sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DRESA - SME Web Formação - 5º Encontro

“A escola se abre para o mundo, o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. A escola contribui para divulgar as melhores práticas, ajudando outras escolas a encontrar seus caminhos. A divulgação hoje faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanças necessárias, agilize as trocas entre alunos, professores, instituições”.

José Manuel Moran

Reflita sobre a importância de publicar os projetos dos alunos na Internet e como podemos divulgá-las?

56 comentários:

Anônimo disse...

A publicação de Projetos em um espaço específico das TICs atende a uma necessidade importante – tornar público e de fácil acesso as informações do que é desenvolvido nas salas de informática. Isso exigirá de todos os envolvidos um direcionamento maior, porém terá um reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos. Vale salientar que isso demanda tempo para organização e publicação e a subdivisão em equipes de alunos monitores para que realizem as publicações será uma necessidade uma vez que o tempo disponível para isso é restrito.
A divulgação na Internet é importante, porém tornar esse trabalho público na própria escola é de suma importância. Acredito que o jornal mural ou mesmo inserções dessas informações para alunos e professores em reuniões e em datas específica, quer seja em reposições ou em eventos da própria escola será fundamental.

Valmir Vieceli
EMEF Alferes Tiradentes
DRESA

Anônimo disse...

A publicação dos projetos é de fundamental importância. É preciso divulgar e compartilhar nossas práticas e nossos projetos. Essa publicação além de mostrar para o "mundo" o que estamos fazendo dentro dos muros de nossas escolas, também permite trocas significativas capazes de contribuir muito para a evolução de nossa prática diária. O momento de divulgação deve ser um momento de reflexão e cuidado. É importante que se tenha em mente sempre o educativo. Divulgar com responsabilidade aquilo que fazemos. Cuidando para que aquela pessoa que veja nossos projetos possa realmente tirar o máximo de nossas atividades.

POIE Márcia
Dresa Figueiredo Ferraz

Anônimo disse...

Para formar alunos e usar a Internet para pesquisar, publicar e divulgar os projetos por eles realizados na Escola, temos o Portal SME para que nos vejam e entendam o trabalho do POIE e como alunos -leitores e produtores- competentes fazem desse recurso um aliado para a educação.
A aprendizagem no Laboratório de Informática Educativa faz com que os alunos participem ativamente, vivenciando e compartilhando seus conhecimentos.
Quando o foco de aprendizagem é no aluno, sua produção deve ser compartilhada.
EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA- DRESA
M. ANGELA PERONE M. ROSSETTI

Anônimo disse...

É muito importante a publicação e divulgação dos projetos realizados na escola. A internet favorece esse caminho e faz com que o trabalho publicado seja de qualidade. A contribuição dos alunos monitores neste processo será de suma importância.

Vera Lucia
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória - DRESA

Anônimo disse...

A divulgação dos projetos e trabalhos realizados pelos alunos é uma iniciativa importantíssima, onde suas capacidades e talentos ficam visíveis ao acesso de todos.
O nosso encontro de hoje foi extremamente importante para publicar diversos trabalhos já realizados e socializar diferentes práticas, algo fundamental e de muita importancia, tanto para os alunos que realizaram as atividades, quanto aos professores que incentivaram as práticas.

POIE JORGE
DRESA MARIA LUCIA DOS SANTOS

Anônimo disse...

É de suma importância, compartilhar os trabalhos dos alunos, para que se divulgue e tornem-se conhecidas as realizações na Sala de Informática, uma vez que a escola necessita acompanhar os Projetos em desenvolvimento para valorizar seus alunos e reconhecer o sério trabalho que lá realizamos
Juscilene Uchoa (LENE)
EMEF Prof. Antonio Sampaio Dória

Anônimo disse...

É muito importante divulgar os projetos da escola. Os alunos ficam mais comprometidos porque para os trabalhos serem divulgados é necessário estar mais atento pois a publicação será exposta para o mundo. Para nós, professores,também é importante a divulgação. Aprendemos com os trabalhos compartilhados. É necessário também tempo para as postagens. Gostei muito da formação de hoje porque fizemos a parte prática, ou seja, as postagens. DRESA Lúcia Pereira Pires Cavalsan

Anônimo disse...

A publicação dos projetos da escola é muito importante ,pois gera um interesse maior de todos na escola.
Além do que todos querem participar e deixar registrado.

Anônimo disse...

