sexta-feira, 6 de março de 2009

Ler e escrever

Como você entende a leitura e a escrita no contexto digital?

62 comentários:

Anônimo disse...

O projeto Ler e Escrever axilia os alunos no seu desenvolvimento na relação Ensino-aprendizagem. E informática pode e deve ajudá-los nesse processo. Então a orientação que o Poie dará aos alunos é imprescindivel nesse processo.

Vagner DRE-Guainazes

Anônimo disse...

Como você entende a leitura e a escrita no contexto digital?

A internet tem uma linguagem própria, com palavras, abreveaturas, códigos, etc. Essa linguagem os alunos aprendem e propagam facilmente.
Eu gostaria de ensinar o que eles não aprendem com os colegas, a escrever mais corretamente no computador (letras maiúsculas, acentos e principalmente fazer a correção ortográfica).
E também gostaria que eles vissem um pouco a internet como forma de coletar informações, para assim ler mais e mais coisas educativas.
Já os mais pequenos, utilizo a leitura e a escrita nos jogos educativos para melhorar a qualidade do aprendizado deles.

Anônimo disse...

Entendo que a leitura e a escrita passam a ter um novo valor no contexto digital a medida que se ampliam não somente as possibilidades de acesso a textos diferentes, como também maior interesse na escrita, pois podemos interagir com outros textos e até mesmo publicar aquilo que escrevemos, como estou fazendo agora!

Veronica Campos Patti - DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

Emilio Campo Limpo
Leitura no contexto digital é explorar todas as leituras possíveis do mundo e mostrar ao aluno que ele já sabe muitas dessas leituras e as vezes não se da conta disso,
Ampliar seus conhecimentos, dando a ele ferramentas para interpretar e interagir melhor com o mundo.

Suzi Cristina disse...

SUZI CRISTINA - DRE SÃO MIGUEL

Acredito que a leitura e a escrita são bastante beneficiadas com o uso das tecnologias midiáticas por tornar o indivíduo capaz de se sentir pertencente ao mundo "digital" e contribuir para a formação da sua autonomia.

Benetrizante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Laboratorio de Informatica pode ser utilizado para abrir aos alunos formas mais atraentes de desenvolver a leitura e a escrita, acessando meios digitais que parecem demonstrar maior sintonia com o mundo das crianças. Lembrando que isso e apenas um passo no desenvolvimento dessas habilidades e nao deve substituir o livro ou a escrita tradicional

José Augusto - Butantã

Anônimo disse...

A internet estimula a leitura e a escrita ,pois o aluno precisa destas ferramentas para poder interagir com o mundo virtual .
Mônica DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

O contexto digital é um campo super interessante no desenvolvimento e na ampliação das práticas de leitura e escrita. Pois, além da utilização de recursos muito mais dinâmicos que os tradicionais, permite a vinculação de diferentes linguagens: alfabética, matemática, imagética e etc. Também é interessante porque permite uma relação bem espontânea entre os conhecimentos prévios, do cotidiano e os temas desenvolvidos em aula.

Renata Pellaes - Butantã

Benetrizante disse...

A leitura e a escrita tem aliado a elas um instrumento motivador que instiga a observação, curiosidade e a busca de conhecer o novo. A exposição de diferentes textos, imagens etc. faz com que o usuário, diante de tal tecnologia, busque se interar do mundo das letras.

Anônimo disse...

DRE Campo Limpo - Andréia Ugolini

Ler e escrever é fundamental na nossa sociedade, e faz parte da história desde os homens das cavernas ao homem do seculo 21 mergulhado na tecnologia, num mundo virtual...
Vejo que desde pequeno a criança está lendo o mundo ao seu redor, e apropriar-se do mundo escrito é tão importante e encantador, porque significa ler um mundo além do que vemos ao nosso redor, é ir do fundo do mar a Lua, é ir da da célula ao sonhos, do atomo ao Sol sem sair do lugar, e podemos estar longe ou perto de quem escreveu ou para que quem vamos escrever.

Anônimo disse...

A linguagem no contexto digital é diferenciada. A leitura pode ser feita a partir da interpretação de um vídeo, imagem, entre outros. A leitura da mesma imagem pode passar informações diferentes para um mesmo grupo.
Escrever é registrar de alguma maneira. Esse registro pode ser através de textos ou não. O contexto digital é rico porque me da a possibilidade de falar a mesma coisa de inúmeras maneiras.
O processo de ampliar o repertório do aluno enquanto leitor e escritor será satisfatório de acordo com a quantidade de estímulos que esse aluno conseguir captar, nesse sentido a Informática Educativa é fundamental.

