A Secretaria Municipal de Educação apresenta esse portifólio eletrônico para registrarmos nossas histórias e produções de grupo.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Registro do depois - Editores de desenho
Que novas propostas eu criei para subsidiar as minhas aulas? Escreva a comanda do curso e a atividade que criou.
31 comentários:
Anônimo
disse...
Ana Lúcia da Emei Antonio Lapenna em São Miguel Paulista. Acredito que através deste curso eu irei aprender muito mais sobre como utilizar a linguagem midiática no Laboratório de Informática Educativa e aperfeiçoar o meu trabalho com os alunos.
Olá sou Claudete da Emei Valentina Antonini da Silva e Emei Globo do Sol,sou da DRE São Miguel Paulista adoro a informática educativa e estou com boas expectativas em relação ao curso.Aprender mais e melhorar o trabalho é minha meta toda oportunidade de aprendizado é bem vinda.
Tenho usado o Power Point para desenvolver atividades que auxiliem os pequenos a "clicar". Então, através de histórias, joguinhos e atividades em que é necessário clicar em imagens e desenhos (hiperlinks), eles se divertem e aprendem a coordenar o movimento do mouse. Claudia Guirao DRE Pirituba/Jaraguá
acredito que esse curso irá me auxiliar nas minhas dúvidas em relação a informática educativa. Para melhorar meu trabalho garantindo um bom desenvolvimento com meus alunos.
Olá, eu sou a Rosalia, Poie da Emei Jose de Alencar DRE-MP. Uso o Paint e o Tux Paint. O último trabalho realizado com as crianças usando o Paint esta relacionado ao Livro Salada de Frutas.
Cássia Marina, Poie, da Emei Profª Eldy Poli Bifone", DREM PENHA, Desenvolo projetos com o Paint, Tangran,e outros, sempre atenta as atividades interligadas ao PPP, pois a informática é uma ferramenta a mais que deve estar integrada ao projeto.
COM AS DIFICULDADES ENCONTRDAS NO INÍCIO CONSEGUIA CRIAR ATIVIDADES ONDE ATRAVÉS DO 'PAINT' CONTAVA ESTÓRIAS, E DIVIDIA A SALA EM GRUPOS E TROCAVA AS PROPOSTAS, ASSIM POSSIBILITAVA TODA A SALA DE NOVAS ESTÓRIAS. CLAUDIA TOLEDO
Trabalho com livros de história digitalizados, com temas dos projetos desenvolvidos na Escola e os trabalhos propostos aos alunos são desenhos, complementação de desenhos motivados pelas histórias. Maria Cristina EMEI ANHANGUERA
Nossa comanda é GIII. Jorge e Rose. Achamos a atividade interessante,possibilita as crianças a construirem diferentes formas geométricas com diversas cores, com um objetivo específico, que no nosso caso foi a confecção de um porta retrato.
Sandra (Ítalo) e Elisa (Roberto Victor e Ibiapaba): Interessante e gostaríamos de ter acesso as 4 propostas, pois todas parecem muito interessantes e possíveis de serem realizadas com nossos alunos.
Comanda número II. Ouvimos uma história - Baby Jabuti e desenhamos no paint uma cena dela. Com o mesmo fundo de desenho criamos novos personagens e uma nova história.
Achamos interessante a possibilidade do comando e a troca de experimentação entre o trio.Tentamos aproximar a atividade proposta na máquina à realidade concreta.Iniciamos um diferenciado aprendizado.
Claudia (Pirituba/Jaraguá) e Maria Gomes (Guaianazes)
Nossa comanda era a do Grupo III: exploração de figuras geométricas, recorte e colagem e montagem de cenário com imagens de revista. A atividade foi interessante e relativamente fácil. Utilizamos o Paint para desenhar as figuras geométricas, que foram impressas coloridas. Com as figuras geométricas montamos um trem, sol, e árvores. Escolhemos de revistas imagens infantis, desenhos - dois bonequinhos, e animais. Também tiramos uma fotografia de avião. Gostamos do resultado e achamos que é uma proposta possível de desenvolver com as crianças.
