segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Avaliação 5º Encontro SME WEB FORMAÇÃO DRE IP

A busca pelo saber gera um comportamento investigativo do POIE, que em constante transformação, enxerga o seu fazer como objeto de reflexão.
Frente a isto, como você avalia os conteúdos, que fizeram parte do processo de formação do 5º encontro de SME WEB FORMAÇÃO, para instrumentalizar o seu fazer dentro da UE?

43 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que esse encontro foi o mais produtivo porque pudemos pensar em uma atividade a fazer com os alunos, mas ao mesmo tempo a realizamos. Assim pudemos ver os dois lados - daquele que propõe e daquele que precisa fazer. Dessa maneira pudemos aprender mais e para usar Paulo Freire: o educador é também educando e o educando é também educador. Somos todos educadores, mas também alunos, e nossos alunos também podem nos ensinar muitas coisas - são também professores.

Professora Luciana
EMEF Cassiano Ricardo

Monica Conforto disse...

Foi muito proveitoso, muitas idéias interessantes de atividades surgem nestes nossos Encontros... Deveríamos postar as atividades no Blog para lembrarmos depois...NOTA 10!
BJKAS
POIE HK Mônica Conforto

Rosana Magnani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosana Magnani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosana Magnani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosana Magnani disse...

Tenho observado que nossos encontros sempre apresentam dois momentos: um para apresentação das propostas e dos fazeres da Informatica educativa de SME e da DREIP e um segundo momento é o desenvolvimento de atividades (por nós POIEs)pedagógicas , envolvendo as tecnologias digitais. É uma forma de refletirmos com os demais colegas as melhores formas do fazer pedagógico e, ao mesmo tempo, de percebermos que o fazer pedagógico do outro vem se somar , modificar ou melhorar o nosso, é um compartilhamento de ideias e práticas. Nos traz reflexões acerca de nossas práticas na Informática educativa. Considero bem proveitosos e construtivos.
Rosana Magnani
EMEF Irineu Marinho

Anônimo disse...

Para mim os encontros do WEB Formação tem sido de grande valia, pois há algo de enriquecedor na troca de experiências entre POIES e também me sinto mais segura e amparada em minha prática em sala quando compartilhamos tanto angústias quanto sucessos. Esse 5º encontro, em especial, mostrou o nosso lado criativo e fez com que eu repensasse as minhas atividades de uma maneira que possam facilitar o despertar do lado criativo dos alunos.

Professora Ana Paula
EMEF José do Patrocínio

CRIATURA DO PÂNTANO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
POIE Cristina disse...

O encontro foi bastante produtivo. Todas as atividades sugeridas são aplicáveis. Todos os encontros tem proporcionado ótimas oportunidades para troca de experiências, sempre são importantes. Parabéns a todos pelas ótimas idéias.

POIE Cristina
EMEF Profª Sylvia M. Pires
DRE IP

Silvio disse...

O nosso quinto encontro de Poies Formação Web trouxe a possibilidade de uma oficina que subsidia o professor a trabalhar com os alunos na produção de textos. No caso fui propiciar a reescrita de um conto tradicional “Branca de Neve e os Setes Anões”. Trabalhar a reescrita é tornar-se autor. Um clássico do século XVIII pode dialogar com o presente através de contextos atemporais. Escrever antes de qualquer coisa significa ser leitor e ter bons modelos de técnicas de escrita. Nesse sentido os recursos da informática são de grande auxilio para esses escritores em construção.
O Quinto encontro foi bastante interessante e assim como os encontros anteriores tem provocado a todos nós professores aos desafios da educação no séc. XXI.

Roserlli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roserlli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roserlli disse...

É muito gratificante fazer parte desse grupo, onde todos estão prontos a compartilhar experiências e construir novas formas leitoras e escritoras, utilizando as Tics. Adorei a oficina, onde pudemos vivenciar uma sequência didática, não só como educador, mas também como educando.

