quinta-feira, 12 de março de 2009

O que é um oreótrago?

96 comentários:

Anônimo disse...

A LENDA DO OREÓTRAGO

DIZ A LENDA, QUE EXATAMENTE ÀS 3H33 DA MADRUGADA, O OREÓTRAGO APARECE ENQUANTO VOCÊ DORME PARA CAPTAR OS SEUS SONHOS E TORNÁ-LOS PESADELOS. SE VOCÊ ACORDAR E VÊ-LO, DURANTE 7 DIAS TERÁ INSÔNIA E NO OITAVO DIA DORMIRÁ PARA SEMPRE.

GIOVANA-CL E PATRÍCIA-CS

Anônimo disse...

Um oreótrago provavelmente deve ser um animal até então desconhecido e que por um acaso do destido tornou-se conhecido, sabe como?
Num belo domingo, a família Silva foi passear no parque do Carmo e nem percebeu quando um animalzinho entrou em seus pertences para procurar abrigo e comida; somente quando chegaram em casa notaram aquele ser minúsculo e colorido aninhado no fundo da mochila, perguntaram aos vizinhos, amigos e até a um policial que morava na vizinhança, mas ninguém nunca tinha visto algo parecido, o encantamento foi tanto que resolveram batizá-lo de Oreótrago, uma homenagem aos filhos do casal: ORESTes, RAmiro e Gustavo, mas que sempre era chamado de GOrdinho.E assim a fauna brasileira adquiriu um novo espécie.
Denise Cantoni Loprete - Guaianases

Anônimo disse...

Chegando em casa e pegando a correspondência do dia, vejo que dentre contas a pagar, malas diretas, jornais do sindicado, encontro uma correspondência destinada ao Oreótrago. Oreótrago? Será uma pessoa, uma empresa, uma ONG, uma nova revista, um banco.
Abro ou não a correspondência, antes tento devolvê-la, mas ninguém no prédio conhece tal nome. Eis que um antigo morador se lembra. Oréotrago?! O velho que tragava um cachimbo no apartamento 111. Morreu faz muito anos, como pode? A curiosidade morreu de velha. Abrimos a carta e satisfazemos nossa curiosidade. Quanta decepção! Um aviso do cemitério, para aquele que já havia falecido, para atualizar seus dados cadastrais no cemitério da cidade.

Anônimo disse...

Chegando em casa e pegando a correspondência do dia, vejo que dentre contas a pagar, malas diretas, jornais do sindicado, encontro uma correspondência destinada ao Oreótrago. Oreótrago? Será uma pessoa, uma empresa, uma ONG, uma nova revista, um banco.
Abro ou não a correspondência, antes tento devolvê-la, mas ninguém no prédio conhece tal nome. Eis que um antigo morador se lembra. Oréotrago?! O velho que tragava um cachimbo no apartamento 111. Morreu faz muito anos, como pode? A curiosidade morreu de velha. Abrimos a carta e satisfazemos nossa curiosidade. Quanta decepção! Um aviso do cemitério, para aquele que já havia falecido, para atualizar seus dados cadastrais no cemitério da cidade.

Estela & Marcos DRE Sto. Amaro

Anônimo disse...

Certo dia ao caminhar pelos corredores de minha escola, logo no início do período, encontrei um garotinho chorando, sentado no corredor, defronte à porta do banheiro masculino. Perguntei o que estava acontecendo e ele suspirando me contou que precisava ir ao banheiro, mas que não tinha coragem de entrar e que ninguém queria acompanhá-lo para lhe dar coragem. Eu achei aquilo tudo um tanto estranho e perguntei o que o perturbava e ele disse que os meninos da oitava série haviam saído do banheiro correndo, apavorados, comentando que havia um oreótrago no banheiro.

Eu não entendi nadinha de nada e indaguei: mas... o que é um oreótrago? e ele resmungou: "não sei, mas eu tenho medo..."

Anônimo disse...

Oreótrago


Num tempo nem tão distante, uma pequena vila chamada Óreon mantinha a tradição de transmitir seus conhecimentos e toda cultura de seu povo através de um representante que exercia a função de Oreótrago.
Um bom Oreótrago mantinha viva suas histórias narrando aos moradores da Vila Óreon todas as noites fatos e acontecimentos e deles convidava os ouvintes a refletirem e relacionarem ao seus dia a dia as experiências passadas.
Num destes dias, após contar uma de suas histórias, um dos moradores levantou a seguinte questão: "o que molha mais: correr ou andar na chuva?"
Os demais ouvintes tentaram responder e não chegaram a uma conclusão. Todos tinham sempre bons argumentos, porém não chegavam a uma conclusão. Nisto entrou em ação o Sr. Oreódrago e disse o seguinte...

- Tanto faz! Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come!

E, diante da sabedoria do Sr. Oreódrago, todos esclareceram o grande dilema.

Deste dia em diante, nomearam o Sr. Oreódrago como representante e guardião da sabedoria consultor de todos os conflitos.

Luis Mario
DRE - Butantã

Anônimo disse...

Joâozinho era um menino muito alegre.Naquele dia ele acordou muito desanimado.Sua mãe perguntou:O que há com você meu filho?Há mamãe estou com uma tremenda dor de ouvido.A mãe, preocupadíssima, levou o garoto ao posto de saúde.Na sala do médico Joâozinho esbarrou na mesa do médico e derrubou um aparelho que seria usado para examiná-lo.O mé dico então gritou:
-Você quebrou meu oreótrago menino! E agora?
-Ah, tudo bem doutor.A dor até já passou.Acho que meu ouvido estáva entupido mas seu grito já resolveu o problema.

Anônimo disse...

Raul era pesquisador e sempre esteve preparado para o que pudesse lhe acontecer, afinal estava sempre em tribos de costumes e hábitos estranhos e desconhecidos, porém nunca esperou sair daquela dessa forma. Foi atacado inesperadamente por um oreótrago. Estava junto ao chefe da tribo esplicando o motivo de sua visita e a pesquisa que faria durante alguns dias.Num certo momento dois rapazes chegaram chamando pelo chefe, pelos gestos deveria ser algo urgente, o chefe se levantou e saiu apressadamente com um deles, o outro ficou. Raul não tentou nenhum diálogo pois não falava a língua deles apenas esboçou um sorriso, que lhe foi retribuído.
De repente, num salto inesperado o rapaz pulou em cima do Raul arrancado-lhe as orelhas com apenas duas rápidas mordidas.
Raul não havia percebido que nem o chefe tinha orelhas, era uma tribo de oreótragos.
Débora C O R Deorio - DRE Campo Limpo - EMEF Pref.Adhemar de Barros

Anônimo disse...

Certo dia,estava eu no meu quarto deitada lendo um livro, quando o meu amigo Oreótrago, me chamou.
Somos amigos a dois anos. Nós nos comunicamos, quando eu o chamo e vice-versa.
Ele é uma pessoa maravilhosa, culta e muito curiosa. Todas as vezes que ele está com alguma dúvida, me chama ou quando preciso dele,também ajuda. A nossa relação é muito tranquila. Ele adora conversar comigo. As pessoas pensam que sou "doidinha", mas não me incomodo com isso porque eu já resolvi muitos problemas com este meu amigo.
Ele me pergunta sobre minha família e eu conto a história para ele. Até dá para escrever um livro sobre ela, porque conto sempre para ele fases minhas, muito bacanas e tristes também.
Espero que ele esteja sempre comigo .Voce quer saber como eu inventei este nome?
Num curso de informática...

Anônimo disse...

" O OREOTRÁGO"

PELO DESEMPENHO NO CAMPEONATO PAULISTA, O RONALDO É UM OREÓTRAGO. O OREÓTRAGO É ASSIM: QDO TODOS PENSAVAM QUE ELE ESTAVA ACABADO EIS QUE AOS 47 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO, EM UM CLÁSSICO CONTRA NADA MAIS, NADA MENOS DO QUE O: PALMEIRAS, ESSE OREÓTRAGO VAI LÁ E MARCA UM GOL REDENTOR. E UM GOL DE CABEÇA, QUE NÃO É A SUA ESPECIALIDADE, POR ISSO NÃO FOI MARCADO COMO DEVERÍA. E ESSE FOI O GRANDE ERRO DO PALMEIRAS, MENOPREZAR UM OREÓTRAGO.
SE ELE NÃO TIVESSE FEITO ESSE GOL, O MEU TIME, O SÃO PAULO, TERÍA ULTRAPASSADO O CORINTHIANS NA TABELA DO CAMPEONATO.
MAIS, APESAR DE SER SÃO PAULINA, TENHO QUE RECONHECER A FORÇA DE VONTADE QUE O OREÓTRAGO TEVE PARA SUPERAR VÁRIOS OBSTÁCULOS: RECUPERAR A FORMA FÍSICA; VOLTAR A TER RITMO DE JOGO DEPOIS DE UM ANO FORA DOS GRAMADOS E, MANTER A EXPECTATIVA QUE TODOS NÓS TEMOS DE UM JOGADOR ASSIM.
ENTÃO HOJE: SÃO PAULINOS, PALMEIRENSES, SANTISTAS, CORINTHIANOS E TODOS OS TORCEDORES PELO BRASIL E PELO MUNDO, TEMOS QUE PARAR PARA APLAUDIR ESSE OREÓTRAGO,SINÔNIMO DE: SUPERAÇÃO.