Jessica Travassos - Butantã

Anônimo disse...

As competências leitoras e escritoras são fundamentais para que os educandos tenham acesso ao contexto digital .

Luciana DRE Guaianases

Anônimo disse...

Acredito na possibilidade do contexto digital auxiliar os alunos na leitura e escrita,pelo fato ,das midias fazerem parte das "marcas da adolescência".
Marcia São Mateus

Anônimo disse...

O Projeto Ler e Escrever na Sala De Informática é fundamental, pois o aluno será inserido no mundo digital onde ele deverá LER e ESCREVER para que ele possa utilizar as ferramentas da informática. SEMPRE haverá um momento que a leitura e a escrita farão parte do contexto na S.I., de acordo com a série a ser trabalhada.
Rosana - Ipiranga
E.M.E.F. Mal. Eurico Gaspar Dutra

Anônimo disse...

Reponderei a essa questão com uma nova pergunta:
Por que aprendemos a ler?
Em verdade, acredito que ler uma palavra, uma imagem, um código, um símbolo, etc. está além de uma mera decodificação. Quem lê algo, lê a própria vida e acaba fazendo releituras da mesma. Desse modo, a leitura e a escrita no contexto digital devem ser facilitadores da vida como um todo nas mais diversas
atividades.

Neli Côndello -
DRE Sâo Miguel Paulista

Anônimo disse...

Após a leitura do Caderno de Orientação Didáticas, além da questão da possibilidade de acesso a inúmeros textos e também publicação e divulgação dos nossos textos, achei interessante a questão levantada sobre os hipertextos. Não havia parado para pensar em como o processo de navegação entre links pressupõe e requer um entendimento e uma expectativa acerca do que se está pesquisando. Além disso, a própria seleção do que se pesquisa e lê também foi um ítem que me chamou a atenção.

Veronica Campos Patti - DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

É a base da comunicação , é a forma de inclusão social é uma ferramenta básica, para o aluno na apropriação do conhecimento

Anônimo disse...

É uma oportunidade muito interessante que vem auxiliar no aprendizado uma vez que os alunos sempre mostraram grande interesse nessa maneira de aprender.
Valdecir - DRE São Mateus.

Anônimo disse...

Na sociedade atual, a informação e o conhecimento são transmitidos através da tecnologia. É importante que o professor seja um mediador e garanta que o aluno utilize as ferramentas tecnológicas para se comunicar/publicar e interagir com o mundo, desenvolvendo assim habilidades de leitura e escrita.

Patrícia Morinaga
Capela do Socorro

Anônimo disse...

Eu entendo como "Linhas & Laços". Muitos pontos a serem ligados e outros a serem descobertos. E a articulação entre o digital e o não digital pode ser o diferencial para dinamizar a redução das diversas desigualdades entre as pessoas. Manusear os meios tecnológicos no exercício da leitura e da escrita no formato digital fortalece os laços do direito a igualdade de oportunidades.

Luis Mario - Tarsila - BT

Anônimo disse...

A leitura e a escrita passam a ter um novo valor no contexto digital, pois ampliam seus conhecimentos, através de textos, pesquisas, jogos educativos etc..., possibilitando melhorar a qualidade do aprendizado

Vanice - Pirituba

Anônimo disse...

Em um mundo onde a tecnologia de informações digitais renovam-se rapidamente, a leitura e a escrita tem que se encaixar nesse contexto digital. E o POIE tem um papel fundamental nesse processo, ensinando e mostrando aos seus alunos todas as ferramentas digitais disponíveis.

Ana Claudia P. da Mata
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho
DRE-IPIRANGA

Anônimo disse...

Elas engrandecem o aluno no seu desenvolvimento, brincando com jogos educativos,pesquisas, videos e etc desde que monitorados. Amplia seus conhecimentos motivados também pela curiosidade e a busca do novo.

Denílson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denílson disse...

A informática é uma ferramenta extremamente útil ao Projeto Ler e Escrever; pois, de uma forma dinâmica e sempre atual, insere o aluno num mundo de informações e ações que resultam em letramento e crescimento intelectual.

Anônimo disse...

A Informática pode ser incentivadora para o aprendizado da leitura e escrita, já que a função do ler e escrever mostra-se prática e real neste meio para os alunos.È fundamental que a Informática esteja ligada ao projeto Ler e Escrever, uma vez que o mundo digital é a nossa realidade, e é dever da escola fazer com que este aluno esteja atuando de forma autônoma também neste contexto.
Gisele Cardoso-Freguesia/Brasilândia

Anônimo disse...

