quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DRESA - SME Web Formação - 6º ENCONTRO

"O diálogo entre as múltiplas linguagens e as tecnologias aponta para um ambiente muito mais produtivo que promove a aprendizagem colaborativa e inúmeras possibilidades de exploração."

As Mídias no Universo Infantil – um diálogo possível

Considerando as reflexões e práticas, socialize as descobertas de hoje

43 comentários:

Anônimo disse...

A EMEF está recebendo os alunos no 1º ano com 6 anos de idade. Isso requer que planejemos atividades que estimulem essas crianças no uso das tecnologias. Por isso, a proposta de hoje foi fundamental para o nosso trabalho. Novas idéias foram surgindo, dicas de colegas, planos para os pequenos... Quem ganha com isso é a educação e o conhecimento. Gostei muito mesmo.

Valmir Vieceli
EMEF Alferes Tiradentes
DRESA.

Anônimo disse...

Discutimos e observamos que tem como aguçar ainda mais a curiosidade e a observação da criança desde pequenas, através das mídias que temos em mãos no laboratório de Informática Educativa. A criança busca entender todo o universo que cerca, devemos mostrar algumas explicações que dêem entendimento e abrir novos caminhos para busca de respostas às curiosidades.
Nossa tarde foi muito produtiva, pois além de aprender mais, trocamos idéias e experiências.
DRESA- EMEF Antenor Nascentes
POIE- Silvana Aparecida Zanella Vieira

Anônimo disse...

Adorei o encontro de hoje, porque fizemos atividades direcionadas às séries iniciais, mas com grande interesse para todas as séries feitas as devidas adaptações. Mais uma vez, parabéns Tereza e Sueli, adorei!!! DRESA Lucia Pereira Pires Cavalsan EMEF Elza Maia Costa Freire

Anônimo disse...

No encontro de hoje, contamos a história a partir de ilutrações , no Power point. foi demerado mas envolveu bastante trabalho.
Aprendi bastante.
" As múltiplas linguagens presentes no universo midiático trazem ao cotidiano educacional uma dimensão muito mais ampla, pois reforça o fato de que somos o tempo todo aprendizes na interação com o novo e com o outro"

Eliane Moura
EMEF Antonio Carlos de Abreu Sodré
DRESA

Anônimo disse...

Nossa, hoje foi massa! Aprendi tanta coisa e me diverti com a diversidade de atividades.
Rimos, comemos e ampliamos nosso conhecimento, demais!
Juscilene (LENE)
EMEF Prof. Antonio Sampaio Dória
DRESA

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi muito especial, pois trabalhamos diversas linguagens para podermos trabalhar no universo infantil,fundamental pois agora estamos recebendo crianças de seis anos no primeiro ano.
Todos os trabalhos apresentado ficaram maravilhosos,todas as propostas muito bem elaboradas.Adorei.
Priscila M.Souza
DRE-SA - Emef Nelson Pimentel Queiroz.

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi muito motivador por conta das propostas dos alunos que estao chegando cada vez menores às nossas escolas.
Agora é só colocar td em prática, mâos à obra!!!

POIE - JORGE
DRESA - EMEF MARIA LUCIA DOS SANTOS

Anônimo disse...

Gostei muito do encontro, pois tivemos a oportunidade de utilizar as diversas mídias de forma bem interativa, possibilitando novas ações junto aos alunos.
Parabéns!
POIE Ester Alves -
EMEF Padre Aldo da Tofori - DRESA

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi bem legal!
Foi super prático e sai com várias ideias para realizar com os alunos.
Maria Isméria Aguiar de Souza
DRESA- EMEF Profª Liliane Verzini Silva

Anônimo disse...

A atividade de hoje propiciou muita alegria, identifiquei-me com o grupo que rapidamente apresentou propostas bem interessantes. Nossas colegas trabalharam com bastante entusiasmo e motivação. Acredito que a exploração dos recursos visuais, sonoros e escritos possibilitam o compartilhar de emoções, sentimentos e pensamentos. Iguais à elas, neste momento, brincamos, rimos e nos sentimos em família...
Bacana.

