segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DRESA - Artigo: Educação Digital

"...os estudantes que cresceram num mundo digital interativo aprendem de forma diferente. Eles querem uma conversa animada, não uma palestra. Querem uma educação interativa, não um ensino baseado em difusão.

...os jovens da era digital estão abandonando a televisão de mão única para abraçar a comunicação interativa e mais estimulante que encontram na internet. A TV está se tornando uma mídia de fundo, parenta da música para elevadores. Sentar-se mudo diante da TV — ou de um professor — não funciona para a geração atual. Os jovens aprendem de um modo diferente, não sequencial, interativo, assíncrono, multitarefa e colaborativo."



O meu fazer pedagógico contribui na aprendizagem desta nova geração? Socialize os projetos em andamento.

59 comentários:

MARIO MOURA E ALBUQUERQUE BACHAREL disse...

O fazer pedagógico é fundamental para o aprendizado de nossos educandos,e as tics estão ai, para contribuir nesse processo educacional desafiador que com certeza vai surtur resultados.

POIE/Belmiro
Emef.Mario Moura

Débora Lieber disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

De fato a educação está parada no tempo e precisa urgentemente mudar a sua rota. A Informática Educativa possibilita os primeiros passos nesta mudança.
POIE-Sumaia
EMEF Elza Maia

Anônimo disse...

O laboratório de informática educativa é o espaço ideal para disseminar o novo relacionamento professor-aluno. Relacionamento de mão dupla, onde o aluno é protagonista do seu aprendizado.
Nossos alunos nasceram na era digital e têm facilidade para lidar com multitarefa, interatividade, trabalhos colaborativos e não seqüenciais.
Temos um projeto que visa discutir a ética, cidadania e respeito pelas diferenças. Neste trabalho os alunos fazem pesquisas, entrevistas, discutem letras de música, vídeos e textos. Fotografam, filmam e editam seus projetos publicando-os em blogs.

Rosa Simão
EMEF Cacilda Becker

Daniela Fonseca Costa disse...

Enquanto POIE na Educação Infantil, estamos implementando o Projeto de Alunos Monitores Mirins, no qual os alunos do 3º estágio (6 anos) auxiliam seus colegas do 1º estágio (3 e 4 anos), durante as aulas de informática. Nesta tarefa, os alunos monitores sentem-se valorizados e protagonistas do saber e fazer diante da possibilidade de aujdar o colega e socializar seu conhecimento.
Outra prática que faz parte do nosso cotidiano no laboratório de informática é colocar as mídias em poder das crianças, como a máquina fotográfica e filmadora.

DRESA- EMEI Virgílio Távora
Daniela

Anônimo disse...

Dentro da Unidade Escolar, o laboratório de informática é um espaço privilegiado para contribuição de um novo paradigma do qual exige essa nova sociedade de aprendiz, onde estão inseridas as tecnologias. O professor deve ter um novo olhar de sistema de ensino para atender essa nova demanda de alunos, para tornar o aprendizado realmente eficaz.

Anônimo disse...

Com certeza a Informática Educativa contribui para aprendizagem desta nova geração, sendo uma forma interativa de aprender. No meu fazer pedagógico os alunos são atuantes e protagnista de sua aprendizagem.
Alguns projetos:
- Literatura Infantil: criação de histórias, recontagens, ilustrações, moral de história, virtudes e socialização.
- Monitores Mirins.

Poie Silvana
Emei Cruz e Sousa
Dresa

Anônimo disse...

Erisvaldo Amarante (POIE)-EMEF ALMIRANTE SYLVIO HECK - DRE SANTO AMARO
Projetos no Laboratório de Informática:
Duranta o decorrer deste bimestre, todas as atividades circularão em torno do tema violência, em diferentes ambitos de acordo com as séries: para os alunos do ciclo I, o projeto é a produção de um filme, para divulgação tanto na escola, como para exposição na DRE, com o tema "violência na escola" - para os alunos do ciclo II, o projeto está voltado a discusão da violência de uma forma geral, desde a violência na escola até os índices da violência na cidade, no estado, com produção de apresentações de slides com imagens, gráficos e opiniões dos alunos. Os projetos tem como objetivo levar os alunos a uma reflexão de suas condutas e do quanto podem colaborar para um mundo menos violento, começando pela escola, aproveitando o espaço e a utilização das mídias no laboratório de informática,além de contar com a colaboração de outros professores em sala de aula.
Como orientador da sala de informática, tenho buscado mais que ensinar os alunos a utilizar a tecnólogia, mas utilizá-la na construção do conhecimento, da construção de uma escola mais humana, de cidadãos, capazes de se colocar críticamente diante dos problemas apresentados pelo mundo.

Anônimo disse...

