A Secretaria Municipal de Educação apresenta esse portifólio eletrônico para registrarmos nossas histórias e produções de grupo.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
registro do "depois"- linguagem escrita
Que gênero literário apresento no meu projeto e que aprendizagens criei para os meus alunos? Quais os recursos tecnológicos que utilizei?
25 comentários:
Anônimo
disse...
Fizemos um bate-papo entre Branca de Neve e seu amigo Corujão.Nesta conversa recontamos a história "Branca de Neve nos tempos atuais". Utilizamos, Power point,com animação e troxemos imagens da internet. Edmilce- Sto Amaro e Marcia -BT
GÊNERO : MÚSICA APRENDIZAGEM: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, ASSOCIAÇÃO FIGURA E ESCRITA, SEQUÊNCIA, SOM, RÍTMO. RECURSOS: INTERNET, POWER POINT, AUDACITY, WORD.
DRE - Santo Amaro EMEI Virgílio Távora Apresentamos no nosso projeto uma carta a ser publicada na internet, utilizando o recurso de linguagem de carta enigmática, inserindo figuras e gifts para dar mais vivacidade ao conteúdo. Para tanto, recorremos as ferramentas de word e power point.
Apresentamos uma carta que deveria ser publicada na internet, onde o caçador iria declarar todo o seu amor pela Branca de Neve. Utilizamos o word para a escrita da carta que em seguida passamos para o powerpoint com imagens e gifs animados para dar mais vivacidade às palavras do caçador. Alcina - São Mateus
Atendendo o pedido da comanda que era orientar a Branca de Neve que estava perdida na floresta, utilizando o Power point criamos cartaz, banners e setas para que ela encontrasse o caminho de volta. Inês e Cristiane - São Mateus
Fizemos uma entrevista com a Madrasta da Branca de Neve. Usamos o word para elaborar o roteiro da entrevista, depois resolvemos gravar como um programa de rádio. Para chegar no produto final, utilizamos: internet, word, audacit, paint e movie maker. É um trabalho muito interessante que pode ser feito em etapas com os alunos junto com a professora.
Sandra e Elisa: Montamos uma pequena história em quadrinhos onde o príncipe relata um pouco da vida de sua amada! Usamos pesquisas através do google, power point e paint. Nós aprendemos que, mesmo com poucos recursos e limitações, poderemos desenvolver atividades muito mais criativas devido a necessidade. Como diz o velho ditado: Quando a água fria bate no "bumbum" o sapo pula!
FIZEMOS UMA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT, ONDE A BRANCA DE NEVE ENSINA UMA RECEITA NO PROGRAMA DA NANABREGA. UTILIZAMOS CORTE E COLAGEM DE FIGURAS DA INTERNET E AS FERRAMENTAS QUE O PROGRAMA NOS PROPORCIONA. CAROLINA E KARINE
Ana Lúcia Da EMEI Antonio Lapenna e Karina do Céu EMEI Parque Veredas. Utilizamos a poesia como genero literário. Como recursos tecnológicos, usamos o Power Point, com seus slides e recursos de animação e copiamos figuras da internet para complementar nosso projeto. A poesia fizemos em cima de um trecho da música Amor I Love You de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
Nossa tarefa foi registrar parlendas, trava-línguas e cantigas de roda no "blog" da Branca de Neve. Acabamos fazendo-a de três formas diferentes, já que sobrou tempo hábil... Criar o blog foi bem fácil, pois os sites ajudam muito... Como terminamos logo, fizemos cópia no Word, para fazer algumas modificações na formatação que não eram possíveis no blog (cor da fonte, cor de fundo, imagens, etc.) Daí achamos que poderíamos montar uma apresentação em Power Point para inserir animações. Sabemos que há formas de fazê-los diretamente no blog, mas como escolhemos um com opções pré-definidas, brincamos um pouco com o tema, que gostamos muito... Claudia, Lenita e Gilmara DRE Pirituba/Jaraguá.
