quarta-feira, 21 de julho de 2010

Palestra Profº Dr. Eduardo Chaves - Jornada Pedagógica

63 comentários:

Anônimo disse...

Iniciamos nossa conversa sobre o papel das TIC na educação e seu potencial na transformação do paradigma educacional vigente. Comente os aspectos do encontro que ficaram fortes para você em relação a:
1. um currículo de TIC para a educação do Município de São Paulo;
2. o papel do POIE no processo de transformação do paradigma educacional vigente;
3. alguma questão pessoal que o conteúdo do encontro possa ter suscitado.

MARIO MOURA E ALBUQUERQUE BACHAREL disse...

A Palestra foi de funadamental importância para meu aperfeiçoamento profissional.
As tics é uma realidade que não podemos abrir mãos .

POIE/Belmiro

lableonor disse...

A palestra do professor foi muito importante. É de suma importância um currículo de TIC para a educação do nosso Município. Devemos salientar aqui a necessidade de estar sempre acontencendo encontros também para troca de experiências. Tudo é maravilhoso a função do POIE é importante na escola para facilitar a interação com as novas tecnologias presentes na vida de todos desde uma simples ação do cotidiano até uma publicação de uma atividade. É preciso que todos tenham a consciência de que estamos vivendo na era digital não dá para ignorar este fato. Existe também a necessidade de estarem melhorando as condições dos nossos laboratórios. Adoro poder estar sempre participando de encontros que possam estar acrescentando sempre alguma coisa para o meu dia a dia.
POIE Vania
EMEF LEONOR MENDES DE BARROS
DRE PENHA

Anônimo disse...

Verifica-se neste processo de formação que as TICs nos auxiliam à Educação Transformada.
Faz-se necessária a troca de expriência entre POIE, pois amplia-se o resultado, na formação dos alunos e ampliação seus conhecimentos.
Todas as questões abordadas pelo Prof. vieram ao encontro de nossas incertezas.

DRESA - Maria Juscilene Uchôa

EMEF Prof. Antonio Sampaio Dória

Anônimo disse...

Um currículo na TIC é necessário, para que todos possam interagir de forma homogênea nas escolas. As palestras e as formações são vitais para melhorar o desempenho dos professores. O POIE tem a função de difundir/promover a tecnologia na escola.
A palestra do prof. Eduardo Chaves elucidou vários temas.

DRESA - Vera Lucia - EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória

Anônimo disse...

Um bom uso das TIC na educação municipal, tornará o aprendizado mais prazeroso, pois os alunos terão diversos meios para aprender e ampliar seu aprendizado utilizando as diversas mídias existentes, sejam elas por meio de audio e/ou imagem. O POIE tem por obrigação buscar meios na informática que dê prazer do aluno participar das aulas e mostrar novos caminhos. O aluno DEVE SABER COMO utilizar asa diversas tecnologias para facilitar seu aprendizado.
DRESA Silvana Apª Zanella Vieira
EMEF Antenor Nascentes

Anônimo disse...

É muito importante um currículo de TIC, pois as crianças têm que estar familiarizadas com as novas tecnologias e nada como a escola para inseri-las neste processo.
Para isso, o papel do POIE é fundamental no processo de ensino, sendo gestor destas tecnologias.
O encontro foi proveitoso, porém sugerimos que conteúdos práticos junto aos teóricos façam parte das palestras seguintes.

DRESA- POIE JORGE -EMEF MARIA LÚCIA DOS SANTOS
DRESA- POIE LUCIA -EMEF ELZA MAIA COSTA FREIRE

Anônimo disse...

A nossa jornada pedagógica foi de fundamental importancia, pois tivemos a oportunidade de ouvirmos a palestra do Dr. Eduardo Chaves, um grande estudioso na área da tecnológia da educação.
A criação de um curruiculo para a Informática Educativa é muito importante, pois irá melhor direcionar nosso trabalho com os alunos,e garantirá que todos tenham acesso as habilidades propostas pelo currículo.Dessa maneira o papel do POIE é primeiramente dominar esse curriculo para poder mediar as ações junto aos alunos.

DRE-SA Maria Isméria EMEF ProfªLiliane Verzini Silva
DRE-SA Priscila Souza
EMEF Profº Nelson Pimentel Queiroz

Anônimo disse...

1 - Um currículo é importante, pois a partir de uma diretriz comum para rede podemos utilizar as ferramentas como um novo material pedagógico focado no Ler e Escrever, interagindo com os novos interesses de nossos educando.


2- Este papel é importante porque funcionamos como uma ponte com o novo paradigma educacional.


3- Uma questão relevante é o que os laboratórios tenham um funcionamento eficaz e um atendimento de todas as suas necessidades para que tenhamos condições de explorar todo seu potencial a favor da educação.


