Analisamos o Jogo Papabateria,percebemos a possibilidade de trabalhar os números, discriminação visual dos mesmos no teclado ou com o mouse clicando sobre ele. Além do reconhecimento do som emitido de acordo com o número. Podemos desenvolver noções de quantidade, propor que o aluno crie uma nova sequência para explorar o sons ou siga a sequência proposta pelo professor. Cada dupla de aluno pode apresentar a turma a sua sequência.
Nosso jogo foi o "Papa-memória". Percebemos que muitas aprendizagens estão relacionadas. Na área tecnológica, são necessários controle do mouse, e o clique com o "botão certo". Para além disto, atenção, concentração, acuidade visual e auditiva, memorização, classificação de acordo com atributos. Também há descobertas e ludicidade: conhecer os animais e os sons que emitem.
Nosso jogo foi o jogo da Mônica-Siga o som. Podemos trabalhar aprendizagens : atenção,discriminação de desenhos, memória visual e auditiva, cores, sequência, concentração ,discriminação auditiva, controle de mouse. Andrea Dre Ipiranga Bete Guedes DRE Santo Amaro Mônica Dre Ipiranga
Ana Lúcia Emei AntºLapenna/Claudete Emei Valentina Ficamos com jogo de percurso,onde se desenvolve a atenção,coordenação motora,raciocinio lógico-prático,cores,sequência,quantidae, respeito as regras,etc..Os recursos foram o Paint brush utilizando o baldinho e a caixinha de cores.
BRINCAMOS COM O BINGO DAS LETRAS, NESTA ATIVIDADE TRABALHAMOS O RECONHECIMENTO DAS LETRAS, ATENÇÃO E NOÇÃO ESPACIAL, SE APROPRIANDO DO USO DO MOUSE (COORDENAÇÃO MOTORA FINA). CAROLINA E KARINE
Trabalhei o jogo da Mônica - guarda-roupa, e nesse jogo a criança desenvolve noção de tempo através das estações do ano, o tipo de roupa que deve vestir em cada estação, a lateralidade, o controle do mouse. Alcina - DRE São Mateus
Analisando o jogo da memória da Mônica reconhecemos como recurso tecnológico domínio do mouse,reconhecimento do atalho/ícone.Como recurso cognitivo reconhecemos raciocínio,atenção concentração,igual/diferente,superação à quantidade de tentativas para finalização do jogo,em cima em baixo,esquerda/direita. Cristiane e Inês - São Mateus
No jogo papatetris reconheço as seguintes aprendizagens:associação,atenção,rapidez,raciocínio e discriminação visual.Usamos os recursos tecnológicos do uso do mouse e do teclado.Claudete JT
Analisamos o Jogo Siga a seta da Turma da Mônica, onde é estimulado a concentração, a memória, o controle motor (uso do mouse), o conceito de sequencia e atenção visual. Por conta da imagem, que é atrativa e faz parte do grupo de interesse deles, os alunos ficam motivamos a completar a figura que é colorida ao término, incentivando a contagem de histórias e imaginação.
O jogo dos 7 erros proporciona trabalharmos a atenção, participação, contagem, localização espacial, desafio, sequência, regras, formas, noções básicas ( em cima, embaixo,...),visualização das cenas e possível criação da oralidade, além de uma grande diversão. Tecnológico: manuseio do mouse clicando no lugar certo, visualização de imagem, reconhecimento dos personagens
Analisamos o jogo da Velha, onde na parte cognitiva trabalhamos cores, sequência, espaço, forma, quantidade, atenção e respeito às regras. No tecnológico mouse, espaço delimitado, programa paint baldinho.