Poie Roserlli
EMEF Professor Francisco da Silveira Beuno

Anônimo disse...

Adorei o nosso 5º encontro. Foi muito produtivo e cada POIE foi muito criativo. As atividades foram diferenciadas e poderemos trabalhar no labporatório com os alunos.
Parabéns a todos nós!
Kelly Mutti
Áurea Ribeiro

Tânia Mara disse...

O nosso 5º encontro no Hellen Keller, foi muito importante também. Os professores (POIEs) precisaram bolar em apenas alguns minutos, práticas muito legais.Foram apresentadas em grupos para todos, e ficamos surpresos com o talento de cada um dos nossos colegas que são tão profissionais. Tiramos proveito desses trabalhos e podemos usá-los com os nossos alunos. É uma troca de experiências riquíssima!!!
Adoro poder estar lá.

Um abç à todos .

Rosana Cecília disse...

Adorei o 5º encontro. O encontro uniu informação, tecnologia e práticas pedagógicas.
Quantas idéias, quanta competência!Todas e todos compromissados em fazer o melhor.
Sinto que a cada encontro me encontro mais na Sala de Informática.
POIE Rosana Cecília
EMEF Mal.Eurico Gaspar Dutra

Soraya disse...

Toda troca de experiências e sempre enriquecedor, a de hoje foi dinâmica e o texto interessante.
soraya
EMEF Antonio de A. Machado

Anônimo disse...

Toda troca de experiências e sempre enriquecedor, a de hoje foi dinâmica e o texto interessante

Anônimo disse...

Toda troca de experiências e sempre enriquecedor, a de hoje foi dinâmica e o texto interessante.
Soraya
EMEF Antonio de A. Machado

Ana Claudia P. da Mata disse...

Eu acho muito proveitoso quando existem as oficinas nesses encontros. Pois é muito importante para o POIE essa socialização de atividades e informações. Cada grupo elabora e pensa uma determinada atividade diferente. Sería interessante criar um arquivo de todas essas atividades e disponibilizar para os colegas. Por exemplo, num encontro em que tivemos que elaborar atividades na esfera jornalística, aproveitei muitas idéias dos colegas que apliquei no laboratório de informática. São olhares diferenciados em cima da mesma atividade. Isso é ótimo.

Ana Claudia P. da Mata
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho

Escola Cidadã disse...

Soraya

Toda troca de experiências e sempre enriquecedor, a de hoje foi dinâmica e o texto interessante
EMEF Antonio de A. Machado

Anônimo disse...

Esse 5º encontro me fez refletir sobre a prática das aulas da informática educativa, relacionada às expectativas de aprendizagem prevista para cada ciclo, às propostas de SME do Ler e Escrever e tornar relevante o que aluno traz de sua vivência, conhecimentos, habilidades, a mediação do poie nas situações de produção de conhecimento nas mídias digitais, isto ficou muito explícito, cada trabalho apresentado trouxe uma mediação diversa . Bem interessante!
Poie Eliana
EMEF Padre Manoel de Paiva

Profª.Rosana-POIE disse...

O encontro foi ótimo.
INFORMAÇÃO e TROCA é o que mais precisamos!
Será muito bom ter esse material compartilhado para podermos aplicar com nossos alunos.
Bjs
Rosana - Álvares de Azevedo

Vania Alves disse...

Achei interessante, além de muito divertido nosso 5º encontro, fiquei maravilhada com a oportunidade da apresentação da criatividade de nossos colegas.
Com um mesmo tema tivemos idéias diferentes e prazerosas de desenvolver atividades que envolvem o aluno a ler, pensar, repensar,refletir, criar, escrever e representar seu trabalho, envolvendo também as novas linguagens de comunicação ( TICs.)
Vania

cosme disse...

Cosme
O encontro foi muito produtivo,e eu estou percebendo que tanto as orientadoras e os professores estão amadurecendo. E quanto as orientações e as práticas foram excelentes, e eu quero parabenizar os professores do grupo da tarde pelas atividades apresentadas,

Anônimo disse...