DRESA
POIE Ivone – EMEF Dês. Manoel Carlos Figueiredo Ferraz
POIE Mara – EMEF Bernardo O’HIggins

Negalu Izidoro disse...

A palestra do Prof. Dr.Eduardo Chaves, foi permitiu refletir sobre o Programa “Ler e Escrever” na rede municipal de Ensino com as Tic. Para tanto, é preciso que haja um processo de aprendizagem, fundamentado em Novas Tecnologias para o Poie. Dessa forma, será possível transformar as Educações Interativas, existindo também a valorização do trabalho realizado nos laboratórios de Informática Educativa, nas redes municipais. Esse desenvolvimento das atividades com a TIC permite-nos tomar decisões e agir coletivamente para que a convivência e aprendizagem aconteça de forma pensada,refletida e criticamente.

DRESA – Poies: Ângela –Emef Armando Arruda Pereira
Dóris – Emef Chiquinha Rodrigues
Luciana – Emefm Prof. Linneu Prestes

Anônimo disse...

1- É muito importante um curriculo comum que direcione o trabalho do professor, de modo que esse tenha um parametro do que esta sendo trabalhado no geral. Para não se sentir sozinho ou fazendo um trabalho isolado.
2- A importância para mudança de paradigma a meu ver e importantissima, pois as tic estão cada vez mais presentes e desperta o interresse do aluno.
3-O fato de se ver incluido e perceber que em momento nenhum estamos só.

Dresa- Eliane Aparecida Moura da Cruz- Emef DR Antonio Carlos de Abreu Sodré.

Anônimo disse...

A palestra do professor Dr. Eduardo Chaves permitiu-nos a reflexão sobre o programa Ler e Escrever na Rede Municipal de Ensino com as TIC. Para tanto é preciso que haja processo de aprendizagem, com fundamentação teorica sobre as novas tecnologias, para o POIE. Com isso, haverá transformações na educação, principalmente quando se valoriza o trabalho realizado nos laboratórios de informática das escolas municipais. O desenvolvimento das atividades com as TIC permitem-nos tomar decisões e agir coletivamente para que a convivência e aprendizagem aconteça pensada, refletida e criticamente.
DRESA-POIE Angela -EMEF Armando Arruda Pereira
DRESA-POIE Dóris -EMEF Chiquinha Rodrigues
DRESA-POIE Luciana - EMEF Lineu Prestes.

Anônimo disse...

A palestra do professor Dr. Eduardo Chaves permitiu-nos a reflexão sobre o programa Ler e Escrever na Rede Municipal de Ensino com as TIC. Para tanto é preciso que haja processo de aprendizagem, com fundamentação teorica sobre as novas tecnologias, para o POIE. Com isso, haverá transformações na educação, principalmente quando se valoriza o trabalho realizado nos laboratórios de informática das escolas municipais. O desenvolvimento das atividades com as TIC permitem-nos tomar decisões e agir coletivamente para que a convivência e aprendizagem aconteça pensada, refletida e criticamente.
DRESA-POIE Angela -EMEF Armando Arruda Pereira
DRESA-POIE Dóris -EMEF Chiquinha Rodrigues
DRESA-POIE Luciana - EMEF Lineu Prestes.

Anônimo disse...

A palestra do professor Dr. Eduardo Chaves foi muito interessante e acreditamos ser algo indispensável para que possamos ampliar nossa visão frente a aplicação das novas tecnologias. A criação de um currículo de TIC para a educação do Município de São Paulo deve visar o uso pedagógico das tecnologias. É fundamental que esse currículo não limite a ação ou a utilização da informática educativa, mas que sirva de parâmetros para que tenhamos uma uniformidade entre as ações das várias U.E. Porém para que isso se concretize é fundamental o papel do POIE nesse processo de transformação e implementação de um novo paradigma educacional. A implementação desse novo paradigma exige grandes investimentos não só na formação dos mesmos, por meio de palestras, encontros, oficinas, como também na atualização e modernização dos equipamentos nas escolas para toda a comunidade escolar.

DRESA POIE Márcia Martinho e POIE Valmir Vieceli

Anônimo disse...

A nova proposta curricular abriu um leque esclarecedor de como poderemos trabalhar daqui pra frente demonstrando para a Comunidade Escolar que é possivel estabelecer um canal de comunicação mais estreito com o PEA.
A Palestra do Prof Dr. Eduardo Chaves, foi muito pertinente e esclarecedora.
A contextualização histórica do desenvolvimento dos Meios de Comunicação serviu, principalmente, para reafirmar aos POIES, a nossa responsabilidade e possibilidade em promover mudanças significativas na Educação, assim, atingindo nosso objetivo principal que é promover mudança na mentalidade dos alunos e dos educadores, de forma que possam apropriar-se cada vez mais das TICs como meio de transformação dos paradigmas na educação vigente, contextualizados e incorporados ao dia-a-dia do cidadão.

