sexta-feira, 6 de março de 2009

Contexto Social Atual

Como utilizar as diferentes linguagens midiáticas de forma a potencializar a construção de saberes para a atuação dos alunos na sociedade atual?

72 comentários:

Anônimo disse...

Possibilitando o acesso e a utilizaçao das diferentes midias para a apropriação pelo aluno do conhecimento, da forma mais adequada a ele.

Jose Augusto - Butantã

Anônimo disse...

Através da acessibilidade e da utilização dos diferentes recursos midiáticos durante as aulas.
Rosana - Ipiranga
E.M.E.F. Mal.Eurico Gaspar Dutra

Anônimo disse...

As diferentes mídias passam a não ser apenas um recurso a mais, mas uma forma ativa de ampliação do processo de ensino-aprendizagem, na medida em que fotografamos e analisamos essas imagens, produzimos vídeos, rádios, entre outros, o que nos leva a ampliar muito as fronteiras do nosso conhecimento.

Veronica Campos Patti - DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

Dar o acesso a diferntes fontes midiáticas aos alunos durante as aulas .
Mônica DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

A sociedade atual exige do indivíduo o acesso à informação,
bem como a divulgação da sua própria produção. Nesse sentido, o Laboratório de Informática age na "mão e contra-mão" do processo.
Na medida em que oferta ao aluno
meios de acesso à informação e ampliação do processo de Letramento.Tudo isso ocorre por meio da utilização das diferentes mídias e linguagens: áudio, vídeo... Como ferramentas que atuarão na expansão dos saberes.

Neli Côndello -
DRE São Miguel Paulista

Anônimo disse...

Muitos dos nossos alunos não tem acesso as informática ou tem só para lazer, e a sala de informática nas escolas servem para auxiliá-los em outras aprendizagens.
Vagner DRE - Guainazes

Anônimo disse...

Como utilizar as diferentes linguagens midiáticas de forma a potencializar a construção de saberes para a atuação dos alunos na sociedade atual?

Tento mostrar pra eles a importância de saber usar o computador na vida de hoje. A importância de usar a internet alêm de jogos e videos.
Gostaria que eles entendessem que ao terem uma dúvida eles podem achar a resposta na internet, que eles podem conversar com pessoas distantes, etc.

Suzi Cristina disse...

Permitindo que o aluno tenha acesso a várias formas de utilização das ferramentas tecnológicas e desenvolvendo em cada uma a capacidade de "filtrar" informações relevantes para uma pesquisa, sem se deixar levar pelas "atrações" que podem surgir durante uma busca na Internet.

Anônimo disse...

Emilio Campo Limpo
Atravéz das midia são tranmitidos diversos conteúdos que contribuem na formação do carater e personalidade dos alunos, Temos que explorar essas possibilidades fazendo uso de todos os recursos, mas o nosso grande desafio é filtrar esses conteudos, mostrando apenas o que vai contribuir positivamente.

Anônimo disse...

Fazendo com que os alunos entendam utilizar diferentes linguagens midiáticas, eles poderão se tornar protagonistas na construção do conhecimento, ampliando e reconstruindo saberes.

Jessica Travassos - DRE Butantã

Anônimo disse...

É de extrema inportância que os educandos tenham acesso as diferentes linguagens midiaticas ,pois a cada dia a tecnologia está mais presente no nosso cotidiano .

Luciana DRE Guainases

Anônimo disse...

No contexto social atual o acesso à internet é uma forma de se "situar no mundo". Ela nos possibilita conhecer diferentes culturas, idéias e atividades, ampliar o aprendizado e até conhecer outras pessoas ou manter comunicação com aqueles que estão distantes fisicamente. Por tanto, ela é um elemento que pode nos ajudar a formar nossa própria identidade.

Anônimo disse...

No contexto social atual o acesso à internet é uma forma de se "situar no mundo". Ela nos possibilita conhecer diferentes culturas, idéias e atividades, ampliar o aprendizado e até conhecer outras pessoas ou manter comunicação com aqueles que estão distantes fisicamente. Por tanto, ela é um elemento que pode nos ajudar a formar nossa própria identidade.

