - DRE DE ITAQUERA

EMEF GILMAR TACCOLA disse...

Boa tarde!
Quanto as Imagens Pedagógicas do Laboratório posso dizer que, as que funcionam, são ótimas pois auxiliam principalmente na minha UE pois não temos internet. Pena que muitas não funcionam: Supermercado, Literatura e Onde está Carmem San Diego; o Laboratório Astronômico e o Zararádio não sei utilizar; o Audacity só utilizo para transformar MP3 em WAVE pois não tenho microfone e fone de ouvido; o Hot Poteto tive oficina e achei bastante interessante; o Kid Pix é excelente, pena que não sei desenvolver todas as atividades que ele propõe (mas estou pesquisando e cada dia aprendendo algo novo). Os encontros mensais, juntamente com as oficinas propostas estão sendo de grande valia para minhas aulas.

DRE IQ EMEF Gilmar Taccola
POIE Elaine Radaic

Wilma Aurélio disse...

Boa tarde!
Quanto as Imagens Pedagógicas do Laboratório posso dizer que, as que funcionam são ótimas e nos auxiliam . Pena que muitas não funcionam: Supermercado, Literatura e Onde está Carmem San Diego; o Laboratório Astronômico e o Zararádio não sei utilizar; o Audacity está sendo muito bem utilizado para realizarmos Programas de Rádio e relatos nos vídeos produzidos pelos alunos monitores.
DREIQ
WILMA AURELIO
EMEF. MALBA TAHAN

Luciana Artilleiro disse...

Na EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida são usados os softwares:
AUDACITY é a edição de áudio, através do qual se pode fazer gravações ao vivo, criação de vinhetas para rádios, mixagem final de arquivos de áudio e muitas outras atividades, tendo para isso os mais diversos recursos para ter um bom resultado no seu trabalho. Trabalha com gravação de áudios, conversões de tipos diferenciados de áudio como MP3, WAV entre outros, mixagem de sons, mudança de freqüência dos sons, além de incrementar efeitos e alterar a qualidade.

KID PIX permite aos alunos atividades ligadas à arte educação, oferecendo oportunidades para as crianças criarem através de várias ferramentas, associando desenhos, pinturas e textos. As imagens combinam animação, vídeo, efeitos especiais, fotos e música.
Pelas inúmeras possibilidades que o Software disponibiliza e pelo fato de as crianças desenharem e pintarem antes de escreverem de forma convencional, entende-se que o Kid Pix é a ferramenta adequada para ser o suporte no processo ensino/aprendizagem dos alunos, proporcionando, por meio das Novas Tecnologias, o desenvolvimento e a facilidade nesse processo.

O LABORATÓRIO ASTRONÔMICO é usado por alunos que se interessem por essa área. Alguns professores de ciências já trabalharam com algumas salas, mas preferem usar a internet.

O ZARARÁDIO ainda não foi trabalhado na escola porque a POIE ainda não teve capacitação, mas com a utilização da rádio na escola deve-se usar esse tipo de software para desenvolver as atividades.

Os softwares Supermercado, Onde está Carmem San Diego Literatura e Hot poteto é necessário os CDs de instalação para que funcionem e os mesmos foram para as EMEIS há cinco anos junto com os computares mais antigos.

Luciana (POIE)