DRESA Poies Dolores Enedina de Freitas e Elizabeth Venceslau - EMEF Dep.João Sussumu Hirata

Anônimo disse...

Ter uma referência como diretriz para melhor desenvolvimento desse trabalho, garantindo uma autonomia como regentes e articuladores de todo processo ensino-aprendizagem.
O poie é o grande articulador do processo e deve garantir que a nova visão desse espaço proposto por SME-DOT, não somente seja meio de acompanhamento, mas que exista a possibilidade de aprendizagem e formação do nosso aluno que necessita estar sempre atualizado e dispor de equipamentos de funcionalidade adequada e atualizada. Enquanto poie, esta parceria somente tem a fluir novas perspectivas e sucesso, desde que haja um recíproco compromisso de engajamento e reconhecimento com ambientes de aprendizagem para formação docente atualizada e otimizada com bons equipamentos.

EMEF Padre Aldo da Tofori
POIE Ana Pomarino e Ester

Anônimo disse...

O Encontro da Jornada Pedagógica propicio uma oportunidade de reflexão pela palestra apresenatda pelo Professor Eduardo Chaves e a integração dos POIE´s de São Paulo. Devido a isto, ficou claro as transformações nos meios de comunicação existentes que aproxima as pessoas e também podem ser uitlizados como Ambiente Educativo em que o aluno passa a interagir deixando de ser um expectador passando a ser parte do processo.

POIE´S DRE-STO AMARO
Erisvaldo
Sérgio
Viviane

Anônimo disse...

O Encontro da Jornada Pedagógica propicio uma oportunidade de reflexão pela palestra apresenatda pelo Professor Eduardo Chaves e a integração dos POIE´s de São Paulo. Devido a isto, ficou claro as transformações nos meios de comunicação existentes que aproxima as pessoas e também podem ser uitlizados como Ambiente Educativo em que o aluno passa a interagir deixando de ser um expectador passando a ser parte do processo.

POIE´S DRE-STO AMARO
Erisvaldo - EMEF Sylvio Heck
Sérgio - EMEF CEU Caminho do Mar
Viviane - EMEI Machado de Assis

Anônimo disse...

As midias fazem parte do nosso dia-dia e é importante que as escolas façam esses intercambio com os alunos.Através dessa palestra veio a contribuição e intervenção nessa nova tecnologia, que a cada dia está mais proximo da educação tendo nos poies como mediadores.
Dresa:
EMEI prof Alexandre correia
poie Marina
EMEF prof João de Souza Ferraz
poie Débora

POIE Ronaldo Coelho de Sousa disse...

Achei interessante o paralelo feito do passado da leitura e escrita com os dias atuais, tudo isso sendo explorado com o recurso da tecnologia. Nos faz pensar em como devemos seguir no caminho do progresso tecnológico e repensar as formas conservadores que sempre tivemos com relação ao aprendizado.
Jamais devemos temer o acesso ao conhecimento.
Parabéns ao Professor Dr Eduardo.

Ronaldo Coelho de Sousa
POIE EMEF Mario Marques de Oliveira.

Anônimo disse...

O currículo unificado de TIC é importante para nortear nosso trabalho, permitindo que todos os alunos tenham acesso ao mesmo conteúdo. Desta forma, o POIE tem papel fundamental na implementação deste paradigma pois, nosso trabalho permite agregar a tecnologia ao curriculo escolar de acordo com as necessidades da sociedade atual de forma mais atrativa e necessária. Esse encontro permitiu uma reflexão, a respeito de como a tecnologia facilitou nossa comunicação com o mundo.

EMEF MARIO SCHONBERG
Regina Thaise
EMEI JOÃO DE DEUS E EMEI CORA CORALINA
Edmilce
EMEI CRUZ E SOUSA
Silvana Tokashiki

Anônimo disse...

A palestra foi importante para a conscientização do POIE quanto a sua responsabilidade na educação. O currículo de TIC faz-se necessário pois permite a todos os alunos o mesmo aprendizado em todos as escolas permitindo uma uninimidade na rede em relação as TIC.
O POIE é o agente da tranformação do paradigma educacional,elo entre o passado (lousa e giz) e o futuro (tecnologias), assim está a frente deste processo de transformação.
POIE-Borba e Sylvio - Josenilde Carvalho
POIE-Elza Maia - Sumaia Gonçalves

Tecnologias para Aprendizagem disse...

A palestra nos fez pensar: "Quais ações devemos ter para envolver as tecnologias no cotidiano do professor?"

Como disse o Eduardo, talves reproduzindo, para romper e inventar uma nova escola.

Estamos caminhando!!!