grupo IV 1. Escolher uma imagem de pintura/recortar um pedaço dela e colar em um novo arquivo de paint/brush/produção artistica no recorte. o recorte da pintura, recriar com novas possibilidades artísticas. 2. no arquivo que está o recorte da pintura, recriar com novas possibilidades artísticas. 3. Em conjunto recriaruma nova tela com indicativos da imagem do artista, ou seja, o que ficou forte para vocês na imagem apresentada. Atividade criada: através da obra de Tarsila do Amaral "A gare" utilizamos recursos do Paint para copiar , colar e recortar e criamos três atividades baseadas na tela, relacionando-as com a realidade dos alunos, brincando com formas geometricas, o colorido da obra e com a imaginação. Ana Paula e Vera
De acordo com o comando que recebemos desenvolvemos uma atividade usando o Paint,utilizando suas ferramentas,criando cenários e personagens para posteriormente apresentar um teatro.Podendo ampliar e desenvolver com os alunos nas EMEIs. Cristiane e Inês
Inicialmente nos reunimos em grupo, para colocar em prática a comanda, que era a seguinte: Uma das pessoas da equipe lia um livro, enquanto outra desenhava a história no Paint Brush. Em seguida, utilizando o cenário desta história deveríamos escrever uma outra, com personagens diferentes da história inicial.
Lemos o livro "Baby Jabuti" de Pedro Bandeira e ilustramos o final da história. Com o cenário deste, criamos uma outra história.
Foi bom ter visto esta possibilidade de ilustração no Paint Brush, porque nos engajamos no Programa Ler e Escrever. Além disso, deixamos um pouco de lado o fenômeno "Desenho livre".
Sandra e Elisa: Grupo I - Criamos uma personagem e cenários em cima de uma música, tal atividade foi realizada paint e montamos uma apresentação no power point. Com isso percebemos que poderemos desenvolver junto com nossos alunos,uma variedade de atividades com música desevolvendo a habilidade da linguagem oral, criatividade, linguagem escrita etc.
Cristiane (EMEI Helena Lopes Santana da Silava) e Fatima (EMEI Maria da Luz Silva de Oliveira) Atividade - Grupo III Usamos o Paint para desenhar formas geometricas, depois da impressão fizemos recorte e colagem formando uma paisagem à qual demos o nome de "A nossa cidade". Acreditamos que através dessa atividade podemos trabalhar a interação entre diferentes linguagens; * uso do computador; *linguagem matemática (formas geométricas, cores, etc); * linguagem artística; * linguagem oral e escrita.
Monica e Raquel, EMEE Atividade do Grupo I:1. Um desenho do Paint/Imprimir/Continuar o desenho manualmente/Criar personagens (este personagem pode ser vc por meio de fantasias criadas ou criar un personagem no desenho) 2. Montar cenários para interagir com estes personagens 3. Apresentar o teatro... Fizemos o desenho dos personagens no Paint, utilizando o pincel e carimbos, depois criamos os cenários, usando pincel, formas geométricas, etc...e montamos uma apresentação no Power Point com estes cenários importados do paint, imprimimos os personagens, recortamos, criamos fantoches e fizemos um teatro de fantoches com a história de João e Maria!
Nossa comanda era a IV. Escolhemos uma imagem de Tarsila do Amaral e recriamos em conjunto um desenho daquilo que mais marcou nesta experiência. Atingimos a expectativa da proposta IV.
Foi muito divertido fazer o que foi solicitado. E o melhor é que durante a execusão a troca de ideias fica muito mais rica. E uma forma diferente de utilizar o Paint e uma proposta viável para os nossos alunos.
Apesar de ser poie desde 1999, é sempre bom relembrar que a aula de informática não se restringe só ao computador. Nossa proposta é do grupo 1, fizemos 2 personagens no paint João e Lorena, imprimimos e fizemos os fantoches no palito, depois fizemos os cenários e apresentamos o teatro da escola. Marcia
Amamos a atividade nossa comanda foi a III foi divertido criar as formas geométricas e depois formar algo com elas usando recorte,foi barbaro o produto final de todas as comandas.
DRE - Santo Amaro - EMEI Virgilio Távora Nossa comanda foi criar um novo cenário a partir de uma história contada pelo parceiro com novos presonagens e enredo. Assim, utilizamos o Paint para desenvolver o desenho das cenas narradas na história e sobre a mesma desenhamos e utilizamos o recurso de recorte e colagem para desenvolver uma nova história com novos pernzagens.
CRIAMOS PERSONAGENS SEGUINDO A COMANDA OFERECIDA, CRIAMOS TAMBÉM CENÁRIOS ONDE NOSSA HISTÓRIA SE PASSARIA E POR FIM APRESENTAMOS UM TEATRO CRIADO POR NÓS. CAROLINA
31 comentários:
Ana Lúcia da Emei Antonio Lapenna em São Miguel Paulista.
Acredito que através deste curso eu irei aprender muito mais sobre como utilizar a linguagem midiática no Laboratório de Informática Educativa e aperfeiçoar o meu trabalho com os alunos.
Espero que esse curso possa me auxiliar em relação ao desenvolvimento do trabalho no laboratório com as crianças.