Todos os encontros são enriquecedores, uma vez que nos dá a oportunidade de aprender e vivenciar experiências com os colegas. Este 5º encontro, em especial, foi muito bacana, porque nos mostrou como todos nós possuimos talento e criatividade, nesse sentido, podemos produzir maravilhas com os nossos alunos.

Silvia Lelis
POIE João Carlos

Janaína Monteiro disse...

Foi surpreendente a criatividade dos colegas neste 5º econtro, além de divertidos. Penso que avançamos muito no que diz respeito a sequência didática e elaboração de projetos com procedimentos metodológicos,eu aprendi muito nos últimos anos com as formações de maneira geral, mas esta foi bem produtiva e aproveitada que o tempo foi pouco.

Anônimo disse...

Como sempre foi um momento produtivo de reflexoes que vem sempre
esclarecer algumas dúvidas, trazer novas informações, sem contar
que revemos o pessoal...gostei muito..
Regina
Emef C.Salles

Eliana disse...

Gostei da qualidade dos trabalhos apresentados e da rapidez que eles foram desenvolvidos. Isso demonstra o amadurecimento do grupo, cada dia mais criativo, ao implementar práticas, que envolvem os alunos. Parabéns a todos!

Célia disse...

Os encontros além do crescimento na área das Tecnologias proporcionam troca de experiências que refletem na sala de aula. Sabemos que as TICs tornam as aulas mais interessantes e motivadoras, mas há momentos que precisamos desses encontros para nos situarmos, principalmente quando estamos envolvidos em vários projetos, cursos, tendo que postar em diferentes sites, blogs, etc . Vejo como um momento de “parada necessária”
Mas esse 5º encontro trouxe algo de especial que foi a apresentação do trabalho de cada grupo no telão a partir de uma comanda específica. Pudemos ver a criatividade de cada grupo. Valeu muito a pena !

Célia
EMEF Celso Leite

Sandra disse...

Todos encontros são ótimos, mas este teve um sabor diferente, as criatividades de todos foram magnificas. Tenho adquirido muito conhecimento nessa webformação.
PARABÉNS a todos e em especial a
Equipe Edna, Adriana e Márcia por proporcionar momentos agradáveis.
Sandra
poie Duque de Caxias

€£☼Ҹ blog disse...

O 5º encontro foi ótimo porque houve tempo suficiente para vermos o resultado dos trabalhos feitos durante a oficina. Os tabalhos, bastante diversificados mas muito bons, ajudaram a enriquecer as possibilidadespaa futuras aulas.
Gostei!!!
Eloy
Olavo Fontoura

EMEF Des. Francisco Meirelles disse...

Gosto muito dos encontros que proporcionam idéias para atividades práticas em sala de aula e os nossos encontros são ricos neste sentido. Depois das reuniões saio com a cabeça maquinando, pensando em como aplicar na minha escola o que eu vivenciei com os colegas. É muito gostoso poder compartilhar ideías. Sou a única POIE na minha escola, não tenho muita gente para "trocar figurinhas" e nosso grupo faz com que eu não me sinta sozinha. Saio sempre revigorada a cada reunião.

Ines Ota
EMEF Des. Francisco Meirelles

Sergio- EMEF Prudente de Morais disse...

O 5º encontro de foi muito produtivo, enriquecedor e importantíssimo para trocarmos experiências, e cada a dia nos descobrimos criativos parabens a todos do grupo IP.

Anônimo disse...

O encontro foi muito proveitoso, rico e reflexivo. Muitas idéias interessantes surgiram em um curto período de tempo. Adorei.

Ana Paula
EMEE Helen Keller

Anônimo disse...

Esse encontro foi muito, muito bom pois criamos atividades, executamos essas atividades como alunos e pudemos verificar a riqueza de conteúdos que conseguimos criar, a partir de um determinado "conto", ou de uma notícia, de uma estória!
Descobrimos também que temos talentos maravilhosos, para a arte, música, interpretação, etc...
Adriana - Queiroz Filho

Marcia Sotero disse...

