quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DRE G - AVALIAÇÃO 8º ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Pensando no percurso formativo...
Os encontros de formação contribuiram com sua prática no Laboratório de Informática?De que forma? Quais foram as dificuldades encontradas?

36 comentários:

Anônimo disse...

Posso afirmar que nossos encontros contribuiram muito com a prática no laboratório, minha maior dificuldade encontrada, foi o fato de não possuir (há mais de 2 anos) internet no laboratório de informática da escola ao qual trabalho, portanto as atividades que necessitavam de internet não foram colocadas em prática.

POIE Beatriz Bozzo
(EMEF Maurício Goulart - DRE-G)

Brazilina disse...

Todos os encontros foram inovadores, facilitando nosso trabalho no Laboratório de Informática através de trocas de experiências e conhecimento de novos programas apresentados pelas nossas orientadoras.
Aprendemos a aceitar e compreender que as dificuldades encontradas são obstáculos que só nos levam a querer vencê-los, vencê-los. Dificuldade com as máquinas lentas, indisciplinas dos alunos e com a rede que caí ou trava com muita facilidade.
Cada encontro é único e singular pela sua preciosidade de podermos acrescentar nossos conhecimentos e levarmos para nosso dia-a-dia esta carga de idéias e otimismo .
Para o próximo ano espero que tenhamos o mesmo número de encontro ou mais, pois facilitou muito o desenvolvimento de nossas atividades na U.E.

Maria Brazilina
EMEF Antonio P. Ignácio

Anônimo disse...

O formato utilizado para formação deste ano foi excelente, a teoria estava sempre vinculada a prática, contribuindo muito para o nosso planejamento e enriquecimento das atividades realizadas em sala de aula.
O ano passado a formação foi muito corrida, este ano o número de encontros ficou mais adequado para que realmente pudéssemos estudar e colocar em prática aquilo que aqui discutimos.
O e-mail enviado sugerindo a direção da escola que comprasse memórias auxiliou muito para conquistarmos benfeitorias para o laboratório de informática, Poderíamos sugerir que nosso login fosse menos limitado para que pudéssemos desfragmentar as máquinas e atualizar os programas o que facilitaria muito o nosso dia-a- dia.
Espero que o número de encontros e formato da formação permaneça no próximo ano, pois este ano foi extremamente enriquecedor para a minha pratica em sala de aula.

Thaís G. Rodrigues
EMEF Maílson Delane

Anônimo disse...

Em 2010 houve muitos avanços no trabalho da sala de informática da minha UE, graças aos encontros de formação que nos possibilitaram aprender novos recursos, novas estratégias de trabalho com softwares em diferentes contextos. Espero que para o próximo ano nossa formação contribua ainda mais para o trabalho na sala de informática.

Poie: Vagner
Emef Wladimir Herzog
DRE: Guaianases

Anônimo disse...

Os encontros de formação durante o ano de 2010, proporcionaram grande avanço no domínio dos aplicativos, as formadoras souberam criar um ambiente de cooperação e integração entre os Poies, fator este que superou as dificuldades muitas vezes físicas encontradas; espero que no próximo ano, tenhamos momentos novamente tão produtivos.
Abraços...
Poie: Denise Cantoni Loprete – EMEF Prof. Antonio D’Ávila - DRE Guaianases.

Anônimo disse...

Apesar de ter sido designado POIE só em julho, percebi que os encontros foram de grande importância para nos, facilita o nosso trabalho no Laboratório de Informática possibilitando trocas de experiências, informações e conhecimento de novos programas e tecnologias.
Nesses encontros discutimos as dificuldades encontradas no laboratorio de informática como:as máquinas lentas, indisciplinas dos alunos e com a rede que caí ou trava com muita facilidade e que são obstáculos que precisamos supera-los. Gostariamos muito que no próximo ano tenhamos mais encontros, pois, eles são muito importantes para a nossa formação e nossa pratica no dia-a-dia.

Obrigado
Prof. Osmar J. Versolato
POIE - EMEF Prof. Mailson Delane

Anônimo disse...