Alcina - DRE SÃO MATEUS
Olá sou Claudete da Emei Valentina Antonini da Silva e Emei Globo do Sol,sou da DRE São Miguel Paulista adoro a informática educativa e estou com boas expectativas em relação ao curso.Aprender mais e melhorar o trabalho é minha meta toda oportunidade de aprendizado é bem vinda.
Tenho usado o Power Point para desenvolver atividades que auxiliem os pequenos a "clicar". Então, através de histórias, joguinhos e atividades em que é necessário clicar em imagens e desenhos (hiperlinks), eles se divertem e aprendem a coordenar o movimento do mouse.
Claudia Guirao DRE Pirituba/Jaraguá
acredito que esse curso irá me auxiliar nas minhas dúvidas em relação a informática educativa. Para melhorar meu trabalho garantindo um bom desenvolvimento com meus alunos.
Sou Marcia Ruiz, POIE da EMEI Cap Alberto Mendes Jr DRE MP.
Trabalho com 2 editores de desenho com Paint e Tux Paint.
Olá, eu sou a Rosalia, Poie da Emei Jose de Alencar DRE-MP. Uso o Paint e o Tux Paint. O último trabalho realizado com as crianças usando o Paint esta relacionado ao Livro Salada de Frutas.
Cássia Marina, Poie, da Emei Profª Eldy Poli Bifone", DREM PENHA,
Desenvolo projetos com o Paint, Tangran,e outros, sempre atenta as atividades interligadas ao PPP, pois a informática é uma ferramenta a mais que deve estar integrada ao projeto.
Maria do Carmo, Emei Marcilio Dias e Aluisio de Azevedo.
Todos que trsbalhei gostei muito,mas oque achei maravilho para os pequenos é o kid pix
Sou Marinalva,Poie da Emei Aliomar Baleeiro e Emei DºPedro, DRE São Miguel Paulista. Trabalho com editores de desenho no paint brush, Tux Paint.
COM AS DIFICULDADES ENCONTRDAS NO INÍCIO CONSEGUIA CRIAR ATIVIDADES ONDE ATRAVÉS DO 'PAINT' CONTAVA ESTÓRIAS, E DIVIDIA A SALA EM GRUPOS E TROCAVA AS PROPOSTAS, ASSIM POSSIBILITAVA TODA A SALA DE NOVAS ESTÓRIAS.
CLAUDIA TOLEDO
Trabalho com livros de história digitalizados, com temas dos projetos desenvolvidos na Escola e os trabalhos propostos aos alunos são desenhos, complementação de desenhos motivados pelas histórias.
Maria Cristina
EMEI ANHANGUERA
Foi muito bom interagir com as colegas e conhecer outras técnicas de pintura e como usar programas de desenho.Roselaine e Claudete JT
Nossa comanda é GIII. Jorge e Rose.
Achamos a atividade interessante,possibilita as crianças a construirem diferentes formas geométricas com diversas cores, com um objetivo específico, que no nosso caso foi a confecção de um porta retrato.
Sandra (Ítalo) e Elisa (Roberto Victor e Ibiapaba): Interessante e gostaríamos de ter acesso as 4 propostas, pois todas parecem muito interessantes e possíveis de serem realizadas com nossos alunos.
Comanda número II. Ouvimos uma história - Baby Jabuti e desenhamos no paint uma cena dela. Com o mesmo fundo de desenho criamos novos personagens e uma nova história.
Achamos interessante a possibilidade do comando e a troca de experimentação entre o trio.Tentamos aproximar a atividade proposta na máquina à realidade concreta.Iniciamos um diferenciado aprendizado.
karina
Andrea
Karine
Claudia (Pirituba/Jaraguá) e Maria Gomes (Guaianazes)
Nossa comanda era a do Grupo III: exploração de figuras geométricas, recorte e colagem e montagem de cenário com imagens de revista. A atividade foi interessante e relativamente fácil. Utilizamos o Paint para desenhar as figuras geométricas, que foram impressas coloridas. Com as figuras geométricas montamos um trem, sol, e árvores. Escolhemos de revistas imagens infantis, desenhos - dois bonequinhos, e animais. Também tiramos uma fotografia de avião. Gostamos do resultado e achamos que é uma proposta possível de desenvolver com as crianças.
grupo IV
1. Escolher uma imagem de pintura/recortar um pedaço dela e colar em um novo arquivo de paint/brush/produção artistica no recorte. o recorte da pintura, recriar com novas possibilidades artísticas.
2. no arquivo que está o recorte da pintura, recriar com novas possibilidades artísticas.