O jogo foi o papapiano: percebi que podemos trabalhar com diversos tipos de sons e melodias, possibilitando que o aluno possa tocar no piano as melodias escolhidas. Roselaine DRE - J/T
A comanda que nos foi dada, foi o jogo da Sombra da Turma da Monica. É um jogo interativo, que permiti desenvolver na criança a percepção visual, figura fundo, lateralidade, coordenção motora, trabalha o tempo e o espaço,o raciocínio lógico-matemático, na questão alimentar pode ser trabalhado a diferença entre os alimentos( sobremesa, lanche, frutas). Maria do Carmo e Cássia- DRE-Penha
O jogo dos 7 erros proporciona trabalharmos a atenção, participação, contagem, localização espacial, desafio, sequência, regras, formas, noções básicas ( em cima, embaixo,...),visualização das cenas e possível criação da oralidade, além de uma grande diversão. Tecnológico: manuseio do mouse clicando no lugar certo, visualização de imagem, reconhecimento dos personagens
A comanda que nos foi dada foi para brincar com jogo do Tangram e depois para que analisassemos quais as possibilidades de aprendizagem despertadas com esse jogo .Neste jogo podemos trabalhar a concentração,domínio do mouse (direito e esquerdo),posições,cores,figuras geométricas,níveis de dificuldade,raciocínio lógico matemático e também dar a possibilidade ao aluno de imaginar que figuras desenhos são formados. Marina e Raquel
A comanda foi sobre o jogo do Tangran. Nesse jogo há 04 fases e para a educação infantil pode-se iniciar pelo modo easy onde o aluno só terá de encaixar as fig., sendo para isso necessário : dominio de mouse, percepção de cores e formas. Nas fases seguintes o aluno tb precisará saber usar o botão direito do mouse para encaixar as peças no lugar certo. Além do que já foi citado , o aluno tb precisará ter noção de lateralidade e identificar as fig. formadas com algo que reconheça ex: gato, pato, etc. Vera da EMEE profª Neusa Bassetto
Olá!!! Foi analisado o jogo da bola onde utilizei o preencher com cor, escolhendo 4 cores onde estas não podiriam se encontrar. A criança precisa definir cores, utiliza o raciocinio lógico para a solução da situação problema, pois as cores não podem se encontrar. Karina Rentz
A atividade proposta Colorir da Monica, apresenta algumas possibilidades de aprendizagem como: - controle de mouse - identificação de cores e tons - noções de estética (ele pode mudar as cores, se quiser) - representação da realidade. - noções dos comandos, clicar, arrastar, etc
Elisa e Sandra: Analisamos o Jogo de Percuso.Aspectos cognitivos: Percepção da função da escrita durante a leitura das regras; reconhecimento de numerais e quantidades; contagem; sequência, esperar a vez; respeito ao outro; atenção; observação; cores e seus tons; noções de adição e subtração; formas geométricas; associação de símbolos às regras, noção de espaço; lidar com perdas.Variação do jogo: Os alunos podem criar suas próprias regras. Aspectos Tecnológicos: uso do teclado (ctrl z); ferramentas do paint, caixa de cores; manuseio do mouse.
Nosso jogo foi o Zeek, jogo de percurso e raciocínio, com possibilidade de uso do mouse ou teclado, exigindo concentração sempre com novos desafios motivando as crianças.Trabalha-se ainda lateralidade. Aylema - Marcia -DRE BT Cristina - DRE Pirituba Edmilce -DRE SA
- raciocinio logico; - percepação visual; - coordenação motora; - reconhecimento das regras do jogo; - agilidade e controle do mouse; - estrategia para passar de fase;
Sandra e Elisa:Ainda sobre o jogo de percusso, quando o aluno cria as regras, para a realização do jogo, ajuda, e muito, na sociabilização e respeito pelo outro, pois os dois pensam juntos, ou, até mesmo, o grupo pensa junto.
O jogo que analisamos foi o Senha-Turma da Monica. Ele possibilita a criança conhecer cores e a desenvolver o raciocínio lógico, abstrato e a atenção. Embora seja um jogo interessante, para a faixa etária com que trabalhamos ele apresenta dificuldade de entendimento.
Um dos jogos que os alunos mais gostam e é utilizado frequentemente é o ZEEK. É um jogo de desafios, que envolve habilidade, raciocínio, lógica, lateralidade. É muito divertido. O TANGRAM é outro jogo que divertem muito os alunos que envolve, além das habilidades acima, a construção de figuras através da geometria.
Herbert Vicente Bastos EMEI Profº Yukio Ozaki e Profª Maria Isabel P.A. Ribeiro
Por nossa resposta estar incompleta estou enviando nova postagem referente ao Tangram. Com o uso do tangram podemos trabalhar a identificação,comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. O trabalho com ele também permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, atenção,concentração,percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção,dentre as já citadas anteriormente.Nas séries mais avançadas podemos explorar áreas e frações. Raquel EMEE Madre Lucie Bray
Por nossa resposta estar incompleta estou enviando nova postagem referente ao Tangram. Com o uso do tangram podemos trabalhar a identificação,comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. O trabalho com ele também permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, atenção,concentração,percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção,dentre as já citadas anteriormente.Nas séries mais avançadas podemos explorar áreas e frações. Raquel EMEE Madre Lucie Bray
28 comentários:
Nosso jogo foi o jogo de pontos. Trabalha-se concentração, cores, domínio de mouse, ferramentas de linhas,cores e baldinho.