Como a informatica educativa e muito atrativa e oferece atividades dinâmicas e interativa, fica muito mais fácil para esse professor desenvolver trabalhos e obter resultados bem mais satisfatórios. No laboratório, fica muito mais fácil para o aluno ser protagonista e ter liberdade para ir além do que pede o professor.

POIE VANESSA
EMEF PROF MÁRIO SHONBERG

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Dentro da Unidade Escolar, o laboratório de informática é um espaço privilegiado para contribuição de um novo paradigma do qual exige essa nova sociedade de aprendiz, onde estão inseridas as tecnologias. O professor deve ter um novo olhar de sistema de ensino para atender essa nova demanda de alunos, para tornar o aprendizado realmente eficaz.

24 de agosto de 2010 06:11
DRESA - POIE: SARA
EMEF SAMPAIO DORIA

Anônimo disse...

Eu como poie tenho procurado a contrubuir com o aprendizado digital, pois nossas crianças estão crescendo num mundo tecnológico e a necessidade de inovar está cada vez mais presente no cotidiano de nossoa alunos.

POIE: Marina
EMEI: prof Alexandre Correia
DRE: STO AMARO

Anônimo disse...

O laboratório de informática educativa é o espaço ideal para disseminar o novo relacionamento professor-aluno. Relacionamento de mão dupla, onde o aluno é protagonista do seu aprendizado.
Nossos alunos nasceram na era digital e têm facilidade para lidar com multitarefa, interatividade, trabalhos colaborativos e não sequenciais.
Temos um projeto que visa discutir a ética, cidadania e respeito pelas diferenças. Neste trabalho os alunos fazem pesquisas, entrevistas, discutem letras de música, vídeos e textos. Fotografam, filmam e editam seus projetos publicando-os em blogs.

Rosa Simão
EMEF Cacilda Becker
DRESA

Anônimo disse...

Trabalho muito com histórias que contemplem os temas desenvolvidos em sala de aula. Sempre proponho às crianças atividades orais que exigem que as crianças se expressem: dar um outro fim para história, continuar a história, etc. e depois desenvolvem atividades de desenho no computador, para as quais usam sua criatividade para se expressarem.
Além disso, sempre dou um espaço para a criança escolher uma atividade, jogar, por exemplo. Nesses momentos elas têm autonomia
para abrir e fechar programmas.

MARIA CRISTINA
DRESA - EMEI ANHANGUERA

Anônimo disse...

É fato e, já sabemos: as crianças aprendem melhor quando oferecemos a possibilidade de interação e ESCOLHAS. O computador oferece essa INTERAÇÂO o que torna o aprendizado efetivo. Em nosso LIE, as crianças têm a oportunidade de estarem em contato com atividades as quais podem realizar "sozinhos": O Projeto ALUNO MONITOR, a manipulação de Editores de Imagem e Softwares para o uso da WebCam são alguns exemplos de atividades atuais.

VIVIANE NASCIMENTO
EMEI MACHADO DE ASSIS
DRE - STO. AMARO

Unknown disse...

A necessidade da criança na sociedade atual é de uma educação que pense em seu desenvolvimento num aspecto global, envolvendo diferentes aprendizagens e propiciando a construção de seu conhecimento a partir de suas próprias ações. Vejo na Informática Educativa um espaço de aprendizagem que proporciona à criança o protagonismo de sua ação a partir do momento em que conseguem utilizar as ferramentas de maneira autônoma.
Por isso acredito no meu fazer pedagógico como contribuição nesse processo.
Atualmente, estamos com o projeto: "Monitor Mirim", em que os alunos do 3° estágio colaboram com os alunos do 1° estágio, auxiliando em suas aprendizagens e uso do computador; além disso, as crianças estão manipulando as mídias disponíveis na escola e os softwares e programas conforme tem domínio.

Jayane Nunes Ferreira
EMEI Ayrton Snna da Silva
DRESA

Anônimo disse...

No primeiro semestre, trabalhei com o ciclo II, o projeto Copa.
Sortei os países entre as duplas de cada turma.Os alunos fizeram pesquisas sobre o país sorteado e montaram apresentações nos Power point.Para o segundo semestre iniciei com os alunos de 6ºe 7º ano um projeto sobre as eleições e com o 8º e 9º ano uma apresentação sobre o folclore.

Débora Lieber disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Anônimo disse...
Dentro da Unidade Escolar, o laboratório de informática é um espaço privilegiado para contribuição de um novo paradigma do qual exige essa nova sociedade de aprendiz, onde estão inseridas as tecnologias. O professor deve ter um novo olhar de sistema de ensino para atender essa nova demanda de alunos, para tornar o aprendizado realmente eficaz.