Foi um ano muito proveitoso onde pude ampliar minhas práticas e conceitos, as propostas de atividades foram funcionais e aplicáveis na U.E.
As formadoras prestaram diversas formas de auxilio colaborando tanto de forma física quanto virtual e nesse item também devo citar que a comunicação foi ampliada.
Quanto ao espaço e a quantidade de encontros o primeiro ainda tem muito por avançar o segundo item colaborou para o sucesso das atividades da Webformação.


Poie. Simone EMEF Profº. Antonio D Avila DRE G

Anônimo disse...

Avaliação final Web Formação/2010

Hoje nosso encontro foi muito produtivo, pois as coordenadoras de formação passaram o percurso formativo e fomos relatando os avanços durante o ano de 2010.
O percurso formativo da Web Formação/2010, nos trouxe maiores esclarecimentos quanto às dúvidas encontradas, aprendizagens significativas, troca de experiências e encarar desafios apesar das dificuldades encontradas na nossa unidade escolar em relação às máquinas.
Em relação ao espaço destinado aos encontros, deveriam ser mais amplos e arejados.
Quanto às formadoras, MARILZA, TÂNIA e ROSANA exercem suas funções com extrema competência, compromisso e dedicação. Foi um ganho para DOT-P a chegada da MARILZA neste ano.
Quanto aos conteúdos, foram bem diversificados e embasados nos Orientadores Curriculares (TICs, Cadernos de Apoio, Mídias no universo infantil).
Fizemos a avaliação conjuntamente, e eu Luciana, só tenho a acrescentar que foi muito bom ter vindo para este ambiente multi-midiático e a experiência enquanto POIE, só me aguçou a vontade de aprender cada vez mais e continuar buscando novas informações. Ganhei em todos os sentidos, pois meu par na escola (a Marilli) tem uma bagagem E-NOR-ME, logo saboreei cada dia deste ano, que apesar de desgastante, conforme já citamos (problemas com as máquinas, parte elétrica) foi também muito mais gratificante!!! Os estágios tanto na escola, junto à POIE Mary, quanto aqui na DRE-G (DOT-P), e as orientações em DOT-SME me fizeram crescer tanto quanto profissional, mas também enquanto profissional, pois fiquei embevecida com a paixão e dedicação que todas dedicam à profissão. Enfim, amo meu cargo (prof. Matemática), mas estou amando minha função (POIE)!!! Fico por aqui, pois meu par, já me perguntou se vou escrever uma carta (rsss).
Só temos a agradecer, logo nosso “MUITO OBRIDA!!!”.

EMEF. Madre Joana Angélica de Jesus – POIEs: Marilli Cardoso e Luciana Matias.

Anônimo disse...

Avaliação Web Formação 2010




Pontos Positivos: Possibilitou troca experiências com colegas, criar possibilidades de elaborar diversos projetos com os alunos;
Fez-me pensar as atividades que eu iria desenvolver com os alunos, principalmente olhar mais para o Ler e Escrever através de pesquisas e atividades voltadas para esse fim; as instrutoras estavam sempre a postos a me ajudar e isso facilitou mais ainda a ampliação de me conhecimento.


Pontos Negativos: não ter mais a possibilidade de estar realizando este encontro novamente o ano que vem pois foi muito produtivo e maravilhoso a formação deste ano.


POIE Vânia Sampaio E.M.E.F. Claudia Bartolomazi.

São Paulo, 19 de novembro de 2010.

Anônimo disse...

Os encontros possibilitaram a troca de experiências e idéias.Nesse contexto,a formação permanente se torna fundamental.Nos encontros foi importante a troca de informaçãoes,tanto entre as formadoras e os poies, quanto entre os próprios poies.Aprendemos vários modos e maneiras de desenvolver vários projetos.
Poie Marcos
Emef Maurício Goulart

Unknown disse...

DOT-P GUAIANASES
EMEF Dr. José Augusto César Salgado

Avaliação do percurso formativo para POIE´S em 2010.

