sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DRE SM - Avaliação do 6º encontro - 4 e 5 de nov 2010

Aprendizagens possíveis e comentários.

10 comentários:

Maria Helena Pereira disse...

No encontro de hoje a formadora nos surpreendeu com o modo com que propôs as tarefas para os grupos. Disse que dos cinco grupos formados cada um deles teria sua comanda, mas pediu que para que cada grupo não revelasse o que estava fazendo e assim todos foram planejando e executando a atividade proposta. No final, houve a apresentação dos trabalhos e a surpresa da diversidade de ideias e modos de execução. Foi muito bom, diversificado e criativo. Novas ideias apresentadas com os recursos que os laboratórios das escolas dispõem.

WEB FORMAÇÃO SM
Grupo 5:
Maria Helena, Tatiane, Walmir, Valdirene e Valéria.

Professora Sônia disse...

Realmente foi surpreendente o nosso encontro. A nossa tarefa foi criar uma entrevista e depois sair pela DRE a procura de duas pessoas que aceitassem ser entrevistadas. Não foi fácil, pois muitos fugiram. Editamos no Audacity com muito trabalho e sufoco, pois o tempo era curto e muitos problemas ocorreram, mas no final deu tudo certo. As produções dos demais grupos foram muito boas. Parabéns a nossa formadora Sandra.

Gracinda, Marcelo, Sônia, Rosangela e Dolores.

Wilson Manoel de Lima disse...

A atividade desenvolvida no dia 04/11 foi muito interessante, pois como os grupos eram maiores foi possível uma maio interação e trocas de ideias que proporcionaram trabalhos muito legais.
Acredito que esta atividade desenvolveu uma maior interação do grupo, assim como uma melhor utilização dos recursos disponíveis no audacity.
Espero que tenha mais atividades desse tipo.

Wilson Manoel

Anônimo disse...

O encontro da Turma da Tarde - 05/11/2010 - foi bastante dinâmico e envolvente. Recebemos comandas e para resdolvê-las tivemos que acionar muitas outras habilidades e competências, indo além de ficar sentados a frente do computador revirando os programas e a Internet. O trabalho em grupo foi totalmente requisitado e os Produtos Finais dos grupos (segredados entre si até a apresentação) ficaram belíssimos. Gente, sentimos orgulho de nós POIEs...hahaha!!! Abraços à todos!!
Grupo 2: Patricia, Sonia, Tereza, Gislene e Danilo

Vania Alves disse...

No 6º encontro aproveitamos para discutir algumas questões que são pertinentes ao nosso trabalho, que realmente me preocupam.Falar sobre como é difici e desgastante desenvolver um trabalho, quando o POIE e o OSL tem que atender 33 salas de uma escola. Creio que a portaria deveria realmente ser repensada nessa questão, pois um profissional atender 30 ou 33 salas por semana no Laboratório de Informática educativa é humanamente desgastante tanto na parte física como na emocional, uma vez que todos os alunos da escola passam na sua sala por semana.Nesse caso a produção dos projetos também acabam sendo prejudicadas pois sãp muitas salas diferentes por semana e o tempo é insuficiente para produção de trabalhos.Na discussão sobre esse tema, todos concordaram que trabalhar dessa maneira está ficando cada dia mais impossível.
Tivemos também outras atividades no curso como a de desenvolver um curta de acordo com as comandas que recebemos, foi muito interessante e divertido.

SERGIOBIOPROF/ALUNO disse...

Acredito que nossa formação nesse encontro foi de grande valia, pois, tivemos que lidar com uma situação muito comum em nosso dia-a-dia,fazer nosso trabalho com improvização de equipamentos e outros recursos. Verificamos que a criatividade deve nortear nossa prática e baseados nisso, obtivemos resultados bem significativos.

Cidinha disse...