PROJETOS NA SALA DE INFORMÁTICA

O projeto que está sendo realizado no momento na sala de informática é Sobre o Folclore Brasileiro, os alunos tende a pesquisar sobre o Folclore,(Parlendas, lendas, personagens, brincadeiras, danças), e utilizar os aplicativos para editar textos, slides, gráficos etc... Não se esquecendo que estamos com o Projeto em andamento Minha Escola é notícia.

DRESA- POIE: Sara
EMEF SAMPAIO DORIA
24 de agosto de 2010 06:11

Débora Lieber disse...

Com o avanço das tecnologias, o laboratório tem muito a contribuir com este processo, pois permite aos nossos educando um aprendizado mais atraente, mais dinâmico, participativo e interativo. Diferente do modelo que tinhamos da educação, o professor fala e o aluno escuta. Hoje a questão é outra.
O Projeto aluno monitor é um grande exemplo de integração dos alunos com a escola, pois permite a esses alunos um maior aprendizado e troca de experiências, levando em consideração as novas tecnologias.

POIE Débora Lieber de Paula
EMEF Prof. João de Souza Ferraz
DRESA

Anônimo disse...

A Informática Educativa na EMEF Elza Maia tem como projeto durante este mês a criação e utilização de e-mails. Todos os alunos do Elza estão na fase de trocar e-mails, e na dependência da sala está anexando arquivos relativos à disciplina de geografia. Os alunos construíram seus e-mails, trocaram as primeiras mensagens, agora irão trocar as suas pesquisas.
Na próxima etapa, trocaremos mensagens instantâneas sobre um assunto pré determinado e terminaremos com a criação do twitter, com o objetivo também de discutir vários temas já estudados em sala de aula.
Com o grupo dos monitores estamos fazendo os gráficos das pesquisas (Conviver e aprender na Escola) e discutindo a melhor forma de realizar as entrevistas.
POIE/Sumaia
EMEF Elza Maia

Anônimo disse...

Como a informática educativa e muito atrativa e oferece atividades dinâmicas e interativas, fica muito mais fácil para esse professor desenvolver trabalhos e obter resultados bem mais satisfatórios. No laboratório, fica muito mais fácil para o aluno ser protagonista e ter liberdade para ir além do que pede o professor.
No primeiro semestre, trabalhei com o ciclo II, o projeto Copa.
Sortiei os países entre as duplas de cada toam alunos fizeram pesquisas sobre o país sorteado e montaram apresentações nos Power point. No segundo semestre iniciei com os alunos de 6ºe 7º ano um projeto sobre as eleições e com o 8º e 9º ano uma apresentação sobre o folclore.

POIE VANESSA
EMEF PROF SHONBERG

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Eu como poie tenho procurado a contrubuir com o aprendizado digital, pois nossas crianças estão crescendo num mundo tecnológico e a necessidade de inovar está cada vez mais presente no cotidiano de nossoa alunos. Diante desses avanços tecnológicos estamos trabalhando com o projeto"monitor mirim" com os 3º estágios no qual eles auxiliam os alunos do 1º e 2º estágios.

POIE: Marina
EMEI: prof Alexandre Correia
DRE: STO AMARO
24 de agosto de 2010 06:14

Anônimo disse...

As crianças gostam bastante das aulas de informática, porque tudo ali acontece muito rápido, eles desenham, pintam com traçados e tintas que não tem fim, jogam, fotografam, fazem gravação etc, e tudo isso tem um resultado muito rápido.
Estamos com um projeto dos monitores mirins, onde estes estão auxiliando os alunos menores. Fizemos uma eleição sobre os melhores lugares da escola, foi muito legal!

DRESA
POIE/Edmilce
EMEI João de Deus/ CORA Coralina

Anônimo disse...

Na verdade o artigo coloca exatamente o que ocorre em sala-de-aula, mas o que ninguém consegue colocar para o professor é como executar essa tarefa,ou seja, de ministrar uma aula que seja tão interativa quanto as mídias existentes hoje, isso porque ninguém tem essa fórmula mágica, portanto ficaremos "enxugando gelo" como sempre!!!

Anônimo disse...

O fazer pedagógico do POIE é privilegiado quanto ao aspecto de diversidade e pluralidade na forma de aquisição do conhecimento.
No desenvolver dos projetos os alunos podem descobrir-se criativos, capazes e autônomos.
No momento estamos desenvolvendo um projeto sobre a cidade – “São Paulo – Um olhar digital” onde, em diferentes níveis de investigação, de acordo com a série, os alunos buscam explorar a miscigenação do nosso povo e a influência dessa miscigenação em diversos aspectos: Gastronômico, musical, religioso, etc. A liberdade na escolha do tema proporcionou um interesse maior dos alunos e, portanto, uma participação mais efetiva. Outro fator importante diz respeito à diversidade de aplicativos e mídias utilizadas dependendo do aspecto estudado ( sons, imagens, textos, tabelas, etc) e, novamente a liberdade gera desafio e comprometimento.
DRESA - EGLEA GUINEZI NARDI

Anônimo disse...