Iniciei o trabalho na sala de informática, praticamente, na segunda metade do último semestre do ano corrente. Sendo assim não tenho os subsídios necessários para avaliar todo o processo desenvolvido em 2010.
Por outro lado posso demonstrar o quanto estes encontros são: dinâmicos, produtivos e ricos em idéias que favorecem e auxiliam no trabalho em sala de aula.
Dos poucos encontros que participei pude perceber a riqueza que existe na área de informática, mais especificamente, no que tange à educação. Se a dimensão que eu tinha já me conduzia a introduzir a informática no meu cotidiano para uso na sala de aula, como POIE, esta relação ficou muita mais estreita. Minha visão de informática se ampliou imensamente e vejo nesa as possibilidades de criação ampliadas, inimagináveis. Também vejo desafios. O que, de certa forma, nos move enquanto educadores, “desafios”. O maior deles é propiciar à criança (aluno) que ela também possa perceber que esta máquina vai bem alem de: ORKUT, MSN, YOUTUBE...
Vislumbro para 2011 um horizonte rico em inovações e repleto de desafios com os alunos da minha unidade.

“Educar é, em principio, uma via de mão dupla. Esta é a fala de tantos pensadores contemporâneos e, a meu ver, a mola que move os contornos da sala de aula. Educar é aprender. Com os colegas de EMEF, nos encontros casuais, nas conversas (muitas vezes desinteressadas), nas formações de POIE e, principalmente com os alunos.”


Carlos Roberto Marçal

Anônimo disse...

Avaliação Web Formação 2010

Curso de Web Formação,eu que já estou a 4 anos freqüentando estas formações ,percebi uma evolução muito grande este ano,pois nos anos anteriores a formação era bimestralmente,e as vezes tínhamos algumas duvidas que esperávamos ate o próximo encontro para tirarmos nossas duvidas,ou ligar para elas,mais como nosso tempo acaba sendo curto ,esperávamos a próxima formação.
Já com a formação deste ano(2010),senti uma mudança muito grande com estas formações mensais,pois todo os meses nos reunimos ,trocamos idéias,experiências,e relatos de pratica ,tivemos informações teóricas e praticas que me ajudou muito na elaboração do meu plano de aula .
Gostaria de deixar uma sugestão para o ano de 2011 para as formações,que tivesse mais aulas praticas com os programas para que possamos nos aprimorar mais na utilização deles na sala de informática,e que estas formações continuassem mensalmente, para que o trabalho realizado este ano possa ser continuado.


Marcia Cristina de Oliveira
CEU EMEF ÀGUA AZUL

Anônimo disse...

SÃO PAULO, 19 DE NOVEMBRO DE 2010.


AVALIAÇÃO FORMAÇÃO DE POIE DRE-GUAINASES.



As formações ocorridas mensalmente foram de grande importância para nós professores, pois aprendemos a compartilhar ideias. O trabalho em equipe otimiza os resultados e facilita o percurso. Na escola pudemos perceber o reflexo da formação quando nossos alunos desenvolviam os trabalhos com mais interesse, principalmente ao redescobrir as possibilidades de uso dos programas já existentes, combinados com os novos programas apresentados. Aprendemos a desenvolver uma aprendizagem mais lúdica e, consequentemente, as aulas se tornaram mais agradáveis, objetivas e completas. Queremos agradecer todo o empenho da equipe de formação (TANIA, MARILZA E ROSANA) que conseguiu, além de tudo nos demonstrar a dimensão humana que deve permear o trabalho com as “tics”.

Um forte abraço,

POIES:
ELISABETE (BETINHA) - EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO
JOSILENE – EMEFM OSWALDO ARANHA BANDEIRA DE MELLO
ISAÍAS – CEU EMEF JAMBEIRO
LUCILENE – CEU EMEF LAJEADO
MARCIO – CEU EMEF INÁCIO MONTEIRO

SÃO PAULO, 19 DE NOVEMBRO DE 2010.


AVALIAÇÃO FORMAÇÃO DE POIE DRE-GUAINASES.



As formações ocorridas mensalmente foram de grande importância para nós professores, pois aprendemos a compartilhar ideias. O trabalho em equipe otimiza os resultados e facilita o percurso. Na escola pudemos perceber o reflexo da formação quando nossos alunos desenvolviam os trabalhos com mais interesse, principalmente ao redescobrir as possibilidades de uso dos programas já existentes, combinados com os novos programas apresentados. Aprendemos a desenvolver uma aprendizagem mais lúdica e, consequentemente, as aulas se tornaram mais agradáveis, objetivas e completas. Queremos agradecer todo o empenho da equipe de formação (TANIA, MARILZA E ROSANA) que conseguiu, além de tudo nos demonstrar a dimensão humana que deve permear o trabalho com as “tics”.

