terça-feira, 20 de julho de 2010

AS TIC no futuro

Qual o papel do Gestor de tecnologias na educação frente as TIC no futuro? Participem dessa discussão!

278 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 278 de 278
Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Angela Marques em 19 abril 2010 at 22:24
Enviar mensagem
Excluir O papel do Gestor de tecnologias é colaborar para o desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa dentro do espaço escolar. Consequentemente esta aprendizagem deverá ter repercussão na sociedade, a partir da formação do aluno enquanto cidadão participativo e criativo.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Edinaldo em 20 abril 2010 at 0:53
Enviar mensagem
Excluir Em tempo:
Escrevi o penúltimo comentário mas não mencionei minha escola!
Então... Aqui vai:
EMEF Cândido Portinari - DRE Pirituba.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DREIQ_EMEFChicoMendes_Veronica em 22 abril 2010 at 22:56
Enviar mensagem
Excluir Olá pessoal!

Primeiramente, acredito que ninguém valoriza aquilo que não conhece. Devemos nos lembrar que, geralmente, os gestores conhecem muito pouco das TICs, pois quando surge a necessidade de fazer uma planilha mais detalhada, mandar um e-mail com imagem ou conectar um cabo, os POIEs são chamados para auxilia-los. Ao contrário da maioria dos nossos alunos, nós não tivemos oportunidade de nos depararmos com toda essa tecnologia desde a nossa infância, portanto o computador não tem o mesmo sentido para nós e para eles. Então, primeiramente, sugiro que haja mais cursos nesta área, para os gestores, em especial, para os Coordenadores Pedagógicos que são formadores de professores no PEA e nos demais momentos. Sugiro que os CPs sejam convocados para os encontros de POIEs, assim garantiríamos uma maior troca de experiências entre o gestor escolar e o gestor do Laboratório de Informática Educativa.
A partir do momento que os CPs se apropriassem melhor do Universo Digital, ele seria o multiplicador deste conhecimento dentro da escola e o faria principalmente nos PEAS, que deveria contar com a presença de outros gestores. Na verdade, eles poderiam montar um PEA para a discussão do papel das TICs no modo de ensinar e aprender no ambiente virtual e todos os participantes deveriam participar de atividades neste ambiente, pesquisando, comunicando e publicando suas descobertas.
Feito isso, a escola escolheria democraticamente como incluir-se digitalmente, de forma ativa, todos atuando como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e construindo um currículo mais dinâmico e social.

Um abraço
Veronica

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Patricia Giope em 25 abril 2010 at 22:25
Enviar mensagem
Excluir Olá Pessoal, muito bom participar deste fórum...
Sem sombra de dúvida, o gestor terá que apresentar um comportamento e um pensamento dinâmico.
A cada dia as “TICs” se renovam, se modificam e se transformam em todos os sentidos da atividade humana. Estes sentidos podem variar, indo do positivo ao negativo. O positivo, o lado “do bem”, trazendo conforto e desenvolvimento intelectual e material aos seus usuários. O negativo criando ranços e ideologias coletivas que nada tem de evolução, de proveito próprio ou comunitário, mas meramente de reprodução e involução.
As informações se renovam assim como seus instrumentos, que dia após dia, estão cada vez mais híbridos em suas funções (celulares, ipods, notebooks, maquina digital, softwares, etc) e o professor / gestor há que se desgarrar de suas resistências frente à este novo comportamento, às estas novas “tecnologias”, buscando ensinar (mediar) e mostrar o lado positivo, o que produz, o que faz evoluir em qualquer ambiente da atividade humana. Realmente não é um papel fácil, há que se ter muito equilíbrio e discernimento.
Grande abraço, Profª Patricia Giope

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até antonio i f de melo em 26 abril 2010 at 8:17
Enviar mensagem
Excluir Com o surgir, muito rápido, de novas tecnologias, o desenvolver-se da web, que passa a atuar como um meio de busca de conhecimento, cabe ao gestor manter se atualizado, o máximo possível e atuar como um mediador orientando os educandos quanto a forma correta e segura de utilização das TICs.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Cristina Rocha Félix De Matteis em 27 abril 2010 at 9:43
Enviar mensagem
Excluir A figurado do intermediador, ou mediador..... Sabemos que a revolução que as TIC´s provocaram até aqui são mudanças irreversível, e para o futuro o que nos espera? Porém vejo o Gestor na Educação como o mediador, aquele que ensina e aprende junto, devido sua "maturidade" ou bagagem terá esse papel, sempre lembrando que na troca, na relações interpessoais somos formados cidadãos.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Sergio Barreto em 27 abril 2010 at 15:48
Enviar mensagem
Excluir Proporcionar aos alunos a opotunidade de aprender a transformar essa gama de informaçoes disponiveis na internet em conteudo didatico, ou seja tornar a aprendizagem mais significativa para o aluno.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até LUCIANA LUIZA DA S. ARTILLEIRO em 29 abril 2010 at 14:42
Enviar mensagem
Excluir Oi Pessoal!
É muito bom poder participar de uma rede onde o POIE pode trocar informações e ampliar seus conhecimentos. Creio que todos os gestores e professores deveriam ter oportunidade de participar de cursos onde poderiam aprender a se comunicar através das redes sociais, mas o pouco tempo do professor e gestor não dá oportunidade para isso, assim cursos dentro do horário seriam necessários para que esse conhecimento acontecesse. Ao contrário dos alunos que tem contato na escola e em casa e muitas vezes consegue levar as novidades antes mesmo de nós POIES saber que existe. Mas ainda há muita resistência de professores que "não gostam" da informática, mesmo porque não sabem. Assim como os alunos que não gostam de alguma matéria porque não conseguem aprender. Aí, cabe a nós POIES, despertar no gestor/professor o interesse devido também à necessidade de usar a tecnologia nos dias de hoje.
Um abraço!