A informática educativa veio trazer “um fazer diferente” baseado neste novo aluno, muito mais interativo e aberto para novas descobertas. Um dos trabalhos desenvolvidos foi baseado nos ônibus das seleções da Copa: as cores relacionadas com as bandeiras e as frases de incentivo de cada seleção. Foi muito interessante, pois foi possível pesquisar e entender cada povo e suas seleções.

POIE Mara
EMEF Bernardo O’Higgins

Anônimo disse...

Com certeza as atividades desenvolvidas no laboratório de informática trazem inovações muito significativas em relação à uma nova era de ensino.
As práticas pedagógicas diferenciadas que as mídias nos permitem trabalhar, desenvolvem em nossos alunos contextos e atitudes nos moldes de uma educação diferenciada. Este ano trabalhamos com projetos sobre a copa do mundo, sobre animais da natureza e sobre jogos on-line.

DRESA-POIE Jorge Menezes
EMEF PROFª MARIA LÚCIA DOS SANTOS

Vera Lucia disse...

O fazer pedagógico realizado na sala de informática contribui muito no desenvolvimento desta nova geração de alunos. Cabe ao POIE utilizar vários recursos e metodologias para atingir tais objetivos.
Estamos desenvolvendo vários Projetos, dentre eles podemos citar: Copa do Mundo, Sáude, Meu Ídolo, etc.

POIE Vera Lucia P.O.Rodrigues
DRESA - EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória

Anônimo disse...

O meu fazer Pedagógico como POIE contribui muito para ampliar a relação educando/educação. Nele os alunos interagem com muito dinamismo, buscam informação e principalmente "cuidam" do espaço como seu.
A dinâmica de nosso laboratório é o de atender alunos e professores em horário de formação. Os computadores são o elo entre diferentes ambientes de aprendizagem que incluem necessariamente a escrita e leitura.
No presente ano o projeto com os alunos monitores está sendo maravilhoso, com muita participação. Além disso as turmas regulares encontram um ambiente de aprendizagem nos diferentes ambientes de internet e software.
Crescemos também no espaço para pesquisa. Muitos alunos utilizam o laboratorio para estudo dirigido pelos professores de sala de aula. Outro projeto que promete é o de noticias de nossa escola onde os alunos, utilizando deferentes ambientes, escreverão e divulgarão informações da escola, estimulados por fotos e acontecimentos presenciados pelos mesmos.

Valmir Vieceli
EMEF Alferes Tiradentes
DRESA.

Anônimo disse...

Sim. A Informática Educativa aliada ao PP da UE contribui para aprendizagem desta nova geração, sendo uma forma interativa de aprender. Os alunos são atuantes e protagonistas de sua aprendizagem.
Projetos:
"Ler e Escrever" em todas as séries.
Bulling / 8ª séries
Jornal Mural “JCA”
Web jornal “WCA”
Rádio “RCA”
Blog “BCA”
DRESA
POIE / Jacqueline Penteado

Anônimo disse...

O nosso fazer pedagógico é fundamental para auxiliar o desenvolvimento de nossos alunos e sua apropriação do saber. É preciso atuar de uma forma que nosso aluno tenha autonomia para aprender e conviver com as novas tecnologias de forma que seja protagomista de seu aprendizado.
Nossos projetos pedagógicos são direcionados para que os mesmos se desenvolvam em um saber pleno.


EMEF Manoel Carlos
POIE Márcia e POIE Ivone

Anônimo disse...

Sim, sem dúvida, atualmente, o POIE é quem mais tem condições de tornar o processo educativo atraente e significativo.
Em nossa UE desenvolvemos alguns do Projetos que resultaram e conquistas positivas são:
-EMEF DEp. João Sussumu Sussumu Hirata, 35 anos comprometendo com a Educação de Qualidade.(envolvendo todas as turmas, inclusive ex-alunos)
-Copa do Mundo South Africa 2010 (envolvendo todas as turmas)
-Palavra Cantada -(envolvendo o ciclo I, especialmente o TOF)
- Rádio TOP+, com programação diferenciada de acordo com a idade e ciclo)
-Blog
Mostra Cultural:
-Linha do Tempo do Sussumu Hirata e entorno (ciclo II)
- Linha do Tempo Cultural e Política da década de 30 até 2010- EJA
- Reflexão, enquete e simulado das eleições 2010
Arte e Vida: Tarsíla, vida e obra( 4º ano , ciclo I)

DRESA - Poies Dolores e Elizabeth
EMEF Dep.João Sussumu Hirata

Anônimo disse...