A apresentação (publicação) dos projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática Educativa nos permiti refletir sobre nossas ações e projetos pedagógicos. A socialização valoriza os projetos desenvolvidos e vem somar com nossos ideiais de usar todos os recursos para o desenvolvimento pleno de nossos educando.

Anônimo disse...

A divulgação é de fundamental importância tanto para os alunos, para comunidade.Todos acabam ganhando com este espaço porque acaba mostrando que a sala de informática é uma ferramenta a mais na aprendizagem dos alunos.
Sempre divulgando os trabalhos com responsabilidade.



Dolores Enedina de Freitas
EMEF Dep. João Sussumu Hirata
DRESA

Anônimo disse...

A publicação dos projetos da escola é muito importante ,pois gera um interesse maior de todos na escola.
Além do que todos querem participar e deixar registrado essa participação.

Eliane Moura
EMEF Abreu Sodré
DRESA

Anônimo disse...

DRESA- SME Web Formação- 5ºEncontro
A divulgação dos projetos do laboratório de informática na web é extremamente importante, pois o aluno se sente valorizado e importante no processo de ensino aprendizagem, além de aumentar sua consciencia crítica com relação aos seus próprios trabalhos.E com isso desperta a vontade de sempre querer fazer o seu melhor.
A importancia da divulgação na web,também é um espaço para trocas positivas, pois conseguimos visualizar o que cada unidade escolar está trabalhando e tirarmos o melhor.
Priscila M. de Souza
DRE-SA

Anônimo disse...

Ao publicarmos os trabalhos dos alunos estamos valorizando sua capacidade de criar e estimular ainda mais o uso da mídia para realizar trabalhos e publicá-los.
O encontro nos deu chances de aprendermos a postar os trabalhos de nossos alunos e divulgar o trabalho realizado nas aulas de informática educativa.
Silvana ApªZanella Vieira
EMEF Antenor Nascentes
DRESA

Anônimo disse...

Compreendemos que o espaço de socialização de trabalhos é extremamente valioso. O diferencial nesta proposta é a riqueza de assuntos que não estabelece limites e a possibilidade da autoria pelos nossos protagonistas que desde cedo já se familiarizam com a função e a responsabilidade de produção. Além de ver seus trabalhos valorizados, enriquece, aprimora e contempla momentos, espaços e ambientes de aprendizagem com um novo olhar, mais dinâmico, rico e rápido. Obtemos em tempo real, uso de mídias, comunicação e a satisfação de receber um comentário a título de avaliação, como colaboração e sugestão para aprimorar cada vez mais as suas produções. Nós como mediadores desta prática sentimo-nos cada vez diante de um novo desafio. Isto nos possibilita também a reflexão e a ampliação de novos horizontes e ousar, cada vez mais.

Ana Maria Pomarino
EMEF Padre Aldo da Tofori
DRESA

Anônimo disse...

O aluno está cercado de possibilidades que vão além dos muros escolares. Desenvolver as habilidades necessárias para que o aluno consiga interagir com o mundo de forma produtiva passa a ser um dos objetivos da educação.
A publicação e divulgação das produções dos alunos é melhor forma de reconhecimento e valorização dos conhecimentos adquiridos, fazendo com que o aluno vá muito além do esperado, ampliando cada vez mais o seu repertório cognitivo e desenvolvendo habilidades e competências para que possam transformar a realidade que o cerca.

POIE - Ester Alves
EMEF Padre Aldo da Tofori
DRESA

Anônimo disse...

Um espaço para publicação dos projetos do laboratório de informática é fundamental.
Contribui para que todos saibam o que de fato acontece no laboratório e como as TICs auxiliam no processo de aprendizagem, é uma rica fonte de troca de experiências, incentivo para os alunos e aproxima os pais dos trabalhos realizados.
DRESA - Maria Isméria
EMEF Profª Liliane Verzini Silva

Anônimo disse...

È muito interessante e importante a publicação dos nossos projetos no portal. E estou muito interessada em conhecer os projetos das outras escolas, pois assim teremos mais idéias para novos trabalhos com os nossos alunos. O encontro de hoje, foi fundamental para essa publicação pois entendemos melhor como divulgar os nossos projetos.

Vanessa Fonseca
EMEF PROF MÁRIO SCHONBERG
DRESA

DEBORA disse...