PROF. ANA CLAUDIA P. DA MATA
EMEF CELSO LEITE RIBEIRO FILHO

Anônimo disse...

Certo dia estava acabado. Vazio... Nenhuma idéia embora precisava de tantas. Não sabia por onde começar.
Incrível, acho que a terra parou. Não vejo ninguém e não tenho o que falar mesmo se estivesse com alguém. Precisava de ajuda urgente. Mas quem? Por onde começar? No dia em que a Terra parou nem um ser conseguiria pensar. Pois é!!!
Lembrei-me que um oreógrafo seria a solução. Qualquer um poderia ser oreógrafo e, o primeiro que encontrei foi fantático, são realmente donos de idéias brilhantes. Apenas disse:
" A falta de assunto pode ser o começo de um grande assunto"
Prof Valdecir - DRE São Mateus

Anônimo disse...

Havia um oreótrago no meio do caminho.
No meio do caminho havia um oreótrogo. Ser irregular ou objeto inanimado? Alimento de diversos povos, rémedio de várias crenças, objeto de desejo,dor e angustia. Idolatrado por uns, temido por outros. O tudo ou nada. Os quatro elementos da natureza, a doçura do amor, a sinceridade de uma criança,o medo do desconhecido.
No meio do caminho havia um oreótrago. UM ORÉOTRAGO ENCONTRA-SE NO MEU CAMINHO!!!

EDUARDO CALESTINI
DRE-IPIRANGA

Azevedo disse...

Numa tarde, visitando um museu o nome de um animal nos chamou muito à atenção e decidimos ver as características do mesmo: foi então que nos deparamos com um bicho um tanto quanto esquisito, pois tinha oito pernas , uma cabeça enorme, um único braço, duas antenas e exatamente doze orelhas.Só então entendemos a origem do nome que em sua ficha descritiva contava que era um animal muito sábio pois podia captar toda as informações que giravam a sua volta recendo desta forma o nome de OREÓTRAGO!!!!!

Patrícia Dormi da Silva DRE IP
Eliane F Bomfim DRE São Miguel Ptª

Anônimo disse...

Oreótrago?

Quando conheci o significado de um oreótrago, tenho certeza que tudo mudou, as pessoas passaram a respeitar todos, perceber que seus problemas não é uma coisa de outro mundo e que a solidariedade tem que fazer parte da vida de cada um. Então venha para o encontro dos oreótragos da cidade de São Paulo, venha uniformizado e com binóculo ou telescópio.
















Márcio- DRE CAPELA DO SOCORRO

Anônimo disse...

Oreotrago by Rogério e Vera Lucia
Em nossa última viagem pela áfrica, estávamos fazendo um safári fotográfico quando nos deparamos com um espécime maravilhoso, espetacular , traduzindo: um lindo e genuíno Oreotrago. Esse primo de 2º grau do ornitorrinco fez até pose para as fotos. Sua aparência é quase que indescritível: ele é alto careca e parece muito com um governador da terra da fantasia. Segue anexo foto.
ooooooo
o 0 0 o
o,,,o
oo
ooooooooooooo
oooo
oooo
oooo
oo oo
oo oo
oo oo

Anônimo disse...

No último domingo a cidade de Altamira apareceu mais iluminada. Todos comentavam na igreja, na praça, na sorveteria.
Afinal o que havia acontecido? Quase todos perguntavam de onde surgira aquela nova invenção? Que nome estranho? Claro só podia ser o conhecido "professor Pardal" é, era ele mesmo, o Ricardo, filho da dona Luzia e do senhor Reginaldo. Ele havia desenvolvido sua mais nova tecnologia, um oreógrafo, um aparelho para detectar a presença de ouro. O mais estranho era que a cidade possuía uma grande jazida de ouro, até então desconhecida.
Foi uma alegria geral, o perfeito já discutia as novas cobranças de impostos, o dono da mercearia pensava na ampliação, poderia tornar-se um mega supermercado, a Igreja já imaginava a possibilidade de grandes contribuições....
Para a frustração de todos, o aparelho apresentava problemas, pois qualquer objeto amarelo era identificado como ouro. A cidade inteira voltou a rítimo normal e Ricardo retornou ao seu papel de "professor Pardal" a procura de uma nova invenção.

Deni Ribeiro Prado - Dre Campo Limpo

Anônimo disse...

O que é um oreótrago?



Acordei uma bela manhã escutando alguns ruídos muito diferentes, como se fosse um apito, um som muito forte.
Perguntei minha irmã se ela estava ouvindo tais barulhos. Disse que não.
Resolvi então ir a um otorrinolaringologista, pois o som estava perturbador.
Ao ser examinada, o médico suspeitou que eu estivesse com sensibilidade canina para ouvir ultra-som, característica própria destes animais.
Após prévio diagnóstico, fez um encaminhamento para o exame de oreotragrafia.
Marcado dia e hora do tal exame, compareci ao laboratório, e qual minha surpresa, deparei com um aparelho estranhíssimo, o oreótrago.
Com turbinas enormes, semelhante à de um jato ultra-sônico e um tubo onde o paciente é inserido e passa por uma ausculta e testes de ruídos.
Saí daquele laboratório, pior do que cheguei.
Conclusão: Até hoje não sei o aconteceu. Não houve nenhum diagnóstico conclusivo e o barulho desapareceu.

CRISTINA MARIE OKIDA - DRE-BUTANTÃ
SONIA MARIA PEREIRA - DRE-SÃO MATEUS

Tiagão disse...

Após ficar por mais de uuma semana com uma terrível dor de cabeça decidi ir ao médico saber o que tinha. Depois de vários exames, chapas e ressonâncias o médico disse que estava com uma inflamação no Oreotrago!!!
- Mas o que é isso doutor???
- É um osso da cabeça que tem o formato de um ornitorrinco, disse ele.
O tratamento dessa doença era extremamente complicado, consistia em fazer exercícios matinais que tinha que fazer diariamente. Então todas as manhãs bem cedo acordava tomava meu café da manhã e saía pelo bairro em busca de alguma coisa bonita.
Lembrei-me de que quando o médico disse o tratamento eu fiquei perplexo e disse que morava num lugar pobre e feio, mas ele disse que eu tinha que me esforçar.
No começo foi difícil, mas com o tempo eu fui pegando o jeito. Após várias semanas estava completamente curado, mas não deixava de fazer esse exercício diariamente. Depois de algumas semanas já tinha catalogado 5 tipos de borboletas , dez de passaros, vinte oito tipos de flores, das maiores até as menores e de diversas cores, já tinha visto pelo menos seistonalidades diferentes no céu durante o nascer do sol, vários gatos e cahorros vádios também se tornaram objeto de meu tratamento e passei a conhecer várias crianças e idosos lindos que passsaram a fazer parte do meu mundo.
Se algém me perguntar o que é oreotrago, não direi que é alguma parte do corpo ou uma doença estranha, mas algo que modificou e melhorou minha vida profundamente. Espero que todas pesssoas tenham a inflamação do oreotrago e façam seu tratamento direitinho!!!!
Tiago Dre Pirituba

LaborLeonor disse...

Tudo começou numa segunda feira, depois de uma manhã tumultuada na sala de informática. Os alunos chegaram para a aula com muita euforia, não queriam seguir as propostas do professor, queriam conectar somente sites de jogos, youtube, musicas enfim ..... trinta e cinco alunos, oitava série, computador desconectado, mouse sem direção, caixa de som estridente, meu Deus o que fazer!!!! Respirei fundo e de repente.... alguém falou procure um oreótrago. Não entendi muito bem a palavra, será que ouvi certo??? Pensei quer saber fui me informar como poderia fazer para encontrá-lo. Descobri, fui em busca.Horas depois..... voltei.
Estão curiosos né? Sabe o que é um oreótrago? Um mágico, sim que me deu uma porção mágica para aplicar nas minhas aulas. Quer saber a receita??? Ligue para 0800123456
pronto atendimento, não precisa abrir chamado.

Anônimo disse...