Fizemos uma entrevista com a Madrasta. Na verdade, a entrevista deveria ser com o Jô Magro, mas como este ficou preso no trânsito das carruagens, a Fada Madrinha foi a entrevistadora. Fomos além da idéia inicial e montamos uma programação de rádio no Audacity e depois jogamos o áudio no Windows Movie Maker. Para apresentação do projeto colocamos uma imagem do Google Imagens como plano de fundo no slide e selecionamos músicas do Windows Media Player. Com isso, proporcionamos aos alunos conhecer o gênero textual entrevista e diversos programas do Microsoft Office e do Windows.
Fizemos uma entrevista com a Madrasta. Na verdade, a entrevista deveria ser com o Jô Magro, mas como este ficou preso no trânsito das carruagens, a Fada Madrinha foi a entrevistadora. Fomos além da idéia inicial e montamos uma programação de rádio no Audacity e depois jogamos o áudio no Windows Movie Maker. Para apresentação do projeto colocamos uma imagem do Google Imagens como plano de fundo no slide e selecionamos músicas do Windows Media Player. Com isso, proporcionamos aos alunos conhecer o gênero textual entrevista e diversos programas do Microsoft Office e do Windows.
Fizemos uma entrevista com a Madrasta. Na verdade, a entrevista deveria ser com o Jô Magro, mas como este ficou preso no trânsito das carruagens, a Fada Madrinha foi a entrevistadora. Fomos além da idéia inicial e montamos uma programação de rádio no Audacity e depois jogamos o áudio no Windows Movie Maker. Para apresentação do projeto colocamos uma imagem do Google Imagens como plano de fundo no slide e selecionamos músicas do Windows Media Player. Com isso, proporcionamos aos alunos conhecer o gênero textual entrevista e diversos programas do Microsoft Office e do Windows.
Fizemos uma história da Branca de Neve com outro enredo.No qual seguindo alguns recursos chegaria ao seu destino. Utilizamos o paint, movie maker, internet, músicas de diferentes gêneros e imagens. Claudete e Roselaine - DRE JT
Através da história da branca de neve tivemos que fazer um reconto da história,utilizamos como recursos power point,utilizamos animação,importamos imagens da internet.Leitura de imagens,portador de leitura e escrita,etc.. claudete Emei valentina/globo do sol e marinalva emei aliomar baleeiro/emei Dom pedro
Criamos uma carta enigmática utilizando gifts animados copiados da Internet. Pode-se fazer frases enigmáticas para a criança ler e, se possível, substituir o desenho pela palavra escrita.
Utilizamos como gênero literario a Paródia e como recurso tecnológico Word, Paint, gravador de som e os slides no Power Point. Digitamos no Word a letra da música que escolhemos, fizemos os desenhos no Paint, trasferimos para os slides,cantamos e gravamos na melodia da música O cravo brigou com a Rosa.
Nossa proposta literaria,foi apresentar uma história sobre a editora do Príncipe, essa apresentação foi elaborada no programa power point,com giffs animados, reunindo o ludico com o comico. Maria do Carmo e Cássia.
Optamos pela cantiga de roda e adaptamos uma letra na canção do atirei o pau no gato, selecionamos algumas figuras para montagem do vídeo e cantamos... Aprendi muita coisa nova com essa atividade. Valeu!!! Estou com minha cabeça a mil e espero conseguir criar novos projetos em minha EMEI.
uTILIZAMOS O AUDACITY, wINDOWS MOVIE MAKER, CONSULTA NO GOOGLE
Bom dia! Nossa dupla, Aurea e Rose, trabalhou com a construção de um Jornal, através do power point, usando também com o auxílio do paint para recorte de figuras tiradas da internet. Fizemos a montagem após criarmos o texto e depois, inserimos hiperlink, onde a criança/pessoa pode direcionar-se ao tópico que mais lhe chamou a atenção, sem precisar ter que olhar todas as partes. Esse trabalho possibilita ao aluno maior número de informações, de formas variadas sem desistimular a leitura do mesmo.