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Ana Paula Pires Trindade em 30 abril 2010 at 12:46
Enviar mensagem
Excluir Boa tarde pessoal !!!

Penso que TICs tem um papel fundamental na conscientização do indívido do seu papel de cidadão. As TICs são o espaço de formação, informação, comunicação e publicação, porém sem orientação caminho oposto pode ser facilmente tomado tomado, o caminho da alienação, pois sabemos . O papel do gestor é examente esse direcionar e orientaro aluno para fazer uso das ferramentas para expressar opiniões, facilitar o acesso à reais informações (daí a importancia da seleção de informações emais importante a reflexão sobre elas) e desenvolvimento da criatividade e trocas construtivas de experiências.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Noeli oliveira em 30 abril 2010 at 17:39
Enviar mensagem
Excluir Creio que o papel do gestor é colaborar para que o aluno consiga aprender a utilizar as mídias como meios para colaborar com sua apredizagem e desenvolvimento.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Gladys Gonçalves DREIQ em 30 abril 2010 at 21:02
Enviar mensagem
Excluir As TIC no futuro? Acredito que a internet modificou as relações humanas no século XXI, podemos dizer que foi um marco, antes da internet e depois da internet. Ela mudou a forma de fazer marketing, a forma de atender aos clientes, a forma de fazer negócios, a forma de educar, a forma de aprender. Isso é fantástico! E a telefonia pela Internet vai baratear enormemente as ligações telefônicas. Falando em ligações telefônicas, a evolução da Internet possibilitará a telefonia pela Internet e, depois, a televisão e o cinema pela Internet. Uma nova geração de tecnologias básicas de rede que atenda às necessidades de acesso de alta velocidade surgirá. "Novos modos de acesso e novas formas de serviço gerarão novas aplicações que, por sua vez, expandirão ainda mais a Internet".
O número de possíveis aplicações na Internet é absolutamente infinito. Veja o sucesso no Brasil da entrega do Imposto de Renda pela Internet, tanto em termos de comodidade para a população como em termos de redução de custos para, no caso, o Governo.
Na educação, a revolução está só começando. Aprendizagem colaborativa, redes sociais, e tudo mais que está saindo por aí. Assim temos uma ferramente essencial em nossas mãos, como educadores da sala de informática.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRE G Mary F. Lima da Silva em 14 abril 2010 at 12:04
Enviar mensagem
Excluir Realmente, se não houver essa troca de experiência, fica difícil a tecnologia funciona. E a contextualização é muito importante pois traz mais conhecimento e crescimento no aprendizado.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRE G Mary F. Lima da Silva em 14 abril 2010 at 12:05
Enviar mensagem
Excluir Realmente, se não houver essa troca de experiência, fica difícil a tecnologia funcionar. E a contextualização é muito importante pois traz mais conhecimento e crescimento no aprendizado.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aurélia M S em 12 abril 2010 at 10:37
Enviar mensagem
Excluir Entre as competências do Gestor de tecnologias na educação, é discutir com o aluno sobre como filtrar as informação obtidas através das tecnologias, o que é importante realmente para a sua formação, quais são as informações e as fontes confiáveis sobre determinados assuntos. Portanto, essa nova geração que já nasceu com essas tecnologias digitais, não necessitam de ferramentas, e sim de orientação para saber usá-las de forma construtiva.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Isaias Araujo da Silva em 12 abril 2010 at 15:35
Enviar mensagem
Excluir O gestor de tecnologias na educação deve motivar e auxiliar as pessoa a trocarem informações utilizando essa importante ferramenta de comunicação.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Otilia Cavalcanti Orsolon em 12 abril 2010 at 20:49
Enviar mensagem
Excluir O texto nos convida à uma reflexão em como nos encontramos frente aos avanços tecnológicos, além de um convite a repensar nas práticas adotadas,enquanto usuários e principalmente na responsabilidade como gestores de tecnologias na educação.
A meu ver,cabe ao Gestor, antes de mais nada, estar aberto as mudanças,buscar aprofundar seus conhecimentos, para então poder direcionar o seu trabalho com propriedade, interferindo nas ações diárias com encaminhamentos que possibilitem aos alunos e professores,apropriarem-se do uso das diversas ferramentas, com autonomia , de forma criteriosa e gratificante.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até marcus rinaldi tonelli em 9 maio 2010 at 13:02
Enviar mensagem
Excluir Olá Otília ainda não deu para eu parabenizá-la pessoalmente por sua exposição àquele dia. Valeu adorei mesmo a atividade. Se tiver mais sugestões de aulas me socialize: minha ideias estão entrando em excassez rsrsrsrsrs
bjos te adoro muito, parabéns pelo trabalho.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até marcus rinaldi tonelli em 9 maio 2010 at 13:02
Enviar mensagem
Excluir Olá Otília ainda não deu para eu parabenizá-la pessoalmente por sua exposição àquele dia. Valeu adorei mesmo a atividade. Se tiver mais sugestões de aulas me socialize: minha ideias estão entrando em excassez rsrsrsrsrs
bjos te adoro muito, parabéns pelo trabalho.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até edson em 14 abril 2010 at 15:21
Enviar mensagem
Excluir o PaPel do gestor é oferecer todo seu intrumental, conhecimento para geração de novas idéias multiplicando valores do conhecimento e o prazer da informação para enriquecimento pedagogico dos alunos e assessorar os professores.