Certa vez fomos à uma festa no interior de São Paulo e ocorreu um fato muito interessante no meio do caminho. Tivemos que parar o nosso carro na estrada quando vimos uma pessoa com laptop acessando um programa um tanto curioso: "Está perdido na estrada acesse-o que logo vem ajuda." Ele transporta você imediatamente para o local desejado. Sem burocracia, sem custos e ainda você ganha um passaporte para uma viagem ao túnel do tempo, dando-lhe direito de reviver momentos inesquecíveis da sua vida por três horas. No entanto, teria que descobrir um enigma que seria baseado nos sons da natureza. Não pense que era fácil, princilpalmente para nós que vivemos numa louca cidade marcada pela poluíção sonora chamada São Paulo.
Gisele e Ivani

Anônimo disse...

foto do oreotrago tirada durante o safari na África
ooooo
o 0 0 o
o,,,,o
oo
ooooooooooooo
oooo
oooo
oooo
oo oo
oo oo
oo oo

Anônimo disse...

......ooooo...............
.....o 0 0 o......................
......o,,,,o.......................
........oo.........................
....ooooooooooooo..................
........oooo.......................
........oooo.......................
........oooo.......................
......oo...oo......................
.....oo.....oo.....................
...oo.........oo..................

Anônimo disse...

CRIAMOS UMA HISTORIA MUITO INTERESSANTE E POSTAMOS DE MANEIRA CORRETA>>>
ENTRETANTO< O TECLADO ESTA DESCONFIGURADO E NÂO PERMITIU QUE FIZESSEMOS O MELHOR>>>
MUITA TRISTEZA DIANTE DE UMA HISTORINHA TÂO LEGAL>>>>MAS O MELHOR ESTA POR VIR>>>>(RSSSS) DESCOBRIMOS QUE O MOTIVO DE NOSSA PERDA FOI O MALDITO< CRETINO< FILHO DA @#&*#@$@# DO OREÒTRAGO QUE APAGOU TUDO QUE FIZEMOS>>>
MALDITO ORELHUDO OREÒTRAGO

MARCOS FERREIRA > PIRITUBA
VANICE LUCIA > PIRITUBA

Anônimo disse...

A palavra "oreótrago" surgiu de um erro de escrita, cometido por um aluno, na aula de Português.A professora estava fazendo um ditado, e leu para os alunos escreverem:"... e o réu tragou o cigarro profundamente, antes de ouvir, via vídeo conferência, o veredicto proferido pelo Meretíssimo Sr. Juiz". Então o aluno escreveu "o réu tragou"
emendando tudo, suprimindo o "u"final e trocando o lugar do sinal, resultando na palavra "oreótrago".
Eloá A Galvão de Carvalho

Anônimo disse...

Oreoinformatragologia...

Sabem do que se trata? Do poder das tecnologias oreotragóficas que habita em cada um dos POIEoreótragos que participam desse curso.
Faça parte, descubra também o oreótrago que existe em você! Junte-se a nós.
Lia

Anônimo disse...

Um oreótrago é um especialista em oréos que nada mais são que espécies de algas originárias do oceano índico. Tem tonalidade azulada, algumas com manchinhas brancas em forma de estrela. São muito utilizadas no tratamento de stress. Por serem raras, o tratamento não é muito difundido na comunidade cientifica ... por isso continuamos muito estressados!!!

Fabiana disse...

Harry Potter, o bruxinho mais querido do mundo usou esse feitiço lutando contra o bruxo do mal Lord Voldemort. Trata-se de um encantamento secreto que transforma a pessoa em pedra. Dizem que Medusa já o utilizava na antiguidade...

Anônimo disse...

Um oreótrago é um especialista em oréos que nada mais são que espécies de algas originárias do oceano índico. Tem tonalidade azulada, algumas com manchinhas brancas em forma de estrela. São muito utilizadas no tratamento de stress. Por serem raras, o tratamento não é muito difundido na comunidade cientifica ... por isso continuamos muito estressados!!!

Nadia Melzer de Oliveira
DRE Campo Limpo
16/março/2009

cleber disse...

Antigamente o estudo da astrologia era muito apreciado, principalmente pelos gregos antigos. Nessa época havia especialistas para cada constelação conhecida, o especialista na constelação de Orion era chamado de oreótrago, assim como o especialista na constelação de aquário era chamado de aquariotrago.
cleber - Itaquera

Anônimo disse...

O Oreótrago

Subiu ao palco com tanta ânsia e sede de falar que se atropelou em suas próprias palavras. Estivera pensando dias e dias a foi naquele tão esperado discurso que mudaria sua vida na comunidade científica, pensava a todo instante: " Serei o mais brilhante Oreótrago de todos os tempos..."
Seu silêncio se fez constante e sua fala travara no momento mais importante de sua existência!!
Perdera seu momento, agora terá que aguardar por mais uns sete anos uma nova oportunidade.
Pensara em suicídio, pensara em talvez se casar, uma bicicleta comprar, estava sem saber o que fazer......

CARLA JOFRE - EMEF SENADOR TEOTÔNIO VILELA - CEU PAZ.
16 / 03 / 09. T3

Anônimo disse...

Ana e Olidelgi dizem que...

Na pequena cidade Tragolândia,
dizem que o Oreótrago é uma especie de chupa-cabra, que surge em um disco voador numa sexta-feira 13 em ano bissexto, deixando os moradores apavorados, pois, por onde passa deixa seu rastro animal destruindo tudo o que encontra pela frente, procurando por donzelas.

Valéria disse...

O que é um oreótrago......

Bom, vou contar a verdadeira história deste ser sobrenatutal, proterozóico.......
Ele habita este planeta desde a sua criação, na verdade ele esta dentro de cada um de nós.....
O oreótrago aparece todo final de mês, final-de-semana aliás em todo o final de qualquer coisa. Principalmente no grande dia que esperamos anciosos todo mês.....o famoso último dia útil do mês!!!!!!
O meu oreótrago acorda no mesmo instante que entro na minha conta e percebo que meu pagamento além de cair na conta, já foi seqüestrado pelos meus débitos automáticos, pelo meu cheque especial, pelos pré-datados, cartão de crédito, pensão alimentícia e etc.Nos finais de semana ele aparece também, quando quero sair pra fazer aquele programa legal e lembro , muito triste que aquele pagamento tão esperado já se foi, nada restou, sumiu deixando apenas uma marca, uma ligeira lembrança e uma certeza, ele voltará novamente mas só no final do próximo mês.
Quando meu oreótrago acorda ele toma conta de mim, ele tudo enxerga, tudo percebe e ainda por cima alerta o meu EU: “ Você ganha pouco. Conforme-se”.

Vera Lucia disse...

O Oreótrago

Há muitas histórias sobre o oreótrago, alguns dizem que ele parece um homem transfigurado, outros dizem que é junção de vários animais.
Quem já o viu, teve tanto medo que não consegue descrever o que ele é realmente.
Será que você já viu um?
Dizem que ele aparece à noite. Primeiramente sente-se um cheiro agradável no ar e uma leve brisa.
Que ser será este ?
Um ser que emite um cheiro agradável e uma leve brisa, causaria tanto horror aos que já o viram ?
Tente imaginar como seria o seu ?


Vera Lucia – DRE- Santo Amaro

Anônimo disse...

Ouvi passos apressados que são inconfundíveis, era o Oreótrago.
Sempre correndo com aspecto de atraso, mas sempre pontual. Seu rosto sempre a gesticular e apresentar formas.
Mais uma aula iniciou-se e seus conhecimentos sobre como se expressar e discursar cativava todos no salão.
O Oreótrago ensinou-nos a criar histórias fantásticas com gestos e e formas faciais.

Anônimo disse...

O oreótrago ataca novamente

O oreógrafo é uma criatura monstruosa, que aparece todas as noites, depois das 22 horas. Ele persegue as crianças que ainda não foram dormir e as apertam com a sua tromba enorme, coberta de espinhos.

Esta noite, o oreógrafo voltou a atacar. Sua vítima foi Joãozinho, um garoto ruivo, com sardas no rosto e muito "pimentinha".

Hoje, o garoto declarou a imprensa: "Nunca mais vou desobedecer as pessoas mais velhas. Prometo dormir cedo, todas as noites. Não quero mais ver o oreótrago."

Veronica E. C. Garrido - DRE Itaquera

Valéria disse...

O que é um oreótrago......