Renata Pellaes - Butantã

Anônimo disse...

Possibilitando o acesso a informação e a apropriação do conhecimento, utilizando as diferentes linguagens midiáticas através do desenvolviemnto de atividades planejadas.
Marcia São Mateus

Benetrizante disse...

Apresentar as tecnologias para os alunos de forma que possibilite a pesquisa, seleção, apropriação e publicação de um evento que seja pertinente.

Leda Teles - DRE Itaquera

Anônimo disse...

Planejar faz a diferença. Por quê?

* É um orientador do trabalho do professor.

* Por meio do planejamento, estabelece-se: prazos, datas, objetivos e coerência em relação às atividades de aprendizagem.

* Possibilita um trabalho diversificado e com todos os alunos da sala.

*Facilita a execução de um projeto
de forma que seja significativo para o aluno.

* Viabiliza o registro das ações como captador da memória do processo, bem como sua posterior retomada, se necessário.

*Organiza a dinâmica de aula e também o uso do material do laboratório.

Neli Côndello Liando
Neide A. Di Sessa -
DRE Sâo Miguel Paulista

Anônimo disse...

DRE Campo Limpo - Andréia Ugolini

Vejo a multimidia como ferramentas fundamentais para a construção do saber e para inserir o aluno no contexto da nossa atual sociedade, vejo que é importante orienta-lo para ver a informática além de jogos e lazer, mas como fonte de aprendizado, pesquisa desenvolver a organização, sequencia etc.

Anônimo disse...

A ESCOLA NA ERA DACOMUNICAÇÃO

VAGNER - DRE GUAIANAZES
BÁRBARA - DRE JT

Está evidente que a escola tem que se adequar ao universerso midiático pois seus alunos tem acesso a ele fora da escola.
Os alunos muitas vezes não sabem como utilizar a internet e as outras midias para adiquirir outras informações/conhecimentos.
E cabe aos POIEs dar essas orientações.

Anônimo disse...

PLANEJAR FAZ A DIFERENÇA

- Iniciar o planejamento a partir dos interesses do grupo e do PP;
- Prever e rever etapas;
- Planejar atividades diversificadas;
- Registrar as ações para reavaliar;
- Ser flexível
Rosana - DRE Ipiranga
Jessica - DRE Butantã

Anônimo disse...

Vivemos em um mundo dominado pela tecnologia. Portanto, as diferentes linguagens midiáticas devem ser um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, favorecendo o desenvolvimento das competências leitora e escritora, possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem diferenciados, dinâmicos, colaborativos e interativos.

Patrícia Morinaga
Capela do Socorro

Anônimo disse...

Oferecendo situações em que as mesmas possam ser exercitadas/vivenciadas principalmente por aqueles que ainda não tem acesso ou desconhecem suas possibilidades em nosso cotidiano.

Luis Mario - Tarsila - BT

Anônimo disse...

Fazendo com que os alunos entendam as diferentes linguagens mediáticas, pois a cada dia a tecnologia está mais presente no nosso cotidiano

Anônimo disse...

Fazendo com que os alunos entendam as diferentes linguagens mediáticas, pois a cada dia a tecnologia está mais presente no nosso cotidiano

Anônimo disse...

Através da inclusão digital e de sua renovação a cada dia.

Ana Claudia P. da Mata
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho
DRE-IPIRANGA

Anônimo disse...

Como utilizar as diferentes linguagens midiáticas de forma a potencializar a construção de saberes para a atuação dos alunos na sociedade atual?
Podemos montar projetos com temas que sejam atuais relacionados com o PP da escola, juntamente com os alunos dando a possibilidade de usarem todos os recursos que nós recebemos da prefeitura:O data-show, a internet, a filmadora etc.

Denílson disse...

Um trabablho dirigido, com objetivos irá traçar esta direção e preparar o aluno para o mercado de trabalho e melhor convívio social.