O encontro de hoje foi maravilhoso, com troca de experiências e novas dicas.
É muito importante divulgarmos os trabalhos de nossos alunos, pois é preciso mostrar essa evolução e o desempenho no laboratório. Isso motiva ainda mais o aperfeiçoamento e a aprendizagem desses alunos.
DRE-SA
EMEF. Prof. João de Souza Ferraz
Poie: Débora Lieber de Paula.

Anônimo disse...

Acho extremamente importante publicar os trabalhos já realizados e socializar diferentes práticas, tanto para os alunos que realizaram as atividades, quanto aos professores que incentivaram as práticas.
José
EMEF ISABEL VIEIRA
DRESA

Anônimo disse...

Tradicionalmente o professor não divulga os trabalhos realizados, quando muito fazem uma mostra na própria escola. Muitas vezes nem isto.
A nova tendencia é publicar na Internet, assim professores e alunos conhecem os trabalhos dos colegas, compartilham práticas, abrem-se a novas idéias e recriações.
A web trouxe esta facilidade e novas caminhos estão sendo abertos.
Rosa Simão
EMEF Cacilda Becker
Santo Amaro

Anônimo disse...

Tradicionalmente o professor não divulga os trabalhos realizados, quando muito fazem uma mostra na própria escola. Muitas vezes nem isto.
A nova tendencia é publicar na Internet, assim professores e alunos conhecem os trabalhos dos colegas, compartilham práticas, abrem-se a novas idéias e recriações.
A web trouxe esta facilidade e novas caminhos estão sendo abertos.

Rosa Simão
EMEF Cacilda Becker
Santo Amaro

Anônimo disse...

Neste 5° Encontro ficou claro a importância de divulgar os projetos realizados na sala de informática educativa, onde se propicia a socialização do processo ensino aprendizagem através da mídia.

DRE Santo Amaro
EMEI Cruz e Sousa
poie Silvana Tokashiki

Anônimo disse...

AVALIAÇÃO

o 5º ENCONTRO FOI MUITO BOM E OS DESAFIOS VÃO SERVIR PARA MEU CRESCIMENTO E REFLEXÃO.

DRESA;POIE MARINA
EMEI PROF ALEXANDRE CORREIA

Anônimo disse...

No encontro do dia 28/09/2010,aconteceu o 5ºencontro da SME-WEB Formação em que nós foram passadas alguns encaminhamentos com relação aos projetos da WEB-Notíciario e orientações sobre a publicação e um espaço foi concedido a publicação dos videos no portal e foi fornecido neste encontro o suporte técnico para a realização das atividades propostas.

DRESA - EMEF CEU CAMINHO DO MAR
Sérgio Rodruigues

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi muito proveitoso, recebemos orientações para produzir um vídeo de curta metragem com o tema "Um dia na vida do aluno monitor", e refletimos sobre a importância de publicar os projetos dos alunos na internet desenvolvidos na I.E..
Esta publicação é muito importante para divulgar e compartilhar os projetos da escola, trocando com o universo escolar aprendizados e novas ideias. Concluindo que são experiências de grande importância para o processo de
ensino-aprendizagem.
DRESA- Emef Sampaio Dória
POIE: Sara Lemes

Anônimo disse...

No nosso encontro de hoje foi muito produtivo para nossa prática, vimos como é importante postar nossos projetos, porque para fazermos isso revemos varias vezes o que foi feito, refazendo cada vez melhor, e tambem recebendo comentários que so vem a acrescentar.
DRESA - POIE Edmilce
EMEI Cora Coralina / João de Deus

Unknown disse...

Ao realizarmos um projeto sempre temos o desejo de compartilhá-lo para que todos saibam, vejam o trabalho; o percurso e o resultado. Sendo assim, a publicação se torna algo imprescindível e muito importante. além da publicação na internet, é necessário realizar a divulgação na escola, com cartazes chamativos, apresentação em slides, para que todos acompanhem o trabalho e valorizem a Informática Educativa.

EMEI AYRTON SENNA DA SILVA - DRESA
POIE JAYANE NUNES FERREIRA

Anônimo disse...

Sem dúvidas é muito importante para a educação, formação de professores e alunos e promoção de boas práticas a divulgação desses trabalhos.
Sem esquecer da responsabilidade e do compromisso, todas as formas de divulgação devem ser amplamente aproveitadas e esse espaço fornecido aos trabalhos na escola são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento não só de alunos, mas também de professores e da escola como um todo.

Erisvaldo Amarante de Araújo
EMEF Almirante Sylvio Heck
DRESA

Daniela Fonseca Costa disse...