Ana Pomarino
EMEF Padre Aldo da Tofori
DRESA.

Anônimo disse...

Ao observarmos e apreciarmos os trabalhos realizados na oficina de hoje percebemos um novo olhar e desenvolvimento de capacidades com as TICs. Aprendemos sempre e muito.
Novas significações para o grupo foram apresentadas o que muito enriqueceu e fundamentou os trabalhos de hoje. Gostei muito

Dóris Cristina
EMEF Dona Chiquinha Rodrigues
DRESA

Anônimo disse...

Nossa experiência no encontro de hoje foi riquíssima. Pudemos vivenciar o universo infantil de forma diferente e interessante. Agradeço a competência das capacitadores dessa diretoria Maria Tereza e Sueli.

Vera Lucia - EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória - DRESA

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi muito interessante, pois nele desenvolvemos atividades que podem ser aplicadas aos nossos pequenos da 1ª série e também podem ser modificadas para os alunos maiores.
Trocamos idéias e sugestões de atividades, que sempre enriquecem muito nossa prática. As atividades sugeridas foram muito criativas, utilizando recursos variados em sua produção.
Adorei e certamante vou implementar em minha prática!
Regina Thaíse
EMEF Mário Schonberg
DRESA

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi muito produtivo. Desenvolvendo trabalhos em grupo sempre se aprende alguma coisa assim como também se ensina.Foi uma troca de conhecimento espontânea e divetida. E surgiu muitas ideias de novos projetos que pode ser desenvolvido com os alunos.
Valeu!!!
EMEF PROF. MÁRIO SCHONBERG
POIE VANESSA
DRESA

Anônimo disse...

Hoje o 6º encontro SME WEB FORMAÇâo, como sempre foi muito proveitoso, criamos atividades, socializamos e tiramos dúvidas a respeito das atividades em andamento.

POIE SARA LEMES
EMEF ANTONIO SAMPAIO DÓRIA

Anônimo disse...

Olá! Hoje as atividades forma incríveis e propiciaram além de momentos de descontração, grandes aprendizagens, acredito ter sido não só para mim, mas para todos os presentes, um dia muito produtivo, como todos os outros encontros.
Só posso agradecer mais uma vez a oportunidade.
Obrigado!!!

Erisvaldo Amarante - POIE
EMEF Sylvio Heck "Almirante"
DRE Santo Amaro

Anônimo disse...

Gostei muito do encontro, pois o mesmo conciliou de forma ímpar teoria e prática... novas idéias, novos projetos. Excelente!
Sumaia - POIE-Elza Maia

Daniela Fonseca Costa disse...

Hoje nosso encontro foi muito produtivo, aprendemos a fazer animações com o Power Point e as produções foram um desafio interessante, onde socializamos práticas e exploramos novas ferramentas.

DRESA - EMEI Virgílio Távora
Daniela F. Costa

Anônimo disse...

Hoje o encontro foi muito bom, aprendi muitas coisas novas. Há muito tempo conheço o Power Point, mas não conhecia as técnicas de animação que o programa nos proporciona. Gostei muito.

DRESA- EMEI ANHANGUERA
Maria Cristina Martins

Unknown disse...

O curso de hoje foi muito proveitoso e interessante, fazer descobertas e sempre muito bom e gostoso, nos faz aprender e querer saber mais, o Power Point nos possibilita muitas coisas e é muito bom descobrir isso.
Jayane Nunes Ferreira
DRESA - EMEI AYRTON SENNA DA SILVA

Anônimo disse...

adorei o 6º encontro e como sempre houve troca de aprendizado e com essa troca pude relembrar e aprender muitas coisas.

Marina
Emei Prof Alexandre Correia
Dresa

Anônimo disse...