O processo de aprendizagem vem se transformando dia apos dia e o trabalho das TICs tem demonstrado que vem cumprindo sua finalidade e percebemos que no ambiente da sala de informatica o mundo virtual tem conseguido fazer com que o aluno se aproprie da interação com esse mundo. Quando ele entra em contato com a máquina. A Escola deve encorajar os alunos a descobrir por si mesmos e aprender através do pensamento crítico, ao invés de apenas memorizar informações do professor. Nossa escola está participando do projeto Minha escola é notícia e percebemos que a movimentação dos monitores já tem dado um enfoque diferente para a unidade escolar.
DRESA- EMEF Dona Chiquinha Rodrigues- Dóris Cristina G. Saboya

Anônimo disse...

No ano de 2010 estamos desenvolvendo em nossa unidade escolar o Projeto "Cidadania e meio ambiente". Na informática Educativa realizamos os seguintes Projetos nos diversos anos/ciclo I e II: Como fazer para melhor o ambiente escolar; Concurso de desenhos para desenhar nos muros da escola (Os melhores desenhos foram scaneados e a pintura foi fotografada desde de o início até o final, está sendo montado um Power Point juntando os desenhos escolhidos e o projeto pintura)
Projeto Minha Escola é notícia, desenvolvidos conforme orientações da DRESA e vem sendo de grande participação de todos os alunos, não só dos alunos monitores.
Jornal na Escola, divulgar os acontecimentos do momento. A princípio retirados de jornais existentes, nesse semestre de acontecimentos da EMEF;
Aprendendo usar gráficos e tabelas para tabulação e levantamento de dados.
Usar camera fotográfica; filmadora; scaner; para registrar eventos.
Carometro de todos os anos e ciclo pra facilitar a identificação de alunos.
Estamos trabalhando em paralelo com o material enviado para os alunos "Caderno de apoio".

POIE-Silvana Apª Zanella Vieira
DRESA

Anônimo disse...

O fazer pedagógico do POIE nos faz repensar tecnologicamente o cotidiano da escola, pois a Escola e o fazer pedagógico está em construção permanente. Hoje, tudo cabe no mundo digital e esse processo é desafiador. Nós e os Alunos podemos aprender em qualquer tempo e qualquer espaço, principalmente os espaços e tempos virtuais. A tecnologia amplia o que fazemos; ela reproduz e permite o trabalho interativo.
Nós, POIEs, já implementamos uma quebra do ensinar e aprender. As TIC são fundamentais para a educação inovadora e humana e é uma intervenção do POIE para a cidadania.


Projetos desenvolvidos:
a) Jornal na Escola;
b) Talentos na Escola;
c) Bullying - estou fora!;
d) Oficina de escrita;
e) Saúde e esporte;
f) Oficina de leitura de jornais e revistas.
O importante é desenvolver projetos humanos de vida, de rede de pessoas.

DRESA - EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA
MARIA ANGELA PERONE MARQUES ROSSETTI

Anônimo disse...

O trabalho tem empolgado bastante .
O ciclo II tem trabalhado com diferendias midias, e produzindo diferentes apresentações, desde o word até produzir vídeos referente aos conteúdos trabalhados.
Temos vários projetos em andamentom ,mas um que mexeu com todos foi o do ùltimo ciclo.Em busca da poesia. que gerou varios vídeos, inclusive os alunos criando releituras de entrevista com poetas. Além do próprio blog o qual os professores passaram a criar partes sobre seu conteúdo de modo a envolver e desenvover a participação do aluno.
De primeira a quarta temos trabalhado bastante com jogos na internet de alfabetização e com objetivos que busquem o desenvolvimento de outras habilidades.Alèm do ler e escrever.

Dresa Santo Amaro
POIE -Eliane AM.Cruz

Anônimo disse...

O fazer pedagógico do POIE nos faz repensar tecnologicamente o cotidiano da escola, pois a Escola e o fazer pedagógico esão em construção permanente. Hoje, tudo cabe no mundo digital e esse processo é desafiador. Nós e os Alunos podemos aprender em qualquer tempo e qualquer espaço, principalmente os espaços e tempos virtuais. A tecnologia amplia o que fazemos; ela reproduz e permite o trabalho interativo.
Nós, POIEs, já implementamos uma quebra do ensinar e aprender. As TIC são fundamentais para a educação inovadora e humana e é uma intervenção do POIE para a cidadania.


Projetos desenvolvidos:
a) Jornal na Escola;
b) Talentos na Escola;
c) Bullying - estou fora!;
d) Oficina de escrita;
e) Saúde e esporte;
f) Oficina de leitura de jornais e revistas.
O importante é desenvolver projetos humanos de vida, de rede de pessoas.

DRESA - EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA
MARIA ANGELA PERONE MARQUES ROSSETTI

Anônimo disse...