Bom, vou contar a verdadeira história deste ser sobrenatutal, proterozóico.......
Ele habita este planeta desde a sua criação, na verdade ele esta dentro de cada um de nós.....
O oreótrago aparece todo final de mês, final-de-semana aliás em todo o final de qualquer coisa. Principalmente no grande dia que esperamos anciosos todo mês.....o famoso último dia útil do mês!!!!!!
O meu oreótrago acorda no mesmo instante que entro na minha conta e percebo que meu pagamento além de cair na conta, já foi seqüestrado pelos meus débitos automáticos, pelo meu cheque especial, pelos pré-datados, cartão de crédito, pensão alimentícia e etc.Nos finais de semana ele aparece também, quando quero sair pra fazer aquele programa legal e lembro , muito triste que aquele pagamento tão esperado já se foi, nada restou, sumiu deixando apenas uma marca, uma ligeira lembrança e uma certeza, ele voltará novamente mas só no final do próximo mês.
Quando meu oreótrago acorda ele toma conta de mim, ele tudo enxerga, tudo percebe e ainda por cima alerta o meu EU: “ Você ganha pouco. Conforme-se”.
POIE Valéria B Mattos
POIE Roberto
DRE Ipiranga

Anônimo disse...

O FANTASMA VIRTUAL

O oreótrago é um fantasma virtual que assombra os Laboratórios de Informática das escolas municipais de São Paulo e perturba o trabalho dos Poies.
Ele entra na rede, prejudica todos os projetos em andamento, apaga dados e pastas, cria arquivos fictícios e faz cair a Internet a todo momento.
O único anti-vírus para este fantasma é a força de vontade e determinação destes profissionais em realizar seu trabalho.

SONIA (Penha) e VALÉRIA (Itaquera)

Anônimo disse...

OREÓTRAGO, O QUE SERÁ?


NO ÚLTIMO DIA DE CADA MÊS, UM SER ABOMINÁVEL, APARECE NA COZINHA DAS RESIDÊNCIAS DE MADRUGADA, PARA COMER TUDO QUE TIVER NA GELADEIRA. É TÃO SILENCIOSO QUE NINGUEM PERCEBE A SUA PRESENÇA. ELE COME TANTO, MAS TANTO QUE PASSA OS 29 DIAS DESMAIADO. AO ACORDAR COME TUDO NOVAMENTE E ASSIM PASSA OS DIAS, COMENDO, DORMINDO, COMENDO, DORMINDO COMENDO, DORMINDO............................

GECILDA E KATIA – DRE – CAMPO LIMPO

Anônimo disse...

Certo dia andando pelas ruas de São Paulo me deparei com o Oreótrago, cara estranho nunca vi nada igual,tinha orelhas enormes, cabelo dred e roupas muito desproporcionais em relação ao seu tamanho, falava uma língua que não conseguia entender, gesticulava muito e parecia ver algo que ninguém mais via. Porém seu olhar era de uma doçura sem tamanho e me olhava de uma forma que transmitia, como por telepatia, que eu era a única pessoa que poderia ajudá-lo.
Caminhei a seu lado por muitas e muitas quadras sem compreender o que aquele ser queria me dizer, porém como uma mágica entendi que na verdade a razão pela qual consegui enxergar o oreótrago foi que em São Paulo não se tem sensibilidade de perceber as pessoas.

Anônimo disse...

Oreótrago

Segundo a estória dos egípcios, todo homem que entrassem nos túmulos, pirâmides, dos faraós estariam carregando uma maldição que atingiram o invasor, seus filhos, netos, até a sétima geração.
Essa maldição consiste em que o amaldiçoado durante seis meses sofreria de insônia e os outros seis meses teriam pesadelos durante toda a noite, e nenhum remédio poderia reverter este quadro.
A esta maldição os egípcios chamam de oreótrago, o portador desta maldição era excluído do meio social, as crianças eram proibidas de brincar com as demais crianças, quando jovem as famílias proibiam que se casasse com parentes seus e quando morriam ficava proibido de ser enterrado com os demais mortos, pois acreditavam que os espíritos iriam atormentar a todos, por isso era lançado no mar o corpo do oreótrago.
Em alguns lugares a pessoa maldita era apedrejada até a morte, e se a mulher desse a luz a uma criança com essa maldição, seria morta a mãe e a criança.



POIE Marco Aurélio Garcez de Moura/DRE Guaianases

Anônimo disse...

OREÓTOGRAFO FOI O NOME DADO AO PRIMEIRO HOMEM DAS CAVERNAS ENCONTRADO NO BRASIL.
OS SEUS RESTOS MORTAIS FORAM ENCONTRADOS EM UMA DAS CAVERNAS NO VALE DO RIBEIRA-SP.
QUANDO VOCÊ FOR A ESSA REGIÃO PROCURE A CAVERNA DO OREÓTRAGO PARA TER CONTATO COM OS FÓSSEIS E SABER COMO VIVEU UM HOMEM DAS CAVERNAS, SEUS COSTUMES E OBJETOS. VALE A PENA CONHECER !!!

DICA DE VIAGEM ,
ADRIANA RAMAZZINI

Anônimo disse...

O OREÓTRAGO



Acredito que seja um profissão antiga do Egito, onde os súditos procuravam o Oreótrago para harmonizar as energias das casas. Interessante dizer, era uma profissão que somente os homens poderiam exercer, cujo principal critério de escolha era o tamanho da orelha, quanto maior melhor o profissional.

Anônimo disse...

Oreotrago: meu prato predileto

O oreótrago é um prato típico da região centro-oeste da Grécia, a base de carne suína, temperado com ervas amargas, regado com vinho seco e azeite extra virgem. Para acompanhar esse prato é recomendado uma salada de agrião com rúcula, tomates secos e azeitonas. Não esqueça de um bom vinho seco.
Altair - J/T
Gláucia - Pirituba

Unknown disse...

Oreótrago é um senhor muito sem graça que vive numa pequena aldeia loge de tudo e perto de todos.
Ele vive em função de sua especialidade de observar as pessoas e traça a personalidade dos moradores de sua aldeia de acordo com suas orelhas, por exemplo orelhas de abano é sinal de uma pessoa que deveria ser tratada com nobreza pois havia muito valor nas grandes orelhas voadoras, enquanto se divertia taxando as pessoas pelas suas orelhas ele dava grandes tragadas em seu cigarro de palha.
POIE Neide - São Miguel
POIE Alexandre - São Miguel

Dulcemara disse...

OREÓTRAGO

Oreótrago, este era seu nome, sua mãe o batizou assim, pois havia ouvido este nome em um momento de grande aflição, ela corria o risco de perder-lo por uma doença desconhecida, e fez uma promessa, se seu filho nascesse perfeito ele se chamaria OREÓTRAGO pois em seus sonhos aparecia uma pessoa muito iluminada que se chamava assim.
E desta forma aconteceu ele nasceu perfeito e recebeu este nome, porém ela percebeu nos primeiros dias, a dificuldade que seria para chamá-lo e pior para que as pessoas ao seu redor entendessem do que se tratava, cada vez que ela tinha que chamá-lo em voz alta pensavam trata-se de um palavrão o pior era ter que explicar as o que significa OREÓTRAGO, pois ela não sabia e cada vez que alguém perguntava ela repetia a mesma história, diante disto resolveu pesquisar o significado deste nome, os anos se passaram e ela não encontrava, o OREÓTRAGO chegou a fase escolar e problemas aumentaram, a professora perguntava qual sua origem, os amigos não sabiam o significado real contudo apelidos não faltavam.
Até que um dia ele teve acesso a internet e finalmente pode descobrir o significado, fazendo com que ele deixasse de detestar seu nome.
Se você quer saber o significado faça o mesmo. Garanto que não irá se arrepender.

Edno Candido da Cunha POIE Emef Maria Clara Machado
Dulcemara Reche Gomes da Silva POIE Emef Coronel Ary Gomes

Olidelgi Almeida disse...

Na pequena cidade de Tragolândia,
dizem que o Oreótrago é uma especie de chupa-cabra, que surge em um disco voador numa sexta-feira 13 em ano bissexto, deixando os moradores apavorados, pois, por onde passa deixa seu rastro animal destruindo tudo o que encontra pela frente. Procurando sempre por donzelas indefesas.

Ana e Olidelgi DRE Penha

Anônimo disse...

OREÓTRAGO

Oreótrago, este era seu nome, sua mãe o batizou assim, pois havia ouvido este nome em um momento de grande aflição, ela corria o risco de perder-lo por uma doença desconhecida, e fez uma promessa, se seu filho nascesse perfeito ele se chamaria OREÓTRAGO pois em seus sonhos aparecia uma pessoa muito iluminada que se chamava assim.
E desta forma aconteceu ele nasceu perfeito e recebeu este nome, porém ela percebeu nos primeiros dias, a dificuldade que seria para chamá-lo e pior para que as pessoas ao seu redor entendessem do que se tratava, cada vez que ela tinha que chamá-lo em voz alta pensavam trata-se de um palavrão o pior era ter que explicar as o que significa OREÓTRAGO, pois ela não sabia e cada vez que alguém perguntava ela repetia a mesma história, diante disto resolveu pesquisar o significado deste nome, os anos se passaram e ela não encontrava, o OREÓTRAGO chegou a fase escolar e problemas aumentaram, a professora perguntava qual sua origem, os amigos não sabiam o significado real contudo apelidos não faltavam.
Até que um dia ele teve acesso a internet e finalmente pode descobrir o significado, fazendo com que ele deixasse de detestar seu nome.
Se você quer saber o significado faça o mesmo. Garanto que não irá se arrepender.