A língua recebe, fortemente, diversas influências e no universo digital encontramos diferentes formas de suporte (e-mail, blogs, chat, orkut), para tanto a língua acaba recebendo alterações presentes na elaboração de textos. No entanto acredito que, como recurso de comunicação, o contexto digital tem desenvolvido um papel importantíssimo, uma vez que viabiliza a comunicação e possibilita a leitura e escrita de forma contínua. Penso ser uma boa ferramenta para despertar o interesse dos alunos em aprender ler e escrever.
Deni Ribeiro Prado
EMEF Prof. Mario Marques de Oliveira
DRE - Campo Limpo

Anônimo disse...

Desde que começei na Sala de Informática e dou alguma atividade que necessáriamente o aluno precisa ler e escrever, percebo um interesse maior com a construção dos textos, inclusive nas comunicações via Internet. Acredito que isso é altamente positivo.
Cristina Okida - Butantã

Anônimo disse...

A leitura e a escrita no contexto digital acontece quando o aluno, por exemplo pode acessar a Internet e ter acesso a uma grande quantidade de informações e de oportunidades de comunicação. Além disso a Internet facilita a publicação e distribuição de arquivos, etc.

Vera Lucia - DRE santo Amaro

Anônimo disse...

É uma ação que visa atingir todas a s possibilidades de um aluno ter acesso a leitura e escrita como formas de aprendizagem significativa em relação o mundo e a si, desenvolvendo a sua capacidade de argumentação,auto-estima, autonomia e construção de sua personalidade diante do aspecto social, familiar e escolar.
Juliana - DRE Pirituba

Anônimo disse...

Acho que nosso contexto de leitura e escrita não é muito diferente do contexto dentro de sala de aula, o que muda é a maneira como filtramos essa informação. No laboratório temos acesso muito mais rápido a quantidade estrondosa de informações, portanto necessitamos de outras habilidades que vão além da localização, interpretação e reflexão, como por exemplo, a capacidade de filtrar a idéia essencial sem ter de fazer a leitura toda, gastando menos tempo, a capacidade de não dispersar o tema central de sua pesquisa, de saber avaliar o quão confiavel sua fonte é, etc. Essas são questões que não são facilmente trabalhados no contexto de sala de aula e pode ser muito bem desenvolvida no laboratório.

Nadia Melzer
DRE Campo Limpo

Anônimo disse...

O projeto Ler e Escrever tem de estar sempre alicerçando os trabalhos desenvolvidos nas escolas.A POIE deve ter sempre está visão de ampliação do contexto dentro da linguagem digital.
Vania POIE PENHA

Anônimo disse...

A leitura e a escrita são ferramentas de trabalho no contexto digital. Para comunicar precisamos fazer uso da leitura e da escrita.

Rosana Vizioli - DRE Penha

Anônimo disse...

O grande papel dos recursos midiáticos é instigar os alunos, despertando-os para o incentivo da leitura e escrita.

Ana Carolina e Regiane
DRE-SM

Anônimo disse...

O processo de escrita e Leitura pode ser melhorado devido aos recursos de registro do meio digital. A necessidade de comunicação rápida faz o aluno perceber a importância da escrita e interpretação.

Márcio - DRE Capela do Socorro

Anônimo disse...

A leitura e a escrita no contexto digital, é sem dúvida o desafio da contemporeneidade, nossos alunos não podem ser excluídos digitais, pois nossa sociedade exige dele essa compentência leitora e escritora, a Prefeitura de São Paulo esta um passo a frente nesse processo de ensino-aprendizagem, com a sala de informática e com o POIE e com os projetos desenvolvidos.

Edno Candido da Cunha - São Miguel

Anônimo disse...

A inclusão da Sala de Informática no projeto Ler e Escrever é indispensável, uma vez que os nossos alunos em seu cotidiano precisarão lidar com as novas tecnologias e nós temos um papel importante nesse processo.
Denise Cantoni Loprete - DRE Guaianases

Unknown disse...

Leitura e escrita são funções sociais e nada como ter a Internet e todos de programas de computadores para aprimorarmos o nosso trabalho e incluir os discentes na esfera digital. Desenvolver atividades atreladas aos projetos da escola no laboratório de informática é um grande passo para que isso se realize.


Ivani - DRE Campo Limpo

Gláucia disse...