Tecnologias para Aprendizagem disse...

A palestra nos fez pensar: "Quais ações devemos ter para envolver as tecnologias no cotidiano do professor?"

Como disse o Eduardo, podemos iniciar reproduzinho, para romper e criar uma nova escola.

Estamos caminhando!!!

Anônimo disse...

1-Acho a criação de um currículo de TIC muito importante porque irá colocar um eixo a ser seguido por todos os envolvidos no processo e na construção de um novo conhecimento.
2-O papel do poie nesse processo é de suma importancia enquanto mediador.
3-a questão pessoalque o conteúdo levantou é que teremos muito trabalho pela frente.
DRESA-EMEF ISABEL VIEIRA - POIE - JOSÉ A. RODRIGUES

Anônimo disse...

1.Para a educação é de suma importância um currículo de TIC, pois orienta o trabalho pedagógico da informática educativa nas escolas, facilitando a integração das diversas áreas do conhecimento.

2. O POIE tem um papel de extrema importância pois ele será o responsável pela implementação e realização do currículo, para que ocorra a transformação do paradigma vigente.

3. Uma questão pessoal que o encontro suscitou foi a respeito das dificuldades encontradas no laboratório de informática tais como: quantidade ainda baixa de computador nas escola, falta de acesso a rede (Internet), configurações precárias.

EMEI ANHANGUERA. POIE Maria Cristina Martins.
EMEF PROF. SAMPAIO DÓRIA POIE: Sara Lemes
DRE SANTO AMARO

Anônimo disse...

Gostei muito da palestra do Professor Eduardo. Mostrou as diferentes formas da utilização das TICs na escola, os programas de SME e fiquei muito feliz em saber que minha escola encontra-se na terceira situação no uso das tecnologias, pois tem: computadores com boa configuração (fizemos upgrade das memórias de todo equipamento), acesso a Internet rápido, todos professores encontram-se motivados e procuram utilizar esta ferramenta em suas aulas, as tecnologias estão incluídas no currículo e o portal tornou-se um ambiente de aprendizagem.
Na nossa escola temos a integração entre a tecnologia e o processo pedagógico e isto se dá, principalmente, pela formação que recebemos nos nossos encontros. O fato de dispor em duplas os alunos também facilita o trabalho destes, de forma colaborativa e a troca de experiências.
A palestra além de ter acrescentado novos conhecimentos também serviu como um estímulo para continuar fazendo a coisa certa.
Gostei muito da palestra do Professor Eduardo. Mostrou as diferentes formas da utilização das TICs na escola, os programas de SME e fiquei muito feliz em saber que minha escola encontra-se na terceira situação no uso das tecnologias, pois tem: computadores com boa configuração (fizemos upgrade das memórias de todo equipamento), acesso a Internet rápido, todos professores encontram-se motivados e procuram utilizar esta ferramenta em suas aulas, as tecnologias estão incluídas no currículo e o portal tornou-se um ambiente de aprendizagem.
Na nossa escola temos a integração entre a tecnologia e o processo pedagógico e isto se dá, principalmente, pela formação que recebemos nos nossos encontros. O fato de dispor em duplas os alunos também facilita o trabalho destes, de forma colaborativa e a troca de experiências.
A palestra além de ter acrescentado novos conhecimentos também serviu como um estímulo para continuar fazendo a coisa certa.
Marly
EMEF Cleómenes Campos

NEIDE CECILIA disse...

Achei a palestra do profº Eduardo muito interessante, mostrou-nos o caminho da informatização que está cada dia mais rápido e acrescentou muito no que diz respeito as TICs. Ele apresentou o tema de forma clara e coesa.
Também colaborou para percebermos que estamos no caminho certo,não temos um currículo, mas nossa escola desenvolve projetos que fazem com que o aluno aprimore seus conhecimentos a cada ano que passa.
Neide Cecilia
POIE da EMEF Cleomenes Campos DRE Ipiranga

Anônimo disse...

A palestra do Professor Eduardo Chaves foi muito interessante e proveitosa. A explanação sobre a utilização das TICs nos orientou para uma nova visão do Programa Ler e Escrever.
Poie: Claudia Batalha Dias
Poie: Ulisses do Amaral
DRESA

Anônimo disse...

Muito interessante, todo conteúdo contribuiu muito para minha formação e acredito muito que servirá para a formação de meus colegas de U.E. onde pretendo compartilhar em horário de formação, no laboratório de Informmática Educativa.

POIE Luiz Carlos de Souza Victoreli

Anônimo disse...

Percebemos na explanação do professor Eduardo Chaves os avanços da tecnologia na educação. O cenário apresentado vai de encontro à realidade que vivenciamos nas escolas e nas salas de informática educativa na rede municipal de São Paulo. Importante destaque foi feito em relação ao papel das tecnologias no contexto social e sua interferência nas relações entre as pessoas e também seus reflexos na escola, na sala de aula e as transformações que estão causando na forma de ver, pensar e fazer educação na sociedade do século XXI.