O planejamento já faz parte da rotina do professor, o registro do desenvolvimento da mesma também já é uma realidade. Agora passamos para a etapa de publicação dos projetos desenvolvidos com os alunos.
Sabemos da importância de tornar público o nosso trabalho e o protagonismo infanto-juvenil, e a Internet e todo o apanhado de redes de aprendizado favorece esta divulgação.
E a importância da divulgação destes projetos, passa de uma simples exibição dos mesmos, para uma oportunidade de poder socializar práticas e conhecimentos que nos ajudam a aprimorar o trabalho docente.
Esta tarefa exige responsabilidade e discernimento, os quais estamos buscando nos nosso encontros e formação neste curso. É um caminho que estamos percorrendo.

Um abraço!
Daniela F. Costa
EMEI VIrgílio Távora

Anônimo disse...

É muito importante publicar os projetos dos alunos, pois os mesmos se sentem valorizados, (alguém viu, leu, comentou) além de aumentar sua consciência crítica com relação aos seus próprios trabalhos e com isso despertar a vontade de sempre querer fazer o seu melhor. Nós professores da UE, da rede e do portal devemos ler/ver os projetos e comentar. Isso valoriza os alunos , alunos monitores, poies , escola, rede etc.
Uma maneira de divulgar os trabalhos é durante a aula no LIE os alunos acessarem o portal. Eles próprios divulgam os trabalhos da escola. Para a equipe técnica e visitantes fornecer um folder da escola com os endereços da escola na Web.
DRESA – EMEF Carlos Augusto
Profª Jacqueline Penteado

Anônimo disse...

A publicação do trabalho desenvolvido com os alunos dentro das escolas, permite mostrar a todos, mesmo aquels que não estão inseridos dntro da UE, tudo o que estamos realizando e todo o crescimento qu nossos alunos atingem quando se envolvem com estas tarefas. Esta divulgação valoriza muito o trabalho desenvolvido e incentiva todos aqueles que estão envolvidos. è muito importante compartilhar com os demais o desenvolvimento das ações realizadas por nossos alunos.
Regina Thaíse
EMEF Mário Schonberg
DRESA

Anônimo disse...

Hoje tivemos o 5º encontro e, depois de acabarmos de publicar o último projeto, estamos levando outras propostas de trabalho para o próximo mês. Foi muito difícil, para mim, conseguir publicar o projeto de pesquisa "Qual é o melhor espaço dA escola", a publicação gera muita ansiedade e preocupação, muitas pessoas vão ver a apresentaão, é preciso que tudo esteja perfeito, é uma responsabilidade muito grande, mas sabemos que realmente é muito importante a troca que as publicações promovem.
Cristina
DRESA - EMEI ANHANGUERA

Anônimo disse...

Aprender em rede supõe um paradigma educativo oposto ao individualista. Educação em rede supõe conectividade, companheirismo, solidariedade. Sem dúvida o uso da internet potencializa o alcance da atividade pedagógica, proporciona aprendizagens específicas no âmbito do letramento digital que podem ser sintetizadas em 3 aspectos: aprender a pesquisar, a publicar conteúdos e aprender a comunicar-se em ambiente digital.
Camila Maria Spina
POIE - EMEF MInistro Calógeras

Anônimo disse...

A publicação de Projetos é muito importante , pois faz com que os trabalhos tenham qualidade e a participação dos monitores se torna impressindível na troca de idéias

EMEF "MINISTRO CALÓGERAS" - DRESA
POIE Mônica

Anônimo disse...

A importância de publicar e divulgar projetos e práticas desenvolvidas dentro da unidade escolar vem de encontro do anseio dos professores, com isso ficamos sabendo tudo aquilo que fica restringido dentro dos muros escolares.
Ulisses do Amaral
EMEF: João Gualberto do Amaral Carvalho.
DRESA

Anônimo disse...

A troca de experiências sempre é um momento de crescimneto cultural , as idéias se multiplicam e nossas mentes vão mais além para criar , pesquisar e contribuir para o desenvolvimento do nosso trabalho e dos outros.

EMEF "CACILDA BECKER"
POIE Viviane Tudon

Anônimo disse...