3. Em conjunto recriaruma nova tela com indicativos da imagem do artista, ou seja, o que ficou forte para vocês na imagem apresentada.
Atividade criada: através da obra de Tarsila do Amaral "A gare" utilizamos recursos do Paint para copiar , colar e recortar e criamos três atividades baseadas na tela, relacionando-as com a realidade dos alunos, brincando com formas geometricas, o colorido da obra e com a imaginação. Ana Paula e Vera
De acordo com o comando que recebemos desenvolvemos uma atividade usando o Paint,utilizando suas ferramentas,criando cenários e personagens para posteriormente apresentar um teatro.Podendo ampliar e desenvolver com os alunos nas EMEIs.
Cristiane e Inês
Inicialmente nos reunimos em grupo, para colocar em prática a comanda, que era a seguinte: Uma das pessoas da equipe lia um livro, enquanto outra desenhava a história no Paint Brush. Em seguida, utilizando o cenário desta história deveríamos escrever uma outra, com personagens diferentes da história inicial.
Lemos o livro "Baby Jabuti" de Pedro Bandeira e ilustramos o final da história. Com o cenário deste, criamos uma outra história.
Foi bom ter visto esta possibilidade de ilustração no Paint Brush, porque nos engajamos no Programa Ler e Escrever. Além disso, deixamos um pouco de lado o fenômeno "Desenho livre".
Sandra e Elisa: Grupo I - Criamos uma personagem e cenários em cima de uma música, tal atividade foi realizada paint e montamos uma apresentação no power point. Com isso percebemos que poderemos desenvolver junto com nossos alunos,uma variedade de atividades com música desevolvendo a habilidade da linguagem oral, criatividade, linguagem escrita etc.
Cristiane (EMEI Helena Lopes Santana da Silava) e Fatima (EMEI Maria da Luz Silva de Oliveira)
Atividade - Grupo III
Usamos o Paint para desenhar formas geometricas, depois da impressão fizemos recorte e colagem formando uma paisagem à qual demos o nome de "A nossa cidade". Acreditamos que através dessa atividade podemos trabalhar a interação entre diferentes linguagens;
* uso do computador;
*linguagem matemática (formas geométricas, cores, etc);
* linguagem artística;
* linguagem oral e escrita.
Monica e Raquel, EMEE
Atividade do Grupo I:1. Um desenho do Paint/Imprimir/Continuar o desenho manualmente/Criar personagens (este personagem pode ser vc por meio de fantasias criadas ou criar un personagem no desenho)
2. Montar cenários para interagir com estes personagens
3. Apresentar o teatro...
Fizemos o desenho dos personagens no Paint, utilizando o pincel e carimbos, depois criamos os cenários, usando pincel, formas geométricas, etc...e montamos uma apresentação no Power Point com estes cenários importados do paint, imprimimos os personagens, recortamos, criamos fantoches e fizemos um teatro de fantoches com a história de João e Maria!
Nossa comanda era a IV. Escolhemos uma imagem de Tarsila do Amaral e recriamos em conjunto um desenho daquilo que mais marcou nesta experiência. Atingimos a expectativa da proposta IV.
Gildete e Sirlene comanda IV.
Foi muito divertido fazer o que foi solicitado.
E o melhor é que durante a execusão a troca de ideias fica muito mais rica.
E uma forma diferente de utilizar o Paint e uma proposta viável para os nossos alunos.
Apesar de ser poie desde 1999, é sempre bom relembrar que a aula de informática não se restringe só ao computador.
Nossa proposta é do grupo 1, fizemos 2 personagens no paint João e Lorena, imprimimos e fizemos os fantoches no palito, depois fizemos os cenários e apresentamos o teatro da escola.
Marcia
Amamos a atividade nossa comanda foi a III foi divertido criar as formas geométricas e depois formar algo com elas usando recorte,foi barbaro o produto final de todas as comandas.
DRE - Santo Amaro - EMEI Virgilio Távora
Nossa comanda foi criar um novo cenário a partir de uma história contada pelo parceiro com novos presonagens e enredo. Assim, utilizamos o Paint para desenvolver o desenho das cenas narradas na história e sobre a mesma desenhamos e utilizamos o recurso de recorte e colagem para desenvolver uma nova história com novos pernzagens.
CRIAMOS PERSONAGENS SEGUINDO A COMANDA OFERECIDA, CRIAMOS TAMBÉM CENÁRIOS ONDE NOSSA HISTÓRIA SE PASSARIA E POR FIM APRESENTAMOS UM TEATRO CRIADO POR NÓS.
CAROLINA
Postar um comentário