DRESA:
EMEF CEU CAMINHO DO MAR/ Poie: Cássio M. Silva

EMEF DR. HABIB CARLOS KYRILLOS/Poie: Fabiana Martins

Anônimo disse...

Pensar e refletir sobre as TICs e sua abordagem dentro do processo de ensino-aprendizagem foi um dos referenciais alavancados pela fala do professor Eduardo Chaves durante a Jornada Pedagógica. A reflexão sobre os “S” vem de encontro com o trabalho já desenvolvido nas UEs, visto que o “S” de Suplanta já é parte integrante do desenvolvimento da nossa integração entre as mídias, gestores, educadores, educandos, demais funcionários e comunidade escolar.

DRESA
EMEF “Professora Isabel Vieira Ferreira” – POIE Patrícia Lopes
EMEF “Prestes Maia” – POIE Verônica Patti

Anônimo disse...

Muito interesante, vou repassar
esta apresentação para os professores das outras áreas.
Pois acho muito importante que
todos envolvidos no processo educativo tenha estas informacões.

Poie: Antonio J.J. Santos

Anônimo disse...

A Jornada Pedagógica nos fez refletir acerca da evolução da tecnologia e de como o papel do POIE é extremamente relevante para a efetivação das TIC’s na Educação e na nossa rede como um todo. Além disso, a elaboração de um currículo de TIC reforça a necessidade do POIE como um integrador/ mediador entre as diversas áreas do conhecimento e o uso das TIC para o processo pedagógico dos nossos educandos, sempre visando o domínio das práticas leitoras e escritoras.

Cristina Afonso Mendonça Nunes – EMEF Laerte Ramos
Ana Emília dos S. Monteiro – EMEF Alferes Tiradentes

Anônimo disse...

A palestra foi importante para introduzir o currículo de tics e refletir de forma ampla sobre o uso das tecnologias digitas na educação.


Pela fala do professor Eduardo Chaves percebemos que mesmo em países desenvolvidos o uso das novas tecnologias na educação não está mais avançado que em nosso município.


Considero a Informática educativa na Prefeitura de São Paulo um ensino de ponta. A questão de ter a figura do P.O.I.E. integrando as áreas e dando subsídios para todos os professores da unidade e organizando o laboratório.

Existe também a necessidade de melhorar as condições dos nossos laboratórios atualizando as máquinas.
Rosa da Rocha Simão e
Viviane Faydella Tudón Gomes
EMEF Cacilda becker

Anônimo disse...

A escola hoje tem um papel muito importante no desenvolvimento do aluno nas TICs, propiciando o protagonismo, visando a autonomia para uma busca do saber. E nessa nova escola que está surgindo, o POIE tem um lugar de destaque onde ele passa a ser um grande facilitador e integrador das mídias.
Ana Cristina – POIE EMEF Bernardo O’Higgins
Sueli Yoshie Nomura- POIE EMEF Conde Pereira Carneiro

Anônimo disse...

Excelente conteúdo e ministrado de forma brilhante.
Cabe a nós sabermos implantar e implementarmos o Currículo de Tecnologias na escola como um todo e não como tarefa específica dos POIEs e do Laboratório de Informática Educativa.
POIE - Luis Alberto Vieira
EMEF - Armando Arruda Pereira

Anônimo disse...

EMEF ALTINO ARANTES
A palestra do professor Eduardo Chaves foi muito importante, pois diante da restrospectiva no uso das mídias no processo ensino aprendizagem, ficou claro que o paradigma da educação está prestes a mudar através das mídias digitais , por esse motivose faz necessário instituir
um currículo para as TICs para nortear o trabalho realizado na educação do Município de SP.
Se antes utilizámos as midias digitais dentro da escola, hoje precisamos estarmos abertos para transceder os muros da escola através das redes sociais e produções de nossos alunos postadas em sites, youtube e outros.
Rosa Ferizolla

cosme disse...

DRE IPIRANGA
EMEF IPIRANGA I
O encontro foi positivo, visto que é resultado de uma das reinvidicações da Equipe.
E quanto a palestra ministrada pelo profº EDUARDO CHAVES,foi importante, pois nos trouxe informações pertinentes ao nosso trabalho.
Para os próximos encontros, sugiro que o departamento organizador realize oficinas práticas, bem como dinâmicas para um melhor desempenho para o nosso trabalho junto com os nossos educandos.

Anônimo disse...