No 6º encontro discutimos algumas questões pertinentes ao nosso trabalho, que deve preocupar a todos, mas somente quando se está na situação é que consegue-se dimensionar as dificuldades e entraves postas pela ultima portaria de Poie. É muito dificil e desgastante o trabalho do o POIE, quando atende a escola toda, e principalmente quando a escola tem mais de 20 salas. Sei que parte dos conflitos interno das unidades foi solucionado quando o Professor deixou de participar da formação no HC, em Informática. Mas esse mesmo ponto acabou criando um desafio maior para o Poie e um dificultador na integração Informática/sala de aula. Passamos a ter também problemas disciplinares, pois atender os 35 alunos, que não estão acostumados a esperar, é muito difícil. O aluno acaba sendo prejudicado, pois dos 45 minutos a que tem direito, há o tempo ocioso da espera, enquanto aguarda por ajuda. A portaria resolveu a parte administrativa, ou seja, a questão da permanência do aluno na escola. Paradoxalmente, presenciamos um esforço enorme na integração das tecnologias à vida escolar do aluno. E cada vez mais, isso deve ser feito, pois as tecnologias estão presentes na vida do nossos alunos. É um caminho sem volta. Eles estão inseridos nesse meio. Cabe a escola enquanto instituição que prepara essa juventude, se preparar para recebê-los. E uma das questões a enfrentar é como um profissional pode atender 30 ou 33 salas por semana no Laboratório de Informática educativa com um horário razoável, sem ser extremamente desgastante tanto física como emocional. Além do fato de uma vez por semana todos os alunos da escola passarem pela sala de informática, o Poie entra na escala de Organização do Horário. Como não pode ter dia livre, fica com as aulas diluídas ao longo da semana por todos os turnos e por todos os dias. Esse, no meu entendimento, é o maior malefício que a atual portaria nos impõe. Quando chega o momento de encerrar o ano letivo, não se tem espaço para a conclusão dos trabalhos. Não porque a escola não permite, mas o tempo é curto. Uma vez por semana fica muito distante para o aluno. Para o professor, são muitas atividades e muitos os alunos, o que compromete a conclusão dos trabalhos desenvolvidos. Nesse caso a produção dos projetos acabam sendo prejudicadas pois são muitas salas diferentes. O grupo concordou com as dificuldades, mas venho cobrando uma postura do SINPEEN no sentido de que o poie acaba sendo “punido” pelo trabalho e função que exerce.Sugeri que a organização da U.E.fosse por módulo e não por nº de salas. Atendo a escola sozinha, mesmo quando tinha 34 salas. Na ocasião a Supervisora não autorizou a designação da 2ª Poie. Isso já me trouxe alguns problemas, mas gosto muito do que faço. Adoro ver a meninada empolgada. Apesar das dificuldades, é muito gratificante pelos alunos e a fala da Lia, sempre nos “pega no colo” quando fala da Informática Educativa. Obrigada Lia, vc não consegue dimensionar como suas palavras nos acalenta e nos impulsiona para frente junto com o carinho e dedicação das “Meninas da Informática” da nossa DREI.
As atividades que desenvolvemos com a comanda, foi fantástica. Mostrou como o grupo é criativo e empolgado. A organização das atividades com comanda, foi muito bom, porque viabilizou a realização e socialização de várias propostas,com os recursos disponíveis na sala de Informática. Nota Mil!!!...

Aparecida F.N.P.Brito

Unknown disse...

Em nosso 6º encontro discutimos diversos assuntos pertinentes e depois desenvolvemos uma atividade em grupo que se mostrou muito produtiva na troca de experiências entre o grupo e depois na apresentação entre os diversos grupos mostrando o desenvolvimento do trabalho e o produto final
Houve também uma troca de experiência do trabalho que temos realizado no laboratório nas escolas e isso tem ajudado muito no fazer do dia a dia, proporcionando uma maior integração no grupo

Elisabeth Zonato Rogati disse...

No encontro do dia 04/11 da Turma 1 de São Mateus, na atividade prposta pela formadora Sandra: Trabalho com Diferenres Linguagens, construção de práticas o grupo I ralizou a seguinte produção: pesquisa na internet; criação de arquivos de imagens e vídeo para importá-los no Movie Maker. Foi uma atividade muito importante pois nos preparou para situações de improviso,com os recursos disponíveis no laboratório, que podem ocorrer no dia-a-dia. Os outros grupos também apresentaram atividades diversificadas muito interessantes.
Houve uma interação entre os grupos, troca de experiências e acrescentou muito na nossa formação.

Elisabeth

Anônimo disse...

A cada novo encontro desconbrimos um universo cada vez mais dinamico e intrigante para realizações de novas atividades com os educandos. Algo que é atual e instiga a procurar novas formas de realizar a atividade proposta. Neste encontro pudemos vivenciar diferentes ambientes para a criação
do trabalho.

Profª Regiane - Flôres da Cunha