Profs. Jorge (Montese), Maria (Paulo Camilhier). Usamos power point, recontando a estória da braca de neve, inserindo o trava-lingua, parlenda e cantiga de roda. Usamos a net, para pesquisa de músicas, figuras e fundo.
No começo foi muito díficil,pois não conheciamos alguns recursos para colocar em prática nossas idéias . Depois conseguimos colocar nossas idéias e realizamos a entrevista em uma apresentação em Power Point auxiliadas pelas coordenadoras nos programas desconhecidos. Nossa proposta era de realizar uma entrevista com a Bruxa no programa do Jô o Magro.Tentamos brincar com as palavras e fazer uma versão cômica para nossa produção.Raquel,Juliana e Monica
Fizemos a comanda oito que era para fazer uma atividade sobre o caçador que era apaixonado por Branca de Neve e que estava deseperado com o sumiço dela . Fizemos um Power Point com fundo de floresta encantada ( pesquisa no google ) e nesse Power foi colocado alguns gifs (pássaros, branca de neve, etc) e foi colocado as mensagens do caçador e esse Power seria colocado no Youtube. Alcina e Vera
Fizemos um vídeo no Movie Maker, para isso, utilizamos pesquisa de vídeos no youtube, de imagens no google e usamos o Audacity para gravar o áudio. Ana Karla Andreia Claudia
Utilizo os contos infantis. Normalmente, os contos são lidos pela professora da turma e os alunos reescrevem a história nas aulas de Informática, desenhando no Paint. Outra prática é o uso do data-show com a apresentação de slides sobres os contos.
Herbert Vicente Bastos EMEI Profº Yukio Ozaki e Profª MAria Isabel P.A. Ribeiro DRE JT
25 comentários:
Fizemos um bate-papo entre Branca de Neve e seu amigo Corujão.Nesta conversa recontamos a história "Branca de Neve nos tempos atuais". Utilizamos, Power point,com animação e troxemos imagens da internet.
Edmilce- Sto Amaro e Marcia -BT
MARIA CRISTINA - PIRITUBA
CRISTIANE -GUAIANAZES
GÊNERO : MÚSICA
APRENDIZAGEM: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, ASSOCIAÇÃO FIGURA E ESCRITA, SEQUÊNCIA, SOM, RÍTMO.
RECURSOS: INTERNET, POWER POINT, AUDACITY, WORD.
DRE - Santo Amaro EMEI Virgílio Távora
Apresentamos no nosso projeto uma carta a ser publicada na internet, utilizando o recurso de linguagem de carta enigmática, inserindo figuras e gifts para dar mais vivacidade ao conteúdo. Para tanto, recorremos as ferramentas de word e power point.
Apresentamos uma carta que deveria ser publicada na internet, onde o caçador iria declarar todo o seu amor pela Branca de Neve. Utilizamos o word para a escrita da carta que em seguida passamos para o powerpoint com imagens e gifs animados para dar mais vivacidade às palavras do caçador.
Alcina - São Mateus
Atendendo o pedido da comanda que era orientar a Branca de Neve que estava perdida na floresta, utilizando o Power point criamos cartaz, banners e setas para que ela encontrasse o caminho de volta.
Inês e Cristiane - São Mateus
Fizemos uma entrevista com a Madrasta da Branca de Neve. Usamos o word para elaborar o roteiro da entrevista, depois resolvemos gravar como um programa de rádio. Para chegar no produto final, utilizamos: internet, word, audacit, paint e movie maker. É um trabalho muito interessante que pode ser feito em etapas com os alunos junto com a professora.