EMEF PROFESSOR ALMEIDA JUNIOR

Meu abraço a todos,

edson lopes

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Gicelany T. S. Oliveira em 14 abril 2010 at 17:13
Enviar mensagem
Excluir O papel do Gestor de Tecnologias é auxiliar professores e alunos no uso das TIC, sendo assim um mediador no processo ensino aprendizagem, estar sempre atualizado e aberto à mudanças.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Carlos Alberto Honorato em 15 abril 2010 at 14:29
Enviar mensagem
Excluir Penso que o papel do gestor é ser um facilitador na utilização das TICs, além do mais, cabe a ele orientar o aluno a utilizar as TICs de forma consciente com o objetivo de se tornar um meio educativo. O professor deve buscar aproveitar os conhecimentos trazidos pelo aluno quanto as TICs e a partir daí transformá-la num saber que contribua para o aperfeiçoamento e melhora desses saberes.
POIE: Carlos Honoorato

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Lilian Martins dos Santos em 15 abril 2010 at 22:13
Enviar mensagem
Excluir Parceiros, porque a escola somente funciona se trabalharmos coletivamente

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Paula Cristina Mendonça em 16 abril 2010 at 14:06
Enviar mensagem
Excluir Um dos papéis do gestor é auxiliar o professor da sala de aula, mostrando para os educandos as outras formas de comunicação, como por exemplo, vídeos, softwares de gravação, editores de texto, editores de desenho etc. Desse modo, fazer com que os educandos tenham a possibilidade de incluir-se no mundo digital e de explorar outras formas de interagir, brincar, pesquisar, descobrir, e iniciar o seu letramento.

Até.
POIE Paula C. Mendonça
EMEI PROFº GIANFEDERICO PORTA

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Paula Cristina Mendonça em 16 abril 2010 at 14:06
Enviar mensagem
Excluir Um dos papéis do gestor é auxiliar o professor da sala de aula, mostrando para os educandos as outras formas de comunicação, como por exemplo, vídeos, softwares de gravação, editores de texto, editores de desenho etc. Desse modo, fazer com que os educandos tenham a possibilidade de incluir-se no mundo digital e de explorar outras formas de interagir, brincar, pesquisar, descobrir, e iniciar o seu letramento.

Até.
POIE Paula C. Mendonça
EMEI PROFº GIANFEDERICO PORTA

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Roserlli Balego Nasal em 21 maio 2010 at 0:41
Enviar mensagem
Excluir Nada melhor do que o trabalho em equipe, onde o gestor deve ser o mediador para que a construção de conhecimento aconteça plenamente.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até PROF.LULUZINHA em 30 março 2010 at 3:22
Enviar mensagem
Excluir O papel do gestor de tecnologias é para ajudar o professor na informática com fundamentação teórica de forma democrática compartilhada; favorencendo a integração entre tecnologias e competências; passando a existir a troca de experiências, integrados com práticas de gestão escolar com o uso de tecnologias, as quais são acompanhadas e orientadas a distância pelos professores.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até PROF.LULUZINHA em 30 março 2010 at 3:22
Enviar mensagem
Excluir O papel do gestor de tecnologias é para ajudar o professor na informática com fundamentação teórica de forma democrática compartilhada; favorencendo a integração entre tecnologias e competências; passando a existir a troca de experiências, integrados com práticas de gestão escolar com o uso de tecnologias, as quais são acompanhadas e orientadas a distância pelos professores.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marta Regina Argolo em 31 março 2010 at 18:08
Enviar mensagem
Excluir Ser um facilitador do uso das tecnologias na escola, esse é o papel do gestor de tecnologias; além disso, ele deve sempre estar atualizado para enxergar à frente, isso o auxiliará na elaboração dos projetos que envolvem o uso das tecnologias.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Melissa Lopes em 6 abril 2010 at 12:02
Enviar mensagem
Excluir As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais. Com certa freqüência, como aula de informática, ou, numa perspectiva mais inovadora, como projetos extraclasse desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados da coordenação e facilitação no laboratório de informática.