A PALESTRA FOI DE GRANDE VALIA.
NÃO HÁ COMO NEGAR QUE AS TICS ESTÃO AÍ PARA REVOLUCIONAR TODA FORMA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO OFERECENDO ELEMENTOS ENRIQUECEDORES
NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
GIANE E YARA POIES- EMEF PADRE JOSÉ PEGORARO DRE CAPELA DO SOCORRO

Anônimo disse...

Foi um momento muito bom para a retomada de nossas ações. Saber que teremos agora algo a mais para nos ajudar na lida do dia a dia é reconfortante. O currículo servirá para que possamos nos sentir mais embasados naquilo que fazemos.
POIE Marcelo - DRE IQ - EMEF Vicentina Ribeiro da Luz

Anônimo disse...

Com certeza ja se faz necessário um currículo que venha de encontro com as expectativas de aprendizagem( orientações curriculares)fazendo um elo sala-de-aula e laboratório de informática educativa, para que se possa realmente mudar o paradigma educacional vigente.
A palestra foi muito boa e nos fez entender que estamos no caminho certo.Precisamos de mais cursos , formações e encontros deste nível!
Precisamos sempre nos atualizar, para não ficarmos apenas trancados no laboratório!
Adrina e Valéria POIES
EMEF Profº Queiroz Filho

Anônimo disse...

O currículo para TIC será muito importante para nortear e integrar as atividades que acontecem nas escolas de SP. Será fundamental que o currículo atenda as necessidades reais de cada comunidades escolar.Para acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno/a, será importante também apresentar no currículo quais os objetivos a serem atingidos a cada ano/ciclo.
2ºO papel do POIE é o mediador e orientador adequando os conteúdos e os projetos propostos na unidade escola e SME. É o agente integrador e motivador.
3ºQue as TICs é uma reflexão continua dentro das unidades escolares. O encontro suscitou a abrangência das tecnologias na comunicação e nas relações inter pessoais no planeta.
Vânia Alves da Silva Souza
Carmem Cristina R. M. Coppola
Elci Pereira Lima
DRE-IP

CRIATURA DO PÂNTANO disse...

Sobre a questão do curriculo das TIC somos totalmente a favor uma vez que esse documento viabilizará as atividades realizadas no laboratório, unificando o trabalho de todas as U.E.s.
Já quanto ao papel do POIE na transformação do paradigma, sabemos que o processo é longo e essa mudança ocorrerá a médio e longo prazo, porém temos a consciência que o POIE é referência e tem como obrigação estar sempre " antenado" nas mudanças e inovações que são praticamente diarias.
Quanto a questão pessoal consideramos importante o destaque de SME quanto o envolvimento dos demais professores na construção coletiva dessas novas tecnologias

DRE-IP
DENISE LOPES CRIVELARO DOS SANTOS - EMEF PROF LEÃO MACHADO
CRISTINA R. F. DE MATTEIS - EMEF PROF SYLVIA M. PIRES

Anônimo disse...

1- Com relação ao Curriculo de TICs é um avanço para a implementação do currículo básico a ser desenvolvido nas escolas municipais, desde que a formulação deste seja o resultado da reflexão dos Poies da rede.
2- Somos modificadores do paradigma educacional vigente,pois nossa função é trazer novas formas de trabalhar com as diferentes mídias.
3- Encontramo-nos na terceira situação no uso das tecnologias, pois temos: computadores com boa configuração (fizemos upgrade das memórias de todo equipamento), acesso a Internet rápido, todos professores encontram-se motivados e procuram utilizar esta ferramenta em suas aulas, as tecnologias estão incluídas no currículo e o portal tornou-se um ambiente de aprendizagem.
Dreip - Marly, Célia Garcia, Rosana Magnani

Gonzaguinha disse...

Achamos excelente a ideia da construção de um Currículo voltado para a TIC na educação do Município de São Paulo, pois ajudará o POIE a desenvolver o seu trabalho integrado com os currículos das demais áreas.
O Currículo também trará orientações para o nosso trabalho.
O POIE é vital no processo ensino-aprendizagem pois une o pedagógico às TIC.

DRE Ipiranga

Inês Vianna Sampaio Ota
EMEF Des Francisco Meirelles

Rosana Cecília de Souza
EMEF Mal Eurico Gaspar Dutra

Marcos A. Oliveira
EMEF Gonzaguinha

Sergio e Cosme disse...

DRE IPIRANGA

EMEF IPIRANGA I POIE Prof. Cosme
EMEF Presidente Prudente de Morais
POIE Prof. Sergio
O encontro foi positivo, visto que é resultado de uma das reinvidicações da Equipe.
E quanto a palestra ministrada pelo profº EDUARDO CHAVES,foi importante, pois nos trouxe informações pertinentes ao nosso trabalho.
Para os próximos encontros, sugiro que o departamento organizador realize oficinas práticas, bem como dinâmicas para um melhor desempenho para o nosso trabalho junto com os nossos educandos. Devido ao tempo nós sujerimos que parte do encontro seja on line.