Projetos Trabalhados no Semestre com o Eja: Pesquisa acompanhada de Biografia de ídolos, verificação de detalhes desse documentário. Após esta aula os alunos tem um direcionamento para falar sobre si: local de nascimento, infância, medos, adolescência e vida atual.
Este trabalho possibilita a proximidade do POIE com o aluno, pois é feito comentários sutis diante do que foi escrito; facilitando também, a desenvoltura co o Programa Word e principalmente a digitação que acaba sendo estimulada.
Atividades com o Ensino Fund II:
Trabalho com o You Tube, onde os alunos fazem pesquisa de entrevistas interessantes escolhidas por eles, logo após respondem à questões sobre a escolha e o que aprenderam, em outro momento fazemos Roda de Conversa pra sabermos uns dos outros inclusive a POIE.
Já as 3ª séries, o Trabalho com Folclore é bastante divertido, pois os alunos, fazem leitura de vários personagens do Folclore, assistem as imagens, depois desenham no Paint o personagem que mais gostaram, respondem a uma cruzadinha desses personagens, reescrevem no Word a história mais marcante e por fim, utilizam jogos folclóricos educativos do CLIC.

POIE - LENE- DRESA EMEF Antonio Sampaio Dória

Anônimo disse...

DRESA-EMEFM. PROF. LINNEU PRESTES
Poie Luciana Santana

A Sala de Informática tem sido o local de maior abertura para uma educação menos formal e mais criativa. Na minha atuação como Poie tenho me esforçado para acompanhar essa diversidade de informações e janelas de conhecimentos, disponibilizados a nós, que ao meu ver estamos responsáveis para divulgar e orientar a utilização dos mesmos.
Na escola que trabalho, temos o Projeto Aluno Monitor com o tema: Cuidar e Conviver Bem. Fizemos observações em pesquisas sobre esse “cuidar” que se estenderam além da Sala de Informática, inclusive durante os intervalos que tinha muitos alunos correndo e brigando, xingando e agindo com falta de respeito e coleguismo; mediante isso, começamos timidamente a inserir uma Prévia Apresentação do Projeto nas Ondas do Rádio, mesmo sem local instalado, começamos a ligar o som com músicas adequadas as idades e brincadeiras com jogos de roda. Já percebemos a mudança para melhor, diminuindo em muito o bullyng, a violência física e os acidentes. Estamos caminhando!

Anônimo disse...

A informação é sempre a base das propostas que estão sendo desenvolvidas na Unidade. Acreditamos ser esta a oportunidade em desenvolver um melhor ambiente de aprendizagem. Os projetos vislumbram os interesses dos alunos percorrendo as diferentes faixas etárias. Não podemos desconsiderar o fato de que esta nova geração aprende de diferentes formas, por conta disto à metodologia que é utilizada para ensinar deve ser transformada e adaptada para que o aluno desenvolva as habilidades necessárias para interagir de forma produtiva com o meio em que vive e convive estendendo-se para a interação num mundo globalizado.
Os Projetos desenvolvidos na sala de informática promovem o desenvolvimento destas habilidades/ competências, pois faz com que o aluno seja produtor do seu conhecimento, tendo a oportunidade de pesquisar, refletir, produzir e publicar os seus conhecimentos, utilizando para tanto os recursos tecnológicos existentes na Unidade Escolar, tendo o POIE a responsabilidade de mediar os conhecimentos elaborados pelos alunos levando-os a refletir sobre a sua produção num exercício de reflexão-ação-reflexão.
Um dos projetos realizados pela escola foi o “Projeto Copa” o qual envolveu a escola como um todo. Os alunos na sala de informática tiveram a oportunidade de pesquisar os países participantes da copa 2010; construírem tabelas dos jogos utilizando o Excel; desenhar bandeiras com o auxilio do Paint; desenvolver programa de rádio através de entrevistas com os discentes utilizando o Audacity; construção de jornal mural para divulgação do evento; apresentação do projeto para a comunidade escolar utilizando Movie Maker.

Ana Maria Pomarino e Ester Alves de Oliveira ( EMEF Padre Aldo da Tofori)

Anônimo disse...

Através da leitura e discussão a respeito do texto, pudemos perceber que passamos por um processo de transição, em que tanto os educadores quanto os educandos ainda tem dificuldades de se inserir nas múltiplas possibilidades e facetas oferecidas pelo mundo digital. O papel do POIE dentro deste contexto é tentar organizar e fazer um link entre o conhecimento real e o mundo digital, de forma que se complementem. Esse link citado, pode ser obtido através dos projetos desenvolvidos no laboratório de Informática Educativa, onde tentamos garantir o protagonismo juvenil na sua melhor forma, levando o aluno a construir o seu conhecimento e intervir de forma positiva e construtiva no mundo digital, visando à formação de um melhor cidadão.

POIE Cristina Afonso – EMEF Laerte Ramos de Carvalho
POIE Verônica Patti – EMEF Prestes Maia

Anônimo disse...