Sandra e Elisa: Montamos uma pequena história em quadrinhos onde o príncipe relata um pouco da vida de sua amada! Usamos pesquisas através do google, power point e paint. Nós aprendemos que, mesmo com poucos recursos e limitações, poderemos desenvolver atividades muito mais criativas devido a necessidade. Como diz o velho ditado: Quando a água fria bate no "bumbum" o sapo pula!
FIZEMOS UMA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT, ONDE A BRANCA DE NEVE ENSINA UMA RECEITA NO PROGRAMA DA NANABREGA. UTILIZAMOS CORTE E COLAGEM DE FIGURAS DA INTERNET E AS FERRAMENTAS QUE O PROGRAMA NOS PROPORCIONA.
CAROLINA E KARINE
Ana Lúcia Da EMEI Antonio Lapenna e Karina do Céu EMEI Parque Veredas.
Utilizamos a poesia como genero literário. Como recursos tecnológicos, usamos o Power Point, com seus slides e recursos de animação e copiamos figuras da internet para complementar nosso projeto. A poesia fizemos em cima de um trecho da música Amor I Love You de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
Nossa tarefa foi registrar parlendas, trava-línguas e cantigas de roda no "blog" da Branca de Neve. Acabamos fazendo-a de três formas diferentes, já que sobrou tempo hábil... Criar o blog foi bem fácil, pois os sites ajudam muito... Como terminamos logo, fizemos cópia no Word, para fazer algumas modificações na formatação que não eram possíveis no blog (cor da fonte, cor de fundo, imagens, etc.) Daí achamos que poderíamos montar uma apresentação em Power Point para inserir animações. Sabemos que há formas de fazê-los diretamente no blog, mas como escolhemos um com opções pré-definidas, brincamos um pouco com o tema, que gostamos muito...
Claudia, Lenita e Gilmara DRE Pirituba/Jaraguá.
Fizemos uma entrevista com a Madrasta. Na verdade, a entrevista deveria ser com o Jô Magro, mas como este ficou preso no trânsito das carruagens, a Fada Madrinha foi a entrevistadora.
Fomos além da idéia inicial e montamos uma programação de rádio no Audacity e depois jogamos o áudio no Windows Movie Maker. Para apresentação do projeto colocamos uma imagem do Google Imagens como plano de fundo no slide e selecionamos músicas do Windows Media Player.
Com isso, proporcionamos aos alunos conhecer o gênero textual entrevista e diversos programas do Microsoft Office e do Windows.
Veronica Garrido
Fizemos uma entrevista com a Madrasta. Na verdade, a entrevista deveria ser com o Jô Magro, mas como este ficou preso no trânsito das carruagens, a Fada Madrinha foi a entrevistadora.
Fomos além da idéia inicial e montamos uma programação de rádio no Audacity e depois jogamos o áudio no Windows Movie Maker. Para apresentação do projeto colocamos uma imagem do Google Imagens como plano de fundo no slide e selecionamos músicas do Windows Media Player.
Com isso, proporcionamos aos alunos conhecer o gênero textual entrevista e diversos programas do Microsoft Office e do Windows.
Veronica Garrido
Fizemos uma entrevista com a Madrasta. Na verdade, a entrevista deveria ser com o Jô Magro, mas como este ficou preso no trânsito das carruagens, a Fada Madrinha foi a entrevistadora.
Fomos além da idéia inicial e montamos uma programação de rádio no Audacity e depois jogamos o áudio no Windows Movie Maker. Para apresentação do projeto colocamos uma imagem do Google Imagens como plano de fundo no slide e selecionamos músicas do Windows Media Player.
Com isso, proporcionamos aos alunos conhecer o gênero textual entrevista e diversos programas do Microsoft Office e do Windows.
Roseli
Fizemos uma história da Branca de Neve com outro enredo.No qual seguindo alguns recursos chegaria ao seu destino. Utilizamos o paint, movie maker, internet, músicas de diferentes gêneros e imagens.