Os alunos passam a ter mais cuidado com suas postagens sabendo que a divulgação atingirá um número bem maior de pessoas do que quando ficava somente entre os muros da escola.
É muito importante para a educação, formação de professores e alunos e promoção de boas práticas a divulgação desses trabalhos.
Claro que a responsabilidade e do compromisso, todas as formas de divulgação devem ser amplamente aproveitadas e esse espaço fornecido aos trabalhos na escola são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento não só de alunos, mas também de professores e da escola como um todo.
Claudia Batalha
Poie Aldo da Tofori
DRESA

Anônimo disse...

Acredito que a divulgação de projetos e atividades desenvolvidos na escola não é somente importante, é parte do processo de aprendizagem dos alunos pois, a partir da publicação do que fazem, eles se concentram melhor e tem base para se atualizar. Além disso, a publicação desses trabalhos na Internet propicia uma maior visualização do que fazemos durante as aulas, abrangendo um público que vai desde a comunidade escolar e os pais até a sociedade em geral (que, muitas vezes, não tem ideia do que se passa na escola). Por fim, eu adorei poder utilizar o Portal para a divulgação dos trabalhos. SME está de parabéns!

Ana Monteiro
EMEF Alferes Tiradentes
DRESA

Anônimo disse...

È IMPORTANTE A DIVULGAÇAO DOS PROJETOS DA ESCOLA PORQUE PROFESSORES E ALUNOS FICAM MAIS COMPROMETIDOS E COMPARTILHAM SEUS CONHECIMENTOS.ESSE ENCONTRO FOI MUITO ESCLARECEDOR.
EMEE ANNE SULLIVAN
DRESA

Anônimo disse...

Pensar em publicações implica em pensar acrca de todo o caminho empreendido durante os projetos desenvolvidos. E durante este caminho, nada mais justo do que já pensar na posterior publicação. Isso orienta e reorienta os trabalhos, atribui significados e contextualiza as ações. Essas características são de extrema importância, sobretudo para nossos alunos em formação. Nosso encontro de formação hoje, nos norteou a este respeito, de pensar e trabalhar empiricamente no processo de publicação.Nossas duas formadoras, Tereza e Sueli (Bem vinda!!!) nos deram um excelente norte!!!
POIE Veronica Patti
EMEF Prestes Maia
DRESA

Anônimo disse...

Nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto , por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas nesse projeto.
A publicação dos projetos na internet estimula nossos alunos a sempre querem mais e com isso sua aprendizagem só aumenta.porém, nós educadores devemos estar sempre atentos no conteúdo expostos pelos nossos alunos, para que seja utilizada essa ferramente de forma significativa, em favor da educação e aprendizagem.

POIE Fabiana Martins
EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos

Anônimo disse...

É muito importante a publicação e divulgação dos projetos da escola na internet, pois cria nos alunos interesse de participar mais dos projetos,e com isso uma troca de experinência entre os gropos.

Poie- Antonio

Anônimo disse...

A publicação dos projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática Educativa é de grande importância para o desenvolvimento da nossa função como POIE, pois possibilita a interação da escola com o mundo e principalmente com a comunidade. Os projetos ultrapassam o muro da escola, além de estarmos aplicando o tripé pesquisa, autoria e publicação.
Além da publicação do portal também podemos e devemos publicar em um blog ou site, twitter ou em jornal mural.

Cristina Afonso
DRESA
EMEF Prof Laerte Ramos de Carvalho

Anônimo disse...

Gostei muito deste encontro, foi exclarecedor, tiramos muitas dúvidas e fiz a publicação dos projetos da Escola. A publicação dos projetos da Escola é muito importante para o público em geral poder avaliar o trabalho da escola,Dre, Secretaria e da Prefeitura.
Maria de Fátima Caixeta

Anônimo disse...

Publicar um projeto dentro da unidade Educacional, é valorizar o trabalho do Profissional no exercicio de suas funções,e compartilhar suas idéias e criações que estão dando certo para que, outras unidades educacionais possam estar usando á mesma prática.
As publicações via internet ou outros meios de tecnologia, deve sempre mostrar as práticas do profissional, seu depoimento e o momento desta atividade acontecendo.
DRESA
POIE Luiz Carlos
EMEF CEU Alvarenga

Anônimo disse...

A publicação de projetos desenvolvidos nas salas de informática torna público muitos trabalhos que acabam no anonimato e esquecimento. Além de estimular o professor, estimula e muito os alunos em seu processo ensino-aprendizagem.
Sumaia Gonçalves
POIE-Elza Maia

Anônimo disse...

Portar-se como formador de opinião e divulgar seu pensamento é muito importante para o aluno e sua formação para a cidadania responsável. Entendo que o professor também ganha com uma mudança do foco sala de aula e com a utilização mídias variadas.