Um forte abraço,

POIES:
ELISABETE (BETINHA) - EMEF ALEXANDRE DE GUSMÃO
JOSILENE – EMEFM OSWALDO ARANHA BANDEIRA DE MELLO
ISAÍAS – CEU EMEF JAMBEIRO
LUCILENE – CEU EMEF LAJEADO
MARCIO – CEU EMEF INÁCIO MONTEIRO

Anônimo disse...

Meu nome é Antonio Fabio, sou da EMEF Dep. Caio Sérgio Pompeu de Toledo, durante este ano tivemos a oportunidade de encontros mensais em DOT-P, estes encontros proporcionou uma maior integração entre os professores de diversas escolas de nossa Diretoria. Estes encontros foram muito importantes, porque possibilitou a troca de informações sobre as diversas formas de atuação nos Laboratórios de Informática.
Nos encontros tive a oportunidade de aprender mais sobre o trabalho no Laboratório de Informática, nos encontros fomos levados a pensar em novas maneiras de abordar temas, formação de alunos monitores, gerenciamento do laboratório, programas e atividades no computador para nossos alunos.
Estes encontros são importantes, possibilitou um trabalho integrado nos laboratórios e a divulgação dos mesmos.

Anna Lamberga Zéglio disse...

A longo deste ano através do encontros de webformação tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos sobre vários softwares bem como desenvolver a criatividade na elaboração de técnicas que nos ajudaram a desenvolver o conteúdo nas escolas de forma acessível a realidade dos nossos alunos. Na troca de idéias entre os poies enriquecemos nossa forma de ver essa nova era digital.
Nas escolas colocamos em prática com nossos educandos, com resultados altamente gratificante pois a resposta aos conteúdos propostos foram de grande aceitação. Tivemos a oportunidade auxiliar no desenvolvimento da capacidade leitora e escritora dos alunos da a 1ª série ao 8º ano através de atividades.
De grande valia foi também os cadernos de orientações didáticas que forneceram excelente subsídio às práticas desenvolvidas.
Foi um ano de grandes realizações, precenciamos o protagonismo dos alunos através de projetos desenvolvidos, com a ampliação da inclusão e letramento.
“ As TIC impõem um movimento tão alucinante e, por vezes, tão passageiro, que,
num instante, aquilo que era futuro se torna presente e já aponta para algo diferente
que, novamente, fica no futuro. Mas só por pouco tempo... E aquilo que hoje é presente se torna passado com incrível rapidez” . (Lia Cristina Lotito Paraventi)

POIE- Natanael Bispo de Souza
EMEF Ver. Anna Lamberga Zéglio

Anna Lamberga Zéglio disse...

A longo deste ano através do encontros de webformação tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos sobre vários softwares bem como desenvolver a criatividade na elaboração de técnicas que nos ajudaram a desenvolver o conteúdo nas escolas de forma acessível a realidade dos nossos alunos. Na troca de idéias entre os poies enriquecemos nossa forma de ver essa nova era digital.
Nas escolas colocamos em prática com nossos educandos, com resultados altamente gratificante pois a resposta aos conteúdos propostos foram de grande aceitação. Tivemos a oportunidade auxiliar no desenvolvimento da capacidade leitora e escritora dos alunos da a 1ª série ao 8º ano através de atividades.
De grande valia foi também os cadernos de orientações didáticas que forneceram excelente subsídio às práticas desenvolvidas.
Foi um ano de grandes realizações, precenciamos o protagonismo dos alunos através de projetos desenvolvidos, com a ampliação da inclusão e letramento.
“ As TIC impõem um movimento tão alucinante e, por vezes, tão passageiro, que,
num instante, aquilo que era futuro se torna presente e já aponta para algo diferente
que, novamente, fica no futuro. Mas só por pouco tempo... E aquilo que hoje é presente se torna passado com incrível rapidez” . (Lia Cristina Lotito Paraventi)

POIE - Natanael Bispo de Souza
EMEF Ver. Anna Lamberga Zéglio

Anônimo disse...