Em nosso grupo foi lembrado que pesquisas recentes mostram que as informções não lineares não são bem assimiladas pelos estudantes. Daí a importância do trabalho com projetos nos laboratórios de informática. Estes permitem que o aluno tenha uma direção mais definida e maior aproveitamento.

Anônimo disse...

Que aluno estamos formando? O aluno de hoje gosta de informações rápidas e conteúdos dinâmicos. Nem por isso quer dizer que o seu senso crítico está desenvolvido. Temos que direcionar estas informações para que elas não se percam no caminho.

Anônimo disse...

É muito importante que o professor provoque o aluno a entrar no universo da criação.Escolha os percursos e visite a arte e a cultura, desvelar a "poética pessoal" do educando- seu modo singular de escolha. É importante que o aluno realize uma série de trabalhos e conte seu processo de criação, dessa forma valorizando também a processualidade.Definir as intenções em cada proposição.Atualmente, na EMEF Ministro Calógeras estamos desenvolvendo projetos fundamentados no programa Ler e Escrever e também às práticas protagonistas.
EMEF Ministro Calógeras
POIES- Mônica (Fund I) , Camila (Fund II e EJA)

Anônimo disse...

Sem dúvida nenhuma as tecnologias ajudam e contribuem para o aprendizado e o protagonismo dos alunos.
O fazer pedagógico precisa ser muito bem planejada e com objetivos bem definidos, envolvendo todos os profissionais da escola para essa nova geração.

DRESA- Sueli Yoshie Nomura
EMEF Conde Pereira Carneiro

Anônimo disse...

Acredito que o meu fazer pedagógico contribui para o protagonismo dos alunos pois, em meio aos projetos que desenvolvemos em nossa escola, buscamos exercitar a autonomia, a interatividade com a máquina e com os demais colegas, tentando fazer do aluno um verdadeiro colaborador que pode opiniar e mostrar seus interesses. Durante às aulas, procuro instigar os alunos, através de atividades que relacionam o conhecimento que já possuem, sua identidade cultural e a necessidade da formação digital.

Ana Monteiro - EMEF Alferes Tiradentes

Cássio Masil disse...

DRESA:
CEU EMEF CAMINHO DO MAR.

Com o início das atividades da Emef com utilização da Internet ocorrido há poucas semanas, ainda estamos construindo um caminho que possibilite-nos contribuir com a aprendizagem desta “nova” geração. Segundo estudiosos e analistas de comportamento, esta “nova” geração constitui-se de jovens e crianças que têm um perfil diferente daquele que a escola tradicionalmente estava acostumada a “ensinar”. A Internet provocou mudanças profundas na sociedade e nas relações pessoais e, consequentemente, na escola e na “forma” de ensinar e de se construir o conhecimento.
Possuímos vários alunos com competências e habilidades, em relação ao uso de tecnologias, com um know-how (conhecimento prévio) bastante desenvolvido no uso da Internet e das mídias digitais. Neste momento, como ainda estamos construindo nossos trabalhos e projetos, estamos atentos a estas mudanças e transformações, de forma que os projetos tenham por objetivo máster contemplar estas novas dinâmicas.

POIE: Cássio Magela da Silva

Anônimo disse...

O artigo de Don Tapscott nos trás uma reflexão sobre a maneira como nossos alunos estão aprendendo e se relacionando com o conhecimento. O que nos leva a repensar nosso papel como educador e propiciar ao aluno ser protagonista do seu aprender e essa transição tem gerado grandes discussões para mudar o fazer pedagógico da escola.

Ana Cristina – DRESA – EMEF Bernardo O’Higgins

Anônimo disse...

Que aluno estamos formando? O aluno de hoje gosta de informações rápidas e conteúdos dinâmicos. Nem por isso quer dizer que o seu senso crítico está desenvolvido. Temos que direcionar estas informações para que elas não se percam no caminho.

Poie Claudia - Emef Aldo da Tofori

Anônimo disse...

O Projeto na EMEF “Professora Isabel Vieira Ferreira” vem sendo pautado, desde o início, no protagonismo dos alunos monitores. Desde a função que cada um irá exercer de acordo com as ações até a organização de ações futuras. A nossa função como POIE, vem sendo a de estimular as pesquisas, mediar e propiciar a avaliação para novas ações durante o processo de forma contínua e paralela. São ações que avançam além dos muros da unidade educacional, que através do mundo virtual propiciam divulgar, socializar e traçar novas ações de acordo com a realidade da comunidade escolar.

DRESA - EMEF "Profª. Isabel Vieira Ferreira" - POIEs José e Patrícia

CACILDA BECKER disse...