No encontro tivemos propostas para o desenvolvimento de projetos com os alunos das séries iniciais, o que é muito importante, pois estão chegando cada vez mais cedo (6 anos) e necessitamos de práticas com atividades motivadoras. Onde os recursos propostos: visuais, sonoros e escritos estimularam nossos pequenos a utilizarem as TICs no seu desenvolvimento.

DRESA - POIE Ivone
EMEF Figueiredo Ferraz

Anônimo disse...

Sexto encontro, completamente inusitado e sem precedentes!!!! Temas relevantes, proposta maravilhosa, fazendo-nos pensar a respeito de como trabalhar com as séries iniciais de forma interativa, integrando as TICs no contexto das nossas crianças!!!
Veronica Patti
EMEF Prestes Maia
DRESA

Anônimo disse...

A cada encontro somos surpreendidos com novas formações, atividades e contribuições de nossos colegas.
Um encontro altamente enriquecedor e muito bacana, leve, descontraído...
Gostei muito das atividades e percebemos na prática como integrar tecnologias, internet, literatura e arte num só momento.
Cássio M. Silva
DRESA
CEU Caminho do Mar

Anônimo disse...

Gostei muito deste encontro. Compartilhar idéias com os colegas foi muito bom. As atividades propostas foram muito interessantes e permitiram que o grupo refletisse sobre as práticas com os alunos do ensino fundamental 1.

Poie Claudia Batalha Dias
EMEF Padre Aldo da Tofori
DRESA

Anônimo disse...

O 6º encontro foi muito interessante, pois refletimos sobre o trabalho com as séries iniciais e desenvolvemos a produção de uma apresentação em grupo, que foi muito rico, pois possibilitou a troca de experiências.
Valeu!!!

Cristina Afonso
EMEF Laerte Ramos de Carvalho
DRESA

Anônimo disse...

Adorei o encontro! É muito importante estarmos preparados para receber os alunos das séries iniciais com ideias novas e dinâmicas! Além disso, poder compartilhar com os colegas de outras escolas também foi muito inspirador e... divertido! Parabéns pela organização meninas!

Ana Emília Monteiro
EMEF Alferes Tiradentes

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi muito proveitoso, dado que permitiu a realização e reflexão de atividades da Educação Infantil em diferentes grupos.

POIE Patrícia Lopes
EMEF “Professora Isabel Vieira Ferreira”
DRESA
SME
PMSP

Anônimo disse...

No encontro de hoje pudemos perceber o quanto a linguagem midiática aliada à prática cotidiana pode suscitar novas descobertas tanto pela criança quanto pelo educador.O diálogo entre as múltiplas linguagens e tecnologias promove um ambiente muito mais produtivo e proporciona uma aprendizagem colaborativa e inúmeras possibilidades de exploração.
Camila Spina
POIE Calógeras

Anônimo disse...

Foi muito gratificante poder refletir sobre o universo infantil de forma interativa. Ganhamos muito em novos conhecimentos de colegas e projetos. Estamos esperando pela próxima.

Fred EMEF Ana Benetti
DRESA

Anônimo disse...

opheO encontro de hoje foi muito interessante, pois nos fez ver como é importante o planejamento de atividades estimulantes, que façam as crianças pensarem e aprenderem com interesse. Trabalhando em grupo, percebi contas idéias surgem, o quanto um aprende com o outro e a aprendizagem acontecem de forma prazerosa.

Fabiana Martins Costa
EMEF Habib Carlos Kyrillos
DRESA

Anônimo disse...

Hoje as atividades forma incríveis e propiciaram além de momentos de descontração, grandes aprendizagens, acredito ter sido não só para mim, mas para todos os presentes, um dia muito produtivo, como todos os outros encontros.
Só posso agradecer mais uma vez a oportunidade.
Obrigado!!!
DRESA - JOSÉ POIE - ISABEL VIEIRA

Anônimo disse...