Denílson - Vita - DRE Penha

Anônimo disse...

Usufruir de todos as possibilidades que a tecnologia nos oferece, desde a internet e softwares que nos ajudarão a fazer com que nossos alunos potencializem seus saberes de forma a contribuir para o bem social, para tanto é fundamental trabalhar a capacidade de crítica construtiva que eles podem desenvolver ao longo do trabalho.
Gisele Cardoso- Freguesia/Brasiândia

Anônimo disse...

A construção do conhecimento ocorre nas mais diferentes situações e no contexto autal é inquestionável a observação em nossa volta das influências que as linguaguens midiáticas exercem sobre o ser humano, assim não podemos descartá-la, o que precisamos e apropriarmos de forma a utlizá-la para que o acesso seja garantido e que o aluno adquira autonomia para escolher com qualidade os diferentes recursos presentes.
Deni Ribeiro Prado
POIE - EMEF Prof. Mario Marques de Oliveira
DRE - Campo Limpo

Anônimo disse...

Orientar o aluno a selecionar conteúdos, de acordo com seus interesses, aprendendo a fazer críticas sobre as publicações.

Carla DRE 3 FO.
Adriana DRE 11 G.

Anônimo disse...

A melhor maneira de utilizar as diferentes linguagens midiáticas´é através do desenvlviemntos de projetos, pois, nestes momentos são propostas situações significativas que estimulam os alunos a irem em busca de novas informações e de novos desafios. Tudo isso irá ocorrer quando ele realizar entrevistas, pesquisa de campo, forem criar vídeos etc...

Katia Mariano - DRE Campo Limpo

Anônimo disse...

A escola e a sala de informática (POIE) deve disponibilizar e dar acesso a todos os recursos midiáticos existentes, para que o aluno possa apropriar-se do conhecimento que estes recursos podem oferecer.

Vera Lucia - DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

Através da sensibilização por intermedio desses recursos (audio, video,internet, tv, e pela demonstração do potencial de aprendizagem desses recursos e produção de estratégias para diversificar o modo que a informação poderá ser transformada em conteúdo.

Juliana - EMEF Euclides Custodio da Silveira. DRE Pirituba

Anônimo disse...

Acredito que a partir da diversidade é que construimos saberes mais concretos, e isso abrange a diversidade de publico, de linguagens, de ferramentas, de oportunidades. O laboratório de informático nos oferece recusos ilimitados e sabendo combiná-los, potencializamos o aprendizado. Cabe ao POIE balancear as melhores combinãções para não "sobrecarregar" seu aluno e não desviar o foco da atividade.

Nadia Melzer
DRE Campo Limpo

Anônimo disse...

Através promovendo a inclusão digital.
Valéria Dias - Itaquera

Anônimo disse...

No mundo globalizado o aluno tem a possibilidade de estabelecer uma comunicação direta apropriando-se da linguagem midiática, vivenciando e modificando o seu cotidiano, essa possibilidade só é possível com o link entre o laboratório de informática e a sala de aula.

Regiane e Ana Carolina

DRE-SM

Anônimo disse...

É possível por meio de atividades que possibilitam o acesso à informações, que ao mesmo tempo, oferecem oportunidades de construção do conhecimento digital e de vivência como um todo.

Suzi Matsuda
EMEF Iracema Marques da Silveira

Anônimo disse...

Acredito no uso de linguagens midiáticas como forma de superação de limites espaciais , por aproximar pessoas, limites sociais , por permitir acesso a todos independentemente de sua condição social, e limites intelectuais , por permitir a construção de conhecimentos a partir do contato com diferentes saberes. Mas , sobretudo, acredito que podemos fornecer condições para que o aluno alimente sua vontade de superação , dentro de uma sociedade em que os mais fortes se impõem a partir de valores que nem sempre passam pelo conhecimento.

Eloiza Maria Neves Silva
EMEF "Min Sinésio Rocha"
DRE- Campo Limpo

Anônimo disse...

tornando possível o acesso as diferentes mídias de comunicação e desta forma a informação que poderá se tornar conhecimento.