Tais atividades levaram à compreensão de que o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC na escola, principalmente com o acesso à Internet2 , contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação, permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior. Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Wilma Aurelio em 6 abril 2010 at 16:30
Enviar mensagem
Excluir Concordo com você Melissa quando você fala que a tecnologia permite-nos ultrapassar os limites dos materiais instrucionais tradicionais. Se não ficarmos atento às mudanças que ocorrem fora do contexto escolar teremos uma escola retrógrada e arcaica.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Wilma Aurelio em 6 abril 2010 at 16:25
Enviar mensagem
Excluir Creio que o papel do gestor de tecnologias na educação frente as TIC no futuro é de mediador no processo educacional, contribuindo para que toda a comunidade escolar possa ter acesso às TICs, visto vivermos num mundo digital e globalizado. A fundamentação teórica facilitará o trabalho favorecendo a integração entre tecnologias e todas as áreas do conhecimento. O gestor , de forma democrática, terá o papel de contagiar a comunidade escolar para que suscite nela o desejo de participar de forma efetiva nas mudanças e desafios de nosso século .

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marcelo Eduardo Pavan em 6 abril 2010 at 23:41
Enviar mensagem
Excluir Em primeiro lugar queria me desculpar pela demora na participação nesse fórum e dizer que a pergunta é muito pertinente perante a nova realidade que vivenciamos atualmente. Acredito que nós os Poies devemos ser hoje o maiores facilitadores de conhecimento e informação dentro das UEs, pois percebo infelizmente por ser educador que a sala de aula nos moldes que conhecemos hoje se tornou muito obsoleta e chata " fala a verdade", haja vista o mais novo lançamento do merrcado o Ipad que com certeza absoluta se tornará em menos de uma década o caderno dos alunos e teremos que lidar com essa realidade, ou seja, o que acreditavamos ser utópico até bem pouco tempo atrás se tornou realidade, Lousa digital, Notebook e agora o Ipad torna as Tic imprescindiveis para os educadores e para os educandos, ou nos adaptamos a essa nova realidade ou perderemos a importância que ainda temos dentro da sociedade. obrigado !!!

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Dionel da Costa Junior em 8 abril 2010 at 11:03
Enviar mensagem
Excluir O desenvolvimento tecnológico supera as expectativas do cidadão comum... exemplo disso os filmes de ficção das décadas anteriores que estavam repletos de novidades futuristas ultrapassadas
pela nossa presente realidade, quer seja no campo da comunicação ou até mesmo no campo dos transportes e de outras áreas também (onde havia um agricultor hoje temos um engenheiro de alimentos e por aí vai).
Entendo que o papel maior da tecnologia seja o de permitir que a vida humana seja facilitada, logo o objetivo da ciência é o de tornar a vida do homem melhor e mais feliz... Infelizmente o poder econômico e o proprio entendimento que o"espírito financeiro" faz do avanço tecnológico subverte o papel da ciência e foca seu objetivo no lucro e não no homem... mas isso é conversa para outra hora.
Quanto ao papel reservado ao gestor nesse quadro que desenhei vai muito além da organização do contato e uso das tecnologias para os educandos, pois trata-se de assegurar que o domínio da tecnologia seja um instrumento de exercício de cidadania, autonomia e liberdade, como quesito para a conquista da igualdade. Garantir que as pessoas e a sociedade utilizem a tecnologia para produzir qualidade de vida e promovam o bem estar da sociedade e não apenas o lucro e a exclusão social.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aparecida em 9 abril 2010 at 14:43
Enviar mensagem
Excluir Além do lucro e a exclusão, temos que cuidar para que as TIC não sejam responsáveis por novas modalidade de vícios e agressões.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aparecida em 9 abril 2010 at 14:43
Enviar mensagem
Excluir Além do lucro e a exclusão, temos que cuidar para que as TIC não sejam responsáveis por novas modalidade de vícios e agressões.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Audrey Cristine G.V.Santaela em 9 abril 2010 at 12:52
Enviar mensagem
Excluir O Gestor deve promover momentos onde hajam trocas, e ainda onde as TIC sejam conhecidas primeiramente pelos educadores, pois ainda há muitos resistentes a se integrarem. Quanto aos educandos ele deve organizar os conhecimentos dos mesmos, pois eles já conhecem várias ferramentas só precisam saber onde e quando usa-las.