EMEF Ana Benetti DRESA
Prof Fred POIE

Cássio Masil disse...

O encontro foi interessante pois permitiu que trocássemos informações e permitiu-nos dar publicidade aos projetos que desenvolvemos nas escolas.
Agora temos um importante espaço para divulgação das atividades e também para dar aos alunos condições de se ver nos projetos.
O cuidado com a divulgação sobre o quê e como divulgar deve perpassar todo este trabalho afinal, agora as ações tornam-se públicas.
Excelente espaço que se usado de forma consciente e com zêlo poderá se tornar um ótimo canal para a escola.
Parabéns!
Cássio M. Silva
POIE: Ceu Emef Caminho do Mar
DRESA

Anônimo disse...

Publicar Projeto e Atividades, seja em murais, jornais ou pela Web, torna efetivo o trabalho desenvolvido na Unidade Escolar. A exibição daquilo que foi registrado, permite que se faça uma avaliação das ações, a exploração de detalhes,a ampliação dos conceitos trabalhados, a divulgação além dos muros da Escola, entre outros.

Josenilde Carvalho - POIE EMEIs BORBA e SYLVIO;
Viviane Nascimento - POIE EMEI MACHADO DE ASSIS

DRESA

Anônimo disse...

Publicar na Escola através de Painéis ou na Sala de Informática torna-se restrito e até fácil, mas só compartilhamos com aquele espaço mas publicar na Internet é necessário muita responsabilidade, revisão dos trabalhos, pois as janelas se abrem para o mundo.
Compartilhar saberes sempre devem ser benvindos, sugestões também, todos nos aprendemos dia a dia e em toda a nossa vida.
Vamos publicar, vamos compartilhar, os trabalhos não surgem do nada, todos surgem de idéias já existentes.
Maria Thereza Fernandes Borges
EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita
DRESA

Anônimo disse...

A publicação de projetos é importante tanto para quem se informa, quanto para quem publica. Visto que propicia a reavaliação do processo quem realiza e serve como meio de socialização pública.



POIE Patrícia
DRESA
EMEF “Professora Isabel Vieira Ferreira”

Anônimo disse...

Nosso encontro de hoje mais uma vez mostra que o aluno é protagonista do seu saber, e que o papel do professor esta em mudança. E esta mudança é muito benéfica, pois trás uma maior parceria entre o professor e educando, professor e professor em busca de novas praticam e ampliação das pesquisas de boa qualidade que venham trazer saltos pedagógicos qualitativos.
Ana Cristina – EMEF Bernardo O’Higgins – DRE-SA.

Anônimo disse...

Entender, valorizar e ampliar o protagonismo dos nossos alunos, intensificar a pesquisa, autoria e publicação, é um momento de reflexão especial. Continuemos sempre com o encontro de nossos pares, possibilitando o intercâmbio de metodologias e projetos, resultado das nossas práticas.
Luis Alberto Vieira
EMEF Armando Arruda Pereira - DRE-SA

Anônimo disse...

Neste quinto encontro tivemos a oportunidade de aprender a trabalhar com novas ferramentas como por exemplo o Google Doc e novas possibilidades para a publicação.
Poies:Marcos -Emef Mauricio Goulart
Simone -Emef Antônio D'Avila
Vagner -Emef Wladimir Herzog

Sandra disse...

É interessante como o aluno se aproxima dos professores e passa a se interessar mais pelas atividades quando essas são publicadas em Blogs, no Youtube ou outros. Mesmo aqueles que não vêem a internet como novidade e já navegam com muita facilidade nos sites de relacionamento, encontram-se entusiasmados ao ver sua produção exposta para o mundo. Realmente dá um novo sentido às atividades escolares. É dar função social para as atividades desenvolvidas na escola.
POIE Sandra
EMEF Octávio Pereira Lopes
DRE Jaçanã/Tremembé

Sandra disse...

O nosso encontro de formação foi em 23 de Setembro e minha escola foi o pólo que recebeu os colegas POIEs. Além das informações recebidas, também tivemos uma oficina de animação em Movie Maker...excelente!!!!!
Não tenho dúvida que esses encontros são muito produtivos. Nos atualizamos, avaliamos nosso trabalho, trocamos experiências, enfim, sentimos que não estamos sozinhos.

Sandra
EMEF Octávio Pereira Lopes
DRE Jaçanã/Tremembé