Luciana, Roseli e Veronica
Daniela e Cristina - DRE Santo Amaro
Analisamos o Jogo Papabateria,percebemos a possibilidade de trabalhar os números, discriminação visual dos mesmos no teclado ou com o mouse clicando sobre ele. Além do reconhecimento do som emitido de acordo com o número. Podemos desenvolver noções de quantidade, propor que o aluno crie uma nova sequência para explorar o sons ou siga a sequência proposta pelo professor. Cada dupla de aluno pode apresentar a turma a sua sequência.
Nosso jogo foi o "Papa-memória". Percebemos que muitas aprendizagens estão relacionadas. Na área tecnológica, são necessários controle do mouse, e o clique com o "botão certo". Para além disto, atenção, concentração, acuidade visual e auditiva, memorização, classificação de acordo com atributos. Também há descobertas e ludicidade: conhecer os animais e os sons que emitem.
Claudia, Gilmara e Lenita
DRE Pirituba/Jaraguá
Nosso jogo foi o jogo da Mônica-Siga o som.
Podemos trabalhar aprendizagens : atenção,discriminação de desenhos, memória visual e auditiva, cores, sequência, concentração ,discriminação auditiva, controle de mouse.
Andrea Dre Ipiranga
Bete Guedes DRE Santo Amaro
Mônica Dre Ipiranga
Ana Lúcia Emei AntºLapenna/Claudete Emei Valentina Ficamos com jogo de percurso,onde se desenvolve a atenção,coordenação motora,raciocinio lógico-prático,cores,sequência,quantidae,
respeito as regras,etc..Os recursos foram o Paint brush utilizando o baldinho e a caixinha de cores.
BRINCAMOS COM O BINGO DAS LETRAS, NESTA ATIVIDADE TRABALHAMOS O RECONHECIMENTO DAS LETRAS, ATENÇÃO E NOÇÃO ESPACIAL, SE APROPRIANDO DO USO DO MOUSE (COORDENAÇÃO MOTORA FINA).
CAROLINA E KARINE
Trabalhei o jogo da Mônica - guarda-roupa, e nesse jogo a criança desenvolve noção de tempo através das estações do ano, o tipo de roupa que deve vestir em cada estação, a lateralidade, o controle do mouse.
Alcina - DRE São Mateus
Analisando o jogo da memória da Mônica reconhecemos como recurso tecnológico domínio do mouse,reconhecimento do atalho/ícone.Como recurso cognitivo reconhecemos raciocínio,atenção concentração,igual/diferente,superação à quantidade de tentativas para finalização do jogo,em cima em baixo,esquerda/direita.
Cristiane e Inês - São Mateus
No jogo papatetris reconheço as seguintes aprendizagens:associação,atenção,rapidez,raciocínio e discriminação visual.Usamos os recursos tecnológicos do uso do mouse e do teclado.Claudete JT
Analisamos o Jogo Siga a seta da Turma da Mônica, onde é estimulado a concentração, a memória, o controle motor (uso do mouse), o conceito de sequencia e atenção visual. Por conta da imagem, que é atrativa e faz parte do grupo de interesse deles, os alunos ficam motivamos a completar a figura que é colorida ao término, incentivando a contagem de histórias e imaginação.
Ana Karla
Claudia
O jogo dos 7 erros proporciona trabalharmos a atenção, participação, contagem, localização espacial, desafio, sequência, regras, formas, noções básicas ( em cima, embaixo,...),visualização das cenas e possível criação da oralidade, além de uma grande diversão.
Tecnológico: manuseio do mouse clicando no lugar certo, visualização de imagem, reconhecimento dos personagens
O jogo paparedão exige concentração, agilidade com o mouse e desperta no aluno uma vontade de dar continuidade em outras fases.
Josimar - DRE Pirituba
Analisamos o jogo da Velha, onde na parte cognitiva trabalhamos cores, sequência, espaço, forma, quantidade, atenção e respeito às
regras.
No tecnológico mouse, espaço delimitado, programa paint baldinho.
Sirlene e Gildete.
O jogo foi o papapiano: percebi que podemos trabalhar com diversos tipos de sons e melodias, possibilitando que o aluno possa tocar no piano as melodias escolhidas.
Roselaine DRE - J/T
A comanda que nos foi dada, foi o jogo da Sombra da Turma da Monica. É um jogo interativo, que permiti desenvolver na criança a percepção visual, figura fundo, lateralidade, coordenção motora, trabalha o tempo e o espaço,o raciocínio lógico-matemático, na questão alimentar pode ser trabalhado a diferença entre os alimentos( sobremesa, lanche, frutas).
Maria do Carmo e Cássia- DRE-Penha
O jogo dos 7 erros proporciona trabalharmos a atenção, participação, contagem, localização espacial, desafio, sequência, regras, formas, noções básicas ( em cima, embaixo,...),visualização das cenas e possível criação da oralidade, além de uma grande diversão.