Todos os encontros foram maravilhosos, onde a equipe de Poies tiveram a oportunidade de desenvolver atividades incentivadoras e inovadoras as quais em parte foram execultadas com otimo aproveitamento pelos poies e alunos na U.E. Temos vários entráves no laboratório, devido a falta da Internet e computadores danificados e sem memória suficiente para o ideal funcionamento!
Quanto as formadoras estão de Parabéns por serem ecelentes profissionais e dedicadas...

Anônimo disse...

Avaliação dos encontros de POIES (19/11/2010)

A Web Formação que aconteceu em 2010 foi de grande valia, pois pudemos repensar as nossas práticas. Os encontros foram bastante produtivos, e as trocas de experiências aumentaram as possibilidades de inovar e propor situações em que os alunos realmente adquiram conhecimento.
Em relação às formadoras, são professoras comprometidas com a Educação e se preocupam com a formação pedagógica dos POIES.

Paula C. Mendonça
POIE da E.M.E.F. Vinte e Cinco de Janeiro e da E.M.E.I. Profº Gianfederico Porta

Anônimo disse...

AVALIAÇÃO DO 8º ENCONTRO DE FORMAÇÃO

A Web Formação oferecida este ano foi melhor do que o ano anterior, devido ao fato de ter tido mais encontros em curtos períodos de tempo, o que contribuiu e muito para não se perder o foco da aprendizagem.
Eu, particularmente me sinto hoje melhor preparada para lidar com as mídias na educação após ter passado por esta formação; consegui romper muitas barreiras, diga-se de passagem, uma delas de deixar de enxergar alguns programas como um “ bicho de 7 cabeças” ( como por exemplo o Movie Maker , Audacity e outros).
As orientadoras foram ótimas, nos passaram muita simpatia, paciência e segurança.
Na U.E onde trabalho costuma acontecer vários eventos, os quais com toda a aprendizagem que tive nos encontros contribuíram para enová-los e deixá-los melhor; um exemplo ( 8º concurso de poesias feito na U.E).
Deixo uma sugestão: Se puderem para os próximos anos, elaborarem uma apostila, pois são muitas as informações a serem processadas durante o curso todo.
Assim, concluo que adorei o curso.

POIE MARILDA ROCHA
EMEF ELIAS SHAMMASS
DRE GUAIANASES

Unknown disse...

DRE-G Espaço de Formação
Nestes encontros tivemos a oportunidade de ampliar nosso conhecimento pautado em práticas e teorias que nos auxiliaram no atendimento dos alunos.Associar a tecnologia às práticas pedagógicas só acontecem a partir da interação e da integração com o outro. Daí a necessidade em darmos continuidade a este espaço tão rico de formação.
Dinamizar, acrescentar são partes de um processo que construiremos a cada encontro.
POIE Beth Angélica
EMEF Alexandre de Gusmão

Anônimo disse...

POIE: Fernando e Solange
EMEF Conjunto Habitacional Barro Branco II C
Compartilhar os avanços alcançados durante o ano de 2010.

O inicio do ano foi muito difícil e problemático, pois alem de ser uma escola nova os POIES também eram novos sem experiência e não possuíamos nenhum material nem sala de informática montada.
Com o passar do tempo os ajustes foram sendo feitos e o fato de se montar a sala de informática com 21 computadores novos e com Internet para nós já foi um grande avanço.
Os alunos eram desmotivados e só queriam ficar ouvindo funk e conteúdo contendo armas; tivemos um grande trabalho de conscientização da importância e do objetivo da sala de informática o que graças a Deus hoje se tornou uma realidade.
O que nos deixa muitas vezes chateados e até desmotivado é o fato de colegas professores muitas vezes dizerem que nossa sala é uma lan house e que não temos trabalho algum com os alunos.
Temos encarado como um grande desafio e oportunidade de novos conhecimentos em nossa vida profissional e fazer parte do amadurecimento e objetivos de nossos alunos em nosso reduto escolar.
Ser Poie é um desafio e oportunidade única com misto de prazer e sofrimento frente ao desconhecido que enfrentamos todos os dias em nossas salas com nossos alunos.
O curso de web formação nos deu um direcionamento e norteou nosso trabalho no sentido de melhor planejar e inserir os nossos alunos no mundo digital.

Anônimo disse...