Audrey
POIE Kennedy

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Audrey Cristine G.V.Santaela em 9 abril 2010 at 12:52
Enviar mensagem
Excluir O Gestor deve promover momentos onde hajam trocas, e ainda onde as TIC sejam conhecidas primeiramente pelos educadores, pois ainda há muitos resistentes a se integrarem. Quanto aos educandos ele deve organizar os conhecimentos dos mesmos, pois eles já conhecem várias ferramentas só precisam saber onde e quando usa-las.

Audrey
POIE Kennedy

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Aparecida em 9 abril 2010 at 14:30
Enviar mensagem
Excluir A Lia foi muito feliz na abordagem feita e o texto pontua com precisão o momento atual que vivenciamos.
Concordo plenamente e não há como contestar o esforço feito na rede municipal de SP nesse sentido. Paradoxalmente, com a transf.do Poie em regente, criou-se um distanciamento entre as atividades da sala de aula e a sala de informática; que é o espaço onde ocorre mais intensamente as relações com as TIC.Esse é o espaço onde o aluno interage com maior intensidade e autonomia. O espaço era bem estruturado em busca de aperfeiçoamento na rede M. de SP.
2. O papel das TIC está muito bem esplanado no texto. Como garantir o pleno desenvolvimento das diferentes potencialidades desses nativos, com recursos além da lousa e giz (de cal)? Esse é o nosso desafio.Nem temos a lousa branca nas salas de aula.
3. Os professores das diversas áreas de conhecimento devem fazerem uso dos recursos que a escola possui para facilitar, agilizar e melhorar a aprendizagem dos educandos. Ao POIE cabe: Incentivar, integrar, facilitar, capacitar professores e alunos no uso desses recursos. Ao gestor cabe coordenar, instrumentalizar e zelar pelo bom funcionamento e o uso educativo desses recursos. Poie: Cidinha

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marilli Cardoso Figueiredo em 11 abril 2010 at 18:04
Enviar mensagem
Excluir O gestor escolar deve utilizar a TIC em diversas ocasiões, disponibilizando a todos os envolvidos na unidade escolar, incluindo a comunidade escolar a participar de aprendizagens colaborativas, tomada de decisões e troca de experiências, pois a tecnologia isoladamente não funciona, é necessário que seja contextualizada entre todos os profissionais envolvidos.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 14 junho 2010 at 9:55
Enviar mensagem
Excluir Com certeza Cris!
Quando existe colaboração entre todos os membros dos grupos envolvidos, os objetivos traçados são concluídos com sucesso.Todos os membros das escolas em geral devem ter em mente que as Tics vieram pra ficar,não podemos fugir dessa realidade.
Belmiro
EMEF.MARIO MOURA

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Marcos C. em 16 junho 2010 at 15:05
Enviar mensagem
Excluir Realmente Belmiro, concordo com você que o gestor deve ser o articulador entre as Tics e sua real utilização dentro do espaço escolar. Cabe a ele motivar toda a equipe para utilizar as tecnologias dentro do ambiente escolar para que o aprendizado esteja sempre em consonância com o presente e o futuro e que todos estejam sempre atualizados e a escola não fique para trás.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRE CL Virgínia de Souza em 15 março 2010 at 14:04
Enviar mensagem
Excluir O gestor deve incentivar todos os integrantes da escola a utilizarem as TDICs em seu trabalho. Acredito que quando a maioria dos professores vencerem o medo das novas tecnologias um grande passo será dado.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Cleide Diniz Coelho Cortez em 14 junho 2010 at 17:42
Enviar mensagem
Excluir Na minha escola, alguns professores frequentam o laboratório.Não são muitos, mas já é alguma coisa. Se o professor tem um objetivo claro, os alunos percebem e fazem a tarefa proposta, porém, se ele quer apenas "matar o tempo" vira bagunça. A direção não permite que se vá ao laboratório sem que haja um planejamento da atividade a ser realizada. Houve tempo em que alguns profs. achavam que lá era local de "enrolar aula", mas esse tempo já se foi. É um local de trabalho sério, como a sala de aula convencional.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até DRE CL Virgínia de Souza em 16 junho 2010 at 9:58
Enviar mensagem
Excluir Os professores e alunos sempre estão mais abertos a mudanças que alguns gestores. Nós, poies, desempenhamos um papel muito importante nessa nova era da informação. Somos transformadores e formadores de opinião dentro de nossas escolas. Com nosso trabalho sério podemos convencer todos os gestores que não dá mais para se recusar a usar as TIC no cotidiano escolar - dentro e para além do laboratório.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Giane Aparecida da Rocha Braga em 21 março 2010 at 22:17
Enviar mensagem
Excluir Auxilar professor e aluno em sala, facilitando o dia a dia dos dois. Consequentemente gerando uma ferramenta a mais no aprendizado do educando. Sendo assim, explorando o mundo através das diferentes mídias.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até MARLUCIA FERREIRA SOUZA em 22 março 2010 at 21:58
Enviar mensagem
Excluir Em um universo imenso de informações faz-se necessário ensinar o educando a pesquisar, para que ele desenvolva suas competências e que seja protagonista nesse processo de utilização das TDICs.
POIE Marlucia
EMEF GEN NEWTON REIS