Edno Candido da Cunha - São Miguel

Anônimo disse...

Mostrando aos alunos que a utilidade das diferentes mídias vai além do uso do orkut e msn, que existe um universo muito mais amplo de comunicação a sua disposição e que as diferentes ferramentas disponíveis, não servem somente para tirar foto e baixar música.
Denise Cantoni Loprete -DRE Guaianases

Valéria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria disse...

Alem de possibilitar e facilitar o acesso irrestrito, também de forma lúdica e prazeirosa, sempre fazendo com que eles estejam a vontade para fazer novas descobertas no mundo informatizado de hj!!!!

POIE Valéria DRE IPIRANGA

Anônimo disse...

Possibilitando uma mudança cultural na produção e recepção de conhecimento.



Márcio - DRE capela do SOCORRO

Gláucia disse...

Creio que nós podemos utilizar diferentes linguagens midiáticas dentro da sala de informática. O computador possibilita isso. E hoje em dia, com a internet podemos mais ainda levar nossos alunos a ter contato com essas linguagens.

DRE - Pirituba
EMEF Profª Marili Dias

Anônimo disse...

Ele irá enfrentar o mundo concorrido que se apresenta lá fora na sociedade- ceu emef vila rubi

Anônimo disse...

Disponibilizando estas linguagens e conscientizando os alunos, a fim de que utilizem a Informática da melhor maneira possível e de forma mais proveitosa, também!
Sonia G. - Penha

Anônimo disse...

O mundo das mídias exerce um grande fascínio sobre as pessoas, especialmente sobre os jovens.Então, penso que deveríamos aproveitar esses recursos para desenvolver a competência leitora e escritora dos nossos alunos através de projetos onde haja uma participação efetiva do aluno na busca de uma construçao coletiva.

Vera Alves - DRE Campo LImpo

Anônimo disse...

Incentivando o aluno a sociabilizar suas produções, a trocar idéias e refletir sobre assuntos de seu interesse.

Anônimo disse...

A criança, como vimos no filme "O buraco no muro", ela não tem medo do desconhecido e se arrisca a conhece-lo. No caso do computador, ela não tem medo de não saber manusear e quebrá-lo. Isso, já se traduz em um fator de motivação ao uso das mais diversas tecnologias na escola.
Além disso, nossos alunos já nasceram na era digital, um número cada vez maior de crianças, já tiveram contato com o celular, a máquina fotográfica digital, a filmadora, o computador e outras tecnologias mais, antes de iniciarem sua vida escolar. Cabe a nós, professores fazer um trabalho de intencionalidade, para conscientização desses educandos, mostrando-lhes que não é impossível fazer uso de tecnologias na sala de aula, mas que ela deve estar orientada por um trabalho sério, que vise o desenvolvimento cognitivo e não a alienação ao mundo tecnológico.
Desta forma, as linguagens midiáticas e as tecnologias serão utilizadas para a ampliação dos conhecimentos das diversas áreas e otimização deste aprendizado, através de projetos que propiciem o desenvolvimento global do indivíduo, para ações significativas no contexto social.

Anônimo disse...

A criança, como vimos no filme "O buraco no muro", ela não tem medo do desconhecido e se arrisca a conhece-lo. No caso do computador, ela não tem medo de não saber manusear e quebrá-lo. Isso, já se traduz em um fator de motivação ao uso das mais diversas tecnologias na escola.
Além disso, nossos alunos já nasceram na era digital, um número cada vez maior de crianças, já tiveram contato com o celular, a máquina fotográfica digital, a filmadora, o computador e outras tecnologias mais, antes de iniciarem sua vida escolar. Cabe a nós, professores fazer um trabalho de intencionalidade, para conscientização desses educandos, mostrando-lhes que não é impossível fazer uso de tecnologias na sala de aula, mas que ela deve estar orientada por um trabalho sério, que vise o desenvolvimento cognitivo e não a alienação ao mundo tecnológico.
Desta forma, as linguagens midiáticas e as tecnologias serão utilizadas para a ampliação dos conhecimentos das diversas áreas e otimização deste aprendizado, através de projetos que propiciem o desenvolvimento global do indivíduo, para ações significativas no contexto social.