Gosto muito de contar histórias e tarefa do meu grupo foi essa e me voltei para a infância, aos momentos felizes das fábulas e dos contos de fadas, fui a locutora da história, tenho certeza que como eu, meus alunos irão adorar fazer essa atividade, pois, serão os protagonistas .
O encontro foi muito bom, pois trabalhamos coletivamente.
Maria Thereza Fernandes Borges
EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita.

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi maravilhoso, pois fizemos atividades direcionadas às séries iniciais
Tivemos a oportunidade de utilizar as diversas mídias de forma bem interativa,possibilitando novas ações junto aos alunos que estão chegando cada vez mais novos ao Ensino Fundamental.
Parabéns SUELI E TERESA
Mônica Mello de Campos
EMEF "
MINISTRO CALÓGERAS"
DRESA

Anônimo disse...

Atividades que levam o aluno a criar, atraem o aluno e faz com que ele mostre sua criatividade. Essas atividades ajudou muito com o trabalho com crianças do FUND I, abriu novas idéias para criar novas atividades baseadas nas atividades propostas hoje.
POIE LUIZ CARLOS
EMEF CEU ALVARENGA

Anônimo disse...

Todos os encontros são proveitosos, este não foi diferente pois mostrou algumas atividades para trabalhar com as primeiras seríes, o que e fundamental para o nosso trabalho.

POIE:Ulisses do Amaral
EMEF: João Gualberto do Amaral Carvalho
DRESA

Anônimo disse...

O encontro de hoje foi muito bom, as atividades foram muito importantes para as séries iniciais
Tivemos a oportunidade de utilizar as diversas mídias de forma bem interativa,possibilitando novas ações junto aos alunos que estão chegando cada vez mais novos ao Ensino Fundamental.
Viviane Tudon
EMEF"CACILDA BECKER"
DRESA

Anônimo disse...

Adorei participar do 6º encontro da web/formação. Aprendi muito com os colegas do grupo, fizemos um trabalho muito interessante onde tivemos a oportunidade de aprender sobre a criação de uma história através do Power Point,imagens,fotos entre outros.
Foi um dos melhores encontros!
Parabéns para o nosso Grupo: Fabiana, Ana Emília e Beto.
Agradecimento às formadoras: Sueli e Maria Tereza

Fátima/Rizzini. Santo Amaro

Anônimo disse...

Adorei o encontro! A possibilidade de planejarmos atividades voltadas para o Ciclo I - Séries iniciais, com crianças a partir dos 6 anos e ainda de forma coletiva é fundamental e gratificante. Poder trocar ideias com os colegas torna a aprendizagem deveras significante.Precisamos implementar tal estratégia dentro da escola contando com o coletivo de profissionais.

Luis Alberto Vieira
EMEF Armando Arruda Pereira
DRESA

Anônimo disse...

Foi muito inportante6ª
encontro pois tive a oportunidade de conhecer novas linguagens e ferramentas para trabalhar com as primeira séries.
Poie Antonio. Linneu Prestes

Anônimo disse...

Gostei muito do encontro de hoje, fazia muito tempo que não tínhamos uma atividade para colocar a mão na massa. E os desafios propostos hoje trouxe, muitas idéias para trabalharmos com os alunos de seres iniciais que recebemos nas EMEFs atualmente.
Ana Cristina – DRESA
EMEF Bernardo O’Higgins

Anônimo disse...

A formação foi muito produtiva e descontraída, aprendi a usar mais as ferramentas do Power Point, agora vou animar mais os slides, outro momento muito importante foi apreciar os trabalhos dos colegas!

Edmilce
EMEI João de Deus / Cora Coralina.

Anônimo disse...

DRESA - EMEFM PROF.LINNEU PRESTES
Adorei esse Encontro direcionado às séries iniciais que deram muitas opções de atividades criativas e diferenciadas,facilitando também conhecer mais do aluno!Foi interessante e enriquecedor!
Trocar experiências faz bem!
Obrigada meninas(Teresa e Sueli) a técnica pedagógica excelente!
Abrçs Luciana