Edno Candido da Cunha POIE Emef Maria Clara Machado
Dulcemara Reche Gomes da Silva POIE Emef Coronel Ary Gomes

PROFESSOR FERNANDO disse...

Um Oreótrago em meu jardim

Dizem por aí que existem nações desconhecidas em planetas distantes, cheias de mistério. Ora, nunca fui muito amante das viagens do George Lucas, mas tive de aceitar a verdade até que um Oreótrago pousou sua nave em meu quintal na noite passada.
Era madrugada quando ouvi um barulho alto, seguido de luzinhas faiscantes no jardim. No princípio achei que fosse um sonho e depois lamentei comer tanto antes de deitar. Logo depois percebi que aquilo estava realmente acontecendo: havia um OVNI ao lado da casinha de meu cachorro. Aliás, um OVBM – Objeto Voador Bem Identificado, tinha até placa com descrição do planeta e uma seqüência de 34 caracteres. Uma perfeita cópia em miniatura daquelas naves da TV.
De dentro da nave saiu um humanóide pequenino, com pele verde-limão, cabelos azul royal ao estilo black-power, sapatos grandes em forma de pantufa de ursinho e um uniforme digno de São Paulo Fashion Week – pelo menos é assim que minha mãe classifica toda roupa esquisita demais. Tentei recepcioná-lo acenando com os dedos unidos, como fazem os fãs de Star War que nunca mais chamarei de malucos.
Depois de alguns minutos de prosa, descobri que meu estranho visitante era um Oreótrago, ou seja, um especialista em comunicação nos sistemas próximos à Órion. O pequeno falava um português arrastado que bem lembrava minha tia do sertão do Piauí e parecia achar maravilhosa a maneira como conseguíamos nos comunicar de tantas formas diferentes.
A visita foi rápida porque meu amigo Oreótrago estava atrasado para um Congresso de Oreontragologia num planeta onde todos se comunicavam com passos de dança. Meu novo amigo se foi ante que eu lhe perguntasse sobre o significado da Macarena. Talvez essa seja uma aventura para outro curso de formação.

Fernando Araújo de Oliveira
EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello
DRE Guaianases

EJA FRANZOLIN-2009 disse...

O caso do oreótrago

- Mamãe, vendo tv hoje encontrei a solução para você parar de fumar.
- Jura?? Onde?? Como??
- É isso mesmo!!!
- Liga a TV, porque quero ver isso também.

Eis que na TV.
- A cura do seu grande problema chegou. Temos a grande, mega, super, hiper, master blaster novidade do mercado. O cigarro de chocolate . Calma, não é aquele cigarrinho destinado para crianças, o qual já conhecemos. Esse produto inovador é um super lançamento da Oreo. Não, não também não é um biscoito. È um cigarro com sabor chocolate. O Fantástico OREóTRAGO.Não contém nicotina, produz fumaça e te deixa satisfeito por horas. Não perca mais tempo, ligue já e peça seu super maço com 1200 cigarros por apenas 3x de R$ 99,99. Use durante um mês, se não estiver satisfeito terá todos eu dinheiro de volta...


-Mamãe, compra, compra!!!
- Ok, vou ligar agora. E também eu amooooooooooo chocolate.


Um mês depois...
- Mamãe pra quem você está ligando desde cedo?
- Para reclamar meu filho.
- Pra quem?
- Para o produtor do Oreotrago. Perdi o gosto pelo cigarro, mas ganhei 5 quilos e várias espinhas.
- Caramba mãe, mulher nunca está satisfeita.

Alba/ Penha

Anônimo disse...

Oreótrago e o poder da linguagem

Oreótrago era um artista-cientista que vivia numa comunidade virtual. Na verdade, ele era um “bichinho virtual” mas ninguém sabia sua real identidade. Seu “alimento” preferido eram palavras que formassem códigos que ao serem digitados e publicados na rede, instigavam a curiosidade desafiando a lógica dos internautas. O que seriam esses códigos? Figuras enigmáticas, palavras de origem científica, palavras esquecidas do dicionário, termos arcaicos, etc.
Com o avanço das tecnologias, a produção das palavras começou a ser mudado pelo uso de imagens e símbolos, substituindo o valor das palavras, pela facilidade de acesso. Com o tempo essa geração foi perdendo a capacidade de comunicação através das palavras (pronúncia e escrita) e começaram a se comunicar por gestos. Oreótrago, tornou-se assim um símbolo nacional desta transformação, sendo feriado o dia de seu nascimento e todos os anos nas escolas comemora-se o dia do Oreótrago no dia 16 de março.

Poies:
Juliana Ferrari
Emef Euclides Custodio
Tadeu Bandoni
Emef Mario Kosel
DRE Pirituba

PROFESSORA ESTER disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O OREÓTRAGO FOFOQUEIRO

Conta-se uma história de um personagem lendário que existiu em uma cidadezinha perdida no mapa chamada Valáskia.
Esse personagem ficou popular por se tratar de um montro que tinha uma língua muito grande, ou seja falava mal da vida de toda a população!!!
Um belo dia, uma de suas brincadeiras causou um grande reboliço entre as pesssoas: fez-se passar por um ilustre personagem da cidade vizinha, Zinembraska. Espalhou entre todos que quando ele passasse na frente da residência do governador, todos, inclusive as celebridades de Valáskia, deveriam se curvar, e ao seu comando, cuspir para o alto, deixando o cuspe cair em suas testas!!!
E olha que essa foi só uma de suas brincadeiras... houveram ainda muitas outras!
E este monstro não sumiu no mapa como Valáskia. Ele ainda hoje vive perdido nas sociedades...

Fabiana Maia Siqueira
Sônia Aparecida Carvalho Santos
DRE: Guainases

Anônimo disse...

Naqueles tempos, enquanto as pessoas curiosas passeavam procuravam coisas estranhas como: aves raras, bichos estranhos, pessoas com vestimentas coloridas, etc.
Num determinado dia chovia e ventava muito, uma mulher estava perdida dos outros curiosos numa floresta quando... sentiu um arrepio, quando um vulto passou.
Sozinha e quase chorando, encontrou com os demais e narrou o fato.
Todos ficaram muito impressionados e resolveram ir atrás do vulto assustador, enquanto procuravam se depararam com nada menos que um bicho horrendo. Cuspia fogo, era todo enrugado. Realmente haviam encontrado um bicho muito estranho, nunca tinham visto nada igual. Com muito medo acabaram correndo muito.
No caminho de volta à cidade, encontraram algumas pessoas que se diziam pesquisadores e procuravam por um Oreotragro na floresta.
As pessoas disseram que encontraram com um bicho estranho e que ficaram com muito medo, talvez fosse esse tal de Oreotrago.
Deram a descrição do bicho e os pesquisadores foram atrás das pistas.
Antes porém, contaram às pessoas que o Oreotrago era sim, muito feio, mas que não oferecia perigo algum. Mesmo sendo uma espécie rara descendente do extinto dragão ele era muito manso e os pesquisadores queriam encontrá-lo pois era o último exemplar e logo foram atrás dele.

Ednéia Moresse Coelho - DRE Butantã

Anônimo disse...

Quando criança , Pedro um menino muito levado, não perdia oportunidade para aprontar com seus vizinhos. Mas, a visita de um tio bem distante do interior , mudou sua vida para sempre. Segundo o tio Bidú, uma criatura de nome oreótrago, costumava assombrar meninos e meninas durante seus sonhos. A lenda descrevia, que quando tal sonho ocoresse a criança passaria a ter seus dias contados na Terra. Pedro como não tinha contato nenhum com as lendas interioranas, assustou-se no primeiro momento, mas a noite chegou, e nada aconteceu. Suas travessuras proseguiram dia após dia, quando em uma bela noite de lua cheia o tal monstro apareceu em seu sonho. Para sua surpresa, a patrir daquele dia sua vida se transformaria por completo.

Rogério Flora

Anônimo disse...