Veronica Garrido - DRE Itaquera

Anônimo disse...

Usando-as de acordo com os projetos da escola para propiciar ao aluno a aprendizagem, para integrar o que ele observa no dia-a-dia fazendo disso objeto de reflexão, como ponte entre os conteúdos e o cotidiano, possibilitando a interação entre alunos, colegas e professores.
Carmem Cristina
DRE - IPIRANGA

POIE Alexandre disse...

Não há exercício pleno da cidadania enquanto houver mecanismos excludentes permeando nossas ações. A inclusão digital e a apropriação do uso consciente e responsável das tecnologias da informação e da comunicação podem e devem contribuir para (na) superação de tabus, barreiras e preconceitos das mais variadas matizes em prol de um mundo mais humano e feliz.
POIE - Alexandre
E.M.E.F. Pe. José de Anchieta
D.R.E. São Miguel Paulista

cleber disse...

É de fundamental importância que nossos alunos tenham um primeiro contato com essas mídias, mesmo porque muitos deles não têm acesso a elas. Após esse primeiro contato é preciso planejar de maneira pedagógica cada recurso de mídia, para que a aula seja produtiva e não algo parecido com uma Lan House.

Cleber – EMEF Vicentina Ribeiro da Luz- DRE Itaquera.

Tiagão disse...

Acho que devemos ensinar desde os softwares mais comuns, até coisas que eles não acreditam que deveria ser ensinado ou trabalhado na escola como a utilização de pen drive, mp3s, maquinas fotográficas, celulares, misturandoas com as atividades escolares de diversas disciplinas e com o PP da escola

Anônimo disse...

Permitir um acesso maior aos equipamentos das salas de informática, realizar projetos que busquem utilizar as mídias para divulgação de resultados, fornecer subsídios para o melhor aproveitamento das tecnologias da informação. Marcos - DRE - Santo Amaro.

Anônimo disse...

Permitir um acesso maior aos equipamentos das salas de informática, realizar projetos que busquem utilizar as mídias para divulgação de resultados, fornecer subsídios para o melhor aproveitamento das tecnologias da informação. Marcos - DRE - Santo Amaro.

Anônimo disse...

Hoje em dia a informática passou a ser essencial, como vimos no documentário "Um buraco no muro", as pessoas se dividem entre as que tem acesso e as que não tem acesso a informática e a Internet. Dessa forma, a escola só tem a colaborar não apenas com o acesso, mas com possibilidades de uso além de outras formas de escrita e letramento. Utilizando toda a tecnologia oferecida, abre-se, ao aluno, novas oportunidades e possibilidades de aprendizagens que lhe vão ser úteis no futuro, quando de sua inserção no mercado de trabalho.

Érica Paskevicius (DRE-Pirituba)

Anônimo disse...

Os recursos midiáticos possuem além de uma linguagem própria para a sua utilização, uma vasta gama de portadores de texto (manuais, configurações, botões de ação, etc.), o que nos possibilita trabalhar com dois tipos de letramento, o do recurso próprio e a língua materna em si.
Está ai a ampla forma de utilizá-los na construção do saber.


Lilian Atanazio
Emef. Sen. Teotônio Vilela/ CEU PAZ
Freguesia do Ó / Brasilândia

Olidelgi Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Olidelgi Almeida disse...

Possibilitando a acessibilidade dos alunos a essas diferentes mídias. Somente tomando conhecimento e se apropriando dessa nova linguagem, ele será inserido neste novo contexto social.
Agora como inserí-lo se a escola não possui os recursos materiais que possibilitam essa inserção do aluno a esse novo contexto?
O CEU EMEF Profª Rosangela Rodrigues Vieira somente possui o LIE com os 21 computadores e uma impressora PB e nenhum outro equipamento que faz parte dessa nova linguagem midiática que possa inserir o aluno nesse novo contexto social.