Criar condições para que o POIE proponha atividades,selecionando conteúdos e estratégias que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado é o foco de nossa formação.Porém tudo que aprendemos, nos nossos encontros só é possível devido a , participação de todos vocês de forma investigativa, criativa e responsável.

Abraços a todos
Equipe de Informática Educativa

Anônimo disse...

O 5º Encontro apresentou a reescrita do conto de fadas “Branca de Neve” de maneira atualizada e divertida, questionou, levantou reflexões, apontou caminhos, sugeriu procedimentos de práticas que excutamos em pouco tempo, mas com muita criatividade, como sempre, e atendeu aos nossos anseios.
O 5º Encontro apresentou a reescrita do conto de fadas “Branca de Neve” de maneira atualizada e divertida, questionou, levantou reflexões, apontou caminhos, sugeriu procedimentos de práticas que excutamos em pouco tempo, mas com muita criatividade, como sempre, e atendeu aos nossos anseios.
Carmem Cristina Coppola
EMEF Altino Arantes

Marcos disse...

O 5º Encontro foi muito proveitoso e interessante. A "atualização" do conto Branca de Neve foi muito criativa, aguçando a criativividade dos colegas e gerando produções maravilhosas.
Todos os encontros foram muito proveitosos, pois facilitam a socialização das atividades realizadas pelos colegas e colaboram com o surgimento de novas idéias.
Parabéns para as organizadoras.

Marcos Oliveira
POIE - Gonzaguinha

Anônimo disse...

O encontro foi muito produtivo, possibilitando o fruir da nossa criatividade na construção de atividades a partir de nossas experiências e trocas com os colegas, com a inspiradora motivação da História da Branca de Neve nos tempos atuais e a utilização de diversas ferramentas midiáticas.
Valeu!!!

Sandra
POIE - EMEF Brigadeiro Faria Lima

EMEF Cleomenes Campos disse...

Fiquei admirada com a criatividade e a qualidade dos trabalhos apresentados pelos POIES, todos demonstraram muito preparo para exercer estas funções. Vejo que estamos preocupados em nos atualizar, em realizar atividades diversificadas e nossos encontros nos dão esta possibilidade de aprendizado. Mas tudo isso não está sendo suficiente, precisamos ter também um espaço para debater nossas funções, para relatar a necessidade de algumas mudanças principalmente com relação a nossa portaria, que não prevê tempo para que nós POIES possamos pesquisar, preparar as atividades, registrá-las, participar de Seminários, Congressos, organizar as apresentações, alimentar o blog, mediar os comentários, orientar os alunos,ler os emails, ter um twiter, participar de cursos, foruns, e isto tudo não está previsto em nossa portaria. Três aulas individuais durante a semana não são suficientes para que possamos realizar todas as funções que nós mesmos nos propusemos a realizar. Visitando o blog da minha escola, qualquer um pode constatar que o horário que mais trabalho nele é a noite ou aos sábados, mesmo esta participação nesta avaliação estou fazendo no período de meu descanso, pois durante meu período de trabalho não estou conseguindo realizá-la. Precisamos de ajuda e urgente para não desistirmos desta função...
Marly

Tânia disse...

Os encontros oferecidos pela SME e DRE IP são muuuuuito ricos para mim. Cada vez que saio dos cursos, aprendo mais e sinto-me mais segura. Volto à escola com novidades.
abçs
Tânia Mara
POIE - EMEF "Jean Mermoz"

NEIDE CECILIA disse...

A cada encontro que temos percebemos que todos estão ampliando seus conhecimentos, pois a troca de ideias está sendo muito efetiva. Quando conseguimos expôr o que fazemos e ver o que o outro faz nos abre horizontes para utilizar aquilo que já sabemos e ir atrás do desconhecido.

Neide/ Emef Cleomenes