Info Cassiano Ricardo disse...

1.Ter um currículo é imprescindível para que tenhamos uma base comum e as diretrizes que nos guiarão nos trabalhos cotidianos.
2. O POIE, por estar diariamente em contato com as TIC, acaba por ter um papel fundamental para alterar o paradigma educacional vigente ao quebrar preconceitos no uso dessas tecnologias.
3. Necessidade de maior capacitação, por meio de oficinas, trocas de experiência, cursos, pós-graduação, dentre outros, que nos atualizem constantemente para os desafios futuros.
POIES Soraya e Luciana
DRE IP
EMEF Alcântara Machado
EMEF Cassiano Ricardo

Anônimo disse...

O currículo de TIC ajudará no planejamento das atividades do POIE e dará uma visão mais ampla ao aluno do mundo digital que está inserido.
Todo o histórico apresentado na JP levou ao crescimento do nosso trabalho e estamos caminhando com bastante êxito para um trabalho cada vez melhor na área das TICs.

DRE IPIRANGA
Kelly Mutti - Áurea Ribeiro
Rosana Fernandes - Álvares

Anônimo disse...

DRE Ipiranga: Sandra (Duque de Caxias) e Silvia (João Carlos)
Muito importante para o POIE existir um curriculum para ser trabalhado com os alunos em cada série. O POIE com o apoio de todas as áreas de conhecimento, pode realizar um trabalho mais elaborado para um melhor aprendizado do aluno, utilizando todos os equipamentos tecnológicos disponíveis na escola.

Anônimo disse...

Um curriculo de TIC garante uma mesma formação para os educandos.
O Poie desempenha um papel fundamental no processo de integrar e socializar o universo midiático na comunidade escolar.
Para tanto, não deveria ser o regente de turma e sim o elo de ligação e suporte aos demais professores, Cps e equipe administrativa, no desenvolvimento dos projetos internos da U.E.
Com o Poie regente estabeleceu-se um dificultador para integrar as Tics no cotidiano escolar do aluno.


DRE IP
Poie Roserlli - EMEF Profº Francisco da Silveira Buneo
Poie Aparecida - EMEF Mal Mascarenhas de Moraes

Monica Conforto disse...

1)É de suma importância ter uma Orientação,um "norte" para nosso trabalho como POIE e é nosso papel também adequá-lo à realidade da comunidade escolar. Esta flexibilidade é fundamental.
2)O papel do POIE é de extrema importância.Compete à nossa função, buscar sempre informações atualizadas pertinentes a nossa atuação; bem como influenciar toda a equipe escolar para que também acompanhem esta nova vigência.
3) A questão é: Como pôr em prática este novo desafio!
DRE-IPIRANGA
Mônica Conforto - EMEE Helen Keller
Wilton Pereira - CEU EMEF P.Bristol

Anônimo disse...

Um Currículo comum as TIC serve como orientação e ponto de partida para as atividades desenvolvidas nos LIEs. Precisa observar todas as experiências anteriores e deve levar em conta as adequações sempre que se fizer necessário. O POIE, como professor que é, vai instigar e intermediar esse processo, sempre com um olhar crítico e com sugestões práticas da sua experiência no dia-a-dia. É necessário que o nosso "parque informático" (ferramentas) acompanhe esse processo de aprimoramento.
POIEs Eliana - EMEF Olavo Fontoura
Juliane - EMEF "Gonzaguinha"
DRE-IP

Anônimo disse...

O currículo de TIC para a educação do Município de São Paulo é de grande relevância para os educadores e educandos, pois é uma forma dar diretrizes para caminhar todos juntos por um único objetivo que é melhorar e aprimorar cada vez mais o aprendizado das comunicação de mídias do nosso público alvo que é o Aluno.
É evidente de o papel do POIE é de extrema importância nesse processo, pois visa complementar, dar suporte, compatilhar com o aluno seus conhecimentos suas vivencia nesse campo tão vasto que são os TICs.
Todos os encontros acrescentam muito para nós, pois é o momento de discussão das idéias e das propostas, e certamente essas idéais e propostas serão aplicadas no nosso dia-a- dia.

Anônimo disse...

DRE IPIRANGA - ROBERTO, EDUARDO E ANA CLAUDIA.
1- ACREDITAMOS QUE FOI IMPORTANTE A PALESTRA POIS CRIOU PARAMETROS PARA IMPANTAÇÃO DE UM CURRICULO PARA A INFORMÁTICA EDUCACIONAL.

2- SERVIR DE LIGAÇÃO, FAZENDO A PONTE ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E A INFORMÁTICA EDUCACIONAL.