Tecnológico: manuseio do mouse clicando no lugar certo, visualização de imagem, reconhecimento dos personagens
Aurea e Rose
retificação da msg já enviada
A comanda que nos foi dada foi para brincar com jogo do Tangram e depois para que analisassemos quais as possibilidades de aprendizagem despertadas com esse jogo .Neste jogo podemos trabalhar a concentração,domínio do mouse (direito e esquerdo),posições,cores,figuras geométricas,níveis de dificuldade,raciocínio lógico matemático e também dar a possibilidade ao aluno de imaginar que figuras desenhos são formados.
Marina e Raquel
A comanda foi sobre o jogo do Tangran. Nesse jogo há 04 fases e para a educação infantil pode-se iniciar pelo modo easy onde o aluno só terá de encaixar as fig., sendo para isso necessário : dominio de mouse, percepção de cores e formas. Nas fases seguintes o aluno tb precisará saber usar o botão direito do mouse para encaixar as peças no lugar certo. Além do que já foi citado , o aluno tb precisará ter noção de lateralidade e identificar as fig. formadas com algo que reconheça ex: gato, pato, etc. Vera da EMEE profª Neusa Bassetto
Olá!!!
Foi analisado o jogo da bola onde utilizei o preencher com cor, escolhendo 4 cores onde estas não podiriam se encontrar.
A criança precisa definir cores, utiliza o raciocinio lógico para a solução da situação problema, pois as cores não podem se encontrar.
Karina Rentz
A atividade proposta Colorir da Monica, apresenta algumas possibilidades de aprendizagem como:
- controle de mouse
- identificação de cores e tons
- noções de estética (ele pode mudar as cores, se quiser)
- representação da realidade.
- noções dos comandos, clicar, arrastar, etc
Elisa e Sandra: Analisamos o Jogo de Percuso.Aspectos cognitivos: Percepção da função da escrita durante a leitura das regras; reconhecimento de numerais e quantidades; contagem; sequência, esperar a vez; respeito ao outro; atenção; observação; cores e seus tons; noções de adição e subtração; formas geométricas; associação de símbolos às regras, noção de espaço; lidar com perdas.Variação do jogo: Os alunos podem criar suas próprias regras. Aspectos Tecnológicos: uso do teclado (ctrl z); ferramentas do paint, caixa de cores; manuseio do mouse.
Nosso jogo foi o Zeek, jogo de percurso e raciocínio, com possibilidade de uso do mouse ou teclado, exigindo concentração sempre com novos desafios motivando as crianças.Trabalha-se ainda lateralidade.
Aylema - Marcia -DRE BT
Cristina - DRE Pirituba
Edmilce -DRE SA
Ana Paula e Cristiane
O jogo analisado é ZEEK que trabalha com:
- raciocinio logico;
- percepação visual;
- coordenação motora;
- reconhecimento das regras do jogo;
- agilidade e controle do mouse;
- estrategia para passar de fase;
Sandra e Elisa:Ainda sobre o jogo de percusso, quando o aluno cria as regras, para a realização do jogo, ajuda, e muito, na sociabilização e respeito pelo outro, pois os dois pensam juntos, ou, até mesmo, o grupo pensa junto.
Márcia,Rosana e Rosalia
O jogo que analisamos foi o Senha-Turma da Monica. Ele possibilita a criança conhecer cores e a desenvolver o raciocínio lógico, abstrato e a atenção. Embora seja um jogo interessante, para a faixa etária com que trabalhamos ele apresenta dificuldade de entendimento.
Um dos jogos que os alunos mais gostam e é utilizado frequentemente é o ZEEK. É um jogo de desafios, que envolve habilidade, raciocínio, lógica, lateralidade. É muito divertido.
O TANGRAM é outro jogo que divertem muito os alunos que envolve, além das habilidades acima, a construção de figuras através da geometria.
Herbert Vicente Bastos
EMEI Profº Yukio Ozaki e Profª Maria Isabel P.A. Ribeiro
Por nossa resposta estar incompleta estou enviando nova postagem referente ao Tangram.
Com o uso do tangram podemos trabalhar a identificação,comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos.
O trabalho com ele também permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, atenção,concentração,percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção,dentre as já citadas anteriormente.Nas séries mais avançadas podemos explorar áreas e frações.
Raquel EMEE Madre Lucie Bray
Por nossa resposta estar incompleta estou enviando nova postagem referente ao Tangram.
Com o uso do tangram podemos trabalhar a identificação,comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos.
O trabalho com ele também permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, atenção,concentração,percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção,dentre as já citadas anteriormente.Nas séries mais avançadas podemos explorar áreas e frações.
Raquel EMEE Madre Lucie Bray
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