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Elaine Radaic da Silva Penezio em 24 março 2010 at 17:33
Enviar mensagem
Excluir A conclusão que chego é: não adianta certos profissionais “não aceitarem “ ( por receio do novo) esta nova tecnologia. Ela está aí e, veio para ficar e se modificar a cada dia. Não adianta querer resistir. Temos sim é que estar sintonizados para não deixar que sejamos engolidos por ela.
Como a Lia mesmo descreveu, o movimento é alucinante e precisamos estar preparados.
Pensando em sala de aula, pretendo deixar tudo o que for possível ao alcance, não só dos alunos, mas de toda a comunidade escolar.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Lígia Dias da Silva em 24 março 2010 at 19:04
Enviar mensagem
Excluir O papel do gestor deve ser o de associar as tecnologias às demais disciplinas. Apesar da aula de Informática Educativa ter sido desvinculada das aulas do professor regente da classe/turma, ela não pode e nem deve ser vista como algo à parte, e sim como complemento e auxílio das demais áreas, enriquecendo o trabalho de todos os educadores envolvidos. As TIC estão acessiveis, em constante mudança e são de interesse da comunidade escolar, não há a possibilidade de ignorar a sua existência.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Roserlli Balego Nasal em 21 maio 2010 at 0:35
Enviar mensagem
Excluir Concordo com você, pois sempre que o trabalho é desenvolvido em parcerias, o resultado é muito mais gratificante.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Rosa Maria Ferizolla dos Santos em 21 maio 2010 at 2:35
Enviar mensagem
Excluir Olá Lígia,

Em se tratando da infra-estrura que temos (Poie -1 sala de informátca- professores), concordo com você . Infelizmente, apesar dos nossos esforços em tentar trabalhar em parcerias com os outros professores, devido a esse "parto prematuro" , está sendo muito dificil fazer com que essa integração aconteça. Não é sempre que encontramos nossos pares para planejarmos as ações, nem todos fazem Jeif.
Nesse sentido o maior desafio do gestor é articular as atividades desenvolvidas na UE através de projetos que contemplem o PEA para um ensino-aprendizagem mais significativo ao aluno.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até JURACI BONFIM em 29 março 2010 at 16:58
Enviar mensagem
Excluir O papel do gestoré ampliar o acesso á informação, promover a criação de cominidades colaborativas de aprendizagem que privilegiem a construção do conhecimento, a comunicação, à formação continuada.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Cristina Fernandes em 30 maio 2010 at 17:05
Enviar mensagem
Excluir Olá Belmiro,
quando o POIE se vê no pael de gestor de tecnologias na escola, suas funções precisam estar bastante claras para todos.
É um par avançado que traz a escola para o século XXI, assim, como vc coloca, a tomada de decisões e a postura colaborativa são fundamentais.
:)
Cristina DRE Campo Limpo

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Elci Pereira Lima em 18 maio 2010 at 9:25
Enviar mensagem
Excluir Concordo, Belmiro o gestor pode auxliar e melhorar a qualidade do nosso trabalho.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 12 março 2010 at 20:17
Enviar mensagem
Excluir Acredito que o gestor é um articulador que pode derecionar ,propor idéias e até mesmo criar projetos em parceria com a sociedade para que as tic seja de fato um referencial para o apredizado concretos dos alunos,professores e toda equipe educacional.
POIE:Belmiro

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Alecsander Campos Kavaguchi em 14 junho 2010 at 15:01
Enviar mensagem
Excluir Correção: facilitados leia-se FACILITADOR, ma ao viov leia-se: mas, ao vivo.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Alecsander Campos Kavaguchi em 14 junho 2010 at 14:59
Enviar mensagem
Excluir Neste caso , creio que há uma perda muito grande quando acorre a educação à distância, para mim , o contato direto com o ensiante e o aprendente é indispensável, trata-se de calor humano, de olhar, de maior liberdade.Acredito que temos que ser um facilitados, ma ao vivo, cara-a-cara

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Adventino Alves de Santana em 12 março 2010 at 8:40
Enviar mensagem
Excluir Acredito que a EAD (Educação à distância) e uma enovação no processo de ensino aprendizagem. Enfim, o Educador será o mediador, será o elo de transmissão do conhecimento ao educando.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 14 junho 2010 at 10:13
Enviar mensagem
Excluir Con cordo com você! E vou mais além!Como gestor das tics devemos orientar nossos alunos sobre a importância de se usar as ferramentas como instrumento de formação e aprendizagem.Temos que orientar nossos educando sobre o uso das ferramentas de forma consciente e com sabedoria,para que não caia no modismo e na ignorância digital .E ao mesmo tempo devem conhecer a procedência dos sites de pesquisas,pois muitos garregam conteúdos de procedência duvidosa como (preconceitos,pornografias,etc.).