O OREÓTRAGO QUE FOI À ESCOLA

O dia amanheceu claro, após uma noite mágica e cheia de fumaça.
Foi durante uma aula de informática para o 3º termo B do EJA que tudo começou.
Silvário, um aluno de meia idade trouxe para a sala de informática, um aparelho muito esquisito, o qual o aluno dizia que era um Oreótrago, deixando a professora e todos os alunos curiosos, pois não se tratava de um aparelho comum.
Parecia que o aparelho tinha vindo de outra dimensão, era parecido com um chapéu, mas todo em cristal com uma coloração azulada, com duas mangueiras laterais.
O aluno pediu para a professora colocar o aparelho na cabeça e as pontas das mangueiras no ouvido, para que pudesse experimentar uma situação mágica.
A professora muito curiosa resolveu experimentar a novidade obedecendo o aluno, foi quando um estouro fez a professora desaparecer.
Os alunos ficaram espantados e começaram a procurar a professora, enquanto Silvário, muito risonho dizia para que ficassem calmos, pois em breve a professora voltaria.
Depois de alguns minutos, outro estouro e pronto a professora voltou, toda sorridente com o experimento, pois foi tragada pelo aparelho que a levou para outra dimensão, com computadores virtuais de estrelar geração, onde somente com o pensamento era possível enviar e-mail, entrar nas comunidades virtuais, etc. enquanto flutuava dentro de um disco voador.
Rapidamente todos os alunos queriam experimentar o aparelho, tornando aquela noite, uma noite mágica e inesquecível.
Ester Alves de Oliveira

Anônimo disse...

Oreótrago estava caminhando pela rua em direção ao seu trabalho.
Enquanto caminhava, pensava em como seria seu dia, como o destino reinaria naquela manhã.
Queria muito que seus planos dessem certo e firmava seu pensamento em seus objetivos.
Chegando ao trabalho, sua secretária o esperava com a papelada do dia.

Rosana Vizioli - DRE Penha

Anônimo disse...

Estava passeando pela 25 de março e no meio de tantas outras pessoas, dei de cara com um oreótrago que, ao reparar nas minhas orelhas, deu um berro e disse:
- Não acredito!!!! Anos de procura e só fui encontrar tal espécie de orelha aqui!!!!!
Ao reparar que ele estava sacando uma faca do bolso e, pensando na possibilidade de perder minhas orelhas, saí correndo (na medida do possível já que estava no centro da cidade de São Paulo), para bem longe de tal estudioso (ou será maníaco?????).

Por Érica Paskevicius (EMEF General Henrique Geisel - DRE Pirituba)

Anônimo disse...

Desejo de ter um Oreótrago
Em um dia de visita ao museu, havia uma exposição meio extravagante, inusitada, sem que as pessoas conseguissem identificar sua origem.
Tentaram, tentaram e nada...
Apenas uma garotinha, inocentemente dirigiu-se até o local, olhou de um lado, olhou do outro e questionou à sua mãe:
- Mãe, quero esse oreótrago para mim!!!
Todos a olharam incrédulos e a mãe constrangida, apenas sussurrou:
- Depois falamos sobre isso!

Nome: Alexandra DRE São Mateus

Anônimo disse...

NORISVALDO VITRIO CAPELA DO SOCORRO EMEF CEU VILA RUBI RF 5319234/5
OREÓGRAFO É A ILUSÃO DE SER LIVRE E AO MESMO TEMPO SER ROTINEIRO , ASSUMINDO VIDA COMO ELA É. TAMBÉM É A MATURIDADE DE SER LIVRE COM SEGURANÇA , COM HONESTIDADE E
PRINCÍPIO
NORY PROSPERO

Anônimo disse...

Um oreógrafo muito famoso, foi acusado de manipular as pessoas com sua oratória elegante, porém teve o direito de de defender. Como exercia um poder enorme sobre as mentes das pessoas com suas palavras encantadas, conseguiu sair livre da acusação e ainda ganhou o direito a uma indenização.

Deise de O. Primo
DRE Pirituba

Anônimo disse...

Estava nervosa, em crise... Aquele problema estava me angustiando. Não sabia a quem recorrer. Foi quando resolvi procurar o oreotrágo. Ele me ouviu, me aconselhou e me ajudou a resolver meu problema.

Érika - Campo Limpo

Anônimo disse...

HERANÇA DE MEUS ANTEPASSADOS

Eu sempre quiz ser um Oreótrago, mas isso, é claro que vem de família. Meu avô era Oreótrago, meu pai é Oreótrago. Os homens da minha família são Oreótragos e aprendem a ser desde criança.
Ah, você quer saber o que é um Oreótrago? Eu não deveria por ser um segredo de família mas te digo: ser oreótrago é saber amar e querer bem a todos que estão a sua volta! Você se considera um Oreótrago???

RENATO DE PAULA SILVA
CAPELA DO SOCORRO.

Anônimo disse...

Hoje me deparei com algo que jamais imaginai que pudesse acontecer. Chegando a este encontro e a procura de uma vaga para estacionar no entorno, encontrei no caminho um oreótrago, fazendo caretas, gesticulando, bufando, sinais estes muito difícil de decifrar. Fiquei muito assustada, tentei fugir dali... Depois de algum tempo consegui manter a calma, raciocinar e percebi que aquele oreótrago estava desejando a vaga que eu havia conseguido a tanto custo e que eu havia frustado suas expectativas. Pode?
Rita - PJ

Anônimo disse...

AQUELE QUE ESCUTA

Em uma vila, habitava um Oreótrago, um ancião ao qual todos recorriam sempre que queriam desabafar seus problemas, mesmo ele não dando a solução, todos saíam de lá aliviados, pois podiam contar com alguém, mesmo que só para compartilhar.
Não se sabe desde quando ele estava lá, ou desde quando se tornou um "ouvinte", mas desde cedo já se aprendia, que se algo o incomoda, procure o Oreótrago, que você sairá de lá aliviado.

Ale - Pirituba

Anônimo disse...

Passeando pelas ruas flóridas de Gramado, deparei-me caom um homem que vestia um terno cinza, com gravata e sapatos que compunham um conjunto sofisticado.
Fiquei pensando onde ele iria com aquele traje,naquela hora do dia,6:30, numa cidade como Gramado.
Ao perceber minha observação, o homem olhou-me e disse:
-Sou um oreótrago! Gostaria de passear comigo?
Fiquei espantada e imaginei..."Alguém que fala muito...?"
Prof.Vânia POIE Penha

Anônimo disse...

Oreótrago é um ser de outra galáxia que inspira as pessoas da Terra a escreverem livros de ficção. Por ser muito, muito criativo, ele consegue passar idéias só com o olhar. De repente as pessoas sentem seus cérebros vibrarem e a inspiração vem como num passe de mágica e escrevem dias e dias seguidos até completarem um livro inteirinho, com prefácio e tudo.
Carmem Cristina R.M.Coppola
DRE Ipiranga

Anônimo disse...

A HISTÓRIA DO OREÓTRAGO...

DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS, EXISTEM PESSOAS QUE OBSERVAM O CÉU, NELE OCORREM DIVERSOS FENÔMENOS, ALGUNS ATÉ APARENTEMENTE INEXPLICÁVEIS. A CURIOSIDADE HUMANA, FEZ SURGIR UM INCRÍVEL OFÍCIO, O DE SER OREÓTRAGO. É ELE QUEM ESTUDA ESTES FENÔMENOS E OS DESVENDA PARA A HUMANIDADE.


ANA PAULA - DRE PIRITUBA

Anônimo disse...

Claudia Valério - Jaçanã/Tremembé

O meu primeiro encontro com o Oreótrago

Outro dia encontrei um oreótrago no meu 1º encontro de formação como POIE. Senti-me tão constrangida que fiquei da cor de minha camiseta e de meus sapatos e ainda por cima sem palavras.
Eu não imaginava que um oreótrago poderia me fazer sentir assim. Sabe ele me fez pensar bastante como é importante cumprir horários, afinal de contas, era a
2ª vez que eu chegava atrasada no mesmo encontro.
Gostei do oreótrago! Eu não tenho uma definição para ele, mas, sei que ele me motivou a reflexão.

Anônimo disse...

Oreótrago – Este dócil animal é alvo de discriminação devido a sua pitoresca aparência e nome diferente, mas de acordo com os simpatizantes que adotaram este animal como doméstico, após um tempo de adaptação, ele se revela um excelente companheiro dentro do lar e que pode surpreender você. E ai, vai adotar um????????

Anônimo disse...

O Oreótrago

Estou pesquisando sobre as coisas que a mente tem dificuldade de entender, relacionar ou aceitar, como o assunto é pouco explorado e consequentemente divulgado fui a um oreótrago em busca de informações que facilitem a compreenção do desconhecido.

Hamilton-cl

Anônimo disse...

Ha milhares de anos o homem, o homem comunicava-se apenas apenas através de desenhos e códigos, que representavam a sua escrita. Com a evolução humana o homem passou a comunicar-se através da lingua escrita com a ajuda do OREÒTRAGO, uma máquina onde as palavras eram imprtessas.
Assim surgiu uma das maires comunicação humana.
Profª Vania POIE de Guaianazes

Anônimo disse...