Sou POIE recentemente, mas já aprendi muito com as formações, principalmente no fato de adequar as atividades com a proposta a SME, focando as expectativas de aprendizado. É compensador esse momento no qual podemos nos reunirmos para aprender e também trocar experiências com os POIEs de outras unidades.

Emef. Professora Idêmia de Godoy disse...

A formação é o espaço que mais contribui para o desempenho de minhas funçoes como POIE... Nossos encontros sempre trazem novas idéias e caminhos que podemos explorar nas relaçoes que travamos em nossa sala, com nossos alunos, com nossos pares. Na formação entendemos as dificuldades de uns e de outros e por vezes encontramos soluções e "adaptações" vivenciadas por nossos colegas de outras unidades que podem nos ajudar.

POIE Dionel da Costa Junior
EMEF P. Idêmia de Godoy
DRE - Guaianases

Anônimo disse...

Sou POIE recentemente, mas já aprendi muito com as formações, principalmente no fato de adequar as atividades com a proposta a SME, focando as expectativas de aprendizado. É compensador esse momento no qual podemos nos reunirmos para aprender e também trocar experiências com os POIEs de outras unidades.

Adriana disse...

A formação mensal este ano foi importantissima pois além de estimular e contribuir para a elaboraçao de atividades a serem desenvolvidas em nossas escola. Manteve sempre associada a teoria a prática, tanto em relação aos programas de informática, quanto a utlização dos mesmos na area pedagógica. A cada mês tinhamos uma nova teoria a ser estudada e praticada, transformando-se então em base para os nossas aulas do mês seguinte, servindo como estimulo para a elaboração das mesmas.

POIE Adriana Cristina Ramazzini
EMEF Dr. José Augusto Cesar Salgado

Anônimo disse...

Nosso trabalho, mediante os referenciais didáticos e curriculares, é fundamentado no reconhecimento do fluxo de informação como essencial para uma aprendizagem significativa. Por mais que existam múltiplos meios para buscar informações, somente no agrupamento com as intervenções das formadoras é que conseguimos trocar experiências de modo concreto e refletir sobre idéias que não surgiriam isoladamente.
Por tudo isso, os encontros tiveram muitos aspectos positivos e foram verdadeiramente transformadores para meu trabalho como orientador de Informática Educativa.

Fernando A. de Oliveira
POIE EMEFM Oswaldo Aranha B. de Mello

valeriajk disse...

Todos os encontros que participei na web formação 2010 me foram de muita valia e de grande enriquecimento para uma melhor atuação no trato com meus alunos. Agradeço o apoio das orientadoras no esclarecimento de dúvidas e na apresentação das novidades creio que cresci enquanto profissional e espero aprender ainda mais no proximo ano.


POIE Valeria da Silva Santos
EMEF:Presidente Juscelino K. de Oliveira

Rubia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

AVALIAÇÃO WEB FORMAÇÃO – DRE GUAIANASES – 19/11/2010

POIE Sandro Alexandre da Silva


Este é um precioso espaço para mim como POIE, sobretudo, porque infelizmente ainda nossas escolas não estão na dimensão de um mundo tecnológico tal como é a realidade de nossas crianças, isto torna o nosso trabalho carrregado de solidão, no sentido de troca de experiências no universo midiático; estar aqui e encontrar pares comuns já é uma enorme contribuição. A formação na este ano pareceu melhorada no sentido da aproximação da nossa prática, cada reunião trouxe um elemento novo, ou de aperfeiçoamento para cada um, eu acredito que estamos no caminho, precisamos manter este passo e criar outros.
Obrigado, muito obrigado.

Rubia disse...

Avaliação da formação

Toda formação tem seus pontos bons e ruins. Primeiramente vou falar sobre os pontos negativos, porque é só um:
- as datas dos encontros somente nas sextas-feiras, batiam com minha JEIF/ PEA, por essa razão tive que optar por faltar em um dos dois encontros que são muito importantes. Agora vou falar sobre os pontos positivos que são:
- formadoras muito atenciosas e sempre amáveis;
- formadoras que dominam muito bem os recursos;
- organização dos encontros;
- atividades muito ricas, sempre acessíveis às faixas etárias.
- formação de poies de emeis e emefs juntos, proporcionando as ricas trocas de práticas;
- proximidade entre os poies e formadores;
- atividades desafiadoras que nos fazem refletir sobre o papel do professor orientador de informática educativa;
- compartilhar sempre e colocando-se no lugar do outro;
- aprender a utilizar todos os recursos

Foi muito importante pra iniciar meu trabalho. Tive total apoio e incentivo.