3- POSSIBILITOU A REFLEXÃO DE COMO A INFORMÁTICA EDUCACIONAL PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Maurício disse...

A palestra foi importante por incentivar uma reflexão a respeito das mídias e seu papel na educação. Um currículo para a área de TICs poderá enriquecer e dar suporte ao POIE no desempenho das funções com as diversas midias.
No entanto as dificuldades encontradas no dia-a-dia das salas de aula ainda nos impede de concretizar as idéias propostas pelo professor Eduardo Chaves.

POIE Regina e POIE Maurício

POIES JANAINA e TANIA MARA disse...

Gostamos da iniciativa da SME de introduzir um currículo de TIC pra Educação do Município de São Paulo. O Professor Eduardo Chaves expôs muito bem as transformações na linguagem do século XXI, e que a escola deverá acompanhar estas mudanças. Desajamos que algumas mudanças que foram colocadas pelos profissionais possam ser levadas em consideração para que essa mudança seja efetiva: duas aulas por turma, mudança no que diz respeito a jornada do POIE e também no caso de licenças.

Anônimo disse...

DRE IPIRANGA
EMEF OLAVO FONTOURA - Eloy (Poie)
EMEF GENERAL OSÓRIO - Silvio
(Poie)
a) Acreditamos que um curriculum de TIC vai facilitar e sistematizar melhor o trabalho dos poies.
b) O Poie é históricamente na prefeitura de sp um viabilizador das transformações tecnologicas que tivemos ao longo dos ultimos 14 anos. Percebemos ainda que ele é um elo de realização entre a instituição e os funcionarios da unidade.
c) Um ponto positivo: O desafio pessoal, atender as demandas das TIC que vem se multiplicando ano a ano.

Anônimo disse...

1-É importante a existência de um currículo, a partir do momento em que ele possa abranger TODAS as áreas do conhecimento.
2-Importantíssimo, pois ele é o elo/mediador nesse processo de transformação. Mas pra que isso aconteça é necessário que o POIE tenha maior tempo de estudo/formação, para realizar um multidisciplinar.
3-Sentimos a necessidade de um tempo específico para o Estudo do currículo, aperfeiçoamento e aplicação deste.
Neide - EMEF Cleomenes Campos
Sonia Regina - EMEF Colacioppo
Sandra - EMEF Brig. Faria Lima

Anônimo disse...

A palestra do professor Eduardo Chaves foi muito importante, pois diante da restrospectiva no uso das mídias no processo ensino aprendizagem, ficou claro que o paradigma da educação está prestes a mudar através das mídias digitais , por esse motivose faz necessário instituir
um currículo para as TICs para nortear o trabalho realizado na educação do Município de SP.
Se antes utilizámos as midias digitais dentro da escola, hoje precisamos estar abertos para transceder os muros da escola através das redes sociais e produções de nossos alunos postadas em sites, youtube e outros.
O POIE deve ser o mediador de todas a midias que compõe o espaço escolar.
No que se refe a quetão pessoal, pensamos que deve ser vista com mais cuidado a inserção da "busca" nos primeiros anos. Pois o aluno do 1º ano precisa estar mais amuderecido no que se refer ao desenvolvimento cognitivo, para ser orientado nas diferentes buscas.
Rosa Maria Emef Altino Arantes
Enedina Baron Emef Joaquim Nabuco

Anônimo disse...

Consideramos que a palestra foi importante para refletirmos a necessidade de um currículo na TIC e o POIE criar um vínculo de pertencimento na sua construção, contribuindo para a elaboração de conteúdos e procedimentos necessários para o aluno progredir em seu aprendizado. Sendo assim deveria ter destinado maior tempo para a apresentação e discussão deste currículo e um tempo menor para a exposição sobre o processo histórico das tecnologias.
DREIPIRANGA
POIE:
Eliana
Kiyomi
Vanessa

Anônimo disse...

A palestra do Prof. Eduardo Chaves, no dia 19/07/2010, foi de fundamental importância, uma vez que há um anseio por parte de todos que lidam com as TICs (ou TDICs), pela valorização desses conteúdos, principalmente no âmbito escolar. As salas de informática precisam ser vistas como um ambiente de aprendizagem interativo, por onde transitam quase todos os conteúdos que são apresentados em todas as disciplinas...

Divenia M Lopes
EMEF Dom Veremundo Toth

Educadores da Rede Municipal de São Paulo disse...

Gostei muito da palestra do Prof. Eduardo Chaves, da sua experiências e visitas a outros países.
Quando a jornada pedagógica, tivemos bastante informações, e a novidade do currículo de informática.
Espero que esse currículo venha melhorar o nosso trabalho, mais do que já é.


PROF. ANTONIO VAZ (POIE) EMEF. GOV. MÁRIO COVAS - DRE ITAQUERA