Oreótrago – Este dócil animal é alvo de discriminação devido a sua pitoresca aparência e nome diferente, mas de acordo com os simpatizantes que adotaram este animal como doméstico, após um tempo de adaptação, ele se revela um excelente companheiro dentro do lar e que pode surpreender você. E ai, vai adotar um????????

Claudiano DRE - MP

Anônimo disse...

Quando fui um oreógrafo!

Me lembro bem, quando todo mundo me olhou com aquela cara de “E agora”, quando fui convidada a fazer um discurso sobre um tema em uma reunião, eu era a oreógrafa daquele momento. Me senti pequena, como era tímida, meu Deus, e eu nem havia preparado o meu discurso, mas falei qualquer coisa, de improviso mesmo e fui aplaudida.
Entendi que qualquer um a qualquer momento pode passar de ouvinte a oreógrafo num piscar de olhos, basta uma pergunta ser feita.


LILIAN SILVA ATANAZIO
E.M.E.F. SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DRE: FREGUESIA DO Ó/ BRASILÂNDIA

Anônimo disse...

Quando fui um oreótrago!

Me lembro bem, quando todo mundo me olhou com aquela cara de “E agora”, quando fui convidada a fazer um discurso sobre um tema em uma reunião, eu era a oreótraga daquele momento. Me senti pequena, como era tímida, meu Deus, e eu nem havia preparado o meu discurso, mas falei qualquer coisa, de improviso mesmo e fui aplaudida.
Entendi que qualquer um a qualquer momento pode passar de ouvinte a oreótrago num piscar de olhos, basta uma pergunta ser feita.

LILIAN SILVA ATANAZIO
EMEF. SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DRE: FREGUESIA DO Ó/ BRASILANDIA

Anônimo disse...

O oreótrago

A dúvida me consumia ... ir ou não ir, fazer ou não, comprar ou não comprar, dizer sim ou não. Eram horas de devaneios e angústias. Pensei em comprar algo para me ajudar. Mas... novamente a dúvida: comprar ou não , sair ou não... Então fixei meu olhar no condutor de repostas: meu computador. Entrei no "google" e inclui a pergunta: "Como receber respostas imediatas às minhas perguntas ?" Entre as 27.428 respostas possíveis encontrei: "Adquira um oreótrago e pague com cartão de crédito em seis vezes sem juros." Pela primeira vez tive uma certeza : ele era necessário. Hoje quando tenho duvidas coloco minha digital em um compartimento e ele me diz: sim ou não. Meu problemas foram resolvidos . No momento estou estudando uma proposta para participar daquelas propagandas de produtos pela tv, mas logo coloco minha digital no meu oreótrago e decido.


Eloiza Maria Neves Silva DRE - CL

Anônimo disse...

Conta uma lenda, que nos confins de uma cidade grande vivia um ser abduzido da galáxia alfa 11.
Diz a lenda que nesta galáxia existe um planeta que possui os fantásticos seres oreótragos, capazes de solucionar os mais diversos problemas do universo.
Ainda não se sabe quem, mas se suspeita o porque, um destes veio parar nos confins desta cidade.
Disfarçado de ser humano o oreótrago, vive a nos observar se intriga como tantos problemas surgiram e como pode solucioná-los.
Poie Rodrigo T.Borges - DRE-Pirituba

Anônimo disse...

Oreótrago é um super técnico !

Quantas noites perdidas esperando por você,a sua chegada era esperada por todos nós !
A melhor notícia que recebemos hoje, em SME-DOTIE, é que você chegou!!! Maravilha...
Seja bem vindo oreótrago.
Adeus internet lenta...
O nosso super técnico chegou!
Edna Giannini - DRE Ipiranga

Ana disse...

Era março, extamente dia 17. Fazia calor e tive que sair bem cedo. Tinha um compromisso e andava bem depressa. Precisava chegar logo, mas algo em uma loja de antiguidades me chamou a atenção. Poucos sabiam mas, aquele abajur decorado em cobre era, na verdade um oreótrago. Espantada e completamente absorta através da magia daquele instrumento, olhei para os lados e, a rua deserta, quebrei a janela. Finalmente! Estava diante daquela máquina fantástica capaz de me transportar para outros tempos. Acionei o botão, escolhi o futuro e o resto... bem, o resto, conto quando voltar.

Ana Emília dos Santos Monteiro
DRE - Santo Amaro

Anônimo disse...

Certa vez, caminhando pelo parque, solta em meus pensamentos, percebi algo se mexendo na mata ao lado.Parei assustada.Observei com a respiração aos pulos.Quando de repente, saltou um ser iluminado na minha frente. Ele fez menção de se comunicar, mas o medo era tanto que não dei tempo para tal atitude. Saí correndo.
No outro dia, caminhando como sempre pelo parque, porém não menos medrosa e a passos receiosos, passei pelo mesmo lugar e como a curiosidade bateu, espichei os olhos no lugar de onde havia saído aquele ser e encontrei...
uma plaquinha dizendo: " Sou um OREÓTRAGO", queria apenas te conhecer e conquistar sua amizade, mas você não me deu a oportunidade...
Numa próxima, não deixe nunca um oreótrago passar incólume em seu vida..."

Regiane - DRE São Matheus

Anônimo disse...

É muito difícil escrever sobre algo que não conhecemos. Minha vontade agora é correr ao dicionário para procurar esta palavra, ou como dizem, procurar no google.
Fico pensando na dificuldade dos nossos alunos quando falamos "grego" com eles, ou seja, coisas que parecem não fazer parte da realidade deles.
Valquiria DRE Jaçanã/Tremembé

Anônimo disse...

Certa vez, alguém em outra planeta distante recebeu um tal convite em uma escola... achou meio estranho, mas pela curiosidade acabou topando.

No primeiro dia de aula, parágrafo, dois pontos:

O que fazer, quem são e o que sou???

Esse alguém deparou-se com mais ou menos 30 oreótragos em níveis diferentes de aprendizagem. Seu susto foi grande, mas o suficiente para sensibilizá-lo de tal forma que seu teletransporte foi autorizado à Oreotragolândia!
Atualmente notícias mais recentes indicam que seu amor foi tão grande a este lugar que ele não consegue mais voltar ao seu planeta de origem,tornou-se um oreotrogolês!

Lucilene Varandas disse...

Poesia: "O Oreótrago"
Era uma vez um Oreótrago
Que corria, corria
Pra onde ninguém sabia...
às vezes corria para o coração,
às vezes parava e pensava:
Qual seria a minha vocação?
Seria talvez uma multação!?
Dessas que transforma o lixo em luxo!?
O nada em cheio!?
A ação em emoção!
Lucilene Varandas - POIE - DRE -Campo Limpo - CEU EMEF CASA BLANCA E EMEF GENERAL DE GAULLE

Anônimo disse...

UM SER ILUMINADO

EM UMA NOITE ENLUARADA, ONDE AS ESTRELAS CINTILAVAM TORNANDO CLARA A ESTRADA EM QUE PASSAVA, DE LONGE PERCEBI UNS OLHOS VIBRANTES E ENORMES QUE ME SEGUIAM CONSTANTEMENTE. UM MEDO TREMENDO ME OCORREU, SUBIU UM CALAFRIO.
COMECEI A PARAR ENQUANTO AQUELES OLHOS ME FIXAVAM.
DE REPENTE, QUANDO NEM CONSEGUIA MAIS ME MEXER, VI, SURPREENDENTEMENTE UM PEQUENO SER SE APROXIMAR... CALMO, LINDO, PELUDO E DE UMA COR FANTÁSTICA. ERA O OREÓTRAGO QUE VINHA AO MEU ENCONTRO...FELIZ PARA ILUMINAR AINDA MAIS MEU CAMINHO.

MARIA HELENA DOS SANTOS COMIN
E.M.E.F."SENADOR JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES"
DRE - SÃO MIGUEL

Unknown disse...

Nesta manhã ensolarada, sai mais uma vez da DRE para vir a SME. No trajeto pelas ruas de São Paulo, além de milhares de carros e motos, encontrei um oreótrago gordo e peludo, caminhando calmamente na Rua Diogo de Faria. Algumas pessoas mudavam de calçada, enquanto outras mergulhadas em seus pensamentos, não o notavam. Duas senhoras conversavam na esquina com a Leandro Duprat, e escutei uma delas dizer:
- Veja o oreótrago de SME passeando nesta manhã... Isto sempre acontece às 7 horas da manhã.
Concluí, por conta do horário, que deve ser o bichinho de estimação da Lia.

Sandra - DRE SM

Anônimo disse...

Certa vez, alguém em outra planeta distante recebeu um tal convite em uma escola... achou meio estranho, mas pela curiosidade acabou topando.