A leitura e escrita é extremente importante no contexto digital. A leitura permite o acesso as informações escritas que estão em rede como na internet. A escrita permite a comunicação por meio de e-mail, programas de mensagens instantâneas, fóruns, etc. E acredito que o contexto digital também pode estimular e desenvolver a escrita e leitura. Ele pode trazer novas formas de desenvolvê-las, como por exemplo usando internet, jogos, editores de textos com corretores ortográficos, uso de imagens, pois fazemos leitura de imagens também...
Enfim, muitas possibilidades...

DRE Pirituba
EMEF Profª Marili Dias

Anônimo disse...

Eu entendo que no mundo digital há uma forma específica de comunicação, então devemos desenvolver competências leitora e escritora dessa nova forma de comunicação em nossos alunos,visando aproveitar os benefícios que dele ( mundo digital ) podemos extrair e ao mesmo tempo leva-los a refletir e melhorar o processo da escrita.

Anônimo disse...

O comentário acima é de
Vera Alves - DRE Campo Limpo

Anônimo disse...

Entendo que quando os alunos fazem atividades do interesse deles, naturalmente vão ler e escrever, sem mesmo perceber que isto esteja acontecendo e o contexto digital é o ambiente ideal para que isto aconteça.

Patricia disse...

Acredito que a leitura e a escrita é desenvolvida pela necessidade de cada indivíduo. Podemos possibilitar nesse processo a interação dos educandos no "mundo digital" como mais uma ferramenta e ampliação de sua linguagem.


Patricia DRE-IP

Anônimo disse...

Acredito que a leitura e a escrita é desenvolvida pela necessidade de cada indivíduo. Podemos possibilitar nesse processo a interação dos educandos no "mundo digital" como mais uma ferramenta e ampliação de sua linguagem.


Patricia DRE-IP

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, eu entendo, que hoje, a escola tem um papel importantíssimo na construção de um cidadão, pois ela não pode apenas alfabetizar um aluno, ou seja, ensina-lo a codificar e a decodificar os fonemas e os grafemas. Mas sim, fazer com que o educando perceba que a escrita e a leitura se desenvolvem em contextos sociais. Portanto, eu não posso e não devo pedir aos educandos que eles façam uma redação ou uma pesquisa, sem indicar direções, dar sugestões, afim de que ele consiga identificar o contexto social em que estas ações estão inseridas.
No laboratório de informática, não é diferente. Os alunos devem estar cientes de que a linguagem virtual com que ele conversa com seus amigos no MSN, está correta naquele contexto, porém se ele for escrever da mesma forma em um concurso público, por exemplo, está incorreto, pois o contexto social é outro.
Enfim, cabe ao professor propiciar aos educandos, momentos de intensa atividade cerebral, onde eles possam colocar em desequilíbrio os seus conhecimentos, para reorganiza-los de forma crítica voltar a equilibra-los.

Veronica Garrido _ DRE Itaquera

Anônimo disse...

A leitura e escrita são processos que devem ser construido, sendo assim a informática funciona como instrumento facilitador, auxiliando a formação do aluno...
O Professor orientador deve trabalhar nesse sentido.

Sonia Maria - DRE São Mateus

Anônimo disse...

O Projeto Ler e Escreveré um dos Projeto que promove a inclusão social e a informática promove a inclusão digital e ambos estão interligados.


Valéria - Itaquera

cleber disse...

A Internet possibilita 2 maneiras de conversação, uma mais informal, com código próprio, bem dinâmica e muito rápida como é a velocidade da Internet. Há também uma grande biblioteca com textos bem elaborados e de alto padrão e rígidos com a norma culta. Estes últimos textos devem ser bastante explorados pelo POIE para o projeto ler escrever, todavia não podemos ridicularizar a nova linguagem digital que existe e tem grande valor para a comunicação on line.

Cleber – EMEF Vicentina Ribeiro da Luz- DRE Itaquera.

POIE Alexandre disse...

O desenvolvimento da competência leitora e escritora é tão vital quanto o ar, a água, o alimento, se o que se almeja é de fato um cidadão crítico, consciente executor de seus deveres e exigente de seus direitos. Diante de um mundo em que o avanço tecnológico é gritante, a alfabetização digital deve contribuir na formação do indivíduo e como ferramente facilitadora do e no processo ensino-aprendizado.
POIE - Alexandre
E.M.E.F. Pe. José de Anchieta.
D.R.E. São Miguel Paulista.

Anônimo disse...