Anônimo disse...

Emef - Idemia de Godoi - Dionel

Não podemos abrir mão dos instrumentos da informática.Nossos jovens buscam ouvidos para escutá-los e olhos para reconhecê-los. Por conta disso se lançam nas redes, muitos mais para serem "apanhados" do que para apanhar algo.

Anônimo disse...

A escola precisa acompanhar as mudanças da sociedade moderna, principalmente o avanço tecnológico que alterou a economia e os costumes de modo geral. A educação deve acompanhar isso. A informática é fundamental hoje no universo escolar, propiciando essa adequação.
EMEF GUIMARÃES ROSA POIE GLADYS GONÇALVES

Anônimo disse...

A escola teve criar condições e situações de aprendizagem que se aproximam da realidade do aluno, para isso deve lançar mão dos recursos midiáticos de forma contextualizada, para que possam usar em sua vida prática...

Sonia Maria-DRE São Mateus

Anônimo disse...

A linguagem midiática é importante para que o aluno tenha acesso tanto a informações que estão contidas na Internet, quanto a oportunidade de ser autor e publicar seu conhecimento a todos.
POIE Estela Maris
EMEF Prof João de Souza Ferraz
DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

O mais importante e o que mais espero, é que os alunos possam conhecer novas formas de comunicação, através da internet e que consigam de forma mais autônoma possível, realizar os seus "desejos" pela internet.
Marcos, DRE-Sto. Amaro

Anônimo disse...

A linguagem midiática já faz parte do vocabulário do aluno, pois estamos na era digital e negar este vocabulário é o mesmo que negar a existência do jovem no contexto social ao qual está inserido. Nossa missão é fazer com que o aluno compreenda que é uma linguagem específica e deve respeitar os códigos de ética e os momentos e locais específicos para utilização em comunicação, não se esquecendo que a norma culta da escrita deve ser respeitada.

Ester Alves - Santo Amaro

Anônimo disse...

POIE Marco Aurélio Garcez de Moura
DRE Guaianases/CEU EMEF Lajeado

As novas tecnologias devem ser trabalhadas de forma interativa, é uma metodologia de trabalho que requer muita sensibilidade, para isso é indispensável o envolvimento dos alunos. A escola deve ser um veículo que potencialize o aluno a ter contato com diferentes linguagens midiáticas. Mas tendo sempre o cuidado para não deixar o educando frustrado, pois ela pode sentir-se excluída desse avanço tecnológico em função de sua carência econômica

Ana disse...

Acredito que a melhor e mais eficaz maneira de utilizar as diferentes mídias na educação é garantir o acesso a todos, de modo a fazer o aluno refletir sobre os processos envolvidos nessa utilização e sua importância para a aprendizagem.

Anônimo disse...

Cuidadosamente planejada e conduzida para que não seja somente um passatempo.

Anônimo disse...

O manuseio, o exercício, o estudo, a interpretação, a reflexão nos leva ao conhecimento e, portanto, a ações para a construção de uma sociedade mais justa.

Valdecir - Emef "Júlio de Grammont"
DRE - São Mateus

Anônimo disse...

Para utilizar, o aluno deve primeiramente conhecer, e dar acesso ao conhecimento é o nosso papel.Acho que através das nossas aulas, os alunos devem ter acesso a estas diferentes linguagens, mas não só ter este acesso. Cabe a nós os auxiliarmos no uso destes novos saberes para que possam utilizá-los com propriedade.

Ana Paula - DRE Pirituba

Fabiana disse...

Devemos garantir o acesso aos recursos e propor atividades onde o aluno possa desenvolver autonomia para buscar novos recursos e novos conhecimentos.
Fabiana - DRE Capela do Socorro

Anônimo disse...

Utilizando todas os recursos possíveis, tanto em sala de aula como nos eventos culturais, e propiciar o protagonismo, isto é, que eles próprios produzam e apresentem seus trabalhos.

Alessandra - Pirituba