Muito obrigada a: Tânia, Rosana e Marilza.

POIE Rubia Assis
EMEI Oduvaldo Viana Filho

Anônimo disse...

Os encontros são oportunidades de aprendizado únicos. Portanto, se faz necessário que sejam mesmo pelo menos mensais, assim como foram feitos neste ano.

Dificuldades no percurso, barreiras encontradas nos laboratórios, enfim, problemas sempre existirão, mas com o apoio de nossas formadoras, seja no embasamento teórico, seja nas atividades práticas, conseguimos melhorar a cada dia.

Fabiana Maia Siqueira
Emef Ceu Água Azul

Anônimo disse...

Último encontro!!!
Que bom que neste ano tivemos a oportunidade de nos reunir mensalmente. Isso nos traz diversas possibilidades de aprendizagem, colaboração, e interação. Voltamos pra escola muito mais animados e com novas idéias. Sem dúvida nenhuma é um espaço que não podemos perder de novo. Muito obrigada.

POIE: Valdirene
EMEF. Deo Caio Sergio Pompeu de Toledo

Anônimo disse...

AVALIAÇÃO FINAL WEB FORMAÇÃO

EMEF “ANNA LAMBERGA ZÉGLIO“
POIE: ADILSON SALES DE ARAUJO



Durante os encontros realizados neste ano de 2010, tivemos a oportunidade de compartilhar muita informação. A cada encontro as dúvidas que surgiram durante as aulas, foram devidamente esclarecidas, os temas foram escolhidos a contento. Os softwares utilizados deram suporte para elaborarmos várias atividades, contribuindo consideravelmente no aprendizado dos nossos alunos, e porque não dizer, dos próprios POIEs. O que dizer das Orientadoras, sempre prestativas e dispostas, dando o máximo de atenção à todos os assuntos, enfim, não podemos abrir mão desses encontros, pois é imprescindível para a nossa capacitação, mesmo porque, vai de encontro com as propostas da utilização das TICs dentro do processo educacional, durante a formação dos alunos monitores, o protagonismo juvenil passou a imperar durante as aulas. A web formação é uma ferramenta a mais pra todos aqueles que estão envolvidos neste processo.

Anônimo disse...

Hoje participei do estágio para POIE no DOT-Guaianases, muito bom, será o primeiro passo dessa jornada na minha escola- Jd.Áurea.
Prof.Adriana

Telma Cristina Menecatte disse...

Embora tenha frequentado poucos encontros, pois minha designação saiu no 2º semestre, acredito que toda formação contribui para o crescimento profissional e para proporcionar uma melhor qualidade no ensino, o que é merecido pelos nossos alunos e sua família.
Nosso mundo é extremamente mutavel e se não nos adaptarmos dentro da sala da aula, ficaremos estáticos e não iremos acompanhar as necessidades das gereções que hoje já frequentam nossas escolas. Com as aulas de informática percebo isso, pois as crianças ja chegam sabendo o que querem e principalmente o que podem atingir diante de um computador e não aceitam qualquer resposta.
A cada ano como POIE noto as mudanças de exigencias das crianças, o que muitas vezes nao notei em sala de aula.
Devemos ficar atentos a isso.
Acredito que um dia, não só nós POIES estaremos cientes disso, mas sim toda a gestão escolar, que muitas vezes fica apática às nossas necessidades ou coloca em ultimo plano, pois a sala de aula tradicional ainda é a prioridade dentro de uma escola, embora isso não seja admitido pela administração escolar.

POIE Telma Cristina
(EMEF Cohab Sítio Conceição II)

Maiza disse...

Estou iniciando como POIE este ano. Hoje particiei do estágio em DOTP. Foi muito bom, contribuiu bastante para o meu planejamento, além das trocas de experiências com os colegas de outras escolas.
Valeu Marilza!

POIE Maiza Santos (EMEF Maria Aparecida Magnanelli Fernandes - DRE-G)