No primeiro dia de aula, parágrafo, dois pontos:

O que fazer, quem são e o que sou???

Esse alguém deparou-se com mais ou menos 30 oreótragos em níveis diferentes de aprendizagem. Seu susto foi grande, mas o suficiente para sensibilizá-lo de tal forma que seu teletransporte foi autorizado à Oreotragolândia!
Atualmente notícias mais recentes indicam que seu amor foi tão grande a este lugar que ele não consegue mais voltar ao seu planeta de origem,tornou-se um oreotrogolês!

DRE- SÃO MATEUS
ANA CAROLINA WEISS BARRILARI

Unknown disse...

Em um reino muito distante, havia uma pessoa que era encarregada de fazer contato dos membros do reino, com o plano espiritual, pois havia diversos Deuses que, controlavam as diversas atividades naturais e sobrenaturais no mundo.
Essa pessoa era escolhida por vários fatores, como: caráter inabalável, carisma, seriedade, confiança, polidez, entre outras e principalmente por ter facilidade de negociar com os vários Deuses e conseguir benefpicios individuais e coletivos.
esse ser diferenciado recebia o nome de oreótrago e, abaixo do Rei, era o membro mais importante da sociedade local. O oreótrago tinha discípulos, que eram preparados para substití-lo após sua morte e eram escolhidos por uma disputa de negociações com os Deuses e benefícios alcançados.
Aós sua morte o corpo do oreótrago era mumificado e cultuado por todas as pessoas da região.

Sérgio dos Santos Ferreira

Anônimo disse...

Naquela manhã o oreótrago fez o que sempre fazia: levantou-se, praticou exercícios de alongamento, tomou seu leite com café e chocolate, banhou-se, vestiu-se e foi para o trabalho. Porém, não imaginava que naquele dia encerraria sua carreira.
Ao chegar no trabalho, fez o que sempre fazia: vestiu seu jaleco, sua máscara, suas joelheiras, seu par de luvas e passou a engatinhar por entre as estantes de livros.
Buscou o que sempre buscava, mas desta vez não encontrou.
Nenhuma traça morta, caída, à espera de um digno funeral. Nenhuminha.
O chefe da biblioteca, que chegara atrasado e não pudera evitar logo de início a situação desconcertante, informou-lhe: importamos direto da China um oreotragrífugo. Você está demitido!
Luciana Sanches - Capela

Anônimo disse...

Um Oreógrafo desconhecido apareceu no nosso espaço, sem definição, sem descrição, um nada, ou um tudo? Algo ou alguém que por mais insignificante que seja já se tornou o centro das atenções , a pauta do momento, já está no mínimo, na minha, na sua, nas nossas cabeças. Um enígma, já se tornou o palco da minha, da sua e da nossa curiosidade, e o mais importante, nunca mais o esqueceremos.
Marilú Ap. de Campos Panini DRE/JT

Anônimo disse...

Oreótrago!?!?!?
Algo imaginário que surgiu ao meio de uma conversa informal. Palavra com muitas definições porem nenhuma traduzível do seu real significado.
Talvés seja a prova do nosso estreito conhecimento do dicionário, ou apenas a prova de que o desconhecido provoca situações pertubadoras e que causa-nos profundas inquietações...
Sendo assim OREÓTRAGO nada mais é do que: ?????? reflexão????????imaginação??????? emoção??????? pertubação ?????......PALAVRA INDEFINIDA...

Simone M. Metta
DRE São Miguel

Anônimo disse...

O Oreótrogo mau

Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Avermelhada que foi mandada pela sua mãe até a casa da vovozinha para entregar doces, pois a velhinha estava meio caidinha- acho que era virose!
A mãe recomendou:
-Não pegue o atalho da floresta porque tem um Oreótrago mau que pode te devorar.
A menina, desobediente como sempre, pegou o atalho sem se preocupar com o terrível Oreótrago de orelhas grandes.
Chapeuzinho trombou com o bicho que a engoliu imediatamente.
Para sair da barriga do Oreótrago, a menina teve uma idéia, começou a cantar e dançar funk lá dentro do estômago do malvado. O pobre Oreótrogo ficou enjoado com tanta música ruim e acabou colocando a menina para fora e nunca mais se atreveu a engolir ninguém.

Anônimo disse...

ONTEM OREÓTRAGO, HOJE PROFESSOR.

Em uma das minhas vidas anteriores ainda não havia escola, e apenas algumas pessoas conseguiram criar uma forma de escrita e posteriormente de leitura, esses eram chamados de "OREÓTRAGO", e foi um deles que me ajudou a registrar minhas primeiras escritas e a ler as primeiras palavras.
Na minha vida atual por acaso descobri que sou um "oreótrago", conhecido nos tempos atuais por "professor" e que no futuro poderá junto com a evolução humana receber um outro nome, mais sem perder a importância da função de mostar o maravilhoso mundo da leitura e escrita.

RONALDO COELHO DE SOUSA
POIE - EMEF MÁRIO MARQUES DE OLIVEIRA ( M´BOI MIRIM )

Anônimo disse...

Eu sou um oreótrago !!

Um dia desses estava conversando com um amigo sobre um problema pessoal que estava me tirando o sono.

-João, não sei o que fazer !! A dias que não consigo dormir, porque algo está me encomodando muito.

- O que houve? Perguntou joão...

- Veja bem, estive na casa dos meus pais num desses finais de semana e percebi sentado a mesa junto com meus irmãos e sobrinhos o quanto minha família é estranha e como sou diferente deles.

- Como percebeu isso?

- Sei lá eles falam de tantos assuntos que não pertencem a minha realidade, que não tem nada a ver comigo.

- Já sei o que está acontecendo, você é um oreótrago !!

- Oreótrago? O que é isso?

- É alguém que se sente um estranho no ninho, que acha que não pertence a nenhuma comunidade, que não se identifica com determinados grupos, cara se eu fosse você eu iria procurar ajuda.

Davi - Capela

Anônimo disse...

Na primeira vez que ouvi falar sobre ele, fiquei primeiramente assustada, depois curiosa, desconhecia este sentimento, mas naquela manhã de terça-feira, após uma exaustiva viagem de metro lotado, na sme, sob orientação da Lia e da Denise, tomei conhecimento sobre este sentimento que mexia comigo, uma vontade de aprender, descobrir novas formas de fazer coisas já conhecidas, este sentimento podia ser traduzido numa palavra, OREÓTRAGO.

Anônimo disse...

O Oreótrago
Juliana, minha sobrinha, é uma menina muito alegre e curiosa. Outro dia, ela leu uma história de terror e depois começou a desenhar as personagens da história.
Todos eram pessoas "normais", apenas uma era um monstrinho de duas cabeças, cheio de verrugas e todo roxo...
Nesse desenho ela se ateve por mais tempo e eu resolvi perguntar-lhe o nome dele. Ela prontamente me respondeu:
- Oreótrago.
- Oreótrago? Que nome estranho!
- É, ele é muito estranho, mas eu gosto dele, porque ele salvou a todos com sua bondade...Depois eu te conto a história, tá?

Roseli J/T

Anônimo disse...

Oreótrago via Internet
OREÓTRAGO VIA INTERNET

Alguma vez, você já levantou com o “pé esquerdo” , com aquela sensação de que algo estranho está por vir? Estou falando daqueles dias em que quase nada dá certo, tudo foge do programado? Pois bem, foi exatamente num dia assim que tudo aconteceu.
Estava eu entusiasmada para enfrentar mais um dia daqueles. As aulas preparadas, eu preparada e a primeira turma do dia à “minha porta”.
Depois de todos estarem acomodados em seus lugares e a comanda da atividade explicada, eis que o Rafinha, aluno franzino, tímido e que nunca pergunta nada, de chofre lança seu apelo:
- Professora, eu queria ver o oreótrago que meu amigo viu no computador.
Sem reação, indaguei:
- Oreo...o quê?
- Um oreótrago cadente. Meu amigo disse que na Internet tem. Ele já viu. O pai dele mostrou.
Diante da minha paralisia momentânea nenhum burburinho ouvimos mais. Lembro-me apenas daqueles pares de olhinhos voltados para mim, como que a perguntar:
- Do que ele está falando? O que é isso?
Acredito que o próprio Rafinha se surpreendeu com sua pergunta e imediatamente respondeu:
- Professora, meu amigo disse que pelo microscóbio não dá pra ver, porque o céu ta nublado...

Lígia M. de Paula
DRE-BT

Unknown disse...

Como a tecnologia é incrivel, foi só colocar o nome no google e não é que o bicho existe mesmo, é um animal que vive em Terreno rochoso íngreme em savanas na África oriental.veja nesta pagina http://www.saudeanimal.com.br/oreotrago.htm