Claudete e Roselaine - DRE JT
Através da história da branca de neve tivemos que fazer um reconto da história,utilizamos como recursos power point,utilizamos animação,importamos imagens da internet.Leitura de imagens,portador de leitura e escrita,etc..
claudete Emei valentina/globo do sol e marinalva emei aliomar baleeiro/emei Dom pedro
Criamos uma carta enigmática utilizando gifts animados copiados da Internet. Pode-se fazer frases enigmáticas para a criança ler e, se possível, substituir o desenho pela palavra escrita.
Maria Cristina
EMEI ANHABGUERA
Utilizamos como gênero literario a Paródia e como recurso tecnológico Word, Paint, gravador de som e os slides no Power Point.
Digitamos no Word a letra da música que escolhemos, fizemos os desenhos no Paint, trasferimos para os slides,cantamos e gravamos na melodia da música O cravo brigou com a Rosa.
Sirlene e Gildete.
Nossa proposta literaria,foi apresentar uma história sobre a editora do Príncipe, essa apresentação foi elaborada no programa power point,com giffs animados, reunindo o ludico com o comico. Maria do Carmo e Cássia.
Aylema - DRE-BT
Optamos pela cantiga de roda e adaptamos uma letra na canção do atirei o pau no gato, selecionamos algumas figuras para montagem do vídeo e cantamos...
Aprendi muita coisa nova com essa atividade. Valeu!!!
Estou com minha cabeça a mil e espero conseguir criar novos projetos em minha EMEI.
uTILIZAMOS O AUDACITY, wINDOWS MOVIE MAKER, CONSULTA NO GOOGLE
Bom dia!
Nossa dupla, Aurea e Rose, trabalhou com a construção de um Jornal, através do power point, usando também com o auxílio do paint para recorte de figuras tiradas da internet. Fizemos a montagem após criarmos o texto e depois, inserimos hiperlink, onde a criança/pessoa pode direcionar-se ao tópico que mais lhe chamou a atenção, sem precisar ter que olhar todas as partes.
Esse trabalho possibilita ao aluno maior número de informações, de formas variadas sem desistimular a leitura do mesmo.
Profs. Jorge (Montese), Maria (Paulo Camilhier). Usamos power point, recontando a estória da braca de neve, inserindo o trava-lingua, parlenda e cantiga de roda. Usamos a net, para pesquisa de músicas, figuras e fundo.
No começo foi muito díficil,pois não conheciamos alguns recursos para colocar em prática nossas idéias .
Depois conseguimos colocar nossas idéias e realizamos a entrevista em uma apresentação em Power Point auxiliadas pelas coordenadoras nos programas desconhecidos.
Nossa proposta era de realizar uma entrevista com a Bruxa no programa do Jô o Magro.Tentamos brincar com as palavras e fazer uma versão cômica para nossa produção.Raquel,Juliana e Monica
Fizemos a comanda oito que era para fazer uma atividade sobre o caçador que era apaixonado por Branca de Neve e que estava deseperado com o sumiço dela . Fizemos um Power Point com fundo de floresta encantada ( pesquisa no google ) e nesse Power foi colocado alguns gifs (pássaros, branca de neve, etc) e foi colocado as mensagens do caçador e esse Power seria colocado no Youtube. Alcina e Vera
Fizemos um vídeo no Movie Maker, para isso, utilizamos pesquisa de vídeos no youtube, de imagens no google e usamos o Audacity para gravar o áudio.
Ana Karla
Andreia
Claudia
Utilizo os contos infantis. Normalmente, os contos são lidos pela professora da turma e os alunos reescrevem a história nas aulas de Informática, desenhando no Paint.
Outra prática é o uso do data-show com a apresentação de slides sobres os contos.
Herbert Vicente Bastos
EMEI Profº Yukio Ozaki e Profª MAria Isabel P.A. Ribeiro
DRE JT
Postar um comentário