Os alunos, sejam eles de qual idade forem, se encantam com as aulas de informática (eles gostam) e isso facilita e muito nossas possibilidades de trabalharmos a leitura e a escrita de forma agradável e prazeirosa. Cabe ressaltar que a Internet tem uma linguagem diferenciada, com usos de gírias próprias e de muitas palavras em inglês; possibilitando-nos a apreciação das diferenças, e suas possibilidades de uso. Vale dizer que quando o aluno deixa de escrever apenas para o professor ler e passa a escrever para o mundo virtual, sua importância e sua significação são maiores.

Érica Paskevicius - DRE Pirituba

Olidelgi Almeida disse...

Necessário para o desenvolvimento de qualquer trabalho inclusive no digital. A informática veio para auxiliar os professores, sejam eles da sala de aula ou POIEs. A leitura e a escrita se faz imprescindível no contexto atual e cabe ao POIE participar do projeto auxiliando o aluno nesta caminhada.

Anônimo disse...

Entendo a leitura e a escrita como primordiais, pois é através delas conseguimos participar ativamente desse incrível universo mas, acredito que o letramento digital é mais que ler e escrever simplismente é a consciência do que se lê, escreve e publica.

Simone DRE Guaianases

Anônimo disse...

O projeto Ler e Escrever , permite aos educandos , um dinamismo atuante , onde não só torna mais acessivel o ensino aprendizagem, bem como a captação das várias formas de absorção da leitura e da escrita.

Sônia Carvalho
DRE- Guaianases

Anônimo disse...

Utilizando a tecnologia, buscar formas que buscarão expressar, de forma não tão tradicional (lápis, caneta, caderno), atividades dos alunos na busca de sua autonomia para o "ler e escrever".
Marcos, DRE-Sto. Amaro

Anônimo disse...

Está intrínseco a leitura e a escrita a sua função social, para isso e por isso elas existem. No contexto digital isso se reafirma na medida em que a produção deve ter como objetivo a comunicação entre as pessoas.
POIE Estela Maris
EMEF Prof João de Souza Ferraz
DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

Quando temos oportunidade de conhecer nossa língua um pouco mais a fundo, percebemos que não se trata de uma língua morta, mas é sim viva e dinâmica e sujeita a transformações como as mudanças das regras ortográficas ocorridas recentemente. Assim como a língua, a Internet também é fonte viva e dinâmica, com características próprias da rede. Dentro disso, a leitura e a escrita no contexto digital assumem um papel relevante e inovador, pelas possibilidades que se abrem e pela velocidade das informações disponíveis.

ESTER ALVES - SANTO AMARO

Anônimo disse...

POIE Marco Aurélio Garcez de Moura
DRE Guaianases/ CEU EMEF Lajeado

A leitura e escrita no contexto digital se dão por meio da textualidade eletrônica que permite ao leitor desenvolver suas habilidades de assimilar conhecimentos novos, lidar com o inesperado, criar argumentações e demonstrações, por meio de imagens, sons, e outros suportes, segundo uma lógica que já não é necessariamente linear nem dedutiva, tal como dá a entender a inscrição de um texto sobre uma página.

Anônimo disse...

A Internet permite que o aluno tenha acesso a uma grande quantidade de informações (pesquisas) e de diferentes formas de comunicação (e-mail, blog) que exigem habilidades leitora e escritora. A busca de informações, a necessidade de resumir o que se pesquisa e de expressar o que se pensa, “forçam” essas habilidades.
Carmem Cristina
DRE - IPIRANGA

Ana disse...

Percebo que o uso do computador e de outras tecnologias podem ampliar os horizontes em relação à leitura e à escrita, a partir de práticas que garantam a reflexão do aluno acerca do que ele escreve, para quem e para quê. Da mesma forma, em relação à leitura e, mais especificamente, à pesquisa feita através da internet, vejo como é importante o trabalho de seleção, análise e síntese de informações, onde o desenvolvimento da competência leitora é fundamental.

Anônimo disse...

O projeto Ler e Escrever passou a ter um novo valor no contexto digital. A Informática funciona como instrumento facilitador auxiliando a formação do aluno.
Vania DRE-PENHA

Anônimo disse...

A leitura e a escrita exigem competências e habilidades adquiridas em diferentes contextos.
Não temos mais aquele aluno isolado, cuja formação ficava prioritariamente a cargo da família e da escola, temos agora uma aluno que tem acesso a diferentes informações, por diferentes mídias. Desta forma as aulas de informatica incrementam tais atividades, já que envolvem leituras (de textos e imagens) comunicação e publicação.E o mais importante: as possibilidades de os acessos são as mesmas independentemente do local ou situação de quem faz esse uso.


Eloiza Maria Neves Silva
DRE- Campo Limpo