A Informática Educativa é uma porta que pode possibilitar grandes mudanças para a educação. Nosso aluno é digital e temos que inovar,criar e termos projetos para que ele se encante com a educação.
Na escola temos vários Projetos sobre ética, respeito pelas diferenças, meio ambiente,cidadania,música sempre pesquisando e procurando temas atuais que envolva o aluno.
POIE Viviane Tudón
EMEF Cacilda Becker

Anônimo disse...

Com Certeza, á influência da informática na aprendizagem dos alunos é muito significativa e atraente com projetos que diferenciam a aprendizagem, mostrando um outro caminho no processo de ensino aprendizagem.
Alguns projetos em andamento:
Projeto Fotografias;
Projeto meus Vídeos;
Projeto Minha Escola é noticia;
Projeto Folclore;

DRESA – POIE LUIZ CARLOS
EMEF CEU Alvarenga.

Anônimo disse...

A informática Educativa possibilita a interação dos educandos com o mundo exterior,tornando mais amplo seus conhecimentos de forma prazerosa.
Na nossa escola escola durante o primeiro semestre realizamos vários projetinhos como: carnaval, páscoa, copa do mundo; e neste segundo semestre estamos trabalhando com o projeto folclore e trabalharemos eleições.

POIE Fabiana

EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos

Anônimo disse...

A educação digital é um processo em que os alunos podem ser estimulados a lidar com a revolução tecnológica na qual melhorou os meios de comunicação e facilitou o acesso a informação, mas temos a função de ajudá-los a processarem essas informações para que possam utiliza-las para seu amadurecimento. Os alunos são estimulados através de vários recursos de comunicação tais como: celulares,Mp3,Ipod,mas qual a função social do uso de tais ferramentas vai contribuir para que disponibilizar benefícios além do entretenimento a esses novos cidadãos.

EMEF CEU CAMINHO DO MAR
Sérgio Rodrigues

Anônimo disse...

Toda informação tem que ser linear para ser precessada pelo cérebro, por isso que temos que direcionar as informações para que elas não se percam no universo digital e sejam analisadas de modo a termos uma difusão e processamento de conteúdo.
Ulisses do Amaral
EMEF: João Gualberto do Amaral Carvalho.

Anônimo disse...

Entendemos como o grande desafio a necessidade da escola através de um trabalho coletivo implantar e implementar a Educação Digital. Nós os profissionais em educação estamos imbuídos dessa necessidade diante das exigências diferentes e atuais de aprendizagens, especialmente não seqüencial, interativa e de modo colaborativo.

EMEF Armando Arruda Pereira – DRE-SA- Luis Alberto Vieira

Anônimo disse...

A educação nos dias de hoje deveria bucar o que era "bom" do passado e somar todo o que é bom do presente, assim teríamos uma soma e não uma exclusão de saberes.É necessário fazer uma parada para reflexão.
Concordo e discordo de alguns pontos mostrados no artigo Digital de Don Tapscott, pois, realmente o computador estimula o aprendizado, na maior parte dos casos, mas sabemos que muitos são como carrinho de mão que precisam ser empurrados e nos professores fazemos de tudo para seu crescimento, mas ainda a nossa realidade é muito forte na TV,pois existem uma maioria que não possuem Internet em casa.Portanto ficam sem interagir com o mundo.
Quanto a frase que o aluno fica isolado no processo aprendizagem, discordo, pois ,depende da interação e do questionamento de cada professor tornando sua aula dinâmica.
Em nossa escola estamos trabalhando atualmente com com o Projeto Eleições e a avaliação do projeto tem sido muito produtiva, pois, a cada dia os alunos aprendem e ensinam .
DRE-SAEMEF MARINA VIEIRA DE C.MESQUITA
POIE: Maria Thereza Fernandes Borges

Anônimo disse...

O meu fazer pedagógico proporciona o exercício da autonomia, através de atividades que estimulam o protagonismo. Utilizo as ferramentas e programas disponíveis como meio para que os alunos pensem, escrevam, pesquisem, analisem, divulguem, compartilhem vivências.
Estou desenvolvendo os seguintes projetos:
“Quem sou eu” com as 1ª série do Fund I com EJA I Com as 2ª séries o Projeto “ Animais Marinhos”
Com as 3ª séries “ Minha História”
Com as 4ª séries “História em quadrinhos” e criação de e-mails.
Com as 7ª séries “Meu ídolo” e criação de e-mails
E com EJA II- criação de e-mails e um projeto multidisciplinar com pesquisa sobre alguns países africanos.
DRESA Lucia P.P. Cavalsan ( Emef. Elza Maia)

Anônimo disse...

Comentário EMEFM LINNEU PRESTES.
Concordo que a informática influi muito na aprendizagem dos alunos,
novas tecnologias da informação, nunca pode ser ignorada no processo da aprendizagem.
Projetos: Minha escola é notícia , projeto aluno monitor,apelo contra a violência.

DRESA – POIE: Antonio
EMEFM LINNEU PRESTES