Belmiro
EMEF.MARIO MOURA

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até everaldo alves da silva em 12 março 2010 at 8:36
Enviar mensagem
Excluir oferecer ao aluno uma ferramenta a mais, essencial para sua formação como um cidadão global.

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Permalink Responder até nome do filho mais velho em 14 junho 2010 at 14:58
Enviar mensagem
Excluir Concordo com as duas, mas atualmente as Tic., não são mais vistas pelo educador como uma ameaça, e sim, como um grande auxiliar que passou a fazer parte de sua rotina..
Quanto a possibilidade de ser modismo; nem pensar! Atualmente não temos mais como excluí-las de nossas vidas e sim, só se apropiar mais e mais delas

Poie Marlene Augusto

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até uilson francisco santana em 14 junho 2010 at 10:11
Enviar mensagem
Excluir Concordo com vocês, quando dizem que o gestor tem que ser democrático, mas democracia em sala de aula não é tarefa tão simples. Ou é?

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Responder até Belmiro Gonçalves da Silva em 12 março 2010 at 20:21
Enviar mensagem
Excluir Concordo com você Luciene.Sem dúvida,que o gestor tem que ser democrático e participar em conjunto na tomada de decisões, para que as tic não seja apenas um modismo.

Até.
POIE Belmiro
Mario Moura

Denise Mortari Gomes Del Grandi disse...

Permalink Responder até POIE Luciane R Vecchio em 9 março 2010 at 10:19
Enviar mensagem
Excluir Penso que um dos papéis do gestor será auxiliar o professor de sala-de-aula a instrumentalizar-se, ambientar-se e desenvolver-se em meio às TDIC´s, a fim de superar o desafio de usar tais tecnologias como aliadas de seu trabalho e não mais como uma certa ameaça do futuro-presente.

MARIO MOURA E ALBUQUERQUE BACHAREL disse...

As tics são fundamentais para aprimorar as aulas no dia-a-dia.Nossos educando ao se familiarizarem com o computador,encontram um outro universo leitor e escritor que facilitam a aprendizagem .

Belmiro/POIE
Mario Moura

Anônimo disse...

Hoje é primordial que todos saibam sobre as TICs, o mundo é TIC, se não nos prepararmos e não prepararmos nossos estudantes, serão eles, mais uma vez, colocados à margem da História.
DRE IQ - EMEF Vicentina Ribeiro da Luz - POIE Marcelo

Educadores da Rede Municipal de São Paulo disse...

Síntese das Turmas 1 e 2 – EMEF João Pedro
O professor atua como um facilitador, desenvolvendo novos ambientes de aprendizagem.
O professor não pode deixar seu papel de “aprendente”.
Os alunos usam a tecnologia como um “prazer imediato” sem se dar conta da amplitude desse trabalho, que vai além do MSN, do Orkut, dos sites de música. Eles têm acesso às mídias, mas não sabem explorar esses recursos para aprendizagem.
O gestor também deve se preocupar em ensinar acerca da segurança na Internet, o que pode e deve ser publicado (ou não).
Usar as TIC com responsabilidade (e reflexão). Cuidar dos excessos, inclusive problemas físicos que acarretam.
Os leitores de hoje (adultos, jovens e crianças) procuram textos mais resumidos, curtos, objetivos, para leitura “acelerada”, marcados pela imagem. Os professores procuram formas de fazer com que esse uso seja reflexivo.
A tecnologia se mostra como um caminho possível para transformar informação em conhecimento, mesmo com a característica lúdica dos jogos.
É fundamental:
- a divulgação dos trabalhos, sua valorização;
- a formação dos professores de outras áreas para uma melhor interação;
- a Ética nas postagens, formando e informando os alunos das regras virtuais, acesso e uso de sites e blogs inadequados;
- incentivar o protagonismo juvenil
- a troca de informação em geral entre os POIES
- o apoio da equipe técnica da UE (financeiro, pedagógico)
- a qualificação e o levantamentos, por meio de investigação, dos conhecimentos prévios dos alunos;
- acompanhar as inovações tecnológicas.
DRE CL

Educadores da Rede Municipal de São Paulo disse...

Síntese das Turmas 3 e 4 – EMEF Fagundes Varella
Dois pontos para começar:
- Gestor de tecnologias na educação, quem é?
O papel do gestor enquanto facilitador do uso das tecnologias na escola (e fora dela) é cada vez mais importante, visto que o acesso às informações já existe, mas o olhar acerca do que é possível por meio da informática precisa ser ampliado.
A atualização é fundamental para que o gestor das tecnologias continue a ser esse facilitador.
Atuar com a humildade de aprender sempre, deixar claro que não sabe tudo, mas preparar-se para o trabalho.
Planejamento é essencial.
Mediador de um “novo mundo” e das práticas já estabelecidas.

- Que futuro é esse?

Os POIEs atuam em um ambiente mais adequado à realidade dos alunos (nativos digitais) quando comparamos com as salas de aula.
Para os alunos (nativos digitais) é preciso um trabalho que parta de seu interesse, que ele tenha algum domínio e que traga novidades, isto é, que amplie seu conhecimento.
Protagonismo: valorizar o saber que o aluno traz, organizar momentos de colaboração, construção conjunta. Ressignificar esse conhecimento.
Qualificar o uso das tecnologias, que vai além do acesso.
Ainda há um longo caminho para se chegar ao ideal no trabalho das TIC com essa visão de futuro. Por exemplo, falta de recursos físicos comprometem a qualidade do trabalho (impressora, tonner, memória,...).
Os registros são ressignificados, ultrapassam os limites do caderno e da linguagem escrita.
A informação está disponível, o que se coloca agora é o que fazer com ela? Qualificar esses registros, as informações, o acesso.
A necessidade tem trazido alguns professores para a informática.
DRE CL

Cristina Barroco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Profª Carol disse...

Nós temos que nos ver como pares avançados da escola, possibilitando a todos acesso às novas tecnologias e preparar os alunos não só para o mercado de trabalho como também para a vida social.

Anônimo disse...

As TICs no futuro está ameaçada, a ser um espaço para que, muitos, possam postar fotos pornográficas, fazer o cyber bullying, espalhar boatos falsos e outras...
O professor na sala de informática, pode ajudar a formar adolescentes conscientes, para que torne o espaço virtural em um espaço amigo, educativo.
A melhor maneira e conhecer e participar com os alunos esse futuro.

PROF. ANTONIO VAZ (POIE) EMEF. GOV. MÁRIO COVAS - DRE DE ITAQUERA

Unknown disse...

Qual o papel do Gestor de tecnologias na educação frente as TIC no futuro? Participem dessa discussão!

O papel do POIE é muito importante e merece lugar de destaque no aprendizado dos alunos.
Interligar o conhecimento com diferentes tipos de tecnologia ajudam, e muito, o desenvolvimento dos educandos.Por isso o professor precisa se atualizar sempre e buscar maneiras criativas e atualizadas para trabalhar no ambiente escolar.
Fabiana - EMEF Roquette Pinto

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O papel do POIE, diante as TIC, é muito importante para o aprendizado dos alunos.
A junção do conhecimeto com as tecnologias, usadas de maneira inovadora e criativa, possibilita o desenvolvimento dos educandos de maneira muito mais produtiva. Quando o professor interaje com as tecnologias em sua prática educativa, encontra muito mais interesse dos alunos e assim obtem resultados muito melhores.
Fabiana - EMEF Roquette Pinto

Donizete Saraiva DRE-Itaquera disse...

Não podemos estar alheios às diversas tecnologias emergentes no nosso dia dia, pois assim passaremos por um processo de exclusão digital. Hoje fala-se muito na formação de um individuo autonomo afim de promover uma cidadania participativa e, para isso o individuo deve estar concatenado ao mundo e a inclusão digital é uma forma de se atingir esse objetivo.

FERNANDO -POIE disse...

FERNANDO - EMEF EDUPRADO - DRE-IQ

Acredito que o gestor como mediador, deva zelar pelo correto uso das TIC, promovendo o uso consciente da tecnologia, evitando a aplicação indevida e as distorções recorrentes em ambientes onde não são estabelecidas regras claras de conduta, zelar pela ética na utilização dos meios tecnológicos, estimular o uso equilibrado das tecnologias, para não gerar uma população dependente, desconectada da realidade e do convívio social. Esse trabalho não pode limitar-se apenas ao gestor de tecnologias, devendo sim, ser estendido para todos os envolvidos com o processo educativo. Lembrando sempre que: “A diferença entre o veneno e o remédio é apenas a dose”.

EMEF GILMAR TACCOLA disse...

Boa tarde!
As TICs estão aí e vieram para ficar, portanto não dá para se alienar e deixar que as coisas aconteçam. Nós, como POIEs, somos os facilitadores dessa nova tecnologia e precisamos estar sempre atentos as inovações. É um trabalho árduo, porém muito gratificante.

EMEF GILMAR TACCOLA disse...

Postando novamente.... esqueci a identificação:
Boa tarde!
As TICs estão aí e vieram para ficar, portanto não dá para se alienar e deixar que as coisas aconteçam. Nós, como POIEs, somos os facilitadores dessa nova tecnologia e precisamos estar sempre atentos as inovações. É um trabalho árduo, porém muito gratificante.

DRE IQ EMEF Gilmar Taccola
POIE Elaine Radaic

DECIDERE disse...

Com a velocidade ampliada da comunicação e informação, o papel do POIE, entre outros, é o de cada vez mais construir em suas aulas uma leitura mais crítica e qualitativa do mundo...
Marcia - DREIQ- EMEF DR.JOÃO NAOKI SUMITA

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 278 de 278   Recentes› Mais recentes»